Testes de torpedo antes do carregamento no navio
Marinha da República Popular da China (PLAN)
Moderador: Conselho de Moderação
- Suetham
- Sênior
- Agradeceu: 302 vezes
- Agradeceram: 646 vezes
Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)
Para registro, a montagem de 5-6 destróieres em uma única doca seca é um reflexo da força da construção naval nacional sim, mas também das especificidades do estaleiro em questão. Não é um indicador absoluto de capacidade industrial em nível nacional - você ainda pode ser uma nação formidável de construção naval sem ela. Durante a Guerra Fria, os EUA certamente tiveram períodos em que conseguiram lançar vários navios em um ano de maneira impressionante, embora eu não tenho certeza se eles já tiveram estaleiros onde montariam 5-6 destróieres em uma única doca seca. Eu acredito que o pico da construção naval dos EUA na Guerra Fria era envolvendo 8 navios da classe Spruance em 1979(parece que o PLAN quebrou esse recorde há vários anos). Eles construíram 6 deles simultaneamente construídos em Ingalls, mas não tenho certeza se eles foram construídos em uma única doca seca como no caso aqui da China.
- Suetham
- Sênior
O primeiro voo da aeronave recém-pintada do grande anfíbio de combate a incêndios AG-600.
Também se fala que será substituído por um novo motor doméstico para produção em massa.
- Suetham
- Sênior
2 contratorpedeiros Type 055, 103 Anshan e 104 Wuxi, designados para a 1ª Flotilha de Contratorpedeiros da Frota do Norte, realizaram recentemente um exercício de artilharia juntos. A frota treina em fogo anti-navio, antiaéreo e anti-submarino, bem como defesa de torpedos.
- Suetham
- Sênior
O desenvolvimento e as mudanças de contratorpedeiros na Marinha Chinesa nos últimos 20 anos
- Suetham
- Sênior
Fogo total! Desempenho de tiro real da subdivisão de armas de fogo diretas. Um esquadrão de artilharia de uma brigada do Corpo Terrestre da Marinha Chinesa (PLANMC) realizou treinamento de tiro real. O obus montado em veículo PCL-181 de 155 mm e a argamassa autopropulsada com rodas Tipo 05 de 120 mm participaram. O PCL-181 foi confirmado para ser implantado no Corpo de Terra da Marinha durante este treinamento.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5861 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Olá @Suetham
Voltando ao tema dos helos para um assalto anfíbio em Taiwan, o que posso comentar em adendo é:
A China aparentemente estancou há tempos o desenvolvimento do seu helo pesado em parceria com os russos. Procurei novas informações sobre ele mas não encontrei nenhuma novidade concreta, apenas rebates de seu lançamento por volta de 2016\2017. Este tipo de helo seria, na verdade ainda é, de importância fulcral para qualquer tipo de estratégia em relação a Taiwan, já que as características propostas o fariam compensar de certa forma a ausência de helos em quantidades maiores dos já citados.
Um único helo pesado deste constitui um plus logístico e operacional inigualável, ainda que suas capacidades citadas sejam menores que as do Mil Mi-26. Para sustentar o apoio logístico de desembarque naquela ilha, atualmente a única alternativa viável seria a aquisição de um número expressivo daquele helo russo, algo que parece os chineses não estão interessados. Para constar, o última versão do Mil Mi-26 T2 afirma-se pode levar até 82 tropas ou 22 ton de carga no interior ou suspensa sob o helo. Na prática, genericamente falando, apenas 8 destes helos podem podem transportar um batalhão de infantaria na íntegra (600+) do continente para a ilha nas primeiras ondas de assalto, ou fazer o mesmo com 20+ ton de equipamentos\suprimentos, e manter esta ponte ao longo do processo de desembarque.
Não há até o momento de o projeto do helo pesado sino-russo dispor de versão naval embarcada que possa operar nos Type 075.
Falando em Type 075, estes navios por enquanto também não existem em quantidade suficiente para suportar uma operação naquela ilha, de forma que os chineses projetam dispor operacionalmente de 6 deles até 2035 conforme se sabe de público. Isto daria uma capacidade bem mais crível de assalto aeronaval, de forma a equipar 4 FT cobrindo todos os lados da ilha, e cercando a mesma, e ainda sobrando navios para eventuais recomposição, reserva e\ou atuação em outras áreas do mar da China. Deve-se levar em conta que o grupo embarcado destes navios além do Z-9 e Z-8 também devem levar consigo outros tipos de helos como os Z-10\19 de ataque e Z-20, que ainda estão entrando em operação nas forças militares chinesas. Considerando que eles podem receber até 30 helos em seu hangar e, teoricamente, estacionar ao menos outros 15 helos em seu convoo, totalizando 45 helos, temos uma capacidade bastante robusta ainda para efeito de assalto aeronaval. Resta saber qual seria a divisão entre os modelos de forma a permitir, digamos, o assalto aéreo de pelo menos uma companhia de infantaria.
Ainda há de se considerar que possivelmente no futuro os chineses possam também aventar um derivado do J-35 STOVL para operação nos Type 075, como é de praxe eles imitarem quase tudo que os norte americanos fazem em matéria militar. Se isto for verdade, a conta de helos pode ser diminuída caso os novos Nae chineses não estejam todos preparados para fazer a cobertura aérea da frota de desembarque. Só não se sabe se eles irão de fato tentar lançar mais este projeto. Do ponto de vista ilustrativo é possível encontrar na internet algumas poucas imagens do que seria um navio como este com caças embarcados.
Um outro vetor que deve chamar a atenção é o Z-20, o homólogo chinês do Black Hawk, e que hora está entrando em operação nas ffaa's armadas do país. Eu não saberia dizer quantos destes helos estão hoje em operação, mas sabe-se que pelo menos o exército e a força aérea já receberam o mesmo, de forma que a marinha ainda não foi aquinhoada ou está na fila para receber futuras versões de transporte dele para operar nos Type 071 e 075. A versão ASW\ASupW não tenho certeza se já está operacional. O que se sabe sobre alcance e capacidade de transporte deste helo é que ele carrega 12 a 15 tropas e cerca de 4 ton externamente, ou 1 ton na cabine. O alcance seria de 560 km, o que permitiria a ele fazer apenas 2 pernas (ida e volta cada) na menor distância entre a ilha e o continente antes de ser reabastecido. É pouco, mas já seria um auxílio importante ao menos no que diz respeito a introdução e apoio de forças especiais na ilha, principalmente.
Uma terceira questão que vi é que os chineses estão trabalhando também em vetores STOVL como o V-22, sem que se tenha apresentado até o momento algo concreto na forma de protótipo ou mesmo projeto até onde consigo saber. Mas não é difícil imaginar que eles estejam pensando, ou mesmo desenvolvendo, algo neste sentido. Não seria surpresa que no próximo Zuhai Air Show possamos ver novidades sobre este campo. Este tipo de vetor seria muito útil também para efeito de assalto aeronaval, apoio a forças especiais e também suprimento logístico. Apesar de não haver nada nos planos norte americanos para um vetor maior que o V-22 na prática, nada impede os chineses de os ultrapassar, e nos surpreender, com um vetor maior que aquele. O emprego dele seria naturalmente bastante amplo nas três forças chinesas.
Por fim, há se citar o mais novo modelo 'civil' de helo chinês na forma do AC313A, derivado do AC313, ambos helos de porte médio grande, e que poderemos em maior ou menor tempo sendo empregado também nas forças militares chinesas. As capacidades deste modelo são bem atrativas para transporte de tropas e carga e sua introdução nas cores da marinha, força aérea ou exercito seriam um adendo muito bem vindo às capacidades militares chinesas. Mas isto ainda vai levar um tempo já que ele fez sua estréia há pouco tempo.
Pensa em um helo bonito.
Voltando ao tema dos helos para um assalto anfíbio em Taiwan, o que posso comentar em adendo é:
A China aparentemente estancou há tempos o desenvolvimento do seu helo pesado em parceria com os russos. Procurei novas informações sobre ele mas não encontrei nenhuma novidade concreta, apenas rebates de seu lançamento por volta de 2016\2017. Este tipo de helo seria, na verdade ainda é, de importância fulcral para qualquer tipo de estratégia em relação a Taiwan, já que as características propostas o fariam compensar de certa forma a ausência de helos em quantidades maiores dos já citados.
Um único helo pesado deste constitui um plus logístico e operacional inigualável, ainda que suas capacidades citadas sejam menores que as do Mil Mi-26. Para sustentar o apoio logístico de desembarque naquela ilha, atualmente a única alternativa viável seria a aquisição de um número expressivo daquele helo russo, algo que parece os chineses não estão interessados. Para constar, o última versão do Mil Mi-26 T2 afirma-se pode levar até 82 tropas ou 22 ton de carga no interior ou suspensa sob o helo. Na prática, genericamente falando, apenas 8 destes helos podem podem transportar um batalhão de infantaria na íntegra (600+) do continente para a ilha nas primeiras ondas de assalto, ou fazer o mesmo com 20+ ton de equipamentos\suprimentos, e manter esta ponte ao longo do processo de desembarque.
Não há até o momento de o projeto do helo pesado sino-russo dispor de versão naval embarcada que possa operar nos Type 075.
Falando em Type 075, estes navios por enquanto também não existem em quantidade suficiente para suportar uma operação naquela ilha, de forma que os chineses projetam dispor operacionalmente de 6 deles até 2035 conforme se sabe de público. Isto daria uma capacidade bem mais crível de assalto aeronaval, de forma a equipar 4 FT cobrindo todos os lados da ilha, e cercando a mesma, e ainda sobrando navios para eventuais recomposição, reserva e\ou atuação em outras áreas do mar da China. Deve-se levar em conta que o grupo embarcado destes navios além do Z-9 e Z-8 também devem levar consigo outros tipos de helos como os Z-10\19 de ataque e Z-20, que ainda estão entrando em operação nas forças militares chinesas. Considerando que eles podem receber até 30 helos em seu hangar e, teoricamente, estacionar ao menos outros 15 helos em seu convoo, totalizando 45 helos, temos uma capacidade bastante robusta ainda para efeito de assalto aeronaval. Resta saber qual seria a divisão entre os modelos de forma a permitir, digamos, o assalto aéreo de pelo menos uma companhia de infantaria.
Ainda há de se considerar que possivelmente no futuro os chineses possam também aventar um derivado do J-35 STOVL para operação nos Type 075, como é de praxe eles imitarem quase tudo que os norte americanos fazem em matéria militar. Se isto for verdade, a conta de helos pode ser diminuída caso os novos Nae chineses não estejam todos preparados para fazer a cobertura aérea da frota de desembarque. Só não se sabe se eles irão de fato tentar lançar mais este projeto. Do ponto de vista ilustrativo é possível encontrar na internet algumas poucas imagens do que seria um navio como este com caças embarcados.
Um outro vetor que deve chamar a atenção é o Z-20, o homólogo chinês do Black Hawk, e que hora está entrando em operação nas ffaa's armadas do país. Eu não saberia dizer quantos destes helos estão hoje em operação, mas sabe-se que pelo menos o exército e a força aérea já receberam o mesmo, de forma que a marinha ainda não foi aquinhoada ou está na fila para receber futuras versões de transporte dele para operar nos Type 071 e 075. A versão ASW\ASupW não tenho certeza se já está operacional. O que se sabe sobre alcance e capacidade de transporte deste helo é que ele carrega 12 a 15 tropas e cerca de 4 ton externamente, ou 1 ton na cabine. O alcance seria de 560 km, o que permitiria a ele fazer apenas 2 pernas (ida e volta cada) na menor distância entre a ilha e o continente antes de ser reabastecido. É pouco, mas já seria um auxílio importante ao menos no que diz respeito a introdução e apoio de forças especiais na ilha, principalmente.
Uma terceira questão que vi é que os chineses estão trabalhando também em vetores STOVL como o V-22, sem que se tenha apresentado até o momento algo concreto na forma de protótipo ou mesmo projeto até onde consigo saber. Mas não é difícil imaginar que eles estejam pensando, ou mesmo desenvolvendo, algo neste sentido. Não seria surpresa que no próximo Zuhai Air Show possamos ver novidades sobre este campo. Este tipo de vetor seria muito útil também para efeito de assalto aeronaval, apoio a forças especiais e também suprimento logístico. Apesar de não haver nada nos planos norte americanos para um vetor maior que o V-22 na prática, nada impede os chineses de os ultrapassar, e nos surpreender, com um vetor maior que aquele. O emprego dele seria naturalmente bastante amplo nas três forças chinesas.
Por fim, há se citar o mais novo modelo 'civil' de helo chinês na forma do AC313A, derivado do AC313, ambos helos de porte médio grande, e que poderemos em maior ou menor tempo sendo empregado também nas forças militares chinesas. As capacidades deste modelo são bem atrativas para transporte de tropas e carga e sua introdução nas cores da marinha, força aérea ou exercito seriam um adendo muito bem vindo às capacidades militares chinesas. Mas isto ainda vai levar um tempo já que ele fez sua estréia há pouco tempo.
Pensa em um helo bonito.
Carpe Diem
- Suetham
- Sênior
Esse desenvolvimento conjunto sino-russo(AC332 AHL) só vai estar disponível para lá de 2030, isso desconsiderando que os chineses estão seriamente pensando em desenvolver sozinhos o heli pesado, excluindo os russos da jogada, isto porque alguns deles ligados a indústria de aviação chinês já haviam reclamado sobre os russos serem colaboradores ruins, além disso, os motores na briga do heli foi selecionado para ser da Ucrânia e o outro russo, eu duvido muito de que a Ucrânia faça qualquer desenvolvimento junto a China e a Rússia no futuro depois da invasão em fev/2022, e os russos continuam no mesmo problema, ou seja, a China teria que estar disposta a aceitar o fato de que os russos serão seus únicos colaboradores, uma coisa que eu tenho certeza que não agradará eles pelas declarações vazadas dos russos serem péssimos colaboradores qualificados.FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Olá @Suetham
Eu concordo totalmente com isso. Esses helis super pesados da classe do CH-53K ou Mi-26 são essenciais para a China assim como são para Rússia e EUA, o problema é que o atual desenvolvimento deste heli super pesado da China está ainda em desenvolvimento e as recentes mudanças no mercado militar após a invasão da Rússia na Ucrânia com toda a certeza vão impactar nesse projeto, eu acho que os chineses vão acabar assumindo todo o projeto sozinhos. Vale lembrar que este projeto é da classe de peso entre o CH-53K e o Mi-26.FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Um único helo pesado deste constitui um plus logístico e operacional inigualável, ainda que suas capacidades citadas sejam menores que as do Mil Mi-26. Para sustentar o apoio logístico de desembarque naquela ilha, atualmente a única alternativa viável seria a aquisição de um número expressivo daquele helo russo, algo que parece os chineses não estão interessados. Para constar, o última versão do Mil Mi-26 T2 afirma-se pode levar até 82 tropas ou 22 ton de carga no interior ou suspensa sob o helo. Na prática, genericamente falando, apenas 8 destes helos podem podem transportar um batalhão de infantaria na íntegra (600+) do continente para a ilha nas primeiras ondas de assalto, ou fazer o mesmo com 20+ ton de equipamentos\suprimentos, e manter esta ponte ao longo do processo de desembarque.
Não há.FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Não há até o momento de o projeto do helo pesado sino-russo dispor de versão naval embarcada que possa operar nos Type 075.
O projeto de longo prazo prevê até 8 Type 075, ainda acho que esses números terão que ser revisados para cima, eu prevejo algo entre 12 Type 075, o que vai em encontro com as estimativas viáveis do Janes que coloca o mesmo número necessário para a China realizar as funções de assalto anfíbio entre outros é claro. Inclusive eu acho que esse número é o que atende razoavelmente o que você disse "Isto daria uma capacidade bem mais crível de assalto aeronaval, de forma a equipar 4 FT cobrindo todos os lados da ilha, e cercando a mesma, e ainda sobrando navios para eventuais recomposição, reserva e\ou atuação em outras áreas do mar da China."FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Falando em Type 075, estes navios por enquanto também não existem em quantidade suficiente para suportar uma operação naquela ilha, de forma que os chineses projetam dispor operacionalmente de 6 deles até 2035 conforme se sabe de público. Isto daria uma capacidade bem mais crível de assalto aeronaval, de forma a equipar 4 FT cobrindo todos os lados da ilha, e cercando a mesma, e ainda sobrando navios para eventuais recomposição, reserva e\ou atuação em outras áreas do mar da China.
Eu citei apenas os heli com função dedicado de transporte de tropas, mostrando a importância do agrupamento aéreo em uma operação em Taiwan. Mas eu concordo, deve-se levar em conta os outros helis como o Z-10 que já realizaram exercícios de pouso e decolagem de navios tanque que eu anexei logo acima, além dos exercícios nos próprios navios de assalto anfíbio, o Z-20 tem funções de ASuW e ASW, mas permite transportar tropas, mas a carga útil é menor. Tudo vai depender da missão e dos meios disponíveis do momento.FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Deve-se levar em conta que o grupo embarcado destes navios além do Z-9 e Z-8 também devem levar consigo outros tipos de helos como os Z-10\19 de ataque e Z-20, que ainda estão entrando em operação nas forças militares chinesas. Considerando que eles podem receber até 30 helos em seu hangar e, teoricamente, estacionar ao menos outros 15 helos em seu convoo, totalizando 45 helos, temos uma capacidade bastante robusta ainda para efeito de assalto aeronaval. Resta saber qual seria a divisão entre os modelos de forma a permitir, digamos, o assalto aéreo de pelo menos uma companhia de infantaria.
Uma versão STOVL ainda é certamente uma incógnita. Aparece alguns CGIs de vez em quando, em outros momentos fotos não verificadas, eu mesmo postei algumas atrás aí com o Deino colocando em dúvida essa foto. Na minha opinião, o conceito do Type 076 com EMALS e AAG me parece ser o mais provável que a China possa desenvolver, pelo menos até onde posso verificar em termos de informações disponíveis de desenvolvimento de aeronaves da China.FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Ainda há de se considerar que possivelmente no futuro os chineses possam também aventar um derivado do J-35 STOVL para operação nos Type 075, como é de praxe eles imitarem quase tudo que os norte americanos fazem em matéria militar. Se isto for verdade, a conta de helos pode ser diminuída caso os novos Nae chineses não estejam todos preparados para fazer a cobertura aérea da frota de desembarque. Só não se sabe se eles irão de fato tentar lançar mais este projeto. Do ponto de vista ilustrativo é possível encontrar na internet algumas poucas imagens do que seria um navio como este com caças embarcados.
Claro, existem confirmações de que a China está desenvolvendo um caça STOVL, como este aqui:
https://www.navyrecognition.com/2723-ch ... y-started-
O que eu discordo, provavelmente é um contrato de desenvolvimento para a tecnologia de motor associada e não um caça. Embora eu também não posso descartar que o caça STOVL possa ser desenvolvido, só que este é um desenvolvimento que eu não vejo sentido no futuro próximo.
O PLAGF, PLAAF e o PAP receberam o Z-20. A PLAN/PLANMC por enquanto não vimos entrar em serviço, mas isso ocorrerá em breve. No momento, não existe desenvolvimento naval do Z-20 de transporte de tropas, os únicos desenvolvimentos são ASW e o ASuW/CSAR.FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Um outro vetor que deve chamar a atenção é o Z-20, o homólogo chinês do Black Hawk, e que hora está entrando em operação nas ffaa's armadas do país. Eu não saberia dizer quantos destes helos estão hoje em operação, mas sabe-se que pelo menos o exército e a força aérea já receberam o mesmo, de forma que a marinha ainda não foi aquinhoada ou está na fila para receber futuras versões de transporte dele para operar nos Type 071 e 075. A versão ASW\ASupW não tenho certeza se já está operacional. O que se sabe sobre alcance e capacidade de transporte deste helo é que ele carrega 12 a 15 tropas e cerca de 4 ton externamente, ou 1 ton na cabine. O alcance seria de 560 km, o que permitiria a ele fazer apenas 2 pernas (ida e volta cada) na menor distância entre a ilha e o continente antes de ser reabastecido. É pouco, mas já seria um auxílio importante ao menos no que diz respeito a introdução e apoio de forças especiais na ilha, principalmente.
Na verdade, existe. Mas é na forma de projeto de UAV recon embarcado(CH-10).FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Uma terceira questão que vi é que os chineses estão trabalhando também em vetores STOVL como o V-22, sem que se tenha apresentado até o momento algo concreto na forma de protótipo ou mesmo projeto até onde consigo saber. Mas não é difícil imaginar que eles estejam pensando, ou mesmo desenvolvendo, algo neste sentido. Não seria surpresa que no próximo Zuhai Air Show possamos ver novidades sobre este campo. Este tipo de vetor seria muito útil também para efeito de assalto aeronaval, apoio a forças especiais e também suprimento logístico.
https://www.globaltimes.cn/page/202207/1269736.shtml
Eles estão trabalhando nos fundamentos, mas desenvolver uma aeronave com desempenho semelhante ao V-22 é outra história, mas o conceito está sendo trabalhado, o que vai brecar o projeto é a disponibilidade de motores de alto desempenho, que levará tempo, apesar da prioridade em recursos ter sido alocada para esse setor - lembre-se, uma lacuna de 3 décadas em material e tecnologia de fabricação é muito para alcançar, e agora não faz mais de uma década desde que eles começaram seu foco nisso. Esse drone CH-10 eu já vi ele em foto sendo empregado em um navio do PLAN recentemente, mas vai ser um pouco difícil eu encontrar essa imagem.
Se surpreenda então:FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Apesar de não haver nada nos planos norte americanos para um vetor maior que o V-22 na prática, nada impede os chineses de os ultrapassar, e nos surpreender, com um vetor maior que aquele. O emprego dele seria naturalmente bastante amplo nas três forças chinesas.
https://www.cavok.com.br/china-estaria- ... to-anfibio
O tiltrotor acima denominado de Blue Whale da AVIC tem um peso de decolagem de 60 ton, quase 3x mais do que o V-22.
O AC313A tem um desempenho igual ao Z-8L. Um grande número de Z-8L realizam rotineiramente exercícios em conjunto com Z-20, mostrando as fortes capacidades de ataque aéreo da combinação, não apenas isso, eles realizam exercícios com grupo de heli de ataque Z-10 e Z-19 que abrem o caminho e escoltam os heli de transporte. Os Z-20 transportam os soldados com armas leves que penetram profundamente no campo de batalha, em seguida as tropas desembarcam no solo. Carregando equipamentos pesados, os Z-8L vieram depois dos Z-20 para apoiar os soldados de infantaria transportando equipamentos e veículos pesados. Estão em serviço desde pelo menos 2021. Eu diria que é mais provável o PLAN/PLANMC adotar o AC313A do que o PLAGF e PLAAF, o segundo já tem o Z-8L em serviço.FCarvalho escreveu: Dom Ago 21, 2022 3:10 pm Por fim, há se citar o mais novo modelo 'civil' de helo chinês na forma do AC313A, derivado do AC313, ambos helos de porte médio grande, e que poderemos em maior ou menor tempo sendo empregado também nas forças militares chinesas. As capacidades deste modelo são bem atrativas para transporte de tropas e carga e sua introdução nas cores da marinha, força aérea ou exercito seriam um adendo muito bem vindo às capacidades militares chinesas. Mas isto ainda vai levar um tempo já que ele fez sua estréia há pouco tempo.
Pensa em um helo bonito.
- Suetham
- Sênior
https://www.globaltimes.cn/page/202208/1273487.shtml
Chinese PLA's two newly commissioned large destroyers 'ready for combat' with latest drills