Olha Marechal, opinião minha, mas acho que você está enganado cara...
Marchal do Ar escreveu: Não to confundindo não, no Haiti foram os rebeldes que depuseram o presidente, foram os americanos (pra variar) numa dessas "missões de PAZ", eles tiraram o cara do poder mas não deixaram os rebeldes colocar o lider deles como presidente
Errado, os rebeldes não tinham um líder eleito entre eles para tomar o poder. Não existia uma única facção contra o governo, mas sim várias. Sem Aristide, essas facções iriam disputar o poder entre si devido ao chamado "vácuo de poder". Ou seja, essa situação = Guerra civil.
Marechal do ar escreveu:quem causou todo o caos que existe la foram os EUA, e se formos mandar alguma tropa pra la deveria ser para expulsar os EUA, de resto eles se acertam.
Os EUA causaram aquele fusuê todo?! Acho que eles não tinham nada a ver com a situação. Tanto que eles só mandaram tropas para lá após a queda do Aristide(quando ele renunciou e tal). Antes disso ele mandou uma força humilde de 100 marines para proteger a Embaixada.
Então quer dizer que, por esse seu raciocínio, quando o Brasil mandou a força de 25 fuzileiros para lá estavamos invadindo o Haiti?
Se a missão do Brasil seria unicamente tirar os EUA de lá, o que dizer de Timor então? Não deveríamos então, atacar a Indonésia por ter atacado aquele território? Por que lá o Timor foi invadido mesmo, diferente do Haiti.
Missões de paz acontecem no mundo todo, exatamente para evitar uma Guerra civil(um mal maior). O Brasil, diferentemente dos EUA no Iraque, tem apoio não só da ONU, mas sim do próprio Haiti(não acho que o Iraque tenha pedido para os EUA para ser invadido)que não tem governo legítimo para sufocar uma insurgência rebelde.
Abraço a todos
César