Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lord Nauta
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1456 Mensagem por Lord Nauta » Qui Fev 07, 2019 10:13 pm

FCarvalho escreveu: Qui Fev 07, 2019 2:19 pm E um LHD puro. Mas bem maior que o Carvour. Os italianos não teriam problemas em adaptar o navio para operar como um Nae stobar.

Abs
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1457 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 09, 2019 11:31 am

Na minha ignóbil opinião, a melhor relação custo benefício para um novo Nae para a MB deve ser um projeto baseado no INS Vycrant.
Ele basicamente é do mesmo tamanho do Nae SP, com umas poucas toneladas a mais e, claro, conta com toda a evolução tecnológica de seu tempo.
O GAE leva cerca de 30 aeronaves entre caças, helos e outros tipos.
Ele permite inclusive maior margem de escolha no que compete este item. Inclusive uma eventual versão naval do Gripen.
Não esquecer que a Índia está selecionado ainda um novo caça naval, com 54 unidades em questão. A demanda da MB, se nada mudou, continua em 48 unidades.
Se soubermos unir interesses comuns a oportunidades de ocasião, mesmo a Índia não sendo parte do rol de países que as ffaa's aqui adoram babar ovo, está pode ser uma iniciativa muito interessante, e boa para ambas as partes. É o famoso ganha-ganha. Algo que tradicionalmente não se consegue com USA e europeus.
A ver.

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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1458 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 11, 2019 1:41 pm

Duvido muito que a MB vá optar por um projeto da Índia, com certeza, vai se associar a um estaleiro europeu.




Não temais ímpias falanges,
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1459 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 11, 2019 4:14 pm

Eu também duvido. Mas não custa nada a gente pensar né... :mrgreen:

Afinal, vai que.

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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1460 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 14, 2019 9:35 pm

Situação atual da modernização dos A-4 na aviação naval. Apenas 6 caças, sendo 4 mono e 2 biplace.

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... iQcxmKVhRU

A vida nunca é exatamente justa.

abs




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1461 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 16, 2019 5:22 pm

Só uma dúvida, onde saiu que a MB optou por um PA stobar?
Sempre lí que ela fazia questão das catapultas.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1462 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 16, 2019 9:17 pm

Em um encontro promovido pela revista ASAS em setembro do ano passado sobre o futuro da aviação naval o cmde desta, quando questionado sobre a substituição do Nae São Paulo e o futuro do Pronae, arguiu que a MB trabalha agora com um navio entre 30 e 40 mil toneladas e Stobar. Questão de custos e viabilidade econômica para manutenção e operacionalidade.
Segundo o planejamento, na próxima década serão levados a efeito estudos que irão definir o projeto e as características finais do novo Nae. Uma vez isso feito, a ideia é definir os caças.
Prevê-se que este navio esteja operacional por volta de 2035.

abs.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1463 Mensagem por Bourne » Sex Jun 28, 2019 12:35 am

Estou bem cético em relação a MB vir a ter um dia de novo uma novo NAe. A lista de projetos de maior prioridade é elevada.

Pelo jeito, a insistência da MB em manter os A4 e VF-1 pode indicar que a aviação naval vai ser ter que ser remodelada no sentido de operar em bases terrestres e se especializar em ações anti navio e proteção do litoral. Nesse cenário, uma versão especial do Gripen com foco em ataque e guerra eletrônica é um caminho esperado e que será bem recebido em Brasília.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1464 Mensagem por Matheus » Sex Jun 28, 2019 9:31 am

Eu sempre achei que a nossa aviação naval de asa fixa deveria estar restrita a meios de transporte, esclarecimento marítimo e defesa costeira. Essa ideia fixa de NAe, não é factível para nosso orçamento e para a ausência de problemas de fronteira, etc.
Meu sonho há uns 15 anos atrás era o SU-34.
Hoje, um combo de Gripens com RBS e R-99MPs, me deixaria muito satisfeito. 3 Bases com 4 R-99MP cada (Floripa, Rio e Natal), helicópteros e meios de apoio, sendo a do Rio com 18 Gripens especializados em ataque naval e guerra eletrônica.
Quanto aos R-99, não precisaria uma parafernália eletrônica. Um bom radar de busca, bons RWRs e um bom meio óptico/IR, estavam mais que suficientes. O mais importante seriam soluções para aumentar o tempo no ar.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1465 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Jun 28, 2019 10:38 am

Agora que eu vi o vídeo em melhor resolução do Misselex 2019. A segunda (ou terceira) explosão na Inahuma é de uma bomba lançada por um A4, dá para ver a aeronave sobrevoando:

viewtopic.php?p=5543019#p5543019

Será que é um dos modernizados???

Bom saber que estão treinando com os A4 para manter viva a aviação naval de asa fixa.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1466 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 28, 2019 11:37 am

Bourne escreveu: Sex Jun 28, 2019 12:35 am Estou bem cético em relação a MB vir a ter um dia de novo uma novo NAe. A lista de projetos de maior prioridade é elevada.
Pelo jeito, a insistência da MB em manter os A4 e VF-1 pode indicar que a aviação naval vai ser ter que ser remodelada no sentido de operar em bases terrestres e se especializar em ações anti navio e proteção do litoral. Nesse cenário, uma versão especial do Gripen com foco em ataque e guerra eletrônica é um caminho esperado e que será bem recebido em Brasília.
A questão de fundo é que o almirantado trabalha até hoje, sem perspectivas de mudanças, com o conceito de marinha de águas azuis.
Este conceito é, na teoria, aplicável e necessário a um país como o Brasil, não penas pelas características físicas, mas sobretudo, pelos interesses geopolíticos e estratégicos em torno do Atlântico Sul. Já debatemos isso até dizer chega aqui.
Não vou dizer que os almirantes estão errados porque não estão. Eles apenas tem uma visão estratégica e política do mar a nossa frente que não é compartilhada pela sociedade e governo... desde sempre. Mas eles não veem isso como um impeditivo para o planejamento elaborado com fins de que a esquadra possa enfim um dia conseguir chegar àquela condição. É uma pretensão lícita e honesta, porém irrealista.
Na revista ASAS que saiu um especial sobre a aviação naval é possível verificar na fala do atual cmte da AN e do próprio VF-1 que inexistência de um Nae na esquadra não só não impede como não inviabiliza a existência de caças na marinha, pelo contrário, a tríade navio-avião-fuzileiros continua válida. Há, em todo caso, de adaptar-se a realidade concreta.
Neste mister, vislumbra-se no VF-1 o seu emprego futuro apenas de bases terrestres na cobertura da esquadra, e que segundo o seu cmte, é capaz de fazê-lo sobre toda a Amazônia Azul com o material disponível.
Mas entra a questão de uma esquadra de águas azuis encetada pelo almirantado. Queremos ou precisamos apenas de uma esquasdra "à beira mar" ou queremos e precisamos de uma esquadra para além disso?
Até onde nossos interesses geopolíticos e estratégicos recomendam que tenhamos uma esquadra adequada somente ao resguardo da nossa ZEE e plataforma continental, abrindo mão de todo o resto do Atlântico Sul, ou vislumbramos uma esquadra que tenha a capacidade de efetivamente exercer os três pilares do poder naval em todo o nosso entorno estratégico sul americano?
São questões que dizem respeito não somente a marinha, mas a sociedade e o poder público constituído.
Se a nossa escolha for pela segunda opção, então está mais do que justificado a necessidade da existência de um ou mais Nae e de uma aviação naval embarcada. Se não, caças navais sequer deveriam ser um assunto digno de debate, posto que existem não poucas prioridades a serem sanadas dentro da própria MB.

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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1467 Mensagem por Bourne » Sex Jun 28, 2019 11:38 am

Parece ser um forte motivo para MB querer preservar os VF1 mesmo baseado em terra. Assim, de um lado, independência da FAB para operações aéreas e ter um grupo especializado em atacar navios e outras missões relacionados as missões navais. De outro, servir como um guarda chuva de proteção para os navios de superfície.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1468 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 28, 2019 11:39 am

Matheus escreveu: Sex Jun 28, 2019 9:31 am Eu sempre achei que a nossa aviação naval de asa fixa deveria estar restrita a meios de transporte, esclarecimento marítimo e defesa costeira. Essa ideia fixa de NAe, não é factível para nosso orçamento e para a ausência de problemas de fronteira, etc.
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Quanto aos R-99, não precisaria uma parafernália eletrônica. Um bom radar de busca, bons RWRs e um bom meio óptico/IR, estavam mais que suficientes. O mais importante seriam soluções para aumentar o tempo no ar.

Se um dia o SIGAAZ vier a se tornar plenamente operacional, ele incluirá tudo isso e mais um pouco em seus sistemas.
De resto, repito o que já dispus ao Bouner.
Parafraseando o Carlos Lima, 'o que queremos ser quando crescer'?

abs




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1469 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 28, 2019 11:48 am

Bourne escreveu: Sex Jun 28, 2019 11:38 am Parece ser um forte motivo para MB querer preservar os VF1 mesmo baseado em terra. Assim, de um lado, independência da FAB para operações aéreas e ter um grupo especializado em atacar navios e outras missões relacionados as missões navais. De outro, servir como um guarda chuva de proteção para os navios de superfície.
A aviação de asas fixa na MB veio para ficar. Isso inclui caças, AEW, patrulha, transporte, SAR, etc, etc.
Não há como a MB voltar atrás nesta decisão tomada a vinte anos atrás. A FAB sabe disso, e coopera para que no longo prazo a aviação naval retome aos poucos toda a amplitude de suas operações em apoio a esquadra e a FFE.
E só não se faz mais por pura e simples incapacidade financeira e orçamentária de ambas as forças.
A MB não vai abrir mão de um Nae e de sua aviação embarcada. Mesmo que ele leve cinquenta anos para sair. A não ser que a transformem de vez em uma guarda costeira ou a proíbam definitivamente, outra vez, de operar meios de asa fixa embarcados.
Bem, nem uma coisa e nem outra irá acontecer, Então é esperar pra ver.
De qualquer forma, um Gripen E/F ou N na aviação naval, me parece apenas questão de tempo. Salvo melhor juízo.

abs




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1470 Mensagem por Matheus » Sex Jun 28, 2019 3:07 pm

O problema principal da MB é a gestão de pessoas. Tem gente de mais pra marinha de menos. Devemos ter os marinheiros com os melhores sorrisos do mundo...são mais de 320 dentistas a disposição...
Enquanto gastar quase todo o orçamento (que não é pequeno) em pessoal e previdência, não vai sair do buraco.




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