FAB: Estratégia de Compras
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Poti Camarão
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Amigos,
Idéia muito boa essa, de um tópico centrado na realidade da FAB e não em nossas preferências pessoais, nossas paixões. Vou ser o mais resumido possível.
Aqui sou ainda um aprendiz. Meu conhecimento técnico é de principiante e respeito muito a opinião de tantos foristas experts que o DB tem em seus quadros. Contudo, entendo um pouco de política internacional, pois sou jornalista e trabalho na área. Assim sendo, vou expor minha opinião pelo lado político.
A atual ordem mundial ensina aos sensatos que não inventaram ainda nada melhor do que a democracia e a economia de mercado. E digam o que quiserem, acusem quem quiser acusar, mas o grande guardião dessa realidade se chama Estados Unidos da América.
Portanto, a melhor opção é melhorar o alinhamento com os EUA e comprar material usado bom e barato deles. Numa hipotética investida de um Chavez da vida teriamos rapidinho um USS Reagan ancorado na Guanabara para dar suporte. Sem falar que uma boa quantidade de F16 ou F18 seguraria a onda também
Particularmente, preferia o Rafale. Contudo, estou sendo realista e indo na direção do forista que abriu o tópico. E a melhor opção, seria sem dúvidas, a melhor versão do F16 que pudessemos receber deles.
Abraços a todos!
Idéia muito boa essa, de um tópico centrado na realidade da FAB e não em nossas preferências pessoais, nossas paixões. Vou ser o mais resumido possível.
Aqui sou ainda um aprendiz. Meu conhecimento técnico é de principiante e respeito muito a opinião de tantos foristas experts que o DB tem em seus quadros. Contudo, entendo um pouco de política internacional, pois sou jornalista e trabalho na área. Assim sendo, vou expor minha opinião pelo lado político.
A atual ordem mundial ensina aos sensatos que não inventaram ainda nada melhor do que a democracia e a economia de mercado. E digam o que quiserem, acusem quem quiser acusar, mas o grande guardião dessa realidade se chama Estados Unidos da América.
Portanto, a melhor opção é melhorar o alinhamento com os EUA e comprar material usado bom e barato deles. Numa hipotética investida de um Chavez da vida teriamos rapidinho um USS Reagan ancorado na Guanabara para dar suporte. Sem falar que uma boa quantidade de F16 ou F18 seguraria a onda também
Particularmente, preferia o Rafale. Contudo, estou sendo realista e indo na direção do forista que abriu o tópico. E a melhor opção, seria sem dúvidas, a melhor versão do F16 que pudessemos receber deles.
Abraços a todos!
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
To esperando o artigo , sobrinho Cacique. Não vai nos enrolar. Lá no site da UFJF. GRANDE ABRAÇO.orestespf escreveu:Marino escreveu:Caro Irmão
100% de acordo. E não vejo ninguem melhor para moderar.
Vamos esperar as primeiras sugestões.
Forte abraço
Olá Marino,
tomara que as coisas caminhem por aqui... rsrs A "Aéreas" anda meio morna... Se não for na forma "clássica", parece que não agrada. Mas vamos plantando sementinhas, algumas germinarão. Já basta.
Agradeço mais uma vez a força e o apoio.
Que venham os posts!
Forte abraço,
Orestes
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Caros amigos
A proposta é escolher os quesitos em que um vetor deva ser avaliado, não somente técnicos, mas também outros como off-set, fabricação no Brasil, capacidade de integração de armamento de outra origem, etc.
Após a escolha dos quesitos, eles deverão ter um peso de acordo com a importância que avaliamos de cada um.
Depois chegam as notas.
Então, vamos tentar evitar escolher por antecipação, ou dar nossa preferência, pois creio que pode surgir uma grande surpresa (normalmente ocorre).
Proponho então, nesta primeira fase, escolher os quesitos de avaliação do vetor.
Mestre Orestes já se voluntariou como moderador do debate.
Um abraço
Marino
A proposta é escolher os quesitos em que um vetor deva ser avaliado, não somente técnicos, mas também outros como off-set, fabricação no Brasil, capacidade de integração de armamento de outra origem, etc.
Após a escolha dos quesitos, eles deverão ter um peso de acordo com a importância que avaliamos de cada um.
Depois chegam as notas.
Então, vamos tentar evitar escolher por antecipação, ou dar nossa preferência, pois creio que pode surgir uma grande surpresa (normalmente ocorre).
Proponho então, nesta primeira fase, escolher os quesitos de avaliação do vetor.
Um abraço
Marino
Marino escreveu:Caros amigos
Depois chegam as notas.
Um abraço
Marino
Dificil pensar dessa forma cara... sou um mero tecnico em informatica, não sou nenhum brigadeiro e não tenho poder de decisão além de meu voto.
É dificil ficar postando nesses topicos "maionese" e ficar viajando, pensando como se eu fosse decidir algo.... Prefiro voltar aos velhos topicos "Franker x A Rapa"!
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Dieneces escreveu:To esperando o artigo , sobrinho Cacique. Não vai nos enrolar. Lá no site da UFJF. GRANDE ABRAÇO.orestespf escreveu:Marino escreveu:Caro Irmão
100% de acordo. E não vejo ninguem melhor para moderar.
Vamos esperar as primeiras sugestões.
Forte abraço
Olá Marino,
tomara que as coisas caminhem por aqui... rsrs A "Aéreas" anda meio morna... Se não for na forma "clássica", parece que não agrada. Mas vamos plantando sementinhas, algumas germinarão. Já basta.
Agradeço mais uma vez a força e o apoio.
Que venham os posts!
Forte abraço,
Orestes
A bênção tio Dieneces,
de fato ando meio apertado de trabalho, mas isto não pode ser usado como desculpas para não escrever um artigo para o UFJF Defesa.
Pensei em duas idéias: uma com o enfoque deste tópico e outra mais relacionado a visão geo-política da região, que está influênciando compras bélicas na AS.
O que meu tio acha? Teria alguma sugestão? Aguardo. Se preferir, mande via MP.
Abraços,
Orestes
-
- Sênior
Jacobs escreveu:Marino escreveu:Caros amigos
Depois chegam as notas.
Um abraço
Marino
Dificil pensar dessa forma cara... sou um mero tecnico em informatica, não sou nenhum brigadeiro e não tenho poder de decisão além de meu voto.
É dificil ficar postando nesses topicos "maionese" e ficar viajando, pensando como se eu fosse decidir algo.... Prefiro voltar aos velhos topicos "Franker x A Rapa"!
Oi Jacobs,
não desista, não é difícil assim. Votar da forma "clássica" não ajuda, é tampar o sol com a peneira.
A proposta deste tópico está divida em três momentos: primeiros escolher os quesitos para compra de novos vetores, depois atribuir os pesos em cada um, e por fim cada membro da uma nota para cada vetor (escolhido entre os disponíveis). No final, eu irei disponibilizar uma espécie de planilha com os votos e a média final de cada vetor.
Naturalmente que haverá um "vencedor". Este "vencedor do DB" será a aposta mais próxima do que a FAB poderá fazer em sua escolha.
Experimente começar sugerindo alguns quesitos que você acha que o pessal da comissão de compra da FAB teria em mãos para avaliar suas compras. Já seria um ótimo começo.
Saudações,
Orestes
orestespf escreveu:Jacobs escreveu:Marino escreveu:Caros amigos
Depois chegam as notas.
Um abraço
Marino
Oi Jacobs,
não desista, não é difícil assim. Votar da forma "clássica" não ajuda, é tampar o sol com a peneira.
A proposta deste tópico está divida em três momentos: primeiros escolher os quesitos para compra de novos vetores, depois atribuir os pesos em cada um, e por fim cada membro da uma nota para cada vetor (escolhido entre os disponíveis). No final, eu irei disponibilizar uma espécie de planilha com os votos e a média final de cada vetor.
Naturalmente que haverá um "vencedor". Este "vencedor do DB" será a aposta mais próxima do que a FAB poderá fazer em sua escolha.
Experimente começar sugerindo alguns quesitos que você acha que o pessal da comissão de compra da FAB teria em mãos para avaliar suas compras. Já seria um ótimo começo.
Saudações,
Orestes
Caro orestes, obrigado por exclarecer o objetivo da discussão. Inclusive retiro o adjetivo de "topico maioneses" pensando bem, acho que foi meio ofensivo...
Mas minha opinião é que nesse meio a politica conta muito, não tem offset nem capacidades tecnicas que superem uma boa maracutaia e lobby!
Inclusive acho que um dos quesitos mais importantes que é interessante ser debatido pelo povo do DB, é o apoio politico que cada concorrente tem. Algo como por exemplo: qual é a capacidade de lobby de seus fabricantes, se há algum pais ou corporação com interesse da compra, ou se há algum interesse a mais na compra do respectivo vetor.
Abraço
Senhores, tem sido um prazer ler esse tópico.
Gostei particularmente da opinião do Poti Camarão. É bastante sensata mas representaria um "alinhamento" do Brasil com os EUA ? Se sim, esse alinhamento seria uma quebra na política do país (Itamarati) que eu acho improvável. Mas seria possível comprar sem "alinhar"? (estou mesmo a perguntar)
Não só pelo seu valor financeiro, mas também pelo seu valor simbólico, a compra de um caça é um acontecimento de natureza política, além de técnica.
Sendo assim como contabilizar isso na tal matrix ou tabela? Que peso para a política? Complicado....
Bom, era só pra complicar um pouco mais as coisas...
Grande abraço,
Adriano
Gostei particularmente da opinião do Poti Camarão. É bastante sensata mas representaria um "alinhamento" do Brasil com os EUA ? Se sim, esse alinhamento seria uma quebra na política do país (Itamarati) que eu acho improvável. Mas seria possível comprar sem "alinhar"? (estou mesmo a perguntar)
Não só pelo seu valor financeiro, mas também pelo seu valor simbólico, a compra de um caça é um acontecimento de natureza política, além de técnica.
Sendo assim como contabilizar isso na tal matrix ou tabela? Que peso para a política? Complicado....
Grande abraço,
Adriano
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
- Marino
- Sênior
Gostaria de sugerir alguns quesitos:
1) Off-Set
2) Fabricação no Brasil
3) Transferência de tecnologia (p.ex, códigos-fonte, tecnologia supersônica p/ a Embraer, etc)
4) Transferência de tecnologia de armamento (mísseis fabricados na Mectron)
5) Capacidade de integração de armamento de outras origens
6) Facilidade logística (outros países operando o vetor, p. ex.)
7) Bimotor
8) Monomotor
9) IRST/RWR de última geração
10) Tempo de entrega
11) Comunalidade com a MB
12) Autorização prévia para a FAB fazer upgrades com outros sistemas que não os do país fornecedor
13) Alcance
14) Revo
15) Capacidade do radar
16) Custo do vetor
17) Custo da hora de vôo
18) Intervalo entre revisões
19) Multimissão
Claro que a lista acima não esgota o tema.
Como disse anteriormente, aqui nas "aéreas" sou mais ouvinte.
Com a palavra os experts.
Marino
==========================================
Só complementando, estes quesitos podem ser alterados, para melhor compreensão, e acrescentados de outros, que não visualizei.
A lista está em aberto.
1) Off-Set
2) Fabricação no Brasil
3) Transferência de tecnologia (p.ex, códigos-fonte, tecnologia supersônica p/ a Embraer, etc)
4) Transferência de tecnologia de armamento (mísseis fabricados na Mectron)
5) Capacidade de integração de armamento de outras origens
6) Facilidade logística (outros países operando o vetor, p. ex.)
7) Bimotor
8) Monomotor
9) IRST/RWR de última geração
10) Tempo de entrega
11) Comunalidade com a MB
12) Autorização prévia para a FAB fazer upgrades com outros sistemas que não os do país fornecedor
13) Alcance
14) Revo
15) Capacidade do radar
16) Custo do vetor
17) Custo da hora de vôo
18) Intervalo entre revisões
19) Multimissão
Claro que a lista acima não esgota o tema.
Como disse anteriormente, aqui nas "aéreas" sou mais ouvinte.
Com a palavra os experts.
Marino
==========================================
Só complementando, estes quesitos podem ser alterados, para melhor compreensão, e acrescentados de outros, que não visualizei.
A lista está em aberto.
Editado pela última vez por Marino em Qua Mai 30, 2007 11:02 am, em um total de 1 vez.
-
- Sênior
Jacobs escreveu:orestespf escreveu:Jacobs escreveu:Marino escreveu:Caros amigos
Depois chegam as notas.
Um abraço
Marino
Oi Jacobs,
Saudações,
Orestes
Caro orestes, obrigado por exclarecer o objetivo da discussão. Inclusive retiro o adjetivo de "topico maioneses" pensando bem, acho que foi meio ofensivo...
Mas minha opinião é que nesse meio a politica conta muito, não tem offset nem capacidades tecnicas que superem uma boa maracutaia e lobby!
Inclusive acho que um dos quesitos mais importantes que é interessante ser debatido pelo povo do DB, é o apoio politico que cada concorrente tem. Algo como por exemplo: qual é a capacidade de lobby de seus fabricantes, se há algum pais ou corporação com interesse da compra, ou se há algum interesse a mais na compra do respectivo vetor.
Abraço
Olá Jacobs,
não me ofendi com o "tópico maionese", a idéia é viajar mesmo, mas com alguma racionalidade, com menos emoção e torcida pessoal.
A sua idéia sobre política e lobby está correta, mas ela só acontece na etapa final do processo. Explico: a FAB (e as demias forças) usa critérios técnicos para escolher seus vetores e armamentos, baseados em sua estratégia, enquanto "força".
Após a seleção de alguns vetores, a mesma terá o "seu escolhido", mas em geral, não o aponta oficialmente. Abre-se um edital de compra praticamente com todos os vetores já analisados. Alguns são descartados pelo "próprio edital". Os poucos candidatos que sobram começam a se digladiar, usando de todos os meios (republicanos ou não). Tentam tirar as vantagens do possível vencedor.
Este ponto nós não temos controle aqui no DB. O máximo que podemos tentar fazer é uma escolha técnica, um vencedor de fato, mas não necessariamente de direito.
Após a nossa escolha fria e calculista, podemos confrontar no futuro, com o vetor vencedor, que até poderá não ser o melhor "tecnicamente" (não me refiro a qualidade individual do caça). Mas aí já não importa, o que importa é nossa capacidade de abstração, compreensão dos fatos e imparcialidade. Resumindo, nossa capacidade de aprender e pensar, um pouquinho da complexidade da chamada estratégia.
Grande abraço,
Orestes
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mas gostaria de entender melhor essa lista, Marino. Seria algo a la Super-Trunfo? Por exemplo, ser bimotor ganha mais pontos do que ser monomotor? Uma coisa tem nada a ver com a outra. Como que vamos classificar a transferência de tecnologia? Alguém tem algum dado oficial? Eu por exemplo, dúvido que os russos entreguem tudo, como falam por aqui. Acho bem complicado avaliar desse jeito.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
Adriano escreveu:Senhores, tem sido um prazer ler esse tópico.
Grande abraço,
Adriano
Oi Adriano,
o Itamarity (e este governo) nunca se negou a "alinhar" com os americanos, o que não se aceita é um alinhamento nos moldes deles, que só os beneficiam. Este governo e nenhum anterior é anti-americano, apenas jogam duro para defender nossos interesses. E tem dado algum resultado.
Você tocou em um dos pontos chaves: a "simbologia" de um vetor de caça. É por isto que os americanos insistem muito por aqui, os demais concorrentes também. A compra de um caça é muito mais complexa do que de um héli ou vetor de transporte, tem um valor simbólico mesmo, muito maior do que a maioria das pessoas pensam.
Neste caso, dado o "simbolismo", acho que fica complicado comprar por comprar, tem que existir uma "afinidade" mútua.
Abs,
Orestes
- Marino
- Sênior
Bolovo escreveu:Mas gostaria de entender melhor essa lista, Marino. Seria algo a la Super-Trunfo? Por exemplo, ser bimotor ganha mais pontos do que ser monomotor? Uma coisa tem nada a ver com a outra. Como que vamos classificar a transferência de tecnologia? Alguém tem algum dado oficial? Eu por exemplo, dúvido que os russos entreguem tudo, como falam por aqui. Acho bem complicado avaliar desse jeito.
==============================================
Funciona mais ou menos assim;
Lista-se os quesitos considerados importantes, pré-requisitos que devam ser cumpridos pelo vetor, não importa qual seja.
Destes quesitos, colocamos um peso aos considerados mais importantes, ex: você considera um bimotor mais importante que o monomotor? Então peso 5 para o bi e peso zero para o mono. É um exemplo, os pesos podem ser outros.
Há que haver o consenso aqui no DB sobre os quesitos e os pesos.
Depois, nosso Controlador dos Debates, Mestre Orestes, entra diretamente na discussão.
Mas vamos fazer primeiro os 2 primeiros requisitos: os quesitos e os pesos.
Forte abraço
-
- Sênior
Bolovo escreveu:Mas gostaria de entender melhor essa lista, Marino. Seria algo a la Super-Trunfo? Por exemplo, ser bimotor ganha mais pontos do que ser monomotor? Uma coisa tem nada a ver com a outra. Como que vamos classificar a transferência de tecnologia? Alguém tem algum dado oficial? Eu por exemplo, dúvido que os russos entreguem tudo, como falam por aqui. Acho bem complicado avaliar desse jeito.
Olá Bolovo,
não temos dados oficiais, este é um fato. Só nos cabe especular sobre os mesmos. O resultado por ficar destorcido, mas o exercício de abstração não.
Inicialmente deveríamos analisar a forma que a FAB pensa (os quesitos mais importantes), depois a gente sugere um peso para cada um, depois cada um atribui "sua nota", preferencialmente de forma imparcial. A opinião parcial de alguns ficará fora da "Gaussiana". Esta curva só "acomoda" sob ela, as opiniões mais relevantes. Claro, se todos abusarem, teremos um resultado absurdo.
Abs,
Orestes
-
- Sênior
Sugiro alguns pontos (quesitos) para apreciação dos colegas:
a) Transferência de tecnologia
b) Somente venda sem transferência de tecnologia
c) Off Set
d) Fabricação ou Montagem no Brasil
e) Logística por empresas nacionais
f) Transferência de tecnologia de armamento
g) Sistemas diferentes do país fornecedor não integrados
h) capacidade de integração de armamento de outra origem
i) capacidade de integração de sistemas de outra origem
j) comunalidade de sistemas e armamentos na FAB
k) comunalidade de sistemas e armamentos nas três forças
l) Qualidade dos armamentos
m) Alcance
n) Custos de armamentos, logística e manutenção
o) Preço do vetor
p) Financiamento
q) Especificação técnica do vetor
r) Eletrônica embarcada
s) Tempo de entrega
t) Capacidade de modernização e evolução do vetor
u) Autorização prévia para a FAB fazer upgrades com outros sistemas, que não os do país fornecedor
OBS: não inclui a capacidade de revo e multi-missão, pois todos teriam
ou serão eliminados. O que poderia ser considerado no quesito Revo,
seria a "eficiência" de cada vetor para Revo e a necessidade ou não de
um avião tanque diferente dos adotados pela FAB.
Também não considerei a disputa bi-turbina x mono-turbina, RST/RWR e
nem a eficiência do radar. Estes pontos estariam contemplados nos
quesitos (q) e (r), "especificação técnica do vetor" e "eletrônica
embarcada". Neste quesitos, avalia-se cada vetor separadamente, mas comparado com os demais concorrentes.
Abraços cordiais,
Orestes
PS: estes quesitos estão longe de serem completos, precisam ser discutidos, excluídos alguns e incluídos outros. É apenas uma sugestão. E lembro que ainda não começamos a discutir os pesos, notas e vetores "concorrentes" ainda.
a) Transferência de tecnologia
b) Somente venda sem transferência de tecnologia
c) Off Set
d) Fabricação ou Montagem no Brasil
e) Logística por empresas nacionais
f) Transferência de tecnologia de armamento
g) Sistemas diferentes do país fornecedor não integrados
h) capacidade de integração de armamento de outra origem
i) capacidade de integração de sistemas de outra origem
j) comunalidade de sistemas e armamentos na FAB
k) comunalidade de sistemas e armamentos nas três forças
l) Qualidade dos armamentos
m) Alcance
n) Custos de armamentos, logística e manutenção
o) Preço do vetor
p) Financiamento
q) Especificação técnica do vetor
r) Eletrônica embarcada
s) Tempo de entrega
t) Capacidade de modernização e evolução do vetor
u) Autorização prévia para a FAB fazer upgrades com outros sistemas, que não os do país fornecedor
OBS: não inclui a capacidade de revo e multi-missão, pois todos teriam
ou serão eliminados. O que poderia ser considerado no quesito Revo,
seria a "eficiência" de cada vetor para Revo e a necessidade ou não de
um avião tanque diferente dos adotados pela FAB.
Também não considerei a disputa bi-turbina x mono-turbina, RST/RWR e
nem a eficiência do radar. Estes pontos estariam contemplados nos
quesitos (q) e (r), "especificação técnica do vetor" e "eletrônica
embarcada". Neste quesitos, avalia-se cada vetor separadamente, mas comparado com os demais concorrentes.
Abraços cordiais,
Orestes
PS: estes quesitos estão longe de serem completos, precisam ser discutidos, excluídos alguns e incluídos outros. É apenas uma sugestão. E lembro que ainda não começamos a discutir os pesos, notas e vetores "concorrentes" ainda.