Geopolítica Brasileira

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2575 vezes
Agradeceram: 1047 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#1486 Mensagem por J.Ricardo » Qua Mar 20, 2019 5:17 pm

prp escreveu: Qua Mar 20, 2019 3:34 pm O cara só fez parceria CARACU. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

PQP. Que presidente lixo.
Rapaz, com essa foto é difícil levar a sério seu critério. rsrsrs

Mas bom mesmo foi reconhecer a China como economia de mercado...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1487 Mensagem por Bourne » Qua Mar 20, 2019 5:58 pm

Outras coisas realistas não entraram na conversa. Os EUA desde muito tempo dificulta a entrada de produtos brasileiros no mercado norte-americano.

Entram no grupo açúcar e etanol, veículos e componentes, aço e produtos derivados, carnes. No caso dos veículos, o Brasil poderia ser um grande exportador de caminhões pequenos e médios como já foi na década de 1980. E mesmo com as restrições, alguns modelos da Freightliner usam motores Mercedes feitos em São Bernardo. O aço e componentes seria um tipo de produto buscar preferências em relação os outros países e ganhar com a guerra comercial. Mas não teve nada. Ao contrário. Autorizou unilateralmente importar trigo dos EUA e não tocou nesses pontos.

Por essas que os exportadores brasileiros tem que passar por países do Caribe que não sofrem as restrições, mas aumenta o custo da empresa brasileira que exporta. Ao mesmo tempo acabou tendo déficit comercial com EUA por anos seguidos. Só virou superávit recentemente porque a economia está em crise e reduzir as importações.

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#1488 Mensagem por EDSON » Qua Mar 20, 2019 6:23 pm

Túlio escreveu: Qua Mar 20, 2019 12:54 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Qua Mar 20, 2019 9:01 am Boa pergunta. Também estou com a mesma dúvida. Pelo que eu tenho lido nas notícias esses status dariam alguns privilégios processuais na OMC. Se for só isso, na boa, foi uma excelente troca. A diplomacia comercial brasileira já dava nó em pingo d`agua muito antes da criação da OMC, não precisamos de privilégios processuais para vencer disputas diplomáticas.
Já minha dúvida é mais, sei lá, SEMÂNTICA: se deixarmos de ser País em desenvolvimento, passaremos a ser o quê? País desenvolvido???

Não sei VOSMEÇÊS mas eu não acho nada desenvolvido não... [085] [085] [085] [085]
Pelo contrario estamos em pleno desenvolvimento. Desenvolvimento de aniquilação!! :lol:

Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#1489 Mensagem por Sterrius » Qua Mar 20, 2019 9:49 pm

@bourne
Isso não vai acontecer. É uma bobagem. Até o Guedes se assustou com a "parceria caracu".
Se depender do congresso concordo contigo, não vai acontecer.
Mas se for decisão apenas dele tenho fortes duvidas que vão mudar a opinião dele.

Eu concordo com sua opinião bourne, mas precisava perguntar pra ter certeza 8-]

Vou esperar agora a poeira baixar e ver o que sai das palavras e vira ação real. Como fiz com o governo trump, tenho esperado o máximo possível pra opinar nesse primeiro e segundo ano enquanto suas politicas passam a de fato fazer efeito.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1971 vezes
Agradeceram: 2499 vezes

#1490 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 21, 2019 1:18 am

Frase do Guedes na Câmara de Comercio Americana “Por favor, nos ajudem a entrar na OCDE. Mas se não, não há problema. Vamos em frente.”

Vantagens ao Brasil em se tornar um pais membro da OCDE:

Imagem

https://www.gazetadopovo.com.br/politic ... nscusx8hk/

knigh7
Sênior
Sênior

#1491 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 21, 2019 1:43 am

Imagem
Imagem
Imagem

Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#1492 Mensagem por Sterrius » Qui Mar 21, 2019 6:02 am

membro pleno da OTan é sonho molhado que não passa o cheque da realidade. Qualquer 1 que sabe como é feita a admissão sabe disso.

Mesma coisa da OCDE que ta longe de estar garantido já que não depende só dos EUA.

E um EUA que está claramente com seu poder de barganha diminuído em tais grupos já que declarou guerra informal a eles. Logo tudo que eles defendem está sob suspeita do ponto de vista dos outros membros.

GIL
Sênior
Sênior
Agradeceu: 97 vezes
Agradeceram: 131 vezes

#1493 Mensagem por GIL » Qui Mar 21, 2019 8:33 am

Mexico e Chile estao nao OCDE e nenhum dos dois é rico ou desenvolvido, creio que a entrada do Brasil na OCDE é algo positivo para o mesmo organismo, baixo o meu ponto de vista. Porem como a politica mundial esta dominada pela ideologia de esquerda, Chile mesmo entrou na OCDE quando tinha Bachelet de presidente, eu tenho a minhas duvidas se a entrada do Brasil nesse organismo vai ser algo bem recebido por algumas autoridades da UE hostis ao Bolsonaro.

Pensem no quadro de uma forma macro, Orban, Trump, Salvini, Bolsonaro tem que fracassar, para essa gente poder seguir avançando.

Porem negocios sao negocios e isso se ajeita facilmente, basta com que o Brasil quando faça a sua abertura economica beneficie as empresas de paises que apoiem formalmente a sua entrada na OCDE, ja veriam como os mesmos empresarios franceses e alemaes pressionariam seus respectivos governos para aceitar o Brasil nessa instituiçao e em outras mais.

knigh7
Sênior
Sênior

#1494 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 21, 2019 9:44 am

Zelhos
Avançado
Avançado
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#1495 Mensagem por Zelhos » Qui Mar 21, 2019 11:16 am

Já estava tudo certo para o Brasil entrar na OCDE, quem vetou isso foi o próprio Trump, a aprovação dele não é vitória alguma para o governo, muito pelo contrário, é chantagem.

https://www.correiobraziliense.com.br/a ... ocde.shtml

Essa é só mais uma caracu de alguém que um dia se disse nacionalista.

Um dia é da caça... o outro do caçador...

Imagem
paulof
Júnior
Júnior
Agradeceu: 14 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#1496 Mensagem por paulof » Qui Mar 21, 2019 1:37 pm

GIL escreveu: Qui Mar 21, 2019 8:33 am Mexico e Chile estao nao OCDE e nenhum dos dois é rico ou desenvolvido, creio que a entrada do Brasil na OCDE é algo positivo para o mesmo organismo, baixo o meu ponto de vista. Porem como a politica mundial esta dominada pela ideologia de esquerda, Chile mesmo entrou na OCDE quando tinha Bachelet de presidente, eu tenho a minhas duvidas se a entrada do Brasil nesse organismo vai ser algo bem recebido por algumas autoridades da UE hostis ao Bolsonaro.

Pensem no quadro de uma forma macro, Orban, Trump, Salvini, Bolsonaro tem que fracassar, para essa gente poder seguir avançando.

Porem negocios sao negocios e isso se ajeita facilmente, basta com que o Brasil quando faça a sua abertura economica beneficie as empresas de paises que apoiem formalmente a sua entrada na OCDE, ja veriam como os mesmos empresarios franceses e alemaes pressionariam seus respectivos governos para aceitar o Brasil nessa instituiçao e em outras mais.
No caso do México pesou ser membro do Nafta, o Chile ser um país desde meados 1980s ser um país com uma política macro bem acertada, incrível seria não estar lá. No caso do Brasil pesou muita inépcia quando a situação seria mais fácil e recentemente a falta de reformas em um país já em crise, tanto que nem temos grau de investimento.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#1497 Mensagem por prp » Qui Mar 21, 2019 4:35 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Mar 20, 2019 5:17 pm
prp escreveu: Qua Mar 20, 2019 3:34 pm O cara só fez parceria CARACU. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

PQP. Que presidente lixo.
Rapaz, com essa foto é difícil levar a sério seu critério. rsrsrs

Mas bom mesmo foi reconhecer a China como economia de mercado...
Tá Serto então :lol:

Trump aumentou em 2000% o imposto de importação de aço brasileiro e o Jênio resolve abrir mão de algo que nos favorece em troca de promessa de algo cuja utilidade é questionável?

Caracu sem tirar nem por. :lol:

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2575 vezes
Agradeceram: 1047 vezes

#1498 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 21, 2019 5:49 pm

O Brasil ficou de fora dessa taxação de 25%, se não me engano, eles liberaram o aço do Brasil e Coréia do Sul.

Agora o europeus "mui amigos" impuseram barreiras contra nosso aço esse ano.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
knigh7
Sênior
Sênior

#1499 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 21, 2019 9:00 pm

Zelhos escreveu: Qui Mar 21, 2019 11:16 am Já estava tudo certo para o Brasil entrar na OCDE, quem vetou isso foi o próprio Trump, a aprovação dele não é vitória alguma para o governo, muito pelo contrário, é chantagem.

Imagina que estava tudo certo para o Brasil entrar no OCDE no ano passado...

E os membros não iriam conceder esse ingresso grátis, sem contrapartidas ao interesse deles.

Zelhos
Avançado
Avançado
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#1500 Mensagem por Zelhos » Qui Mar 21, 2019 10:26 pm

knigh7 escreveu: Qui Mar 21, 2019 9:00 pm
Zelhos escreveu: Qui Mar 21, 2019 11:16 am Já estava tudo certo para o Brasil entrar na OCDE, quem vetou isso foi o próprio Trump, a aprovação dele não é vitória alguma para o governo, muito pelo contrário, é chantagem.

Imagina que estava tudo certo para o Brasil entrar no OCDE no ano passado...

E os membros não iriam conceder esse ingresso grátis, sem contrapartidas ao interesse deles.
Eles já tinham dado o apoio, nem todo mundo age como o Trump, que foi o único a barrar.

Um dia é da caça... o outro do caçador...

Imagem
Responder