Submarino nuclear de ataque russo esteve no Golfo do México por várias semanas sem ser detectado .
http://3.bp.blogspot.com/-1OQdYWCdgrU/U ... K-157).jpg
Acima um submarino da classe Akula II, o Vepr (K-157)
Um submarino russo movido a energia nuclear e armado com mísseis de cruzeiro de longo alcance operou no Golfo do México de forma despercebida por várias semanas e sua presença só foi confirmada depois que o mesmo deixou a região.
A incursão furtiva submarina no Golfo do México ocorreu no mesmo tempo que os bombardeiros estratégicos realizaram uma incursão ao espaço aéreo restrito americano no Alasca e Califórnia em junho e julho.
As patrulhas submarinas russas também expuseram a fraca capacidade americana da guerra antissubmarina, deficiências essas que foram confirmadas por oficiais americanos.
A Marinha Americana é responsável pela detecção dos submarinos, especialmente aqueles que navegam perto dos submarinos nucleares lançadores de mísseis. A Marinha Americana conta com a ajuda de sensores e satélites para rastrear os submarinos “inimigos”, mas parece que nada disso ajudou na detecção do submarino da classe Akula.
O fato de um Akula não ter sido detectado no Golfo do México é motivo de preocupação, afirmam os oficiais americanos.
Os oficiais americanos, os quais estão familiarizados com relatórios de patrulha submarina no Golfo, disseram que o submarino russo era um submarino da classe Akula, talvez a classe de submarinos mais silenciosas e letal do mundo.
Os porta-vozes da Marinha Americana se recusaram a comentar o fato.
“O Akula foi construído somente por uma razão, somente uma razão: Para destruírem os submarinos lançadores de mísseis americanos e suas tripulações”, disse um oficial americano.
Segundo uma fonte da Marinha Americana, o Akula é muito difícil de ser detectado e os EUA tem que utilizarem todo seu arsenal para detectarem um submarino dessa classe, mas ainda sim é muito difícil detectar esses “boomer”, apelido que os profissionais da Marinha Americana dão aos submarinos estratégicos lançadores de mísseis.
A última vez que um submarino Akula fora visto próximo a costa americana, fora em 2009 quando na ocasião dois submarinos dessa classe foram visto na navegando de forma não submergida próximo a costa Leste americana.
Ainda não está claro como os americanos souberam que um submarino da classe Akula estivera presente no Golfo do México. Eu fomento a tese que os russos ao se retirem do Golfo do México deixaram de propósito que os americanos detectassem o submarino, com a finalidade de causar um mal-estar na Marinha Americana e baixar a alto estima daqueles encarregados de protegerem às aguas americanas. Os russos costumam fazer isso. Não sei se vocês sabiam, mas no ano de 2000, se eu não me engano, os russos testaram uma nova tecnologia no caça Su-27. A tecnologia mencionada trata-se do plasma stealth. Essa tecnologia proporciona aos caças não-furtivos serem envoltos a um campo de plasma, o qual reduz a assinatura de radar da aeronave. Os russos testaram essa tecnologia não em um só caça, mas em um esquadrão inteiro. Um esquadrão inteiro sobrevoou o porta-aviões americanos USS Kitty Hawk no Mar do Japão por vários minutos e os americanos não perceberam a presença dos caças. Cansados da brincadeira, os russos desligaram o plasma stealth para mostrar aos americanos que eles não poderiam detectar os caças russos, os marinheiros a bordo do USS Kitty Hawk demoraram 40 minutos para prepararem a defesa aérea do porta-aviões. Com certeza, essa de um submarino russo navegar em águas americanas não fora a primeira vez que os americanos pregaram uma peça nos americanos.
Mas voltando ao assunto dos submarinos... Também não está claro qual submarinos russos estivera no Golfo do México. Não se sabe se ele era um submarino da classe Akula-I ou um submarino mais avançado da classe Akula-II.
Bom, é isso, meus caros. Aguardemos maiores informações sobre esse assunto.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... russo.html