4g++ o maior K.O. da aviação?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

4g++ o maior K.O. da aviação?

SIM
19
61%
NÃO
12
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Skyway
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#16 Mensagem por Skyway » Sáb Mai 12, 2007 4:47 pm

Calma gente....como dizem, com cuspe e com jeito se chega ao "dito cujo" do sujeito......(quem diz é o saudoso amigo Paulo Bastos) :lol:




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#17 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 12, 2007 4:49 pm

projeto escreveu:
orestespf escreveu:
Einsamkeit escreveu:Parece que a Sanidade passou por este forum, Abraços por TRASSSS a todos

:wink:


Tô fora! Na dúvida já providenciei um cuecão de material compósito. Eu heim! rsrs

Sem abraços! rsrss

Orestes


Um abraço por TRASS de titânio :lol: [022]

[]'s


Heheheheehe Sai fora meu! Nem titânio e nem tungstênio! rsrsrs

Mas lembro ao amigo que existem materiais compósitos muito mais leves, resistêntes e duros do que o titânio, inclusive que aguentam temperaturas mais elevadas. UFA! Espero estar protegido do seu titãnio! rsrsrs

Sem abraços! rsrsrs

Orestes




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#18 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 12, 2007 4:51 pm

Skyway escreveu:Calma gente....como dizem, com cuspe e com jeito se chega ao "dito cujo" do sujeito......(quem diz é o saudoso amigo Paulo Bastos) :lol:


Não tem conversa de pé de ouvido que me faça tirar a "blindagem"! rsrsrs

Na dúvida, sem abraços. rsrs

Orestes




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#19 Mensagem por Skyway » Sáb Mai 12, 2007 4:58 pm

Por mim fique com a blindagem. Não sou chegado nessas coisas como alguns colegas aparentam ser... :lol:




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#20 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Mai 12, 2007 4:59 pm

Dar abraços por TRASS em algumas, o cara tem que ter ogiva dupla em tandem




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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#21 Mensagem por Skyway » Sáb Mai 12, 2007 5:02 pm

Einsamkeit escreveu:Dar abraços por TRASS em algumas, o cara tem que ter ogiva dupla em tandem


PUTZ! A que ponto chega a cultura militar associada a sacanagem!

Vamos parar para não desvirtuar o tópico! hehehehehehehehehe




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#22 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Mai 12, 2007 5:03 pm

Skyway escreveu:
Einsamkeit escreveu:Dar abraços por TRASS em algumas, o cara tem que ter ogiva dupla em tandem


PUTZ! A que ponto chega a cultura militar associada a sacanagem!

Vamos parar para não desvirtuar o tópico! hehehehehehehehehe


Aí, tô FOREX disso. :lol:

[]'s




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#23 Mensagem por alcmartin » Sáb Mai 12, 2007 9:15 pm

orestespf escreveu:Eu já tive a oportunidade de trocar algumas idéias sobre o assunto com alguns colegas em outras oportunidades. A dificuldade encontrada para classificar os caças quanto a sua geração é a falta de uma "definição". O que existe são conceitos, ou seja, interpretações pessoais, não importando se esta opinião ou conceito é de uma pessoa "entendida", de um site ou revista especializada ou até mesmo do fabricante.

Uma definição teria caráter universal, seria única e assim não haveria mais dúvidas e principalmente, chutes e "oportunismos marqueteiros".

O meu entendimento é muito claro para o assunto e vou começar de trás para frente:

- Caças verdadeiramente 5ªG: F-22 (operacional), F-35 (voando), PAK-FA (projeto).

- Caças verdadeiramente 4ªG: Gripen, EF-2000 e Rafale (todos operacionais).

- Caças de 3ªG com "up grade" para 4ªG: F-16E, M-2000-9, Mig-35, SU-35, F/A-18E, F-15K (e talvez mais alguns poucos).

- O restante são caças de 3ªG +, ou seja, com aperfeiçoamento em sua eletrônica e aviônicos de tal forma que os deixam efetivamente operacionais e aptos para combates nos dias de hoje e em um futuro próximo.

Possivelmente alguns colegas (ou vários) irão discordar desta abordagem. Mas eu em particular, não me deixo enganar com opiniões de terceiros e de fabricantes, tenho a minha própria. "Guerrear" sobre este assunto não leva a nada, não muda o "perfil" do vetor e nem seus projetos.

O caça deve ser classificado pela inovação de seu projeto e não por aperfeiçoamentos agregados ao longo de sua vida operacional. Aviônicos e eletrônica elevam a capacidade do caça, mas não muda a sua concepção inicial e original.

O que deve ser discutido é a capacidade de um vetor para um dado cenário e saber se ele "serve" para um determinado país, ou seja, se ele cumpre o esperado. Na minha opinião, discutir mais do que isso é especulação descabida.

Respeitosamente,
Orestes


Perfeito, mestre orestes, somo meu voto aos colegas...
Perguntem aos "DBistas" da epoca pre-Vietna se eles achavam que os Mig17 dariam sufoco em F4, F105,etc e tal... :shock:




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#24 Mensagem por Morcego » Sáb Mai 12, 2007 10:17 pm

engraçado que temos 5 votos em defesa da tese, MAS NÃO TEMOS 5 USERS DEFENDENDO ELA COM POST´S.




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#25 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Mai 12, 2007 10:44 pm

Pois é.....




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
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#26 Mensagem por Morcego » Ter Mai 15, 2007 5:22 pm

orestespf escreveu:Uma definição teria caráter universal, seria única e assim não haveria mais dúvidas e principalmente, chutes e "oportunismos marqueteiros".

O meu entendimento é muito claro para o assunto e vou começar de trás para frente:

- Caças verdadeiramente 5ªG: F-22 (operacional), F-35 (voando), PAK-FA (projeto).

- Caças verdadeiramente 4ªG: Gripen, EF-2000 e Rafale (todos operacionais).

- Caças de 3ªG com "up grade" para 4ªG: F-16E, M-2000-9, Mig-35, SU-35, F/A-18E, F-15K (e talvez mais alguns poucos).

Respeitosamente,
Orestes



quais quais quais quais quais quais, QUAS QUARIRUDUM QUAIS QUARIGUDUM QUAIS QUARIGUDUM.




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#27 Mensagem por alcmartin » Ter Mai 15, 2007 5:31 pm

morcego escreveu:engraçado que temos 5 votos em defesa da tese, MAS NÃO TEMOS 5 USERS DEFENDENDO ELA COM POST´S.


Bom, morcegão, o que entendi, resumidamente, da mensagem do "guru' :D é que não importa como chamem o vetor e sim se ele, como plataforma de armas, cumpre a função a que se propoe, para um determinado cenario. Feito isto, não interessaria qual geração é...

Daí meu exemplo citado, a dos Mig17 dando suor nos F4 no Vietnã; do Sea Harrier dando caldo nos MIII nas Malvinas (lembro que, pela regra "Supertrunfo" :D , os parametros deste ultimo venceriam...).

Aí, como raciocínio, não seria necessario ter posts, apoiando...
abs!




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#28 Mensagem por Morcego » Ter Mai 15, 2007 5:33 pm

alcmartin escreveu:
morcego escreveu:engraçado que temos 5 votos em defesa da tese, MAS NÃO TEMOS 5 USERS DEFENDENDO ELA COM POST´S.


Bom, morcegão, o que entendi, resumidamente, da mensagem do "guru' :D é que não importa como chamem o vetor e sim se ele, como plataforma de armas, cumpre a função a que se propoe, para um determinado cenario. Feito isto, não interessaria qual geração é...

Daí meu exemplo citado, a dos Mig17 dando suor nos F4 no Vietnã; do Sea Harrier dando caldo nos MIII nas Malvinas (lembro que, pela regra "Supertrunfo" :D , os parametros deste ultimo venceriam...).

Aí, como raciocínio, não seria necessario ter posts, apoiando...
abs!


ISSO É OUTRA COISA, não estou perguntando na enquete se AVIÕES DE GERAÇÕES ANTERIORES PODEM VENCER OS DE GERAÇÕES MAIS NOVAS.

ESTOU PERGUNTANDO SE O MODO DE CLASSIFICAÇÃO 4G++ EXISTE.




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#29 Mensagem por Skyway » Ter Mai 15, 2007 5:39 pm

Já disse que na minha opinião não existe.

Uma aeronave de 3G com novos sistemas e equipamentos que o façam se equiparar com os de 4G, pra mim não passa de um 3G modernizado. O projeto, a estrutura e o design ainda são de 3G.

E assim para todos.

Agora, se depois disso ele da uma surra em muitos 4G, aí é só por que a modernização foi bem feita, mas acho que nãó é o propósito da enquete.




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#30 Mensagem por Morcego » Ter Mai 15, 2007 5:40 pm

Skyway escreveu:Já disse que na minha opinião não existe.

Uma aeronave de 3G com novos sistemas e equipamentos que o façam se equiparar com os de 4G, pra mim não passa de um 3G modernizado. O projeto, a estrutura e o design ainda são de 3G.

E assim para todos.

Agora, se depois disso ele da uma surra em muitos 4G, aí é só por que a modernização foi bem feita, mas acho que nãó é o propósito da enquete.


OU PQ O PILOTO e a DOUTRINA adversária eram ruins.

tomemos, o caso da INDIA, os caras caem de avião toda hora la.




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