knigh7 escreveu: ↑Qua Mai 10, 2023 6:09 pm
A RAF tinha 7 ED Sentry para AEW&C, hoje tem disponíveis apenas 2, havia encomendado 5 Boeing 737 E-7 Wedgetail para substituir aqueles e por fim reduziu a encomenda para 3...
Os MEM estão ficando cada vez mais caros, mais complexos e exceto a USAF e a China, as FFAA de outros países têm de se virar com esse paradigma.
Se comparar a frota relativa de aeronaves AEW&C em termos percentuais entre fuselagens grandes vs médias/pequenas, verá que as grandes fuselagens são a composição mínima entre a frota total e está diminuindo cada vez mais.
USN/USAF:
31 E-3B/C/G - fuselagem grande
97 E-2C/D - fuselagem pequena
A USN(fuselagem pequena) fornece até 75% das capacidades totais de AEW para os EUA e o mais importante é que enquanto os EUA focam no teatro do Pacífico, a USN e a USAF operarão em conjunto. A USN é fundamental para as operações embarcadas, o que significa que eles são limitados pela implantação de CVNs. Combinado com operações terrestres para a USAF, criará lacunas inevitáveis na cobertura. O caso mais notável é a substitução do E-3(grande) para o E-7(média), o que significa que a frota de AEW&C até para os EUA está se direcionando para fuselagens médias e pequenas. É provável que isso mude ainda mais as chances a favor do PLA, especialmente à medida que a produção do AWACS continua ativa na China.
PLAAF/PLANAF:
4 KJ-2000 - fuselagem grande
+11 KJ-200 - fuselagem média
+40 KJ-500 - fuselagem média
Veja que a composição de aeronaves de grande fuselagem na função AEW&C do PLA é ainda menor do que os EUA, menos de 10% entre a frota total de AEW&C, o que deixa evidente de que a China concentra seu maior esforço entre as fuselagens médias, essa desigualdade aumentará ainda mais após a introdução do KJ-600(versão de fuselagem pequena similar ao E-2), independentemente dos chineses criarem a suposta versão AWACS na fuselagem do Y-20(KJ-3000).
Só olharmos ao redor do mundo - quase todas as forças aéreas estão adquirindo fuselagens de tamanho médio para seus novos AEW&C. Isso porque uma força aérea não precisa mais de uma grande fuselagem do tamanho de Il-76/Y-20/707/767 para montar um radar altamente capaz e contando com capacidade de comando e controle aerotransportado nos dias de hoje. Aeronaves de tamanho de um B-737, Y-9 ou ERJ-145/Saab 340 já são perfeitamente capazes agora. Com o advento dos drones, bem provável que também as grandes fuselagens sejam substituídas por médias fuselagens, ainda mais considerando que a resistência do UAV AEW&C também seria extremamente alto, mais do que as aeronaves AEW&C de grande porte.