PLA Navy Tests Civilian Container Ship for Underway Replenishment
Marinha da República Popular da China (PLAN)
Moderador: Conselho de Moderação
- Suetham
- Sênior
- Agradeceu: 303 vezes
- Agradeceram: 647 vezes
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
https://maritime-executive.com/article/ ... -auxiliary
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5865 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Um conceito que deveria ser muito bem estudado pela MB e outras marinhas na mesma situação.Suetham escreveu: Seg Ago 22, 2022 8:57 pm https://maritime-executive.com/article/ ... -auxiliaryPLA Navy Tests Civilian Container Ship for Underway Replenishment
Seria o caso de saber se a nossa marinha mercante daria conta de oferecer os navios em número adequados que possam contribuir no caso de necessidade.
Até onde eu sei, a marinha mercante brasileira sofreu um processo de desconstrução igual ao da indústria naval nas últimas décadas. E o horizonte não é necessariamente bom.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Para nossa infelicidade, a capacidade construtiva naval e tecnológica chinesa irá continuar sendo solenemente ignorada pela MB e demais forças armadas no Brasil, menos por questões técnico-industriais do que por pura e simples birra ideológica e política de almirantes e OG que ainda teimam em orientar a gestão da nossa defesa pautada na defesa de ideias alheias aos nossos interesses, sejam eles militares ou não.
Para uma marinha que afirma que as nossas áreas de interesse para a defesa naval vão do caribe até a costa ocidental no pacífico da América do Sul passando Antártica, soa no mínimo contraditório insistir em obter praticamente tudo o que se precisa para uma esquadra única e exclusivamente de dois fornecedores que já deram mais que provas que na primeira oportunidade nos dão uma facada nas costas sem nenhum remorso.
Enfim, não estou dizendo que devemos ir lá e comprar tudo e mais um pouco para termos a esquadra que a MB precisa, mas que precisamos no mínimo parar de ignorar os chineses, e outros países asiáticos, como fornecedores de produtos e soluções para a nossa defesa no campo naval. "Só isso".
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Que falta faz um desses por aqui. E mais falta ainda faz uma cultura de aviação para pública nos Estados\Municípios e mesmo na esfera federal.
Mas um dia a gente chega lá... espero.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Eu penso aqui com os meus botões que este tipo de helo é uma necessidade para qualquer força armada que deseje ter uma real capacidade de sustentar logística e operacionalmente ações no mínimo a nível de brigada e até mesmo divisão, se e quando necessário. E o Brasil ainda é um destes países, penso, mesmo tendo flertado no passado com o Chinook, sem maiores consequências.Suetham escreveu: Seg Ago 22, 2022 8:21 pmEsse desenvolvimento conjunto sino-russo(AC332 AHL) só vai estar disponível para lá de 2030, isso desconsiderando que os chineses estão seriamente pensando em desenvolver sozinhos o heli pesado, excluindo os russos da jogada, isto porque alguns deles ligados a indústria de aviação chinês já haviam reclamado sobre os russos serem colaboradores ruins, além disso, os motores na briga do heli foi selecionado para ser da Ucrânia e o outro russo, eu duvido muito de que a Ucrânia faça qualquer desenvolvimento junto a China e a Rússia no futuro depois da invasão em fev/2022, e os russos continuam no mesmo problema, ou seja, a China teria que estar disposta a aceitar o fato de que os russos serão seus únicos colaboradores, uma coisa que eu tenho certeza que não agradará eles pelas declarações vazadas dos russos serem péssimos colaboradores qualificados.FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Olá @Suetham
Voltando ao tema dos helos para um assalto anfíbio em Taiwan, o que posso comentar em adendo é:
A China aparentemente estancou há tempos o desenvolvimento do seu helo pesado em parceria com os russos. Procurei novas informações sobre ele mas não encontrei nenhuma novidade concreta, apenas rebates de seu lançamento por volta de 2016\2017. Este tipo de helo seria, na verdade ainda é, de importância fulcral para qualquer tipo de estratégia em relação a Taiwan, já que as características propostas o fariam compensar de certa forma a ausência de helos em quantidades maiores dos já citados.
Quanto aos russos não serem bons parceiros, eu acho que temos de ver a questão pelo lado mais político do que técnico, já que os chineses também não são exatamente - ou ainda não provaram ser - bons em colaboração militar no sentido de desenvolvimentos conjuntos. Mas como no caso do CR929, o que parece estar acontecendo é o mesmo de sempre, cada um está defendendo os seus interesses e querendo tirar a maior vantagem\proveito possível do outro lado.
Imagino que com ou sem os russos eles irão terminar este projeto, já que helos pesados são essenciais para manter o esforço de transporte e apoio logístico de qualquer ação militar contra Taiwan, e eles sabem disso, já que aeronaves de asas fixas são bem mais complicadas de atuar e manter em um eventual cenário de guerra com a ilha.
Os russos chegaram a lançar o conceito do Mil Mi-46, um helo um pouco abaixo do Mi-26 mas comparável em capacidades ao CH-53K e ao CH-47F Chinook. Se ele fosse para frente poderia ser um ótimo adendo para nossas forças. Mas isso fica para um dia quem sabe.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Suetham escreveu: Seg Ago 22, 2022 8:21 pmCaramba, é quase um KC-390 STOVLFCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Na verdade, existe. Mas é na forma de projeto de UAV recon embarcado(CH-10).
https://www.globaltimes.cn/page/202207/1269736.shtml
Eles estão trabalhando nos fundamentos, mas desenvolver uma aeronave com desempenho semelhante ao V-22 é outra história, mas o conceito está sendo trabalhado, o que vai brecar o projeto é a disponibilidade de motores de alto desempenho, que levará tempo, apesar da prioridade em recursos ter sido alocada para esse setor - lembre-se, uma lacuna de 3 décadas em material e tecnologia de fabricação é muito para alcançar, e agora não faz mais de uma década desde que eles começaram seu foco nisso. Esse drone CH-10 eu já vi ele em foto sendo empregado em um navio do PLAN recentemente, mas vai ser um pouco difícil eu encontrar essa imagem.
Se surpreenda então:
https://www.cavok.com.br/china-estaria- ... to-anfibio
O tiltrotor acima denominado de Blue Whale da AVIC tem um peso de decolagem de 60 ton, quase 3x mais do que o V-22.
Segue bem o conceito de forças móveis multi plataformas baseadas em capacidades que temos aqui na END e para as quais a mobilidade depende essencialmente do uso de vetores capazes de fazer garanti-la.
Tanto este conceito com o do helo pesado irão contribuir para que se possa alcançar as condições necessárias para suportar as operações em longas distâncias.
Outra coisa é que este peso de 60 ton acho ser excessivo mesmo para um navio do porte dos Type 075. Talvez algo na faixa das 30 ton ainda vá lá operar embarcado, mas isto ainda vamos ver como fica. O MTOW do proposto helo pesado sino-russo está cotado em 42 ton e não terá versão naval com disseste. Os CH-53K tem MDGW de 39.9 ton enquanto o CH47F chega a 22,6 ton.
Eu contudo não ficaria triste se por acaso este projeto bater aqui na porta de casa querendo entrar.
Carpe Diem
- Suetham
- Sênior
São duas variantes em desenvolvimento sob o projeto do Blue Whale. A variante pesada do Blue Whale é na faixa de 60 toneladas, mas a versão média do tiltrotor terá um peso de decolagem de metade da versão pesada, ou seja, algo entre 5-7 toneladas acima do CMV-22, algo próximo de 30 toneladas como você afirma.FCarvalho escreveu: Ter Ago 23, 2022 12:50 pm Outra coisa é que este peso de 60 ton acho ser excessivo mesmo para um navio do porte dos Type 075. Talvez algo na faixa das 30 ton ainda vá lá operar embarcado, mas isto ainda vamos ver como fica.
Mas eu não disse que o heli sino-russo(AHL) teria uma versão naval.FCarvalho escreveu: Ter Ago 23, 2022 12:50 pm O MTOW do proposto helo pesado sino-russo está cotado em 42 ton e não terá versão naval com disseste. Os CH-53K tem MDGW de 39.9 ton enquanto o CH47F chega a 22,6 ton.
- FCarvalho
- Sênior
Sim, eu compreendi o que disseste. Não haverá versão naval deste helo pesado, até porque ele não caberia em navio algum com o peso e tamanho projetados.Suetham escreveu: Ter Ago 23, 2022 7:04 pmMas eu não disse que o heli sino-russo(AHL) teria uma versão naval.FCarvalho escreveu: Ter Ago 23, 2022 12:50 pm O MTOW do proposto helo pesado sino-russo está cotado em 42 ton e não terá versão naval com disseste. Os CH-53K tem MDGW de 39.9 ton enquanto o CH47F chega a 22,6 ton.
Carpe Diem
- Suetham
- Sênior
Uma delegação da marinha chinesa na plataforma de simulação de compatibilidade eletromagnética em Wuhan.
- Suetham
- Sênior
https://www.globaltimes.cn/page/202208/1273665.shtml
China restarts mass production of Type 052D destroyers, media reports say
- FCarvalho
- Sênior
O que aconteceu com o projeto do Type 054B
Carpe Diem