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Enviado: Dom Jun 06, 2004 3:19 am
por SUNDAO
OLA SRs

Primeiro me causou inicialmente estranheza terem dado o nome de um CV para um cara que tava vivo ainda ( Ronny Reagan ). Talvez por tivessem mais navios de que pessoas a homenagear !?!?!?

Mas a verdade que o Ronny ( o original ) bateu as botas com 93 anos ontem, sabado, e tava ha dez anos com alzeimer.

Quer dizer a USN é a primeira marinha do mundo a homenagear "futuros presuntos". Ou seja o RR já tava morto, todo mundo sabia, menos o coitado.

Isto é que é evolução !

A verdade que a USN ta fazendo navios que nem serie de selos... tipo serie presidentes da república, e sai do outro lado CV de 98.000 ton. Imagina a dificuldade deles para conseguir achar nome para dar para as Corvetas, destróiers, etc... .

Seguindo o que foi dito o Ronny Reagan ( o navio ) deve estar vindo por aqui por que aquele "troço" não passa no canal do Panamá, para a sorte do Panamá ....

Sinceridade, tá brincadeira. Se a unica força que podia fazer frente aos EUA desistiu ( a URSS ) o resto do mundo é o resto .

Quanto a aprender a gente só aprende com os EUA esse negócio de Porta-Aviões e isso há muito tempo. E pior até copiar tá difícil, não tem nem mais o Lao ( da Galeiria Pajé ) para fazer as cópias.


Sundao

Enviado: Dom Jun 06, 2004 8:36 am
por Sniper
SUNDAO escreveu:OLA SRs

Primeiro me causou inicialmente estranheza terem dado o nome de um CV para um cara que tava vivo ainda ( Ronny Reagan ). Talvez por tivessem mais navios de que pessoas a homenagear !?!?!?


Sundao


Estava vivo, até ontem as 17:00 Hs. Ele morreu de mal de Alsaimer!!!

Enviado: Dom Jun 06, 2004 9:41 am
por Sniper
E ai Finken!!
É faz sentido, pois ele seria muito grande pra passar pelo canaldo panamá(acho q é panama mesmo!!! :lol: ) e por isso teria q dar a volta pela amériaca!!

Enviado: Dom Jun 06, 2004 5:16 pm
por FinkenHeinle
Sniper escreveu:
SUNDAO escreveu:OLA SRs

Primeiro me causou inicialmente estranheza terem dado o nome de um CV para um cara que tava vivo ainda ( Ronny Reagan ). Talvez por tivessem mais navios de que pessoas a homenagear !?!?!?


Sundao


Estava vivo, até ontem as 17:00 Hs. Ele morreu de mal de Alsaimer!!!


Posso estar redondamente enganado, mas ninguém morre de Mal de Alzheimer... Essa doença ataca apenas o sistema "neurotico" da pessoa, com a degradação progressiva da bainha de mielina dos neurônios...

Enviado: Dom Jun 06, 2004 5:31 pm
por Sniper
A cara eu também sou leigo no assunto mas foi isso q disseram na TV!!! [076]

Enviado: Dom Jun 06, 2004 7:11 pm
por Fox
FinkenHeinle escreveu:Posso estar redondamente enganado, mas ninguém morre de Mal de Alzheimer... Essa doença ataca apenas o sistema "neurotico" da pessoa, com a degradação progressiva da bainha de mielina dos neurônios...


Finken, você está errado! Cerca de 30 % dos pacientes portadores do Mal de Alzheimer morre por conseqüência da doença. Porque somente 30%? Simples, essa doença manifesta-se em pessoas idosas, que geralmente já sofrem de outras doenças (cardiovascular, respiratório, câncer, entre outros), então e muito comum um paciente portador do Mal de Alzheimer morrer por conseqüências de outras doenças, e não de Alzheimer.

Bom, me considero uma pessoa com um mínimo de conhecimento sobre o Mal de Alzheimer, pois infelizmente tenho uma tia com essa doença. Desde que tomei conhecimento sobre a doença da minha tia, eu comecei a pesquisar sobre o assunto, e acabei adquirindo um básico de conhecimento, pois e de fundamental importância que as pessoas saibam como lidar com o portador de Alzheimer. A falta de informação da população sobre essa doença e tanta, sendo muito comum às pessoas tacharem o portador de Alzheimer de louco, coisa que não é!

Para quem nunca conviveu com uma pessoa com Mal de Alzheimer, fique sabendo que e uma doença muito triste, porque você acaba vendo a pessoa morrendo aos poucos.

Até mais.....................................................................................

Fox

Enviado: Dom Jun 06, 2004 8:05 pm
por VICTOR
Salve Sundao,

Antes do RR já havia um sub nuclear chamado USS Jimmy Carter. E deve estar saindo um novo CVN depois do RR, que deve se chamar USS George H. Bush.

:!: Atenção, é o pai, e não o tatuzinho do filho. O pai foi piloto de caça da Marinha na 2a. Guerra, chegou a ser abatido, pular de pára-quedas na água e ser resgatado.

:!: Interessante a diferença de "prestígio" entre um democrata (Carter) e o ídolo da direita e dos militares americanos, Ronnie. Um CVN tem bem mais tempo de exposição à mídia que um sub nuclear, configurando uma homenagem muito mais significativa.

:idea: Os ianques pederam totalmente a noção de sistemática ao nomear vasos de guerra. Antes era assim:

CVN: presidentes (Truman, Eisenhower) ou comandantes (Nimitz)

CG: batalhas (Ticonderoga, Gettysburg, Philippine Sea, Normandy etc.

DDG / FFG: capitães e outros.

Mas de uns anos pra cá a politicagem começou a rolar solta, principalmente nos Porta-Aviões, perdendo-se qualquer critério. Por exemplo, John Stennis foi um senador republicano.

SUNDAO escreveu:Primeiro me causou inicialmente estranheza terem dado o nome de um CV para um cara que tava vivo ainda ( Ronny Reagan ). Talvez por tivessem mais navios de que pessoas a homenagear !?!?!?

Mas a verdade que o Ronny ( o original ) bateu as botas com 93 anos ontem, sabado, e tava ha dez anos com alzeimer.

Quer dizer a USN é a primeira marinha do mundo a homenagear "futuros presuntos". Ou seja o RR já tava morto, todo mundo sabia, menos o coitado.

Isto é que é evolução !

A verdade que a USN ta fazendo navios que nem serie de selos... tipo serie presidentes da república, e sai do outro lado CV de 98.000 ton. Imagina a dificuldade deles para conseguir achar nome para dar para as Corvetas, destróiers, etc... .

Sundao

Enviado: Dom Jun 06, 2004 9:36 pm
por Sniper
Ja pensou se eles batizam um CVN com o nome do Bush filho??? :D :D seria no mínimo bizarro!!!! :shock: :shock:

Enviado: Dom Jun 06, 2004 10:21 pm
por César
Sniper escreveu:Ja pensou se eles batizam um CVN com o nome do Bush filho??? :D :D seria no mínimo bizarro!!!! :shock: :shock:

Nesse daí iria chover navios bomba! :twisted:
A cada semana o bin laden mandava uns 2, que nem ele fez com o "USS Colle".

Abraços

César

Enviado: Dom Jun 06, 2004 10:38 pm
por Fox
FinkenHeinle escreveu:Sim, o A-12 está "pelado", como eu disse. Os franceses, antes de entregarem o Foch para a MB, eles retiraram praticamente todos os sistemas eletrônicos, principalmente radares. Não sei ao certo o que eles retiraram, ou o que sobrou, mas com certeza ele está meio capenga, hehehe... :lol:


Finken, eu não no concordo quando você diz que o A-12 está “pelado”! Nem “seminu”, talvez um ensaio sensual! :D

Abaixo a formação dos sensores e armamentos do Foch:

(em vermelho, os sensores e armamentos retirado após a venda a MB)

Foch

Armamento:

- Dois lançadores óctuplo de mísseis Crotale (+ 36 mísseis recarga).
- Dois lançadores sêxtuplos Sadral.

- 6 injetores de 12,7 mm.

Sensores

Radares:

- Busca aérea: DRBV-23B (uma unidade).
- Busca combinada: DRBI-10 (duas unidades).
- Busca combinada: DRBV-15 (uma unidade).
- Navegação: DECCA-1226. (uma unidade).
- Navegação: Kelvin Hughes Type 1006. (uma unidade).
- Aproximação e pouso: NRBA-51. (uma unidade).
- Controle de Tiro: DRBC-32C(duas unidades).
- Controle de Tiro: Crotale (duas unidades).

Contramedidas:

- lançadore Sagaie chaffs/flares (duas unidades).
- MAGE ARBR-16 e ARBR-17

Sistema de dados táticos:

- SENIT 2

Comunicação:

- Syracuse 2.
- Fleetsatcom.
- Inmarsat.


Como você pode perceber, os sensores retirados do A-12 São Paulo não foram muitos, agora o armamento só foram mantidos os injetores de 12,7 mm. Grande maioria do sensores retirados poderão perfeitamente ser repostos com os sensores que foram retirados do A-11 Minas Gerais. Veja abaixo os sensores retirados do A-11 Minas Gerais:

Radares:

- Busca aérea: AN/ SPS-40B (uma unidade).
- Busca combinada: Plessey AWS-4 (uma unidade).
- Navegação: Terma Scanter MIL (duas unidade).
- Controle de aproximação e pouso: Terma GSA (uma unidade).

Contramedidas:

- Lançador de Chaff Plessey Shield
- ESM Racal Cutlass B-1

Sistema de dados táticos:

- Siconta MKI

Comunicação:

- DICS com link Ferranti YB-14 navio –navio e via satélite Mariasat.
- Sistema de Criptografia.

Como você pode perceber, a MB poderia adicionar perfeitamente os sensores retirados do A-11 no A-12, no caso, o sistema de contramedida (ESM Racal Cutlass B-1), sistema de comunicação (DICS com link Ferranti YB-14 navio –navio e via satélite Mariasat e sistema de criptografia), sistema de dados táticos (Siconta MKI). Basicamente a MB precisaria somente adquirir os lançadores (2 unidades) de mísseis SAM (na minha opinião o mais apropriado seria o Aspide), injetores AAé (2 unidades, Trinity 3) dois radares de controle de tiro (por exemplo: RTN-30X, o mesmo do ModFrag) e uma alça de mira optrônica (utilizadas para direcionar os injetores AAé. No MondFrag será utilizado EOS-400/10B da SAAB.) O restante do sensores poderiam perfeitamente ser mantidos (os que vieram junto com o A-12), pois são relativamente moderno. Um exemplo serio o radar de navegação Kelvin Hughes Type 1006, que o mesmo utilizado na classe Greenhalgh. Caso o Terma Scanter MIL-PAR seja mais moderno, ele pode perfeitamente substituir o Kelvin Hughes Type 1006. Obs: O Kelvin Hughes Type 1006, e um radar otimizado para navegação, diferente do Type 1007, que pode atuar também em buscas aéreas.

Evidentemente que o maior trabalho da MB seria agrupar todos esse sensores, verificando ser há alguma incompatibilidade entre si, porem eu não acho que isso possa ocasionar grandes problemas, já que esses sensores estão montados em varias embarcações de outros paises, em diversas configurações.

O radar de busca combinada Plessey AWS-4, provavelmente não seria aproveitado, pois acredito que os radar presente atualmente no A-12 são melhores. Porem esse sensor não será perdido, já que esse e do mesmo modelo do radar utilizado na classe Inhaúma, então poderia perfeitamente equipar a corveta Barroso. Provavelmente a corveta Barroso será a única embarcação de sua classe (devido aos atrasos na construção), então não teria problema algum em utilizar o radar de busca combinada Plessey AWS-4.

Bom acredito que alguns sensores do A-11 já estejam em utilização no A-12(especificamente o sistema de comunicação e de dados táticos).

Devemos lembrar também que o fato do A-12 São Paulo não possui atualmente “armamento de qualidade” (está entre aspa, pois em caso de algum conflito, a MB poderia adicionar os lançadores SIMBAD), não e desesperador, pois esse fazem parte da defesa secundária da esquadra, pois a defesa primaria e executada pelas as escoltas. Inclusive algumas marinhas nem utilizam SAM em seus porta aviões, somente injetores antiaéreo, como por exemplo Inglaterra (Phalanx ou Goalkeeper) e Espanha (Meroka). A Tailândia utiliza uma combinação de mísseis Mistral + 2 injetor de 12,7 mm e a Índia parece que não utiliza nenhum armamento em seu porta avião (não tenho certeza, preciso confirmar!).

Então temporariamente o A-12 poderia adotar a combinação SIMBAD + 6 injetores de 12,7 mm, até a MB disponibilizar recurso para aquisição de novos armamentos e seus respectivos sensores. Os lançadores SIMBAD não foram montado até agora no A-12, pois esse poder ser adicionado em um período máximo de 48 horas

Quero deixar claro, que não estou dizendo que não acho interessante o uso de armamentos qualificado no A-12, entretanto não acho desesperador a situação atual.

Até mais..............................................................................

Fox :wink:

Enviado: Seg Jun 07, 2004 9:24 pm
por Alitson
Acho que o camarada está enganado sobre os NAe ingleses, pois estes contam com um lançador duplo de mísseis Sea Dart, três Goalkeeper para defesa de ponto e dois canhões hídricos Oerlikon de 20mm.
E por falar no São Paulo, este sim deveria receber o sistema defensivo das Niteróis, com 2 lançadores de Aspide 2000 e 3 canhões Bofors Trinity de 40mm, com radares de tiro RTN-30X, sistema de guerra eletrônica Racal Cutlass B1W e jammer ET/SLQ 1, lançadores de chaff nacionais(Engepron) e sistema de controle Siconta MK.2, radar de busca combinada Alenia 2D RAN 20S, radar de superfície Terma Skanter Mil e por fim os mesmos controles de armas e propulção das F-Nit. Levando me conta a padronização destes sistemas de igual necessidade, porém um NAe tem varios sistemas unicos que na qual em minha opnião deveriam de ser italianos, pois estão entre os melhores e mais baratos. E tudo isto poderia ser aplicado as F-Gre e V-Bar e V-Inh.
Valeu!!!

Enviado: Ter Jun 08, 2004 2:31 pm
por Fox
Alitson escreveu:Acho que o camarada está enganado sobre os NAe ingleses, pois estes contam com um lançador duplo de mísseis Sea Dart, três Goalkeeper para defesa de ponto e dois canhões hídricos Oerlikon de 20mm.


De fato, acabei comentando um engano! Agora não são todos os Nael Inglês que possui SAM Sea Dart! Veja as fotos abaixo (obs: os lançadores de mísseis Sea Dart estão localizado na proa):

INVINCIBLE

Imagem

ILLUSTRIOUS (não tem SAM Sea Dart)

Imagem

ARK ROYAL

Imagem

O Invencible não utiliza Goalkeeper, e sim Phalanx! Os outros dois Nael utilizam Goalkeeper.

Alitson escreveu:E por falar no São Paulo, este sim deveria receber o sistema defensivo das Niteróis, com 2 lançadores de Aspide 2000 e 3 canhões Bofors Trinity de 40mm, com radares de tiro RTN-30X, sistema de guerra eletrônica Racal Cutlass B1W e jammer ET/SLQ 1, lançadores de chaff nacionais(Engepron) e sistema de controle Siconta MK.2, radar de busca combinada Alenia 2D RAN 20S, radar de superfície Terma Skanter Mil e por fim os mesmos controles de armas e propulção das F-Nit. Levando me conta a padronização destes sistemas de igual necessidade, porém um NAe tem varios sistemas unicos que na qual em minha opnião deveriam de ser italianos, pois estão entre os melhores e mais baratos.


Na minha opinião, esse negocio de modernizar o A-12 aos moldes do MondFrag, e um argumento que virou moda. Eu acho que é mais fácil propor essa modernização, pois foi bom para a classe Niterói, então também será para o A-12! Mais qual o problema em modernizar o A-12 nos moldes do MondFrag?

1° Teria que ser feito um novo projeto, o que ocasionaria custo. O custo de projeto e fixo, então não importando a modernização de uma ou mil embarcações, pois o custo de projeto será o mesmo. Então esse custo de projeto da modernização da classe Niterói foi divido por seis. Estipula-se que a modernização de cada embarcação da classe Niterói custará um valor entre 70 e 80 milhões de dólares, então ai vai a pergunta, se a MB tivesse somente 4 embarcação, qual seria o custo unitário de modernização de cada embarcação? Com certeza, seria bem mais do que esse valor que será utilizado em cada embarcação no ModFrag!

2° O NAe Foch, durante a sua vida operacional na marinha Francesa sofreu pelo menos 3 modernização significativa. Em cada uma dessas modernizações, foram adicionados gradativamente novos sensores, sistema de comunicação, contramedidas, turbinas, armamentos, etc. Nas duas últimas modernizações do Foch foram adicionados novos sistemas de contramedidas (grande parte retirado, porem os lançadores Sagaie foram mantidos) e duas novas turbinas, sem contar os sistema Sadral e Crotale (e seus respectivos sensores) que foram retirados. Então tem muitos sensores que podem ser aproveitado, não por questão de “reciclagem” , mas sim por ainda serem modernos!

3° O A-11 Minas Gerias sofreu uma modernização no inicio da década de 90, e nele foi instalado:

- SICONTA Mk 1: Sistema de Controle de Dados Táticos Navais,com capacidade de enlace de dados com as unidades de escoltas.
- 2 Radares de navegação Terma Scanter MIL.
- 1 Radar de vigilância combinada Plessey AWS-4(o mesmo utilizado na classe Inhaúma).
- 1 Radar de controle de pouso e aproximação Terma GSA.

Então há 10 anos, a MB adicionou no A-11 Minas Gerias, sensores ultrapassados? Tenho certeza que não, né!

Então basta a MB verificar o que atualmente há de moderno no A-12 São Paulo, e instalar os sensores do A-11 Minas. Lógico, tem alguns sensores que terão quer ser adquiridos, com os radares de RTN-30X(ou equivalente) e a alça de mira optrônica (EOS-400/10B, ou equivalente).

No caso do SICONTA: não e porque esse equipamento está na segunda versão que ele está ultrapassado. Então não vejo problema algum a instalação dele no A-12!

Sobre os armamentos, poderia ser adicionados no A-12 até 4 canhões AAé de 40 mm e dois lançadores de mísseis do porte do Albatroz.

Na minha opinião a MB deve diminuir ao máximo possível o custo de uma modernização (ou adequação se preferir!) do A-12, para poder também investir na aviação naval, porque não adianta nada termos um NAe rico em sensores de ultima geração, utilizando 15 A-4 sendo orientado por GPS portátil.


Alitson escreveu:E tudo isto poderia ser aplicado as F-Gre e V-Bar e V-Inh.
Valeu!!!


Um breve comentário sobre esse tema..........

Classe Inhaúma e Barroso:

Os sensores e armamento da classe Inhaúma não são ultrapassados! Então porque essa classe utilizar o radar de tiro RTN-10X e não o RTN-30 X? Simples, o RTN-10 X tem uma performance melhor no combate há alvo voando baixo (mísseis anti navio, por exemplo), então esse são adequados ao uso no injetores de 40 mm Bofors MKII. E os injetores não são ultrapassados? Não! O Trinity III foi baseado no MKII, e basicamente a única diferença foi à introdução de projétil com ogiva pré-programável. O injetor de proa e o padrão da MB! E o restante dos sensores é igualmente moderno!

Quando a MB adicionar nos lançadores de SAM no A-12, liberando os três lançadores SIMBAD, então esse poderiam ser armazenados, e se necessário, poderiam ser instalados nas embarcações de transporte e classe Inhaúma e Barroso. Se a MB desejar fixar esses lançadores na classe Inhaúma e Barroso, melhorando um pouco a capacidade antiaérea dessa classe, bastaria a MB a adquirir mais dois lançadores, a um custo aproximados de 6 milhões de dólares(aproximadamente 1,5 % do custo do MondFrag. Obs: Lançadores + mísseis). Lógico, o Mistral não e o melhor sistema para essas embarcações, porem melhoraria um pouco o sistema de armas dessas classes.

Classe Greenhalgh:

Até um tempo atrás, eu era da turma que defendia a modernização (pelo menos parcial!) dessa classe. Porem com retirada de serviço de uma fragata dessa classe, eu não considero mais uma modernização, e sim uma adequação em seus sistemas. Acho que a MB deveria poupar os seus recursos para uma nova classe de fragata, que substituiria a classe Greenhalgh e posteriormente a Niterói. Os armamentos e sensores da classe Greenhalgh se comparados aos da classe Niterói antes do MondFrag, são super modernos, então eles ainda poderiam ser aproveitas nessa classe, já que não considero que a classe Greenhalgh tenha vida longa na MB (acredito que no máximo mais uns 11 anos). Então o que poderiam ser feito nessa classe para deixa-la em boas condições de combate até 2015? Simples, adicionar novos injetores AAè(juntamente com alça de mira)!

Li uma informação que a MB adicionou na classe Greenhahg os mísseis MM-40, no lugar do MM-38. Então fica claro que a algumas modificações nessa classe já foram feitas.

Até mais................................................................

Fox :wink:

Enviado: Ter Jun 08, 2004 4:33 pm
por Vinicius Pimenta
Só uma correçãozinha boba: não seria ModFrag? Mod vem de modernização/modificação (no caso das fragatas é modernização). Então, ModFrag e não MondFrag. :wink:

Ass.: o chato... :lol:

Enviado: Qua Jun 09, 2004 1:19 pm
por Guilherme

Enviado: Qua Jun 09, 2004 3:15 pm
por Fox
Vinicius Pimenta escreveu:Só uma correçãozinha boba: não seria ModFrag? Mod vem de modernização/modificação (no caso das fragatas é modernização). Então, ModFrag e não MondFrag. :wink:


Depende! MondFrag, quando você está digitando correndo, porque está com pressa! [025] E ModFrag, quando você está com tempo disponível! :D [029]

Na verdade e só uma brincadeira, porque o correto e ModFrag mesmo! Se você observar, eu mencionei três vezes a modernização das Fragatas Niterói, em duas apareceu esse “n” e na ultima eu digitei certo!

Na boa, quando eu digito correndo, sempre aparece uma letra no meio do caminho![066]

Vinicius Pimenta escreveu:Ass.: o chato... :lol:


Chato? Que nada! [036]