Guilherme escreveu:alcmartin escreveu:É...o cara era abusado...
Se a guerra fria tivesse ficado quente, certamente teria conseguido passar por baixo da cobertura dos russos e entregue um "pacotinho"...
Mas faltou dar uma pensada nos colegas que estavam com ele...
Se eu fosse um dos outros tripulantes, teria dado uma pancada na cabeça desse maluco para deixá-lo desacordado, quando ele começasse a fazer suas maluquices.
Quer morrer? Vai pilotar sozinho um F-104 e não arrisque a vida dos colegas.
É, Guilherme...a coisa é feia!
E poucas pessoas sabem, mas esse tipo de problema citado por voce ainda é um tabu na aviação:até aonde a tripulaçao deve confiar em seu cmte. antes de uma intervenção? Permita-me tecer uns comentários, para os que não conhecem:
Tanto a aviação militar quanto a civil usam de hierarquia funcional como
método de organização de trabalho a bordo. O cmte da aeronave é o elemento mais experiente e de maior conhecimento a bordo, além de preposto da organizaçao. Ou seja, quem nao obedece ao cmte, sofre sançoes.
Aí é que podem aparecer(poucos, felizmente) os abusos de autoridade...
Nao obstante o exposto anteriormente, existem padronizaçoes da operação que todos devem obedecer. Até os cmtes. Ou a aviação de todas organizações, militares ou civis, seriam uma zona...Cada um operando de um jeito...
Então, quando determinados padroes fossem violados, seria não só desejavel, mas tambem uma obrigação que os demais tripulantes intervissem.
A história nos exemplifica com alguns exemplos de acidentes do "ramo": a colisão em solo dos 747 em Teneriffe, a queda do 737 da Varig na selva, há pouco mais de dez anos e outros mais. Foram acidentes em que a atuação ou a propria figura do cmte. tiveram
O papel primordial no acidente.
Por outro lado, um acidente com um DC10 nos USA, em que o resultado só não foi pior justamente porque o cmte. foi humilde em pedir o auxilio de um colega a bordo, foi um marco na criação de uma doutrina nova.
Para minimizar estas ocorrencias criou-se e aperfeiçoou-se a doutrina do CRM (cockpit resource management) em formas de cursos e palestras, em todo o mundo e felizmente, muita coisa mudou.
Nestes cursos, só a titulo de ilustração, um dos exemplos de uma tripulação em ambiente de CRM é o capitão Kirk e a tripulação da "Enterprise", da Star Trek: em situação de crise, ele reunia a todos, colhia sugestoes e entao, decidia.
Note que não se trata de uma democracia: colhe-se opinioes, mas a palavra final será sempre a do cmte. Radicalizando, se fosse uma democracia, os passageiros poderiam tomar a decisão de mudar o destino da viagem, ou ainda pousar sem trem de pouso,he,he!!
Desculpem o off topic!
Abs!