caminhões em uso pelo EB
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Re: caminhões em uso pelo EB
No mercado civil quando vão transportar máquinas muito pesadas, acopla-se um Dolly a prancha 4 eixos.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... RkwnibkZqQ
Essa escavadeira tem 70 toneladas.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... RkwnibkZqQ
Essa escavadeira tem 70 toneladas.

- FCarvalho
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- jeanscofield
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Re: caminhões em uso pelo EB
Com a adição dos dois eixos aumenta-se a distribuição do peso, consequentemente possibilita aumentar a capacidade de carga.
Rodotrens também utilizam dollys:

Rodotrens também utilizam dollys:

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Re: caminhões em uso pelo EB
A diferença é sutil, mas grande ,porque em uma carreta graneleira, ou carga seca, a carga está igualmente distribuída, ao contrário da escavadeira Volvo de 70 tons, que especificamente naquela configuração da plataforma com dolly e cavalo trucado vai dar excesso.
g abraço
g abraço
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Re: caminhões em uso pelo EB
Marechal-do-ar escreveu:
Não sei até que ponto isso é realmente necessário, a ideia de colocar CCs em pranchas é para o transporte por estradas onde as rodas são mais rápidas e econômicas, mas fora de estrada as largatas dos Leo 1 funcionam muito bem, e, se não há estradas, então já devem estar próximos do combate, melhor descarregar e ir por seus próprios meios mesmo.
Sim, eles funcionam muito bem, para o combate, usar o carro rodante dos CCs para longos deslocamentos, é no mínimo um desperdício, para dizer burrice, porque:
Porque recuperar o desgaste de rodas motrizes, roletes, rodas guias custa em um trator de esteiras de 50 tons algo em torno de 150 mil dólares, imagino quanto não deve custar em um CC. Deve-se considerar também o aumento de desgaste na transmissão, no motor e nos redutores planetários que será exigido constantemente,e evidentemente o consumo de combustível.
Quando vemos fotos de um Abranms no deserto sendo transportando por Oshkosh full militar não é um capricho, é sim uma forma prudente e econômica de se deslocar o blindado.
g abraço
Não sei até que ponto isso é realmente necessário, a ideia de colocar CCs em pranchas é para o transporte por estradas onde as rodas são mais rápidas e econômicas, mas fora de estrada as largatas dos Leo 1 funcionam muito bem, e, se não há estradas, então já devem estar próximos do combate, melhor descarregar e ir por seus próprios meios mesmo.
Sim, eles funcionam muito bem, para o combate, usar o carro rodante dos CCs para longos deslocamentos, é no mínimo um desperdício, para dizer burrice, porque:
Porque recuperar o desgaste de rodas motrizes, roletes, rodas guias custa em um trator de esteiras de 50 tons algo em torno de 150 mil dólares, imagino quanto não deve custar em um CC. Deve-se considerar também o aumento de desgaste na transmissão, no motor e nos redutores planetários que será exigido constantemente,e evidentemente o consumo de combustível.
Quando vemos fotos de um Abranms no deserto sendo transportando por Oshkosh full militar não é um capricho, é sim uma forma prudente e econômica de se deslocar o blindado.
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- FCarvalho
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Re: caminhões em uso pelo EB
Um luxo que não teremos aqui, na minha opinião, já que não temos cavalos da mesma categoria. No máximo transporte rodoviário. Depois disso é cada um por si.
abs.
abs.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Entraram para a Ata de Pregão eletrônico do EB as viaturas:
SCANIA LATIN AMERICA LTDA
Item Descrição Unidade de Fornecimento Quantidade Valor Unitário Valor Global
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 970.000,0000 R$ 29.100.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de Ponte, ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 970.000,0000 R$ 29.100.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de Container, ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 995.000,0000 R$ 29.850.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de Obuseiro, ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 20 R$ 410.500,0000 R$ 8.210.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 41
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura Operacional de Transporte Não-Especializado, 2 ½ TON, VOP 1, 4x4, de procedência nacional, cabine independente com teto rígido com 02 portas, capacidade de transporte para no mínimo 03 passageiros, incluindo o motorista, e para o transporte de container (sem caçamba).
CAMINHÃO Unidade 10 R$ 291.500,0000 R$ 2.915.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 31
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura Operacional de Transporte Não-Especializado, 1 ½ TON, VOP 2, 4x4, de procedência nacional, cabine com teto rígido e 02 portas, capacidade de transporte para 12 passageiros (02 na cabine + 10 na caçamba), incluindo o motorista.
MICROÔNIBUS Unidade 10 R$ 312.000,0000 R$ 3.120.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 200 G2 MO
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte de Pessoal, tipo VTP, micro-ônibus, com capacidade de transporte para no mínimo 11 (onze) passageiros, incluindo o motorista, equipada com tração 4x4, procedência nacional.
SCANIA LATIN AMERICA LTDA
Item Descrição Unidade de Fornecimento Quantidade Valor Unitário Valor Global
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 970.000,0000 R$ 29.100.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de Ponte, ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 970.000,0000 R$ 29.100.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de Container, ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 995.000,0000 R$ 29.850.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de Obuseiro, ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 20 R$ 410.500,0000 R$ 8.210.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 41
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura Operacional de Transporte Não-Especializado, 2 ½ TON, VOP 1, 4x4, de procedência nacional, cabine independente com teto rígido com 02 portas, capacidade de transporte para no mínimo 03 passageiros, incluindo o motorista, e para o transporte de container (sem caçamba).
CAMINHÃO Unidade 10 R$ 291.500,0000 R$ 2.915.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 31
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura Operacional de Transporte Não-Especializado, 1 ½ TON, VOP 2, 4x4, de procedência nacional, cabine com teto rígido e 02 portas, capacidade de transporte para 12 passageiros (02 na cabine + 10 na caçamba), incluindo o motorista.
MICROÔNIBUS Unidade 10 R$ 312.000,0000 R$ 3.120.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 200 G2 MO
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte de Pessoal, tipo VTP, micro-ônibus, com capacidade de transporte para no mínimo 11 (onze) passageiros, incluindo o motorista, equipada com tração 4x4, procedência nacional.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
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Re: caminhões em uso pelo EB
Bem, a Scania conseguiu o que queria, que era colocar o P360 no EB. Agora a coisa começa a ficar mais interessante, dado que WV e MBB não tem mais a exclusividade das viaturas na categoria 10 ton. Uma pena que a versão 8x8 não tenha sido adquirida, dado que na minha opinião seria a mais indicada para a função de transporte de container e ponte. Mas é um bom começo, para quem até outro dia não tinha sequer um único veículo militar nas ffaa's. Como já disse de outras vezes, concorrência é bom e salutar para qualquer tipo de negócio. Para as compras estatais ainda mais.
Com relação ao AM-41 não me surpreende de todo o valor do veículo. São apenas 20 undes e ainda por cima de uma versão especializada porta container. Isso com certeza deve ter influído no preço. A versão de transporte talvez seja bem menos cara que isso. A depender, claro, das quantidades a serem adquiridas. Provavelmente deve servir para a substituição de Unimogs que ainda existem pelo EB e que equipam OM de comunicações e/ou EW.
Fico feliz também pela aquisição das AM-31 que é um veículo com muito potencial a ser explorado ainda. Se bem administrado, pode ser um grande provedor de soluções para as ffaa's ao londo de sua vida.
Agora, a AM-200 microônibus estou realmente muito curioso para saber qual a utilidade da mesma. Não consigo imaginar o que ela faria que uma van também não faça e por um preço bem mais em conta.
Ainda na esperança de um dia ver uma AM-23 cabine dupla rígida nas ffaa's. E porque não dizer, da AM-11 também.
abs,
Com relação ao AM-41 não me surpreende de todo o valor do veículo. São apenas 20 undes e ainda por cima de uma versão especializada porta container. Isso com certeza deve ter influído no preço. A versão de transporte talvez seja bem menos cara que isso. A depender, claro, das quantidades a serem adquiridas. Provavelmente deve servir para a substituição de Unimogs que ainda existem pelo EB e que equipam OM de comunicações e/ou EW.
Fico feliz também pela aquisição das AM-31 que é um veículo com muito potencial a ser explorado ainda. Se bem administrado, pode ser um grande provedor de soluções para as ffaa's ao londo de sua vida.
Agora, a AM-200 microônibus estou realmente muito curioso para saber qual a utilidade da mesma. Não consigo imaginar o que ela faria que uma van também não faça e por um preço bem mais em conta.
Ainda na esperança de um dia ver uma AM-23 cabine dupla rígida nas ffaa's. E porque não dizer, da AM-11 também.
abs,
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Re: caminhões em uso pelo EB
Fiquei curioso agora. A Scania tentou, tentou e conseguiu depois de alguns anos infrutíferos o seu naco de encomendas do EB para o seu P360.
Tudo bem que é uma multinacional com uma marca hiper conhecida e respeitada pelos seus produtos e com longeva tradição no mercado ocidental de caminhões civis e militares. Mas será que isso pesou mais que a qualidade do veículo em si mesmo para garantir a compra do mesmo?
Afinal, a atual encomenda registra menos de uma centena de caminhões, e nada nos diz que haverá outras. Em tempo, cada caminhão está custando ao erário público a bagatela de quase um milhão de reais.
Se o pessoal não gostou do preço dos caminhões da Agrale, parece que nem reparou o do Scania.
Agora, eu sempre vi espaço para mais de um modelo de caminhões militares nas ffaa's, e não somente o EB. Já há muito tempo que espero por uma abertura neste sentido, Mesmo hoje ainda existem modelos antigos que precisam ser substituídos em quantidade significativas, e que mais hora, menos hora terão de encontrar termo.
Dito isso, acredito também que é necessário diversificar as categorias de caminhões militares que temos. Hoje praticamente ainda estamos restritos as mesmas de décadas passadas. Assim, além das já conhecidas 5 e 10 ton, a expectativa da entrada de modelos de 1,5 e 2,5 tons da Agrale abre um nundo de opções para diversos usos e atribuições que hoje são atendidas seja por veículos civis ou adaptados a atividade militar. Neste meio podemos acolher novas tonelagens e capacidades que ofereçam melhor solução para o atendimento das necessidades das ffaa's.
Por fim, me chama a atenção o fato de que outras fabricantes que estão por aqui também possam ver nesta abertura uma possibilidade de oferecer seus modelos de acordo com nossas necessidades. É algo realmente muito interessante a se pensar.
Talvez mesmo marcas como a Shacman encontrem um espaço, e outras mais conhecidas como Iveco.
A ver.
abs.
Tudo bem que é uma multinacional com uma marca hiper conhecida e respeitada pelos seus produtos e com longeva tradição no mercado ocidental de caminhões civis e militares. Mas será que isso pesou mais que a qualidade do veículo em si mesmo para garantir a compra do mesmo?
Afinal, a atual encomenda registra menos de uma centena de caminhões, e nada nos diz que haverá outras. Em tempo, cada caminhão está custando ao erário público a bagatela de quase um milhão de reais.

Se o pessoal não gostou do preço dos caminhões da Agrale, parece que nem reparou o do Scania.

Agora, eu sempre vi espaço para mais de um modelo de caminhões militares nas ffaa's, e não somente o EB. Já há muito tempo que espero por uma abertura neste sentido, Mesmo hoje ainda existem modelos antigos que precisam ser substituídos em quantidade significativas, e que mais hora, menos hora terão de encontrar termo.
Dito isso, acredito também que é necessário diversificar as categorias de caminhões militares que temos. Hoje praticamente ainda estamos restritos as mesmas de décadas passadas. Assim, além das já conhecidas 5 e 10 ton, a expectativa da entrada de modelos de 1,5 e 2,5 tons da Agrale abre um nundo de opções para diversos usos e atribuições que hoje são atendidas seja por veículos civis ou adaptados a atividade militar. Neste meio podemos acolher novas tonelagens e capacidades que ofereçam melhor solução para o atendimento das necessidades das ffaa's.
Por fim, me chama a atenção o fato de que outras fabricantes que estão por aqui também possam ver nesta abertura uma possibilidade de oferecer seus modelos de acordo com nossas necessidades. É algo realmente muito interessante a se pensar.
Talvez mesmo marcas como a Shacman encontrem um espaço, e outras mais conhecidas como Iveco.
A ver.
abs.
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Re: caminhões em uso pelo EB
O que falta para adotarmos caminhões 8x8?
Verba, requisitos, necessidade, infraestrutura, tudo junto?
Abs
Verba, requisitos, necessidade, infraestrutura, tudo junto?
Abs
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Re: caminhões em uso pelo EB
[quote=jauro post_id=5518937 time=1526493905 user_id=1928]
Entraram para a Ata de Pregão eletrônico do EB as viaturas:
SCANIA LATIN AMERICA LTDA
Item Descrição Unidade de Fornecimento Quantidade Valor Unitário Valor Global
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 970.000,0000 R$ 29.100.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte [b]de Ponte[/b], ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 970.000,0000 R$ 29.100.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de [b]Container[/b], ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 30 R$ [b]995.000,0000[/b] R$ 29.850.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de [b]Obuseiro[/b], ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 20 R$ 410.500,0000 R$ 8.210.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 41
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura Operacional de Transporte Não-Especializado, 2 ½ TON, VOP 1, 4x4, de procedência nacional, cabine independente com teto rígido com 02 portas, capacidade de transporte para no mínimo 03 passageiros, incluindo o motorista, e para o transporte de container (sem caçamba).
CAMINHÃO Unidade 10 R$ 291.500,0000 R$ 2.915.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 31
Coronel,
o Sr sabe qual, ou quais, OM vão receber os Scania e os AM 41?
Entraram para a Ata de Pregão eletrônico do EB as viaturas:
SCANIA LATIN AMERICA LTDA
Item Descrição Unidade de Fornecimento Quantidade Valor Unitário Valor Global
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 970.000,0000 R$ 29.100.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte [b]de Ponte[/b], ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 30 R$ 970.000,0000 R$ 29.100.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de [b]Container[/b], ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 30 R$ [b]995.000,0000[/b] R$ 29.850.000,0000
Marca: Scania P360 CB6x6
Fabricante: Scania
Modelo / Versão: Scania P360 CB6x6
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura de Transporte Não Especializado, 6x6, para transporte de [b]Obuseiro[/b], ano e modelo do chassi e veiculo, 2018 e/ou 2019, na cor camuflada, com motorização capaz de utilizar qualquer tipo de diesel e Capacidade Máxima de Tração de, no mínimo 10.000 Kg. P360 CB6x6.
CAMINHÃO Unidade 20 R$ 410.500,0000 R$ 8.210.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 41
Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Viatura Operacional de Transporte Não-Especializado, 2 ½ TON, VOP 1, 4x4, de procedência nacional, cabine independente com teto rígido com 02 portas, capacidade de transporte para no mínimo 03 passageiros, incluindo o motorista, e para o transporte de container (sem caçamba).
CAMINHÃO Unidade 10 R$ 291.500,0000 R$ 2.915.000,0000
Marca: AGRALE
Fabricante: AGRALE S.A.
Modelo / Versão: AGRALE MARRUÁ AM 31
Coronel,
o Sr sabe qual, ou quais, OM vão receber os Scania e os AM 41?
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Re: caminhões em uso pelo EB
Não, não tenho ideia ainda. Depois da aquisição dá para se ter um prognóstico.
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Jauro.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Falando em caminhões, quantos UNIMOG o EB ainda tem em operação? Até onde sei estes veículos já contam quase ou mais de vinte anos de uso. Se não me engano são poucas unidades servindo em em OM de comunicações e/ou EW do exército.
Já não era tempo de também procurar um substituto para eles?

abs.
Já não era tempo de também procurar um substituto para eles?

abs.
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