Página 944 de 1183
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sex Out 21, 2016 7:54 pm
por FCarvalho
O problema aqui é que as encomendas locais não se pode dizer que algum dia foram sequer insuficientes. Foram é nada mesmo. Se é que foram um dia...
abs.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Ter Out 25, 2016 4:30 pm
por Lord Nauta
Sistema SICONTA das fragatas classe ‘Niterói’ será modernizado
O Jane’s noticiou que a empresa brasileira de gestão privada CONSUB Defesa e Tecnologia vai modernizar o sistema de controle tático SICONTA Mk2 das seis fragatas classe “Niterói” da Marinha do Brasil (Sistema de Controle Tático e de Armas).
Dentro do projeto “Phoenix”, a suíte de comando de controle atual será modernizada para o padrão SICONTA Mk2 Mod1, de acordo com um contrato de 12 de dezembro 2013 emitido pela Direção de Sistemas de Armas da Marinha. Dois sistemas terrestres utilizados para treinamento também serão modernizados.
A CONSUB foi recentemente vendida pela Siem Offshore para a Bravo Industries.
O SICONTA é um sistema modular distribuído, e a versão atualizada irá aumentar a sua capacidade de executar e avaliar cenários táticos e ameaças, e fornecer controle de armas e designação de alvos.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Ter Out 25, 2016 7:33 pm
por knigh7
Cheiro de decisão política a favor da Helibrás no UHP...
Emenda de bancada garante R$ 100 milhões para helicópteros para Antártica
A bancada de Minas Gerais solicitou R$ 100 milhões em emenda do orçamento da União de 2017 para a Marinha comprar helicópteros para a retomada da missão na base Comandante Ferraz, na Antártica, no Polo Sul.
Alega que os atuais helicópteros são obsoletos. Curioso é que a indicação é para a compra dos aparelhos da Helibrás, da fábrica de Itajubá, no Sul de Minas.
http://colunaesplanada.blogosfera.uol.c ... antartica/
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 10:18 am
por Tikuna
knigh7 escreveu:Cheiro de decisão política a favor da Helibrás no UHP...
Emenda de bancada garante R$ 100 milhões para helicópteros para Antártica
A bancada de Minas Gerais solicitou R$ 100 milhões em emenda do orçamento da União de 2017 para a Marinha comprar helicópteros para a retomada da missão na base Comandante Ferraz, na Antártica, no Polo Sul.
Alega que os atuais helicópteros são obsoletos. Curioso é que a indicação é para a compra dos aparelhos da Helibrás, da fábrica de Itajubá, no Sul de Minas.
http://colunaesplanada.blogosfera.uol.c ... antartica/
É claro que a indicação vai ser pra comprar o nacional. Tem o programa e a oportunidade, compra e facilita em muito os trabalhos de manutenção.
Eu não ficaria nem um pouco descontente, sempre considerei a melhor opção, principalmente pela porta de carga, que ajudaria em muito nossa base:
http://www.defesaaereanaval.com.br/prog ... tero-h145/
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 10:34 am
por talharim
Esse H145 é um excelente heli fico muito feliz com a escolha .
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 11:51 am
por Bolovo
Eu também gosto muito do H145.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 11:57 am
por knigh7
Eu também não reclamo. Gosto do H145, é da mesma categoria, mas é mais espaçoso que o heli que vai substituir.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 12:57 pm
por Penguin
Para que adquirir esse helicóptero ou qq outro? O Esquilo biturbina nao basta? Parece que os recursos estão sobrando...
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 1:19 pm
por Bolovo
Penguin escreveu:Para que adquirir esse helicóptero ou qq outro? O Esquilo biturbina nao basta? Parece que os recursos estão sobrando...
Não, não basta. Os esquilos bi-turbina da Marinha foram adquiridos durante os anos 80, portanto estão beirando os 30 anos, e são conhecidos no meio militar por "Roberta Close", pois "parece, mas não é". Dão problema pra cacete.
Não é a toa que até doamos um para o Uruguai em 2006. Como a Missão Antártica é uma mais especificas da Marinha, onde se enfrenta baixas temperaturas, ventos fortes etc é interessante receberem um helicóptero novo, muito mais capaz do que o atual.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 2:12 pm
por FCarvalho
A questão aqui é relevante pois não se trata apenas da aquisição de 5 ou 6 helos como hora previsto no planejamento da MB. Uma vez indicado como o vencedor do UHP a Helibrás vai abocanhar nada mais, nada menos que um contrato para até 60 helos na MB.
Isso em matéria de compra de equipamento militar no Brasil é algo espetacular. Sem contar que praticamente abre caminho para o Esquilo B-3 no HI-1.
Coisas da politica tupiniquim
ps: do jeito que as coisas vão/estáo, a MB não tem nem como dar um pio contra a escolha deste hello. Afinal, a alternativa é continuar como está... ou ficar sem nada.
abs.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 2:19 pm
por FCarvalho
Apenas para comparar a distancia que separa estes dois helos:
EC-145
Esquilo Bi
Vai ser um salto e tanto.
abs,
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 4:23 pm
por Penguin
Bolovo escreveu:Penguin escreveu:Para que adquirir esse helicóptero ou qq outro? O Esquilo biturbina nao basta? Parece que os recursos estão sobrando...
Não, não basta. Os esquilos bi-turbina da Marinha foram adquiridos durante os anos 80, portanto estão beirando os 30 anos, e são conhecidos no meio militar por "Roberta Close", pois "parece, mas não é". Dão problema pra cacete.
Não é a toa que até doamos um para o Uruguai em 2006. Como a Missão Antártica é uma mais especificas da Marinha, onde se enfrenta baixas temperaturas, ventos fortes etc é interessante receberem um helicóptero novo, muito mais capaz do que o atual.
Manda um EC725 ou Cougar para lá então.
Ou moderniza-se os Esquilos como fez o EB e parace que vai fazer ou fez a FAB.
Painel do Esquilo modernizado do EB
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 4:38 pm
por P44
Airbus rolls out first Exocet-armed H225M helo for Brazilian Navy
Gareth Jennings, Itajuba - IHS Jane's International Defence Review
26 October 2016
An Airbus Helicopters H225M (EC725) fitted with Exocet missiles performing a demo flight at the Helibras facility in Brazil on 25 October 2016. Source: IHS/Gareth Jennings
The first Airbus Helicopters H225M medium-twin rotorcraft equipped to carry the MBDA AM39 Exocet anti-shipping missile was rolled out by the company's Helibras subsidiary in Brazil on 25 October.
The ceremony, which took place at Helibras's Itajuba facility, saw the unveiling of the first of five such helicopters to be developed for the Brazilian Navy (Marinha do Brasil: MB) under the H-XBR programme.
Speaking to reporters at the event, the head of the H-XBR programme for Airbus Helicopters, Didier Cormary, said that, with 50 H225M helicopters on order for the wider Brazilian armed forces, the Operacio MB configuration for the navy is not only the last major configuration to be developed for the Latin American country, but it is also the most potent. "This configuration has teeth," he said.
As Cormary explained, the Operacio MB configuration consists of two AM39 Block 2 Mod 2 Exocet missiles; a chin-mounted Telephonics APS-143 surface-search radar; missile approach warning sensors (MAWS); a nose-mounted FLIR Systems Star SAFIRE III electro-optic/infrared (EO/IR) sensor turret (as featured on other Brazilian variants); and a Tactical Console workstation in the main cabin.
"The [Operacio MB configuration] can launch one or two Exocets, and can fly asymmetrically with one missile on one side and the air-to-air refuelling probe on the other - this is quite a feat [for such a large weapon system as the 655 kg Exocet]," Cormary said.
While both Chile and Saudi Arabia have configured Super Puma helicopters to carry the Exocet, Cormary explained that this was done about 20 years ago and involved less advanced helicopters, systems, and technologies. Also, while the MB itself has previously fitted Exocets to its now-retired Sikorsky Sea King helicopters, these were older Block 1 Mod 1 missiles.
Work to develop the Operacio MB configuration began in 2013, when the purchase order was signed by the Brazilian government.
http://www.janes.com/article/64935/airb ... ilian-navy
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 4:39 pm
por Bolovo
Penguin escreveu:Manda um EC725 ou Cougar para lá então.
Cabe no NApOc Ary Rongel e nos outros navios de pesquisa da Marinha? Claro que não, né. Essa pergunta nem faz sentido.
Penguin escreveu:Ou moderniza-se os Esquilos como fez o EB e parace que vai fazer ou fez a FAB.
Os Fennec são mais novos, militarizados (diferente do Esquilo que é civil) e nunca passaram temporadas exclusivamente no mar, onde o desgaste de qualquer equipamento é maior, portanto devem estar em melhores condições e a modernização compensou. Sem contar que estão em maior número, somando os Esquilos e Fennecs do Exército dá 35 helicópteros. Já os Esquilo bi turbina da Marinha são apenas 7.
Olha, eu acho que você está zangado porque a Helibrás levou mais uma. E você não gosta da Helibrás, todo mundo já sabe. A MB tem um programa para substituir os Esquilo mono (18, de 1980~1983) e bi (7, de 1986), acredito que talvez até os Jet Ranger. O H145 é um ótimo helicóptero e eu já considerava o favorito desde o começo. Não vejo problema nenhum em começarem pelos Esquilos bi, que sempre foram usados exclusivamente no programa antártico da Marinha.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Out 26, 2016 4:53 pm
por Penguin
Bolovo escreveu:Penguin escreveu:Manda um EC725 ou Cougar para lá então.
Cabe no NApOc Ary Rongel e nos outros navios de pesquisa da Marinha? Claro que não, né. Essa pergunta nem faz sentido.
Penguin escreveu:Ou moderniza-se os Esquilos como fez o EB e parace que vai fazer ou fez a FAB.
Os Fennec são mais novos, militarizados (diferente do Esquilo que é civil) e nunca passaram temporadas exclusivamente no mar, onde o desgaste de qualquer equipamento é maior, portanto devem estar em melhores condições e a modernização compensou. Sem contar que estão em maior número, somando os Esquilos e Fennecs do Exército dá 35 helicópteros. Já os Esquilo bi turbina da Marinha são apenas 7.
Olha, eu acho que você está zangado porque a Helibrás levou mais uma. E você não gosta da Helibrás, todo mundo já sabe. A MB tem um programa para substituir os Esquilo mono (18, de 1980~1983) e bi (7, de 1986), acredito que talvez até os Jet Ranger. O H145 é um ótimo helicóptero e eu já considerava o favorito desde o começo. Não vejo problema nenhum em começarem pelos Esquilos bi, que sempre foram usados exclusivamente no programa antártico da Marinha.
Nada contra o H145.
Apenas acho que o timing para esse tipo de compra é horrível.
Os principais projetos estratégicos das FAs e da MB estão em risco e parece que o dinheiro está sobrando.