Geopolítica Brasileira
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5752 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: Geopolítica Brasileira
Eu não sei de onde o EB tirou esse número. Mas deve ser basicamente o mesmo raciocínio que o levou a dizer que precisa de mais de dois mil VBTP-SR Guarani. O que também é um absurdo sem noção.
Não temos dinheiro para nada disso. Nem agora é nem em qualquer outro momento futuro.
Mas dizem que não custa nada tentar.
Se colar, colou.
ps: li não sei onde que o Guará II custaria mais de 1 milhão de dólares, segundo a Avibrás. Já o Gladiador II da Inbra a empresa tinha a intenção de vender por 750 mil a unidade. Bom, cada um escolhe a propaganda na qual acreditar.
Abs
Não temos dinheiro para nada disso. Nem agora é nem em qualquer outro momento futuro.
Mas dizem que não custa nada tentar.
Se colar, colou.
ps: li não sei onde que o Guará II custaria mais de 1 milhão de dólares, segundo a Avibrás. Já o Gladiador II da Inbra a empresa tinha a intenção de vender por 750 mil a unidade. Bom, cada um escolhe a propaganda na qual acreditar.
Abs
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Nunca acreditei nos 2044 VBTP's Guarani. Se fossem "do programa Guarani", até dá pra entender. Dá pra equipar 8 Brigadas com muito menos que isso e só foram anunciadas 1584, se não me engano.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
O EB tem 168 pelotões de cavalaria. Cada um tem 5 viaturas 4x4 de exploradores. Só nisso são 840. Tem mais a viatura do comandante ou subcomandante do esquadrao.
E ainda teria de equipar mais 6 brigadas, que são 2 as Blindadas e as 4 de Inf Mec.
- FCarvalho
- Sênior
Para apenas 4 bgdas cav mec esse número é meio que inflado, mesmo contando unidades independentes de cav mec.
Mais uma vez tá faltando organização, ou reorganização das OM do EB.
Parece que não saímos de fato do séc XX.
Abs
Mais uma vez tá faltando organização, ou reorganização das OM do EB.
Parece que não saímos de fato do séc XX.
Abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Eu quero crer que estes números digam respeito a família e não apenas a VBTP-SR.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Mar 09, 2019 1:36 pm Nunca acreditei nos 2044 VBTP's Guarani. Se fossem "do programa Guarani", até dá pra entender. Dá pra equipar 8 Brigadas com muito menos que isso e só foram anunciadas 1584, se não me engano.
Me parece mais lógico.
Abs
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
Não, a distribuição do EB está correta, cada brigada deve possuir um Esquadrão de Cavalaria e cada Comando Militar de área deve possuir um Regimento de Cavalaria.
Ainda falta expandir o Esquadrão de Cav. em Boa Vista para Regimento (que será o Regimento de Cav do CMA) e criar o Regimento do CMN.
- gabriel219
- Sênior
- knigh7
- Sênior
O Comando militar de área precisa ter unidades de manobra vinculadas a ele. Porque as brigadas que estão lá se deslocam em caso de necessidade, não são fixas no local.
E unidades de Cavalaria Mecanizada por serem de rodas e blindadas conciliam proteção, rapidez e facilidade no deslocamento. É uma unidade perfeita para cuidar da protação de um Comando Militar de Area quando tiver as brigadas fora.
Atualmente, para questões de treinamento e logistica, os regimentos dos Com Mil A/DE que estão em estados que existem Brigadas de Cavalaria são vinculados a ela. Mas no caso de conflito, aquele regimento fica para proteger a região.
E unidades de Cavalaria Mecanizada por serem de rodas e blindadas conciliam proteção, rapidez e facilidade no deslocamento. É uma unidade perfeita para cuidar da protação de um Comando Militar de Area quando tiver as brigadas fora.
Atualmente, para questões de treinamento e logistica, os regimentos dos Com Mil A/DE que estão em estados que existem Brigadas de Cavalaria são vinculados a ela. Mas no caso de conflito, aquele regimento fica para proteger a região.
- FCarvalho
- Sênior
Pelas minhas contas então seriam 12 RCM/Região Militar e mais 8 RCM/Comando Militar.
Afora isso, temos os 12 RCM das quatro bgdas cav mec
Cada bgda inf tem um Esq Cav Mec. Bom, salvo engano coloca aí +-15 unidades de Esq cav mec.
Considerando também as duas bgdas bldas com um Esq Cav Mec cada.
É isso ou tô ficando lelé?
Abs
Cada bgda inf tem um Esq Cav Mec. Bom, salvo engano coloca aí +-15 unidades de Esq cav mec.
Abs
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
Grato pela explicação, mas sinceramente acho desnecessário. Talvez Esquadrões sejam o suficiente ao invés de um Regimento todo.
- FCarvalho
- Sênior
Mas um Esquadrão Cav Mec tem apenas 12 a 16 VBR, complementados pelas VBTP-SR e no futuro com LMV ou algo parecido.
O que dá pra fazer com isso para defender a área de responsabilidade de uma região militar ou comando de área?
Um RCM completo ainda vá lá.
Abs
O que dá pra fazer com isso para defender a área de responsabilidade de uma região militar ou comando de área?
Abs
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
A Brigadas que o Comando de Área possui servem pra quê? Fora outros batalhões dentro da mesma ou das Regiões Militares que são subordinadas ao Comando.FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 11, 2019 1:24 pm Mas um Esquadrão Cav Mec tem apenas 12 a 16 VBR, complementados pelas VBTP-SR e no futuro com LMV ou algo parecido.
Abs
- knigh7
- Sênior
vc precisa considerar os grupos de exploradores que existem em cada batalhão. Nos batalhões blindados e mecanizados os grupos de exploradores deveriam ser com viaturas blindadas 4x4.FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 11, 2019 12:28 am Pelas minhas contas então seriam 12 RCM/Região Militar e mais 8 RCM/Comando Militar.
Abs
Também nos grupamentos de artilharia vinculados as brigadas mec e blindadas também tem grupos de exploradores que também precisam de viaturas blindadas 4x4.
Há um ano eu havia feito uma conta da matéria da Jane's sobre a necessidade do EB em ter 1.488 (ou é esse número ou é bem próximo) viaturas blindadas 4x4. A conta que eu fiz chegou próximo isso.
Ou seja, faz sentido o EB ter tudo isso de viaturas blindadas.
- FCarvalho
- Sênior
Considerando que nem todas as OM de combate e apoio sejam deslocadas para cobrir o hiato de tropas em outras regiões, tudo bem é até lógico.gabriel219 escreveu: ↑Seg Mar 11, 2019 1:33 pmA Brigadas que o Comando de Área possui servem pra quê? Fora outros batalhões dentro da mesma ou das Regiões Militares que são subordinadas ao Comando.FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 11, 2019 1:24 pm Mas um Esquadrão Cav Mec tem apenas 12 a 16 VBR, complementados pelas VBTP-SR e no futuro com LMV ou algo parecido.
Abs
Abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Fazendo uma simples conta de padaria, como referência, o EB tem cerca de 85 Btl de infantaria. Tirando os do CMA/CMN sobram +- 60 entre leve, mtz e mec.knigh7 escreveu: ↑Seg Mar 11, 2019 6:52 pmvc precisa considerar os grupos de exploradores que existem em cada batalhão. Nos batalhões blindados e mecanizados os grupos de exploradores deveriam ser com viaturas blindadas 4x4.FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 11, 2019 12:28 am Pelas minhas contas então seriam 12 RCM/Região Militar e mais 8 RCM/Comando Militar.
Abs
Também nos grupamentos de artilharia vinculados as brigadas mec e blindadas também tem grupos de exploradores que também precisam de viaturas blindadas 4x4.
Há um ano eu havia feito uma conta da matéria da Jane's sobre a necessidade do EB em ter 1.488 (ou é esse número ou é bem próximo) viaturas blindadas 4x4. A conta que eu fiz chegou próximo isso.
Ou seja, faz sentido o EB ter tudo isso de viaturas blindadas.
Se cada pelotão de exploradores tiver entre 4/6 veículos, então só na infantaria temos 240 a 360 bldos 4x4. Isso a versão de reconhecimento. Como está previsto cerca de cinco versões...
Se colocar por RCM e Esquadrão de Cavalaria, põe aí na conta +- 200 a 300 bldos 4x4. Ou seja, entre 500 e 700 veículos só para os pelotão de exploração.
É algo já bem expressivo para a nossa realidade. Em se tratando apenas da versão de reconhecimento.
Quero crer que se o Gladiador II for oferecido por um preço acessível, como os 750 mil dólares que ouvi dizer, pode ser que ele seja a solução mais barata e adequada para começar a cobrir esse gap das VBMT-LR que há muito fazem falta no EB como um todo.
Acho que dá para comprar 700 unidades por esse preço ou até um pouco mais caro se isso nos permitir desenvolver as outras versões gastando menos do que com importações sem ganho nenhum para a BID ou indústria nacional.
Acho que valeria a pena o esforço.
Abs
Carpe Diem