FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1411 Mensagem por kirk » Sáb Jun 06, 2015 9:13 pm

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:não compactuava da "visão católica" de que os relatos bíblicos não sejam reais ... pelo contrário mais de uma vez citou a criação como um fato ... já postei isso a você mesmo.
A sua incapacidade de interpretar um texto não prova nada, se fossemos (porque já percebi que não adianta...) discutir o que Jesus disse em sua época precisaríamos primeiro entender a interpretação judaica do velho testamento naquela época, porque Jesus era judeu, mas talvez ele não seguisse a mesma interpretação dos outros judeus, me lembro vagamente de relatos que diziam que judeus ignoraram Jesus, talvez, Jesus fosse só um louco e a forma louca com que ele interpretava a bíblia não tinha relação nenhuma com a forma que os outros judeus interpretavam.

Mesmo que fossemos discutir isso, não sei se sua religião permite discutir outras religiões, e nem sei até onde a sua religião o cegaria nessa discussão.
O Marechal, na boa cara, ou você quer ou não quer discutir, o assunto ... se não tem conhecimento suficiente, vou te afirmar que Jesus foi sim rejeitado pelos Judeus os chamados Fariseus, que inclusive são responsáveis pela sua morte ... mas isso pouco importa ... estamos falando aqui de um personagem histórico, que influenciou inúmeras gerações a sua frente e causa influência até hoje.

E por favor pare com essa ladainha sobre a "minha interpretação" já tá enchendo o saco ... não fico analisando tua personalidade e acredito que tenha consciência que não seja um ser perfeito, né ?
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Aliás, pro seu conhecimento quem "criou" o Natal, a data de 25/12 como nascimento de Jesus, e toda essa histórinha pra boi dormir foi exatamente a Igreja Católica, escolheu a data para arrebanhar pagãos que adoravam o Deus Sol, e adotaram o solstício de verão (final de dezembro) também como uma data "cristã"
Pro seu conhecimento é o solstício de inverno já que a data era comemorada no hemisfério norte, e não citei o nascimento de Jesus, mas o "papai noel" que é uma figura pagã.
Sim tem razão solstício de Inverno ... a partir daí os dias ficam cada dia maiores e comemora-se o "dia do sol"
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Alguém que se Intitula "CRISTÃO" e descorda do posicionamento de Cristo deveria rever suas posições ... ou, como acredito que seja o caso, viver no mundo das ilusões ...
Discorda, alguém discorda da opinião de outra pessoa, "descordar" é cortar a medula espinhal de um touro.

Se a igreja católica segue Jesus ou não é uma discussão da qual não vou participar, e de qualquer jeito, não acho que valeria a pena discutir isso com você, porque o que você deixa cada vez mais claro, é que você vive nesse mundo de ilusões sem saber determinar o que é real.
E você vive no mundo do não me comprometo com nada ... sou ateu, portanto não precisa concordar ou discordar ... não conheço a Bíblia mas já ouvi falar ... não tenho compromisso com Jesus ... mas talvez fosse louco ...

Então Sr. Marechal, qual a tua ??? tá aqui discutindo porque ??? só pra encher o saco ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1412 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jun 06, 2015 9:24 pm

kirk escreveu:Leandro, porque somente o homem evoluiu a ponto de dominar a linguagem ? ... seus fósseis são uma piada ... porque outros não "evoluiram" considerando que o Homem foi das espécies mais recentes conforme indicam os fósseis ???
E quem foi que disse que outras espécies inteligentes não evoluíram? Você não leu o que eu coloquei sobre as "outras humanidades", os neandertalenses e os denisovans?

A espécie humana não foi a única inteligente a surgir neste planeta. E provavelmente sequer foi A MAIS inteligente (em média os cérebros dos neandertais eram MAIORES que os nossos). Só que em certo ponto o Homo Sapiens exterminou com as espécies competidoras e dominou o mundo sozinho. Mas isso não significa que ele fosse superior em inteligência ou em espírito às outras raças, talvez nossos ancestrais fossem apenas mais agressivos e xenofóbicos (eu tenho minha própria hipótese sobre isso, que estou usando no conto de abertura do meu livro).

Explica isso Leandro ... já que ignorou tudo o que foi escrito e partiu pra arrogância ... como já se tonou comum ...
Explicar o quê, porque nem todos os indivíduos de uma população não evoluem exatamente do mesmo jeito? Porque evolução não é filme do Pokemón, você ainda não percebeu isso?

Simplesmente algumas populações de uma dada espécie que enfrentam desafios à sobrevivência (seu ambiente mudando ou elas próprias mudando para outros ambientes) evoluem para se adaptar, pela seleção natural das variações genéticas aleatórias. Outras populações da mesma espécie original que não mudam de ambiente simplesmente permanecem em seu ponto de equilíbrio ideal e não evoluem, mantendo as características originais (mesmo que ocorram variações genéticas aleatórias, elas simplesmente não são favorecidas pela seleção em uma espécie já perfeitamente adaptada.

Você ainda não havia compreendido nem isso, e sai por aí querendo discutindo sobre a teoria da Evolução :shock: ???

É cada uma... :roll: .


Leandro G. Card




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1413 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jun 06, 2015 9:31 pm

kirk escreveu:Leandro o sujeito trabalha em pesquisa na Univ. de Gante, Bélgica.
Kirk, entenda de uma vez, o sujeito é um AUXILIAR DE LABORATÓRIO, ele não faz pesquisa nem publica nada, só ajuda os que realmente o fazem.
Trata-se apenas de uma pessoa que professava-se um ateu e adepto da teoria evolucionista e mudou de opinião depois de suas pesquisas ... somente isso ...

Porém quando uma pessoa não compactua de suas CRENÇAS passa a ser desprezado às raias de uma humilhação desnecessária ...

Quanta arrogância e prepotência reunidas em uma única pessoa !
O caso é que o testemunho dele não tem validade alguma em nenhum debate, ele só professa uma crença pessoal dele na fé das testemunhas de Jeová, nada mais do que isso. Não há motivos para considerar a opinião dele e desconsiderar por exemplo a dos Papas, como você faz. Não é arrogância nem prepotência, é pura lógica, se um não vale porque vale o outro que tem muito menor envolvimento com o assunto?

Agora, dizer que entende mais de religião e da bíblia que os Papas não é arrogância não... :roll: .


Leandro G. Card




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1414 Mensagem por kirk » Sáb Jun 06, 2015 9:54 pm

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Aí que medo !
Sim, tenha medo, tenha muito medo... :twisted: :twisted: :twisted:

Leandro, na boa cara ... você não mete medo nem em um estudante inicial da Bíblia ! ... muito pelo contrário ... chega a ser cômico !

Nunca li nada mais idiota que isso ! ... então o planeta terra é um lugar inóspito em que a vida teve que se adaptar a duras penas ? ... eu não tô lendo isso ... os evolucionistas estão se superando ... e lógico precisam de adeptos ... e o pior é que acham adeptos ! ... e pior ainda ... acreditam que são um posso de inteligência ! :roll:
Sim, você leu coisas muito mais idiotas sim, em um livro com milhares de anos que costuma citar bastante. Mas eu apontei estas besteiras, e você simplesmente ignorou, desviou do assunto e voltou com sua ladainha de citações fora do contexto de sempre.

Aí o amigo está apelando, a vaidade extrapola a razão ... a Bíblia que de fato terminou sua escrita a pouco menos de 2.000 anos não entra em contradições ... você mesmo acaba de desmerecer A Origem das Espécies como um "livro ultrapassado" e tem míseros 150 anos ... notou a diferença? ... vou precisar desenhar? ... não né? ... pelo menos burro acredito que o amigo não seja (pelo menos eu não considero) mas se repetir respostas como essa vai me causar sérias dúvidas. :roll:

Vamos lá, seja no mínimo coerente e explique as questões que coloquei sobre o Gênesis, as bobagens bíblicas e o dilúvio, estou muito curioso para saber como se sai já que estas respostas (aliás, nenhuma resposta sobre nada) está nos sites criacionistas. Vai ser mais difícil usar sua estratégia de copy-and-paste sobre isso.

Nem li tua resposta sobre as perguntas biblicas que fez, mas vou te responder.

... sim poucos lugares na terra conseguem manter seres vivos, só nos polos, em toda a crosta terrestre (incluso desertos), todos os mares ... e até as profundezas do mar ... diga pra esses espertos aí que os animais foram CRIADOS para viver em seus ambientes, por mais inóspitos que sejam para a vida humana ... porque se fosse por "adaptação e sobrevivência" migrariam para ambientes menos inóspitos ... [033]
Que foram criados cabe a VOCÊ PROVAR, lembra? E não só que foram criados, mas na sequência descrita pelo Gênesis, pois duvido que você aceite explicações mais próximas do que dizem por exemplo o Zend-Avesta ou os Vedas, só a Bíblia serve, certo? E lembre-se que afinal você é que disse que ia provar cientificamente a Bíblia e que a Teoria da Evolução era quem precisava de fé. Pois é, cadê então o coelho cambriano? Qual a explicação para a datação radiológica coerente com a evolução em milhões de anos? Porque os fósseis de plantas só aparecem em estratos muito acima de onde aparecem os primeiros animais, e por aí vai. Cadê as respostas?

:lol: ... e os herbívoros comiam o que? ... terra ? ... Leandro, por favor né?

Até agora você só colocou afirmações sem nenhuma base, negativas cegas e citações fora do contexto. Ainda estamos aguardando as tais provas.

O Leandro, não se faça de bobinho não, Darwin e Bautois afirmam que a vida surgiu no período Cambriano, até agora você enrolou, falou de dilúvio, Bíblia ... blá, blá, blá, nhém, nhém, nhém ... você DISCORDA desses cientistas ??? sim ou não ??? RESPONDA ... larga de embromation ... as últimas citações que fiz foi de Charles Darwin COM CÓPIA DO LIVRO E TUDO ... e do Prof. Bautois de um link postado por você ... e você tá embromando, disse que Darwin tá desatualizado e mais blá, blá, blá e não responde.

Merece um ALERTA DE FUGA
Agora tá exportando a evolução pra outros planetas ? ...
É claro, a evolução ocorre por leis da natureza universais, que ocorrem por todo o universo que pudemos observar até agora (existem técnicas como a espectrometria para fazer isso, sabia?). Portanto, se ela ocorre aqui, vai ocorrer também em qualquer outro mundo onde a vida venha a surgir.

Ao contrário de coisas como a criação especial, a graça divina e o pecado original, não há razões para limitar a discussão sobre a evolução apenas a um único planeta.

"É claro, a evolução ocorre por leis da natureza universais, que ocorrem por todo o universo que pudemos observar até agora"

Então as "leis da natureza" são universais e estão presentes em TODO O UNIVERSO ???? ... então acredita que existem LEIS mas não acredita na existência de um LEGISLADOR ??? ... como é isso Leandro ??? ... as precisas LEIS UNIVERSAIS SURGIRAM SOZINHAS ??? ... tais leis são resultado de uma explosão ??? ... é isso que chama de ciência ???

Chamo de "outra coisa" !


muito blá, blá, blá que não passam de conjecturas ... quanto tiver alguma "prova" terá o direito de contestar ... não agora !
São esses argumentos que o amigo bramiu que eu deveria temer ??? ... é esse o fuderástico conhecimento adquirido recentemente ? ...
Vários (até agora bem mais de mil) outros planetas já foram descobertos, e quanto mais nossos recursos de pesquisa se ampliaram maior foi a quantidade deles que mostrou características cada vez mais próximas ao nosso. Isso não é conjectura , é FATO. E a simples extrapolação dos dados obtidos até agora indica a existência de bilhões de mundos habitáveis em nossa galáxia.

Eu coloquei os links mostrando que já se descobriu que algumas das "características especiais" mencionadas especificamente no artigo que você copiou (como a presença de água e a posição do planeta na zona habitável da estrela) não são características únicas de nosso mundo, invalidando a premissa do texto. Além disso, a simples estatística indica que as chances de se encontrar planetas similares ao nosso é enorme, então todo o ponto da “Terra especial, criada por Deus” evaporou-se. Agora está-se justamente trabalhando para demonstrar isso diretamente, o que pode acontecer bem antes do que você imagina. Não são elucubrações, tudo isso é trabalho científico de ponta, tem muita gente que recebe salários e verbas polpudas para fazê-lo.

E só o que você tem a dizer sobre tudo isso é que AINDA não se descobriu um planeta igual ao nosso. Ou seja, sua crença é baseada no "Deus das Lacunas", que se esconde nos espaços cada vez menores das lacunas do conhecimento humano. Mas tudo bem, se você prefere esperar até que os novos instrumentos que permitirão a detecção de mundos habitados entrem em operação para continuar com este tema (que você mesmo levantou), então tá bom, paro por aqui. Não me importo nem um pouco em aguardar um pouquinho mais.

Mas não vou esquecer.

Mais elucubrações não se conhece até agora nada parecido com a terra, muito menos com a presença das condições para a existência de vida por mais simples que sejam ... e se a probabilidade da vida aqui ter "surgido" do acaso está na coluna de "impossível" das probabilidade matemáticas a probabilidade de acontecer de novo é duas vezes impossível ... espero que não se esqueça mesmo ... mas espere em lugar confortável ... vai demorar um pouco tá?

NÃO RESPONDEU NEM UMA ÚNICA QUESTÃO QUE COLOQUEI PACIENTEMENTE PRA VOCÊ ... é só blá, blá, blá de novo ... agora vem com teorias extra-terrestres ? ... poupe-nos vai Leandro !
Respondi pacientemente a todas as suas perguntas, e ainda coloquei links para você pesquisar mais. Até já peguei um post teu somente com citações e refutei uma a uma, para todos poderem ver que meus [destacar]ALERTAS DE CITAÇÃO[/destacar] não são em vão. Mas você ou não compreende os textos colocados ou nem os lê, e volta a fazer copy-and-paste de sites criacionistas mequetrefes para encher linguiça, fugindo do verdadeiro debate. Não vou ficar dando uma de otário e perdendo tempo para refutar uma enxurrada de citações que você nem mesmo compreende, a cada citação sua sem explicação coerente vais receber outro e outro alerta, até aprender a debater de verdade.

ALERTA DE FUGA


Agora, EU COLOQUEI UMA SÉRIE DE QUESTÕES PARA VOCÊ, QUE AS TEM IGNORADO SOLENEMENTE. Então, por questão de simples coerência, onde estão as suas explicações para as incoerências que apontei sobre sua interpretação do texto do Gênesis, sobre as incoerências científicas da Bíblia e sobre as perguntas que fiz sobre o dilúvio? Você não respondeu a nenhuma questão minha sem que tivesse sido imediatamente refutado, as bobagens que colocou destrinchadas e novas perguntas feitas (das quais ainda aguardo as respostas). Ao invés disso fingiu que não viu e tentou mudar o foco do debate. Colocando um texto que afirmava o caráter especial da Terra.


Estou no aguardo das suas respostas às minhas perguntas, para variar.

Ok vamos falar de Gênesis !



Leandro G. Card




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1415 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jun 06, 2015 10:41 pm

kirk escreveu:Óbvio que errei no teclado é 1859

Então vamos de novo !
É, sempre de novo, com você tem que explicar tudo mil vezes... . Mas você jamais se dá ao trabalho de explicar nada :? .

1) Darwin e Buatois um em 1859 o outro em 2014, mencionaram a ausência de fósseis antes do cambriano. (PONTO) ... como a teoria Leandriana explica o surgimento de tanta abundância e variedade de vida NO CAMBRIANO, cito Répteis, Peixes, mamíferos, aves ?????????????
Sim, Darwin, mencionou isso como um ponto que poderia falsear sua teoria. E previu que animais pré-cambrianos deveriam ser encontrados, O QUE ACONTECEU, NEM VOCÊ CONSEGUE MAIS NEGAR ISSO!

Já o prof. Bautois declara com todas as letras que as criaturas ediacaranas EXISTIRAM ANTES DO CAMBRIANO, e eu já coloquei o link para o artigo que demonstra que várias delas eram sim animais, QUE SE MOVIAM. Ele jamais disse que não havia vida animal antes do Cambriano, porque você insiste nisso se está lá escrito para quem quiser ler?!?!? (veja mais abaixo, de novo :roll: ).

Além disso, que história é esta de répteis e mamíferos no Cambriano, você enlouqueceu de vez?!??! Não há absolutamente nenhuma referência científica em lugar algum a nada em todo o Cambriano sequer parecido com vertebrados avançados, o máximo que se encontrou foram placas dérmicas dos peixes mais primitivos de que se tem notícia, e mesmo assim que só surgem ao final do período que demorou mais de 50 milhões de anos.

Volto a colocar o desafio: Ache um texto científico que mostre um fóssil de vertebrado além dos peixes ostracodermos mais primitivos antes do período Ordoviciano.

2) Como os tais "tapetes microbianos" que Buatois discute se foram ou não extintos durante a transição Ediacaran-Cambriano, podem ser considerados ancestrais de peixes, répteis, mamíferos e aves que "surgiram logo depois no cambriano ????????????[
Loucura total!!! Onde você viu isso de répteis, mamíferos e aves no Cambriano?, MOSTRE UM ÚNICO ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE ISSO ou eu vou ser forçado a considerar você como completamente INSANO!

Durante o período Cambriano a face do nosso planeta mudou para sempre e ainda há muitas perguntas não respondidas", disse Prof Buatois, que é o primeiro autor do artigo publicado na revista Nature Communications .

"Eu acho que o nosso trabalho está mostrando que o Cambriano foi o único que testemunhou o aparecimento de grupo moderno de animais ..."
Sim, os tapetes microbiais se foram para sempre, e surgiram as primeiras espécies sem dúvida classificáveis como artrópodes, moluscos e cordados (poríferos e celenterados já existiam no Ediacarano) , todos ainda PRIMITIVOS PRA CARAMBA! Só isso, nada de mamíferos, répteis e o escambau, você está delirando totalmente.

Tem certeza de que não esqueceu de tomar algum remédio?

O período Cambriano foi uma época de mudanças biológicas e sedimentares dramáticas que culminou com o desenvolvimento do nosso mundo moderno.
Sim, um mundo onde a muitos dos filos conhecidos puderam ser identificados pela primeira vez, ainda que por suas formas mais basais, e onde não existia mais a fonte de alimentos fácil dos tapetes de bactérias, fazendo se exacerbar as relações presa-predador e iniciar uma corrida armamentista que existe até hoje (que não, não começou apenas após o pecado original como também está no Gênesis). É tão difícil assim perceber o que todo mundo já entendeu?

Antes do Cambriano, a maioria dos sedimentos marinhos foram cobertas por tapetes microbianos que foram sede dos bizarras criaturas, de corpo mole do biota Ediacaran.
Prof. Buatois

Não fuja ... RESPONDA SEM BLÁ, BLÁ, BLÁ ... SEM DESEINHOS !
Sim. Já respondido acima e abaixo, e daÍ? Onde está na Bíblia alguam coisa tipo "No princípio eram os tapetes bacterianos..."?

Em tempo : a planta necessita de atividade microbiana pra sua subsistência, é necessária a formação de nódulos para que as plantas absorvam o nitrogênio ... na soja por exemplo, os agricultores aplicam uma inoculação microbiana no sulco de plantio para provocar a formação de nódulos nas raízes e facilitar ou acelerar a absorção de nitrogênio.

Nosso DEUS é perfeito ... é óbvio que existiam tapetes microbianos antes dos animais ... pois, as plantas foram criadas primeiro. 8-]
Exato, e nada disso está descrito na Bíblia. Afinal, seus autores, não sendo oniscientes, não conheciam os micróbios.

E para sua informação, cara-pálida, bactérias não são plantas, tá, são procariotas. Plantas são eucariotas, mais próximas de mim e de você que das bactérias. Vai aprendendo 8-] .

kirk escreveu:Não fuja a um debate SÉRIO Leandro ... o que Darwin disse a 150 anos foi confirmado por outro cientista o Prof Buatois em 2014
O que foi confirmado Kirk?

Darwin muito honestamente anotou ele mesmo a ausência de fósseis pré-cambrianos.

Agora leia você mesmo abaixo:

""Durante o período Cambriano a face do nosso planeta mudou para sempre e ainda há muitas perguntas não respondidas", disse Prof Buatois, que é o primeiro autor do artigo publicado na revista Nature Communications .

"Eu acho que o nosso trabalho está mostrando que o Cambriano foi o único que testemunhou o aparecimento de grupo moderno de animais ..."

O período Cambriano foi uma época de mudanças biológicas e sedimentares dramáticas que culminou com o desenvolvimento do nosso mundo moderno.

Antes do Cambriano, a maioria dos sedimentos marinhos foram cobertas por tapetes microbianos que foram sede dos bizarras criaturas, de corpo mole do biota Ediacaran.""



Afinal de contas, você não está mesmo enxergando o texto grifado em vermelho?!?!?

ALERTA DE FUGA

VÁ ESTUDAR ... FIQUE QUIETINHO ... FIQUE COM SEU TEXTO DE 2000 ANOS ... blá, blá, blá ...

NÃO PASSA DE FUGA, AMIGÃO ... NÃO PERMITIREI !
Antes do Cambriano, viu bem desta vez? ANTES DO CAMBRIANO!

Fuga é a sua. Minhas respostas estão cima e em todos os meus outros posts, Ainda estou aguardando as suas 8-] .


Leandro G. Card




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1416 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 06, 2015 11:14 pm

kirk escreveu:O Marechal, na boa cara, ou você quer ou não quer discutir, o assunto ...
E adianta?
kirk escreveu:E por favor pare com essa ladainha sobre a "minha interpretação" já tá enchendo o saco ... não fico analisando tua personalidade e acredito que tenha consciência que não seja um ser perfeito, né ?
Enchendo o saco? Você não entende nada do que outros debatedores falam, e quando entende alguma coisa entende tão errado que chega a ofender, e eu estou enchendo o saco?

Olha só...
kirk escreveu:E você vive no mundo do não me comprometo com nada ... sou ateu, portanto não precisa concordar ou discordar ... não conheço a Bíblia mas já ouvi falar ... não tenho compromisso com Jesus ... mas talvez fosse louco ...
Não é "não me comprometo com nada", caso ainda não tenha ficado claro para você sou ateu e a explicação mais convincente de como a vida foi criada é explicada pela abiogênese, a evolução dessa forma de vida pela teoria da evolução e pelas teorias que a sucederam, tenho minhas próprias opiniões sobre alguns detalhes dessas teorias, E NÃO ACREDITO DE FORMA ALGUMA QUE UM SER, ENTIDADE OU QUALQUER DROGA, NO CASO DEUS, TENHA INTECIONALMENTE CRIADO A VIDA E AS DIVERSAS FORMAS DE VIDA.

Essa minha opinião já não estava suficientemente clara?
kirk escreveu:Então Sr. Marechal, qual a tua ??? tá aqui discutindo porque ??? só pra encher o saco ???
Tentando, ao que parece em vão, te explicar que religião não é ciência! Como mencionei, há outras religiões, e na maioria delas os "deuses" as "histórias" não são consideradas reais!

Ciência é real, inclusive, estudar as diversas religiões e culturas do mundo é uma ciência, dito isso, é possível (e existem cientistas que fazem!) estudar a bíblia, o alcorão e qualquer outro livro sem acreditar em uma palavra do que está escrito, da mesma forma que é possível assistir o filme dos vingadores sem pegar um fuzil para atirar em aliens, são obras de ficção! Alias, já não deixei isso bem claro também?

Dito tudo isso, entenda algo bem simples, obras de ficção servem a muitos propósitos, menos contar a história natural!

Mas você parece não conseguir diferenciar o real da ficção, como já foi notado por outros, você tem sérios problemas de interpretação de textos e por fim, suas opiniões o impedem de abstrair ideias e entender uma opinião diferente da sua (concordar ou não é algo que ocorre após o entendimento), por exemplo:
kirk escreveu: :lol: ... e os herbívoros comiam o que? ... terra ? ... Leandro, por favor né?
Você fala uma bobagem dessas e ainda ri do Leandro...

Esqueça a sua fé por um minuto, esqueça a página do Genesis que diz que as plantas vieram antes, os animais que o Leandro fala, ERAM ANIMAIS AQUÁTICOS, e bem simples, esses vieram antes das plantas, e o Genesis nem os menciona, se você finalmente entendeu do que o Leandro estava falando ai você poderá concordar ou não e contra argumentar.

E sem esse :lol: por favor, na verdade, deve ter sido essa a reação dele quando ele leu essa sua resposta.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1417 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jun 06, 2015 11:29 pm

kirk escreveu:Leandro, na boa cara ... você não mete medo nem em um estudante inicial da Bíblia ! ... muito pelo contrário ... chega a ser cômico !
Até acredito que eu não meta medo em quem lê a Bíblia e sabe interpretar textos. Mas já deu para perceber que este não é o seu caso 8-] .

Aí o amigo está apelando, a vaidade extrapola a razão ... a Bíblia que de fato terminou sua escrita a pouco menos de 2.000 anos não entra em contradições ... você mesmo acaba de desmerecer A Origem das Espécies como um "livro ultrapassado" e tem míseros 150 anos ... notou a diferença? ... vou precisar desenhar? ... não né? ... pelo menos burro acredito que o amigo não seja (pelo menos eu não considero) mas se repetir respostas como essa vai me causar sérias dúvidas. :roll:
Sobre contradições daBíblia não vou pessoalmente entrar neste assunto, que não me interessa nem um pouco. Mas, de qualquer forma, coloco uns links abaixo para você se divertir. E já aviso, tem muitos mais de onde saíram estes (aliás, visitou as páginas que sugeri do recanto das Letras?):

- http://www.bibliadocetico.net/contradicoes.html
- http://hypescience.com/bibviz-um-mapa-d ... na-biblia/
- http://www.tediado.com.br/10/63-contradicoes-da-biblia/
- http://deusilusao.com/2013/10/21/contra ... drops-1-2/
- http://literatortura.com/2013/11/grafic ... da-biblia/

Esta brincadeira de copy-and-paste é realmente muito prática :wink: !

Com relação ao "A Origem das Espécies", é um livro já antigo demais, e isso é auto-evidente. Demoiselle, Gripen-NG, lembra?


Nem li tua resposta sobre as perguntas biblicas que fez, mas vou te responder.
No aguardo.

:lol: ... e os herbívoros comiam o que? ... terra ? ... Leandro, por favor né?Você é que tem que explicar isso.
Pela teoria da evolução as formas de alimentação foram se adaptando às disponibilidades do ambiente.

Material orgânico em suspensão na água (resquicío da sopa orgânica primordial que deu origem à vida) parece ter sido o alimento dos Rangeomorphos do início do Ediacarano, e as marcas de movimento dos Pro-artrópodes indicam que estes se alimentavam dos tapetes de bactérias do final deste mesmo período. Do Cambriano são conhecidos os que se alimentavam de detritos do fundo (como os Lobópodes não nadadores tipo o Halucigênia), os filtradores sésseis e móveis como os Arqueociatos, os Vetucolianos e alguns artrópodes como a Marrella, e os predadores como a Opabínia e o Anomalocaris. Plantas não eram necessárias para manter estas cadeias de vida nos oceanos, e nada existia ainda em terra firme. Depois as coisas foram mudando através da evolução, e os primeiros herbívoros só surgiram muitos e muitos milhões de anos depois.

Nada muito difícil de entender, na verdade.



O Leandro, não se faça de bobinho não, Darwin e Bautois afirmam que a vida surgiu no período Cambriano, até agora você enrolou, falou de dilúvio, Bíblia ... blá, blá, blá, nhém, nhém, nhém ... você DISCORDA desses cientistas ??? sim ou não ??? RESPONDA ... larga de embromation ... as últimas citações que fiz foi de Charles Darwin COM CÓPIA DO LIVRO E TUDO ... e do Prof. Bautois de um link postado por você ... e você tá embromando, disse que Darwin tá desatualizado e mais blá, blá, blá e não responde.
Não se faça de bobinho você.

Já expliquei que Darwin propôs uma dificuldade e apontou sua solução, que foi encontrada, e o francês jamais afirmou que não existiam animais antes do cambriano, ESTÁ ESCRITO COM TODAS AS LETRAS QUE ELE RECONHECE A BIOTA EDIACARANA COMO ANTERIOR AO CAMBRIANO.

Porque você insiste em algo que já foi esclarecido para todo mundo além de qualquer dúvida possível? Falta de outros argumentos?



Então as "leis da natureza" são universais e estão presentes em TODO O UNIVERSO ???? ... então acredita que existem LEIS mas não acredita na existência de um LEGISLADOR ??? ... como é isso Leandro ??? ... as precisas LEIS UNIVERSAIS SURGIRAM SOZINHAS ??? ... tais leis são resultado de uma explosão ??? ... é isso que chama de ciência ???

Chamo de "outra coisa" !
Sim, isso é ciência. Se você não consegue compreender nada disso, o problema não é bem com a ciência... :roll:

E que fique bem claro, em nenhum momento eu disse que não acredito em um criador. Só não acredito que ele tenha alguma coisa a ver com o que descreve a Bíblia, e menos ainda com o que você acha que ele é e deseja.


Mais elucubrações não se conhece até agora nada parecido com a terra, muito menos com a presença das condições para a existência de vida por mais simples que sejam ... e se a probabilidade da vida aqui ter "surgido" do acaso está na coluna de "impossível" das probabilidade matemáticas a probabilidade de acontecer de novo é duas vezes impossível ... espero que não se esqueça mesmo ... mas espere em lugar confortável ... vai demorar um pouco tá?
Na verdade já estou aguardando com grande ansiedade o lançamento do telescópio orbital James Webb, a construção do Very Large Array Telescope e outros instrumentos avançados que devem entrar em operação nos próximos anos. E também das próximas sondas de exploração planetária que devem ser lançadas para Marte, Europa, Encéladus e Titã, locais aqui mesmo no nosso sistema solar onde a vida pode também ter surgido.

Vamos aguardar juntos.



Ok vamos falar de Gênesis !
No aguardo.



Leandro G. Card




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1418 Mensagem por kirk » Dom Jun 07, 2015 2:32 am

Como lhe prometi vamos falar de Gênesis, do relato da Criação !
LeandroGCard escreveu:Boa noite Kirk,

Bem, parece que você decidiu fazer uma pausa nas discussões sobre a Teoria da Evolução e se concentrar um pouco na avaliação do texto bíblico. Que pena, eu estava achando divertida a sua tentativa de PROVAR que a evolução era uma crença e o criacionismo é que é científico. Mas podemos conversar sobre o texto bíblico também, embora isso não me agrade tanto.
kirk escreveu:Olá Leandro, Boa noite também !

A Bíblia afirma ser um livro inspirado por Deus. (2 Timóteo 3:16) Caso isto seja verdade, ela certamente estaria isenta de conceitos errôneos prevalecentes na época em que suas várias partes foram escritas.
Sim, exatamente, deveria.

Mas vejamos abaixo se realmente está isenta de qualquer erro:
Tá Leandro, vou exercer a faculdade da paciência e tentar te responder com a maior seriedade e sinceridade possível.

LeandroGCard escreveu:
Pode a Bíblia suportar o escrutínio, à luz do conhecimento atual?

Deve-se também lembrar que o relato de Gênesis não foi escrito para mostrar o “como” da criação. Antes, abrange os eventos principais de forma progressiva, descrevendo que coisas foram formadas, a ordem em que foram formadas e o intervalo de tempo, ou “dia”, em que cada uma delas surgiu inicialmente.

Ao examinar o relato de Gênesis, é útil ter presente que enfoca os assuntos do ponto de vista de pessoas na Terra. Assim, descreve os eventos segundo a aparência que teriam, caso observadores humanos estivessem presentes. Pode-se depreender isto do tratamento dado aos eventos ocorridos no quarto “dia” de Gênesis. Ali, descreve-se o sol e a lua como grandes luminares, em comparação com as estrelas. Todavia, muitas estrelas são muito maiores do que o nosso sol, e a lua é insignificante quando comparada com elas. Mas isto não parece ser assim para um observador terrestre. Assim, conforme visto da Terra, o sol parece ser uma ‘luz maior que governa o dia’, e a lua uma ‘luz menor que domina a noite’. — Gênesis 1:14-18.

A primeira parte de Gênesis indica que a Terra já poderia existir bilhões de anos antes do primeiro “dia” de Gênesis, embora não diga por quanto tempo. No entanto, realmente descreve a condição da Terra pouco antes de começar esse primeiro “dia”: “Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.” — Gênesis 1:2.
Vamos assumir que seja assim, embora existam divergências sobre esta questão do ponto de vista da narrativa.

Se Deus estava narrando os seus atos não haveria porquê descrever o universo sempre do ponto de vista humano, ele poderia ter utilizado o seu próprio ponto de vista, que seria muito mais abrangente (em princípio abrangeria o universo inteiro). Isso garantiria que o texto se mantivesse sempre atual, não importando o desenvolvimento do conhecimento humano, e seria uma prova incontestável de que o texto havia pelo menos sido ditado por alguém com conhecimentos acima dos disponíveis à humanidade da época.

Mas isso não acontece, então esta oportunidade ímpar de mostrar de forma inequívoca a origem não-humana do texto teria sido “desperdiçada” por Deus. Uma pena.
Olha Leandro por uma questão de respeito a Deus nosso grandioso Criador, não costumo questionar "o porque" Deus fez de uma forma ou de outra suas realizações e muito menos o que escreve para nosso entendimento.

Porém essa questão que colocou é muito simples de ser respondida, primeiro porque a narrativa tem como propósito o esclarecimento dos eventos principais de forma progressiva, descrevendo que coisas foram formadas, a ordem em que foram formadas para o entendimento de pessoas SIMPLES sem demandas de conhecimentos específicos ... foi escrita para que TODOS pudessem entender e não apenas alguns poucos ... e não há melhor forma de se entender do que explicar as coisas sob o ponto de vista de quem deve entender ... até para que tenha a possibilidade de entender ... de outra forma as coisas ficariam inexplicáveis por incontáveis milhares de anos ...
LeandroGCard escreveu:
Qual É a Duração dum “Dia” de Gênesis?

Muitos consideram a palavra “dia”, empregada em Gênesis, capítulo 1, como significando 24 horas. Entretanto, em Gênesis 1:5 diz-se que Deus mesmo dividiu o dia num período menor, chamando apenas o período de claridade de “dia”. Em Gênesis 2:4, todos os períodos criativos são chamados de um só “dia”: “Esta é uma história dos céus e da terra no tempo em que foram criados, no dia [todos os seis períodos criativos] em que Jeová Deus fez a terra e o céu.”

O termo hebraico yohm, traduzido “dia”, pode significar diferentes medidas de tempo. Entre os possíveis significados, a obra Old Testament Word Studies (Estudos Verbais Sobre o Velho Testamento), de William Wilson, inclui os seguintes: “Um dia; termo freqüentemente usado para tempo em geral, ou para um longo tempo; um inteiro período sob consideração . . . Dia também é usado para uma época ou tempo específico em que ocorre um evento extraordinário.” Esta última sentença parece ajustar-se aos “dias” criativos, pois, certamente, foram períodos em que se descreveu a ocorrência de eventos extraordinários. Também dá margem a períodos muito maiores do que 24 horas.

Gênesis, capítulo 1, utiliza as expressões “noitinha [“tarde”, Almeida]” e “manhã” em relação aos períodos criativos. Não indica isto que duraram 24 horas? Não necessariamente. Em alguns lugares, as pessoas amiúde se referem ao período de vida dum homem como o “dia” dele. Falam do “dia de meu pai”, ou “no dia de Camões”. Podem dividir esse “dia”, ou período de vida, dizendo “no alvorecer [ou manhã] de sua vida” ou “no crepúsculo [entardecer] de sua vida”. Assim, os termos ‘noitinha e manhã’, em Gênesis, capítulo 1, não limitam seu significado a 24 horas literais.
7 O termo “dia”, segundo empregado na Bíblia, pode incluir o verão e o inverno, a passagem das estações. (Zacarias 14:8) O “dia da colheita [sega]” envolve muitos dias. (Compare Provérbios 25:13 com Gênesis 30:14.) Mil anos são assemelhados a um dia. (Salmo 90:4; 2 Pedro 3:8, 10) O “Dia do Juízo” abrange muitos anos. (Mateus 10:15; 11:22-24) Pareceria razoável que os “dias” de Gênesis abrangessem, igualmente, longos períodos — milênios. O que aconteceu, então, durante aquelas eras criativas? É científico o relato da Bíblia a respeito delas? Segue-se uma análise destes “dias”, segundo expresso em Gênesis:
Ou seja, qualquer indicação sobre períodos específicos de tempo na Bíblia não tem significado real, porque as palavras como “dia” podem ser interpretadas em qualquer acepção que se queira. Fica assim impossível montar qualquer relação entre o texto bíblico e quaisquer datações científicas. Mais uma oportunidade de demonstrar inequivocamente a natureza divina do texto fica assim perdida. Mais uma vez.
Especificamente a palavra em Gênesis traduzida como "dia" (yohm em hebraico) pode significar diferentes medidas de tempo ... inclusive pode simplesmente significar longo período de tempo como explica a obra Old Testament Word Studies ... voltamos ao objetivo das escrituras certamente não é fornecer "dados" aos cientistas ... mas apenas esclarecer e ensinar a TODOS dos mais diversos níveis de conhecimento.

É o que eu venho afirmando ao amigo, a Bíblia não se pretende um livro científico, porém, de forma alguma está em "conflito" com o conhecimento científico. muito menos divulgaria um conceitos errôneo ou impreciso.
LeandroGCard escreveu:
Primeiro “Dia”

“‘Venha a haver luz.’ Então veio a haver luz. E Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia.” — Gênesis 1:3, 5.

Naturalmente, o sol e a lua já estavam no espaço sideral muito antes deste primeiro “dia”, mas sua luz não atingia a superfície da Terra, de modo a ser vista por um observador terrestre. Daí, a luz evidentemente se tornou visível na Terra, neste primeiro “dia”, e a Terra, em sua rotação, passou a ter, alternadamente, dias e noites.

Pelo visto, a luz surgiu através dum processo gradual, que se estendeu por longo período, e não instantaneamente, como ocorre quando se acende uma lâmpada elétrica. A versão de Gênesis feita pelo tradutor J. W. Watts reflete isto, ao dizer: “E a luz veio gradualmente à existência.” [A Distinctive Translation of Genesis (Tradução Distintiva de Gênesis)] Tal luz provinha do sol, mas o próprio sol não podia ser visto no céu encoberto. Assim, a luz que alcançava a Terra era “luz difusa”, conforme indicado por um comentário feito sobre o versículo 3 em The Emphasised Bible (A Bíblia Enfatizada), de Rotherham.
Estas afirmações são absolutamente sem nenhum embasamento factual. Se o sol já existia, sua luz seria perceptível na superfície da Terra mesmo que o disco solar em si não fosse discernível. Isso pode ser perfeitamente notado nas fotos abaixo:

Fotos da superfície de vênus tiradas por uma câmera da sonda Venera-9:
Imagem Imagem
Vênus é um planeta totalmente coberto por espessas nuvens de ácido sulfúrico, que mantém sua superfície permanentemente oculta e refletem boa pare da luz que o planeta recebe do sol. Mas observe que existem áreas sombreadas sob as rochas nos lados virados para a câmera (ou seja, iluminação não pode vir da própria sonda), indicando a presença de luz ambiente suficiente para gerar um perfeto contraste luz-escuridão.

Fotos da superfície de Titã, lua de Saturno, tiradas pela sonda Huygens de grande altitude e ao nível do solo:
Imagem Imagem

Titã também é encoberto por nuvens de compostos orgânicos simples que encobrem totalmente sua superfície, e além disso fica 10 vezes mais distante do sol do que a Terra. Mesmo assim, observe como as imagens acima apresentam o mesmo nível de iluminação até o horizonte, indicando que não é preciso usar iluminação artificial para poder ver a paisagem. E na debaixo as sombras nas “rochas” são bastante nítidas.

Mesmo que tenham sido utilizadas nas sondas câmeras com capacidade de intensificação de luz, as sombras são perfeitamente perceptíveis, indicando que não há escuridão absoluta abaixo das camadas de nuvens de planetas encobertos por elas. Pode-se discutir a sensibilidade dos olhos à luz, mas jamais alegar a sua inexistência ou imperceptibilidade. E, é claro, não há fotos tiradas durante a noite destes mundos, porque elas mostrariam apenas um campo totalmente negro, como acontece aqui mesmo na Terra em noites totalmente nubladas e longe da iluminação artificial.

Portanto, existem planetas conhecidos que são encobertos por nuvens e até recebem bem menos luz do sol do que a própria Terra, e ainda assim não se pode de forma alguma dizer que suas superfícies não recebem luz e não conhecem a diferença entre luz e escuro. Assim sua afirmação de que a “criação da luz” se referiria à penetração dela na atmosfera da Terra primitiva não tem nenhum respaldo em nada conhecido pela ciência, muito pelo contrário.
Suas observações são válidas Leandro, porém hoje mesmo num grande temporal o dia pode se tornar como a noite ... já me aconteceu de estar na estrada em pleno dia e parecer estar de noite com o tempo todo fechado ... ademais os elementos dos exemplos que postou são diferentes e cada elemento tem maior ou menor penetração de luz ... no caso da terra naquela época Deus a descreveu como foi descrita ... e como um ser humano a veria de seu ponto de vista.

Lembrando que Deus disse que antes desse "dia" segundo suas palavras:

No princípio Deus criou os céus e a terra.+
2 A terra era vazia* e deserta,* e havia escuridão sobre as águas profundas;*+ e a força ativa*+ de Deus movia-se sobre as águas.

Gênesis 1: 1-2
http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia ... fn14624107

A inúmeras referência Bíblicas sobre esse evento, não há contradição em toda a escritura :

Provérbios 8:27, 28
27 Quando ele preparou os céus, eu estava lá;
Quando traçou o horizonte sobre a superfície das águas,
28 Quando ele colocou as nuvens no alto,
Quando estabeleceu as fontes das águas profundas,

Salmo 33:6
6 Por meio da palavra de Jeová foram feitos os céus;
E por meio do espírito da sua boca, tudo que há neles.

Isaías 40:26
26 “Ergam os olhos para o céu e vejam.
Quem criou estas coisas?
Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número;
Ele chama a todas elas por nome.
Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder,
Não falta nem sequer uma delas.

Salmos 104:5, 6
5 Estabeleceu a terra em seus alicerces;
Ela nunca, jamais, será tirada do seu lugar.
6 Cobriste-a de águas profundas, como que com uma roupa.
As águas estavam acima das montanhas.

Salmo 102:25
25 Há muito tempo lançaste os alicerces da terra,
E os céus são obra das tuas mãos.

Isaías 42:5
5 Assim diz o verdadeiro Deus, Jeová,
O Criador dos céus e o Grandioso que os estendeu,
Aquele que estirou a terra e o que ela produz,
Aquele que dá fôlego aos seus habitantes
E espírito aos que andam nela:

Isaías 45:18
18 Pois assim diz Jeová,
O Criador dos céus, o verdadeiro Deus,
Aquele que formou a terra e que a fez, aquele que a estabeleceu firmemente,
Que não a criou simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada:
“Eu sou Jeová, e não há outro.

Romanos 1:20
20 Pois as suas qualidades invisíveis — isto é, seu poder eterno e Divindade — são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas, de modo que eles não têm desculpa.

Hebreus 1:10
10 E: “Ó Senhor, no princípio lançaste os alicerces da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Apocalipse 4:11
11 “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas.”

Apocalipse 10:6
6 e jurou por Aquele que vive para todo o sempre, que criou o céu e as coisas nele, a terra e as coisas nela, e o mar e as coisas nele: “Não haverá mais demora.

Jeremias 10:12
12 Ele é Aquele que fez a terra com o seu poder,
Aquele que estabeleceu o solo produtivo com a sua sabedoria+
E que estendeu os céus com o seu entendimento.+

Como é descrito :

"Como era então a terra? No princípio, ninguém podia viver na terra. Só havia um grande mar sobre toda a terra. Mas, Deus quis que pessoas vivessem na terra. Por isso passou a aprontar as coisas para nós. O que fez então?

Primeiro, a terra precisava de luz. Assim, Deus fez que a luz do sol brilhasse sobre ela. Fez isso de modo a haver noite e dia. Depois, Deus fez surgir solo seco acima da água do mar.

No começo, não havia nada na terra seca. Parecia assim como vê aqui no desenho. Não havia flores, nem árvores, nem animais. Não havia nem peixe no mar. Deus ainda tinha muito trabalho para tornar a terra boa para a vida de animais e de gente."

Imagem
LeandroGCard escreveu:
Segundo “Dia”

“‘Venha a haver uma expansão entre as águas e ocorra uma separação entre águas e águas.’ Deus passou então a fazer a expansão e a fazer separação entre as águas que haviam de ficar debaixo da expansão e as águas que haviam de ficar por cima da expansão. E assim se deu. E Deus começou a chamar a expansão de Céu.” — Gênesis 1:6-8.

Algumas traduções utilizam a palavra “firmamento”, em vez de “expansão”. À base disto, argumenta-se que o relato de Gênesis copiou os mitos da criação que apresentam este “firmamento” como uma abóbada de metal. Mas, na Bíblia Vozes e em A Bíblia de Jerusalém, notas marginais esclarecem que “firmamento” se aplica à abóbada celeste. Isto se dá porque a palavra hebraica ra•qí•a‘, traduzida “expansão”, significa estender, espalhar, ou expandir.

O relato de Gênesis diz que Deus fez isso, mas não explica como. Seja qual for o modo como tenha ocorrido a separação descrita, pareceria como se as ‘águas de cima’ se tivessem elevado da Terra. E se poderia posteriormente afirmar que as aves voavam na “expansão dos céus”, conforme declarado em Gênesis 1:20.
Isto quer dizer que não havia atmosfera entre a superfície da Terra e o firmamento? Então como a água não entrava em ebulição neste vácuo e desaparecia, ou não criou ela própria desde o princípio uma atmosfera de vapor em equilíbrio com o líquido, já no primeiro dia?

E que águas são estas acima do firmamento? O texto na verdade aqui não diz coisa com coisa, a menos que se imagine que seu autor pensava que o céu azul era um outro oceano colocado ACIMA da abóbada celeste, um erro compreensível para um pastor de cabras da época, mas sabidamente uma enorme bobagem que Deus jamais poderia ter cometido.


Faz sentido se a atmosfera fosse densa e composta por elementos gasosos como é Júpter e saturno por exemplo ... pelo escrito Deus criou uma "expansão" entre as águas que ficariam em cima (nuvens) e em baixo no estado líquido. Até então pelo que se lê o planeta era totalmente coberto de água em estado líquido ... a terra ainda não havia emergido ... a temperatura da terra era estável e uniforme ... assim não havia gelo nos polos, pois a camada de gasosa tomava toda a expansão ... "protegendo" toda a atmosfera de elementos externos ... incluso luz solar.
LeandroGCard escreveu:
Terceiro “Dia”

“‘Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar e apareça a terra seca’. E assim se deu. E Deus começou a chamar a terra seca de Terra, mas o ajuntamento de águas chamou de Mares.” (Gênesis 1:9, 10) Como de costume, o relato não descreve como isto foi feito. Sem dúvida, tremendos movimentos do solo estariam envolvidos na formação das áreas de terra seca. Os geólogos explicariam estas grandes sublevações da crosta como catastrofismo. Mas Gênesis indica que foram dirigidas e controladas por um Criador.
No período Hadeano, quando a Terra estava sendo formada, a crosta do planeta não era sólida e sim composta por magma derretido. Não havia água líquida na superfície porque sua temperatura era muito acima do ponto de ebulição da água. Apenas depois da superfície esfriar o suficiente, após sabe-se lá quantos milhões de anos, o vapor d’água condensado conseguiu começar a se acumular na superfície do planeta.

O relato bíblico simplesmente passa por cima disso tudo, então aqui ele de novo não fornece nenhuma informação que possa ser comparada com o conhecimento geológico. Mais uma oportunidade perdida.

Quanto a no início a superfície ter sido coberta completamente or água, também não se sabe isso. Talvez tenha acontecido e talvez não, embora existam indicações de que isso jamais ocorreu (ver mais abaixo). Então mais uma vez o relato bíblico simplesmente não pode ser comparado com o conhecimento científico para se saber se há qualquer grau de exatidão.

A única coisa que se pode garantir é que o surgimento do planeta Terra por acreção de asteróides e planetóides e seu estado original super-aquecido não são mencionados em momento algum no Gênesis, e isso é outra boa oportunidade perdida por Deus de provar que tinha conhecimentos superiores sobre a natureza. Este Deus não parece muito esperto, na minha opinião.
Em que pese esse teu desrespeito para com o Criador, fica importante frisar que ELE não precisa "provar" nada a ninguém ...

Isso me fez lembrar um Homem arrogante, ... que também andou falando coisas a Jó de que não conhecia e em determinado momento foi interpelado por Deus que lhe perguntou:

Jó 38:1-41
Então Jeová respondeu a Jó de dentro do vendaval:+
2 “Quem é este que está obscurecendo os meus propósitos*
E falando sem conhecimento?+
3 Por favor, prepare-se como um homem;
Eu lhe farei perguntas, e você me informará.
4 Onde você estava quando lancei os alicerces da terra?+
Responda-me, se você acha que tem entendimento.
5 Quem estabeleceu as medidas dela, caso você saiba,
Ou quem estendeu sobre ela uma corda de medir?
6 Em que se encaixaram as suas bases,
Ou quem assentou a sua pedra angular,+
...
E quem fechou com portas o mar+
Quando ele repentinamente saiu do ventre,
9 Quando o vesti com nuvens
E o envolvi* com densas trevas,
10 Quando estabeleci meu limite para ele
E coloquei suas portas e trancas,+
11 E disse: ‘Você pode chegar até aqui, não além disso;
Aqui param as suas ondas orgulhosas’?+
12 Você já* deu ordens à manhã
Ou fez a aurora saber seu lugar(?),+
...
Você já desceu às fontes do mar
Ou explorou as águas profundas?+
17 Foram revelados a você os portões da morte,+
Ou você já viu os portões da escuridão profunda?*+
18 Você compreende a imensidão da terra?+
Responda-me, se você sabe tudo isso.
19 Em que direção a luz reside?+
E onde é o lugar da escuridão,
20 Para que você a leve ao seu território
E conheça os caminhos para a casa dela?
21 Por acaso você sabe isso porque já tinha nascido
E porque são muitos os seus anos?*
22 Por acaso você entrou nos depósitos da neve,+
Ou viu os depósitos do granizo,+
23 Que reservei para o tempo de aflição,
Para o dia de batalha e de guerra?+
24 De onde a luz* se propaga,
E de onde o vento leste sopra sobre a terra?+
25 Quem abriu um canal para o aguaceiro
E fez um caminho para a trovejante nuvem de tempestade,+
26 Para fazer chover onde não mora ninguém,
No deserto, onde não há nenhum humano,+
27 Para saciar lugares devastados
E fazer a relva brotar?+
...
Será que você pode atar as cordas da constelação de Quima,*
Ou desatar as cordas da constelação de Quesil?*+
32 Você pode fazer sair uma constelação* na sua estação,
Ou guiar a constelação de Ás* com seus filhos?
33 Por acaso você conhece as leis que governam os céus,+
Ou pode impor a autoridade delas* sobre a terra?
34 Será que você pode erguer a sua voz até as nuvens,
Para fazer com que um aguaceiro o cubra?+
...
Quem pôs sabedoria nas nuvens,*+
Ou deu entendimento aos fenômenos celestes?*+
37 Quem tem sabedoria para contar as nuvens,
Ou quem pode despejar os jarros de água do céu,+
38 De modo que o pó se transforma em lama
E os torrões de terra grudam um no outro?
39 Será que você pode caçar a presa para o leão
Ou satisfazer o apetite dos leões novos,+
40 Quando se agacham nos esconderijos
Ou ficam de emboscada nas tocas?
41 Quem dá alimento ao corvo+
Quando seus filhotes clamam a Deus por ajuda
E vagueiam por não ter nada para comer?

Jó 39:27-29
Será que é por causa do entendimento que você tem que o falcão plana,
Estendendo suas asas para o sul?
27 Ou é às suas ordens que a águia voa para cima+
E constrói o seu ninho no alto,+
28 Passando a noite num rochedo,
Na fortaleza onde vive, num penhasco?*
29 De lá ela procura alimento,+
Seus olhos enxergam longe.

Jó 37:24
24 Portanto, as pessoas devem temê-lo.+
Pois ele não mostra favor aos que se consideram sábios.”*+
LeandroGCard escreveu:
No relato bíblico, em que Deus é descrito como interrogando Jó sobre o conhecimento deste quanto à Terra, descreve-se uma variedade de acontecimentos a respeito da história da Terra: suas medidas, suas massas de nuvens, seus mares e como as ondas deles eram limitadas pela terra seca — muitas coisas em geral sobre a criação, abrangendo longos períodos. Entre tais coisas, comparando a Terra a um edifício, a Bíblia afirma que Deus perguntou a Jó: “Em que se fundaram seus pedestais de encaixe ou quem lançou a sua pedra angular?” — Jó 38:6.

É interessante que, semelhante a “pedestais de encaixe”, a crosta terrestre é muito mais espessa sob os continentes, e ainda mais sob as cadeias de montanhas, penetrando fundo no revestimento subjacente — como as raízes das árvores no solo. “A idéia de que montes e continentes tinham raízes já foi testada vez após vez, e mostrou-se válida”, afirma a obra Putnam’s Geology (Geologia de Putnam). A crosta oceânica só tem uns 8 quilômetros de espessura, mas as raízes continentais aprofundam-se uns 32 quilômetros, e as raízes das montanhas penetram duas vezes mais. E todas as camadas da Terra fazem pressão, de todas as direções, sobre o núcleo terrestre, tornando-o parecido a uma grande “pedra angular” de sustentação.

Sejam quais forem os meios usados para provocar o erguimento da terra seca, o ponto importante é: Tanto a Bíblia como a ciência o reconhecem como um dos estágios da formação da Terra.
Aqui está-se forçando um texto claramente figurativo para lhe dar uma literalidade que ele não contém. Pedestais de encaixe e pedras angulares são termos típicos da arquitetura, e não da geologia. Os continentes simplesmente flutuam sob o magma pastoso do manto, sem pedra angular alguma por baixo. Coisa que a Bíblia também não menciona.

E não existe relação entre continentes e montanhas com “raízes”, já se sabe que as montanhas se formam ou por acresção de lava em vulcões ativos, que surgem justamente onde o magma líquido está próximo à superfície ou seja, a crosta é mais fina (como nas cordilheiras dorsais atlântica e do pacífico – incluindo o Havaí e a Islândia), ou por compressão das placas tectônicas em suas fronteiras, onde existem falhas na crosta. Ou seja, ela não é homogeneamente espessa. A espessura da crosta nos continentes é muito variável, em alguns pontos de subducção as placas tectônicas podem se sobrepor, aumentando em muito a espessura (como ocorre no Himalaia, com 70Km), e em outros a crosta se estica e é “afinada” para valores bem menores, de menos de 30Km:

Imagem


No Brasil mesmo, existem áreas no meio do nordeste onde a espessura da crosta chega a ser menor do que 30km, bem menos que a média mundial.

http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/0 ... -nordeste/

Já no que concerne aos oceanos, eles simplesmente possuem a crosta mais fina porque é nestas áreas que ficam os pontos mais baixos, e a água corre sempre para o ponto mais baixo. A crosta sob os oceanos é composta por rochas mais densas (basalto) do que as presentes nos continentes (granito). Estas últimas foram formadas em grande parte em tempos muito remotos da história do planeta.

Consequentemente, é bem provável que quando o vapor d’água se condensou e caiu sobre o solo pela primeira vez ele já tenha se acumulado apenas em certas áreas mais baixas, e jamais a Terra esteve inteira coberta pelas águas como mencionado mais acima. Não sei se isso pode ser demonstrado, o que não se pode de forma alguma é afirmar que algum dia a Terra inteira esteve coberta por água como você fez.
Não foi eu quem disse, foi Deus em Gênesis 1:2 ... e a força ativa*+ de Deus movia-se sobre as águas.+ Gênesis 1:6-7 ... Então Deus disse: “Que haja uma vastidão*+ entre as águas, e haja uma divisão entre águas e águas. Então Deus fez a vastidão e separou as águas abaixo da vastidão e as águas acima da vastidão. Gênesis 1:9-10 ... Então Deus disse: “Que as águas abaixo dos céus se ajuntem num só lugar, e apareça a terra seca.”+ E assim se deu. 10 Deus chamou a terra seca de “terra”,+ mas ao ajuntamento de águas ele chamou de “mares”.+ E Deus viu que era bom.
LeandroGCard escreveu:
Plantas Terrestres no Terceiro “Dia”

O relato da Bíblia acrescenta: “‘Faça a terra brotar relva, vegetação que dê semente, árvores frutíferas que dêem fruto segundo as suas espécies, cuja semente esteja nele, sobre a terra.’ E assim se deu.” — Gênesis 1:11.

Assim, no fim deste terceiro período criativo, já tinham sido criadas três categorias gerais de plantas terrestres. A luz difusa já seria, então, bem forte, bastante ampla para o processo de fotossíntese, tão vital para as plantas verdes. Incidentalmente, o relato aqui não menciona toda “espécie” de planta que surgiu em cena. Não se mencionam especificamente organismos microscópicos, plantas aquáticas e outras, mas, provavelmente, elas foram criadas neste “dia”.
O relato também não menciona nada sobre fungos, que não são plantas nem animais, bem como sobre outras formas limítrofes como as Euglenas. Também não fala nada sobre as a Zooxantelas, que vivem dentro dos tecidos de animais e não poderiam sobreviver livremente antes da existência deles.

Ou seja, mais uma vez um texto que não diz nada além do óbvio, que as plantas apareceram sobre a Terra em algum momento, o que é evidente já que elas existem. Só isso, não precisaria ser nenhum Deus para se chegar a esta "brilhante" conclusão.


Porém demonstra a "ORDEM" em que as coisas foram criadas ... xomo já mencionado o relato bíblico abrange os eventos principais de forma progressiva, descrevendo que coisas foram formadas, a ordem em que foram formadas ...
LeandroGCard escreveu:
Quarto “Dia”
“‘Venha a haver luzeiros na expansão dos céus para fazerem separação entre o dia e a noite; e eles terão de servir de sinais, e para épocas [estações, Almeida, atualizada], e para dias, e para anos. E terão de servir de luzeiros na expansão dos céus, para iluminarem a terra.’ E assim se deu. E Deus passou a fazer os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para dominar o dia e o luzeiro menor para dominar a noite, e também as estrelas.” — Gênesis 1:14-16; Salmo 136:7-9.
Previamente, no primeiro “dia”, usou-se a expressão: “Venha a haver luz.” O termo hebraico ali utilizado para “luz” é ’ohr, que significa luz em sentido geral. Mas, no quarto “dia”, a palavra hebraica passa a ser ma•’óhr, que significa a fonte da luz. O tradutor Rotherham, numa nota de rodapé sobre “Luminaries (Luzeiros)”, em The Emphasised Bible, afirma: “No ver. 3, ’ôr [’ohr], luz difusa.” Daí, prossegue mostrando que o termo hebraico ma•’óhr, no versículo 14, significa algo “produzindo luz”. No primeiro “dia”, a luz difusa evidentemente penetrava nas faixas envolventes, mas as fontes dessa luz não podiam ser vistas por um observador terrestre por causa das camadas de nuvens que ainda envolviam a Terra. Agora, pelo visto, as coisas mudaram neste quarto “dia”.

Uma atmosfera inicialmente rica em bióxido de carbono pode ter causado um clima quente, em toda a Terra. Mas, o crescimento luxuriante da vegetação, durante o terceiro e o quarto períodos criativos, absorveria parte deste cobertor de bióxido de carbono, retentor de calor. A vegetação, por sua vez, liberaria oxigênio — essencial para a vida animal.
23 Nesse estágio, caso existisse um observador humano, ele poderia discernir o sol, a lua e as estrelas, que ‘serviriam de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos’. (Gênesis 1:14) A lua indicaria a passagem dos meses lunares, e o sol a passagem dos anos solares. As estações (épocas) que então ‘vieram a existir’ neste quarto “dia”, sem dúvida seriam muito mais brandas do que se tornaram posteriormente. — Gênesis 1:15; 8:20-22.
Mais uma vez, não há indicações claras do que o texto descreve.

Não há nenhuma indicação geológica conhecida de que em algum momento específico a atmosfera da Terra teria se tornado transparente, sendo que antes não o fosse. Mais uma afirmação que não pode ser comparada com nenhum conhecimento científico, e é portanto inútil para determinar a inspiração divina do texto. O que se sabe, avaliando o conteúdo de óxidos em rochas antigas, é que os níveis de oxigênio permaneceram bastante baixos por bilhões de anos, ao mesmo tempo em que já existiam bactérias formando estruturas chamadas estromatólitos, algo sobre o que a Bíblia não diz uma única palavra.

Apenas mais recentemente (pouco menos de 1 bilhão de anos) os níveis de oxigênio começaram a subir significativamente, graças à ação primeiramente de bactérias fotossintetizantes e depois de algas microscópicas. No Cambriano (que você vive mencionando e começo cerca de 600 milhões de anos atrás) os níveis de oxigênio já permitiram o surgimento de diversas formas de vida complexa nos mares, mas não havia planta alguma em terra firme. Os primeiros musgos mais simples só surgiram no Ordoviciano, 150 milhões de anos depois dos animais cambrianos.

Ou seja, a sua interpretação da narrativa bíblica não tem absolutamente nada a ver com o que se conhece do registro geológico.
Eita ! ... é óbvio que as plantas foram criadas antes dos animais, pois do oxigênio fornecido pelas plantas permite a vida dos animais ... como já mencionado os tais tapetes microbianos foram necessários para a criação das plantas ... mas isso não altera o entendimento de um "observador na terra" ... a Bíblia nunca foi um compêndio cientifico, Leandro ...

E nas buenas, cara, nem você ou qualquer outro Homem é o centro do universo para presumir que as escrituras devam servir aos SEUS propósitos. Menos né cara!
LeandroGCard escreveu:
Quinto “Dia”

“‘Produzam as águas um enxame de almas viventes e voem criaturas voadoras sobre a terra, na face da expansão dos céus.’ E Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda alma vivente que se move, que as águas produziram em enxames segundo as suas espécies, e toda criatura voadora alada segundo a sua espécie.” — Gênesis 1:20, 21.

É de interesse observar que as criaturas não-humanas que deveriam enxamear as águas são chamadas de “almas viventes”. Este termo também se aplicaria às “criaturas voadoras [que voam] sobre a terra, na face da expansão dos céus”. E abrangeria também as formas de vida marinha e aérea, tais como os monstros marinhos, cujos restos fósseis os cientistas encontraram em épocas recentes.
Aqui as criaturas aladas surgem concomitantemente com as aquáticas, ao passo que no registro geológico o surgimento de cada uma é separado por diversas eras.

As primeias formas de vida aquáticas a deixarem fósseis incontestáveis são do Ediacarano, que começou mais de 90 milhões de anos ANTES do Cambriano. Mas as primeiras criaturas voadoras seriam os insetos já mais evoluídos, e o mais antigo deles é do período Devoniano, pelo menos 200 milhões de anos mais recente. E os primeiros vertebrados voadores registrados como fósseis são do Cretáceo, mais uns 230 milhões de anos depois dos primeiros insetos voadores.

Aqui de novo o que a geologia conhece não tem absolutamente nada a ver com a sua descrição do Gênesis.


O problema é o que você quer dizer com "As primeias formas de vida aquáticas" ? ... seres bacterianos e microbianos no seu entendimento tem o mesmo peso dos fósseis de animais marinhos mais complexos assim como aves ... o relato bíblico da Criação não faz um relato pormenorizado de micro-organismos como você pretende que seja ... mas de animais "visíveis" a olho nu ... animais muito mais complexos que "apareceram" subitamente no Cambriano.

E daí o teu "relatório" que inicia-se com seres microscópicos até unicelulares, não bate com um relato da Bíblia que """abrange os APENAS eventos principais""" ... Até quando vamos ter que afirmar que o relato bíblico nunca pretendeu ser pormenorizado e nem tem por objetivo satisfazer "meia dúzia" de estudiosos ???
LeandroGCard escreveu:
Sexto “Dia”

“‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.’ E assim se deu.” — Gênesis 1:24.

Assim, no sexto “dia”, surgiram os animais terrestres, caracterizados como selváticos e domésticos. Mas, este último “dia” ainda não tinha terminado. Deveria surgir ainda uma derradeira “espécie” notável.

“E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenham eles em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e os animais domésticos, e toda a terra, e todo animal movente que se move sobre a terra.’ E Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” — Gênesis 1:26, 27.

Apresenta-se o precedente para ajudar-nos a entender o que diz Gênesis. E este relato bem realístico indica que o processo criativo prosseguiu por todo um período, não só de 144 horas (6 × 24), mas de muitos milênios.
Mais ou menos a mesma coisa que no segmento relativo às plantas. Nenhum detalhe, só a constatação de que se os animais terrestres e o homem existem, então eles surgiram algum dia.

Este seu Deus gosta muito mesmo de dizer o que é bastante óbvio.


Como já mencionamos o relato visa identificar a ordem de Criação. E está em perfeita harmonia com as descobertas da ciência.
LeandroGCard escreveu:
Assim o geólogo Wallace Everette Pratt AFIRMOU :

“Se eu, como geólogo, tivesse de explicar concisamente nossas idéias modernas sobre a origem da Terra e o desenvolvimento da vida sobre ela a um povo simples, pastoril, tal como o das tribos a quem foi dirigido o Livro de Gênesis, dificilmente poderia fazê-lo melhor do que seguir bem de perto grande parte da linguagem do primeiro capítulo de Gênesis.” Este geólogo, Wallace Pratt, também observou que a ordem dos eventos — desde a origem dos oceanos, passando pela emergência do solo seco, até o aparecimento da vida marinha, e daí o das aves e dos mamíferos — é essencialmente a seqüência das principais divisões do tempo geológico.

[destacar]ESSA CITAÇÃO FOI OBJETO DE UM APONTAMENTO SEU "ALERTA DE CITAÇÃO!!!" QUE VAMOS ESCLARECER A SEGUIR.[/destacar]
E, como pôde ser visto agora pela comparação entre o texto do Gênesis e o conhecimento geológico real, o alerta de citação foi muitíssimo bem aplicado.

Vale lembrar que Wallace Prat era sim um geólogo formado, mas não um paleontologista e nem mesmo um pesquisador científico, mas apenas um especialista em prospecção de petróleo. Não seria de se esperar dele uma opinião muito abalizada sobre o assunto mesmo.

Este é o problema com as citações criacionistas, qualquer um que diga qualquer coisa que pareça corroborar o seu ponto de vista é automaticamente promovido à elite dos cientistas daquele ramo, mesmo que jamais tenha trabalhado como cientista um dia sequer em sua carreira.

Por isso os alertas de citação... .
Pratt foi um geólogo proeminente e apelidado de Geólogo dos Geólogos ... tem mais de 100 trabalhos publicados ... muitos em sua área de atuação o Petróleo, porém não se limita a esse setor :

"!After retirement Pratt served on the National Security Resources Board for two years and began a long career as a consultant geologist. Pratt wrote more than 100 geological papers during his lifetime, including Oil in the Earth, one of the most widely read books in his profession. An often repeated quote from this book is, "Gold is where you find it, according to an old adage, but judging from the record of our experience, oil must be sought first of all in our minds."

One of the founders of the American Association of Petroleum Geologists, Pratt was elected fourth president of the association in 1920. He was the first recipient of the AAPG's Sidney Powers Memorial Award, awarded in 1945. In 1972 he received the AAPG's Human Needs Award. He also received the American Institute of Mining and Metallurgical Engineers' Anthony F. Lucas Medal in 1948, and the American Petroleum Institute's Gold Medal for Distinguished Achievement in 1954. He was director of API for many years. Pratt was inducted into the Permian Basin Petroleum Museum's Hall of Fame in 1969 and was named Grand Old Man of Exploration in 1976 by directors of the International Petroleum Exposition."
http://en.wikipedia.org/wiki/Wallace_Pratt

Precisa de muita má vontade para classificá-lo como um "qualquer" !
LeandroGCard escreveu:
Mas continuando ...

À base do que consideramos, o relato de Gênesis sobre a criação emerge qual documento cientificamente sólido. Revela as categorias maiores de plantas e de animais, com suas muitas variedades, como se reproduzindo apenas “segundo as suas espécies”. Os fósseis fornecem a confirmação disto. Com efeito, indicam que cada “espécie” surgiu subitamente, sem nenhuma forma verdadeiramente transicional a ligando com qualquer “espécie” anterior, conforme o exigiria a teoria da evolução.
Cientificamente sólido como, cara-pálida?

Basta ver acima, ou o relato não diz nada aproveitável ou está em flagrante conflito com o conhecimento geológico.
Se quer um compêndio detalhado e científico certamente não deve procurá-lo na Bíblia ... assim como também não achará nenhuma inconsistência entre o relato e a descoberta geológica ...
LeandroGCard escreveu:
Todo o conhecimento dos sábios do Egito não poderia ter fornecido a Moisés, escritor de Gênesis, qualquer indício do processo da criação. Onde foi, então, que Moisés aprendeu todas estas coisas?

Qual a PROBABILIDADE matemática de Moisés (escritor de Gênesis) ter "ACERTADO POR ACASO" os 10 principais estágios de acontecimentos listados ?

A ciência das probabilidades matemáticas oferece notável prova de que o relato de Gênesis sobre a criação deve ter provindo de uma fonte a par dos eventos. O relato alista 10 principais estágios, na seguinte ordem: (1) um princípio; (2) uma terra primitiva em trevas, e envolta em pesados gases e em água; (3) a luz; (4) uma expansão ou atmosfera; (5) grandes áreas de terra seca; (6) plantas terrestres; (7) sol, lua e estrelas, tornando-se discerníveis na expansão, e o início das estações; (8) monstros marinhos e criaturas voadoras; (9) animais selváticos e domésticos, mamíferos; (10) o homem. A ciência concorda que tais estágios ocorreram nesta ordem geral. Quais são as probabilidades de o escritor de Gênesis ter apenas adivinhado esta ordem? As mesmas que o leitor teria de retirar duma caixa, ao acaso, os números de 1 a 10, em ordem consecutiva. As probabilidades de conseguir isso na primeira tentativa são de 1 em 3.628.800! Assim, não é realístico dizer que o escritor simplesmente alistou, por acaso, os eventos precedentes na ordem certa, sem obter tais fatos de outrem, ou seja : "de alguém que estava presente naquela ocasião."
Puro blá, blá, blá.

Como visto acima, o relato ou é irrelevante (por ser óbvio) ou flagrantemente errado de acordo com o conhecimento científico (você pode até alegar que o conhecimento científico é que está errado, mas jamais que ele concorda com o Gênesis). Então qual o ponto de discutir possibilidades de acerto? Talvez tivesse sido melhor Moisés ter copiado os escritos dos sacerdotes egípcios mesmo… .
Evidentemente você não concorda com Pratt ... vai ver que você é melhor que ele ! ... vai saber ... talvez eu esteja aqui debatendo com o mais proeminente dos geólogos que já habitou a terra ... talvez Pratt fosse um idiota ... sei lá ... ACHO QUE VOU FICAR COM PRATT ... leva a mal não! 8-]
LeandroGCard escreveu:
E A TERRA PLANA ? ... SERÁ QUE ESSES RELATOS DEMONSTRAM MESMO UMA "TERRA PLANA" ???

Quando a Bíblia estava sendo escrita, havia especulação sobre como a Terra era sustentada no espaço. Alguns, para exemplificar, criam que a Terra se apoiava em quatro elefantes que estavam de pé sobre grande tartaruga-marinha. Todavia, em vez de refletir os conceitos fantasiosos e anticientíficos da época em que foi escrita, a Bíblia simplesmente declarou:

“[Deus] estende o norte sobre o vazio, suspende a terra sobre o nada.”
(Jó 26:7)
http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia ... %C3%B3/26/

Sim, há mais de 3.000 anos a Bíblia corretamente comentava que a Terra não tinha sustentação visível, fato que se harmoniza com as leis mais recentemente entendidas da gravidade e do movimento.
A terra é suspensa SOBRE alguma coisa (ou o nada)? Então existe um "em cima" e um "em baixo" no espaço, as coisas não são todas atraídas para o centro do planeta?

Afirmação perfeitamente pertinente..., para quem acredita que a Terra É PLANA.
Pô Leandro, quanta má vontade heim ??? ... se existe acima ou não eu não sei te explicar ... porém que há UM NORTE eu sei ... sei também que quando alguém quer debater apenas com o objetivo de "ganhar" a discussão é isso que temos que ler ... infelizmente !
LeandroGCard escreveu:
A respeito do formato da Terra, The Encyclopedia Americana afirma: “A imagem mais antiga que os homens tinham da Terra era que ela era uma plataforma plana, rígida, no centro do universo ... Todavia há cerca de 2.700 anos, a Bíblia dizia:

“Há Um que mora acima do círculo da terra, cujos moradores são como gafanhotos.”
(Isaías 40:22)
http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia ... 3%ADas/40/

A palavra hebraica hhugh, traduzida “círculo”, pode também significar “esfera”, como mostram obras de referências tais como o Analytical Hebrew and Chaldee Lexicon (Léxico Analítico Hebraico e Caldeu), de Davidson. Outras traduções, por conseguinte, dizem “o globo da terra” (Versão do Pontifício Instituto Bíblico, de Roma) e “a redondeza da terra”. (Matos Soares) Assim, a Bíblia não foi influenciada pelo conceito errôneo de que a Terra era plana, predominante na época em que foi escrita.

Ela é exata.
De novo, haveria um ACIMA da Terra, implicando que ela não era esférica :roll: .

Este léxico mencionado é de 1990, e as outras traduções também são recentes, de quando já se sabia perfeitamente da esfericidade de nosso planeta. Assim fica fácil fazer a Bíblia estar sempre correta, é só ir atualizando o texto conforme forem se dando as descobertas científicas. Vão lançar também um "livro do ano" da Bíblia, com as últimas atualizações?

A palavra Hebraica é ANTIGA e não mudou seu significado !

Mas, fazendo um parêntese, eu coloquei as passagens que descrevem que:

1) A Terra inteira poderia ver uma árvore suficientemente alta (DANIEL [4, 10-11] - "Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura; 11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra.”)

Essa é a descrição de um SONHO do rei Nabucodonosor ... um SONHO Leandro, diga para os seus mentores pelo menos para ler o CONTEXTO antes de soltar essas abobrinhas,

2) De uma montanha suficientemente alta se poderia ver a Terra inteira (MATEUS [4:8] - "Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;"

LUCAS [4:5] - "Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.")

Você vai mesmo simplesmente ignorar estes versículos e apelar para uma interpretação não literal da palavra hebraica para círculo? Porque em outro versículo o texto bíblico quer dizer esfera, e a palavra que usa para isso é diferente:

O que vou dizer ? se acha possível MESMO "num instante" ver todos os reinos da terra, literalmente, numa conversa que envolvia dois seres que já se conheciam antes de Jesus se propôr a passar por uma vida Humana ... ou seja ambos eram seres espirituais antes da vida humana de Jesus ... então tá! ... e será que os escritores Bíblicos eram tão burros que não sabiam das limitações da visão? ... sabia que o Apóstolo Lucas (escritor bíblico acima citado) era médico? ... acha que ele era tão ignorante assim? ... Você se dará bem com os "fundamentalistas"! :D


Isaías [22:18] - "Certamente te enrolará como uma bola, e te lançará para um país espaçoso. Ali morrerás, e ali irão os teus magníficos carros, ó tu, opróbrio da casa do teu senhor."

Viu bem? Bola, e não círculo.

Desta forma é simples fazer o texto bíblico parecer significar o que quer que se deseje: Basta ignorar o que é contrário às sua crença preferida e adotar significados não literais para ajustar o que pode ser ajustado a elas. E assim por muito tempo se justificaram as cruzadas, a escravidão, à caça às bruxas, e por aí vai… :roll: .

Sinceramente não sei se a palavra hebraica usada nos dois textos seja a mesmo ... porém mesmo que for a mesma ... qual o problema de classificar como "bola" ou "circulo" conforme o contexto?

O que não pode é que a mesma palavra signifique plano, achatado ou coisa similar ... bola e circulo são similares, como poderia ser globo, esfera, redondeza ... quer dizer que a Bíblia a 2.700 anos atrás menciona que a terra é uma BOLA, uma esfera, um globo, um círculo, enfim ... que coisa mais ridícula Leandro ! ... os caras que estão te orientando são muito "pernetas" nem sabem o que estão falando!
:D

Assim é fácil “provar” que a Bíblia é inerrante e, portanto, divina. É só esquecer a Bíblia e inventar a explicação que se quiser da própria cabeça.

Precisa ter uma imaginação animal !

Mas ainda estou aguardando as respostas para minhas perguntas sobre o “Dilúvio Universal”.

Qual tua dúvida sobre o dilúvio universal ?

E já já volto para o debate sobre a evolução, que é mais divertido :wink: .

Então responda a questão que já levantei centenas de vezes:

Como conciliar a teoria da evolução com a súbita aparição de répteis, mamíferos, anfíbios, peixes, e homens no Cambriano ?

Porque não há evidência de fósseis que precedem essa explosão de vida?


Leandro G. Card




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1419 Mensagem por kirk » Dom Jun 07, 2015 3:55 am

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Óbvio que errei no teclado é 1859

Então vamos de novo !
É, sempre de novo, com você tem que explicar tudo mil vezes... . Mas você jamais se dá ao trabalho de explicar nada :? .

1) Darwin e Buatois um em 1859 o outro em 2014, mencionaram a ausência de fósseis antes do cambriano. (PONTO) ... como a teoria Leandriana explica o surgimento de tanta abundância e variedade de vida NO CAMBRIANO, cito Répteis, Peixes, mamíferos, aves ?????????????
Sim, Darwin, mencionou isso como um ponto que poderia falsear sua teoria. E previu que animais pré-cambrianos deveriam ser encontrados, O QUE ACONTECEU, NEM VOCÊ CONSEGUE MAIS NEGAR ISSO!

Já o prof. Bautois declara com todas as letras que as criaturas ediacaranas EXISTIRAM ANTES DO CAMBRIANO, e eu já coloquei o link para o artigo que demonstra que várias delas eram sim animais, QUE SE MOVIAM. Ele jamais disse que não havia vida animal antes do Cambriano, porque você insiste nisso se está lá escrito para quem quiser ler?!?!? (veja mais abaixo, de novo :roll: ).

Além disso, que história é esta de répteis e mamíferos no Cambriano, você enlouqueceu de vez?!??! Não há absolutamente nenhuma referência científica em lugar algum a nada em todo o Cambriano sequer parecido com vertebrados avançados, o máximo que se encontrou foram placas dérmicas dos peixes mais primitivos de que se tem notícia, e mesmo assim que só surgem ao final do período que demorou mais de 50 milhões de anos.

Volto a colocar o desafio: Ache um texto científico que mostre um fóssil de vertebrado além dos peixes ostracodermos mais primitivos antes do período Ordoviciano.

2) Como os tais "tapetes microbianos" que Buatois discute se foram ou não extintos durante a transição Ediacaran-Cambriano, podem ser considerados ancestrais de peixes, répteis, mamíferos e aves que "surgiram logo depois no cambriano ????????????[
Loucura total!!! Onde você viu isso de répteis, mamíferos e aves no Cambriano?, MOSTRE UM ÚNICO ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE ISSO ou eu vou ser forçado a considerar você como completamente INSANO!

Durante o período Cambriano a face do nosso planeta mudou para sempre e ainda há muitas perguntas não respondidas", disse Prof Buatois, que é o primeiro autor do artigo publicado na revista Nature Communications .

"Eu acho que o nosso trabalho está mostrando que o Cambriano foi o único que testemunhou o aparecimento de grupo moderno de animais ..."
Sim, os tapetes microbiais se foram para sempre, e surgiram as primeiras espécies sem dúvida classificáveis como artrópodes, moluscos e cordados (poríferos e celenterados já existiam no Ediacarano) , todos ainda PRIMITIVOS PRA CARAMBA! Só isso, nada de mamíferos, répteis e o escambau, você está delirando totalmente.

Tem certeza de que não esqueceu de tomar algum remédio?

O período Cambriano foi uma época de mudanças biológicas e sedimentares dramáticas que culminou com o desenvolvimento do nosso mundo moderno.
Sim, um mundo onde a muitos dos filos conhecidos puderam ser identificados pela primeira vez, ainda que por suas formas mais basais, e onde não existia mais a fonte de alimentos fácil dos tapetes de bactérias, fazendo se exacerbar as relações presa-predador e iniciar uma corrida armamentista que existe até hoje (que não, não começou apenas após o pecado original como também está no Gênesis). É tão difícil assim perceber o que todo mundo já entendeu?

Antes do Cambriano, a maioria dos sedimentos marinhos foram cobertas por tapetes microbianos que foram sede dos bizarras criaturas, de corpo mole do biota Ediacaran.
Prof. Buatois

Não fuja ... RESPONDA SEM BLÁ, BLÁ, BLÁ ... SEM DESEINHOS !
Sim. Já respondido acima e abaixo, e daÍ? Onde está na Bíblia alguam coisa tipo "No princípio eram os tapetes bacterianos..."?

Em tempo : a planta necessita de atividade microbiana pra sua subsistência, é necessária a formação de nódulos para que as plantas absorvam o nitrogênio ... na soja por exemplo, os agricultores aplicam uma inoculação microbiana no sulco de plantio para provocar a formação de nódulos nas raízes e facilitar ou acelerar a absorção de nitrogênio.

Nosso DEUS é perfeito ... é óbvio que existiam tapetes microbianos antes dos animais ... pois, as plantas foram criadas primeiro. 8-]
Exato, e nada disso está descrito na Bíblia. Afinal, seus autores, não sendo oniscientes, não conheciam os micróbios.

E para sua informação, cara-pálida, bactérias não são plantas, tá, são procariotas. Plantas são eucariotas, mais próximas de mim e de você que das bactérias. Vai aprendendo 8-] .

kirk escreveu:Não fuja a um debate SÉRIO Leandro ... o que Darwin disse a 150 anos foi confirmado por outro cientista o Prof Buatois em 2014
O que foi confirmado Kirk?

Darwin muito honestamente anotou ele mesmo a ausência de fósseis pré-cambrianos.

Agora leia você mesmo abaixo:

""Durante o período Cambriano a face do nosso planeta mudou para sempre e ainda há muitas perguntas não respondidas", disse Prof Buatois, que é o primeiro autor do artigo publicado na revista Nature Communications .

"Eu acho que o nosso trabalho está mostrando que o Cambriano foi o único que testemunhou o aparecimento de grupo moderno de animais ..."

O período Cambriano foi uma época de mudanças biológicas e sedimentares dramáticas que culminou com o desenvolvimento do nosso mundo moderno.

Antes do Cambriano, a maioria dos sedimentos marinhos foram cobertas por tapetes microbianos que foram sede dos bizarras criaturas, de corpo mole do biota Ediacaran.""



Afinal de contas, você não está mesmo enxergando o texto grifado em vermelho?!?!?

ALERTA DE FUGA

VÁ ESTUDAR ... FIQUE QUIETINHO ... FIQUE COM SEU TEXTO DE 2000 ANOS ... blá, blá, blá ...

NÃO PASSA DE FUGA, AMIGÃO ... NÃO PERMITIREI !
Antes do Cambriano, viu bem desta vez? ANTES DO CAMBRIANO!

Fuga é a sua. Minhas respostas estão cima e em todos os meus outros posts, Ainda estou aguardando as suas 8-] .


Leandro G. Card
Cumpadre, ou eu estou doido ou o amigo está completamente alienado ... vou deixar um espaço para a possibilidade de que EU ESTEJA ERRADO E PRECISANDO DE MEDICAÇÃO E todas essas "merlas" que falou acima, ok ???

Ok, eu posso estar de fato errado, então me explica isso :

SITE: EVOLUTION HOME

The Cambrian Explosion:

For most of the nearly 4 billion years that life has existed on Earth, evolution produced little beyond bacteria, plankton, and multi-celled algae. But beginning about 600 million years ago in the Precambrian, the fossil record speaks of more rapid change. First, there was the rise and fall of mysterious creatures of the Ediacaran fauna, named for the fossil site in Australia where they were first discovered. Some of these animals may have belonged to groups that survive today, but others don't seem at all related to animals we know.

Then, between about 570 and 530 million years ago, another burst of diversification occurred, with the eventual appearance of the lineages of almost all animals living today. This stunning and unique evolutionary flowering is termed the "Cambrian explosion," taking the name of the geological age in whose early part it occurred. But it was not as rapid as an explosion: the changes seems to have happened in a range of about 30 million years, and some stages took 5 to 10 million years.

It's important to remember that what we call "the fossil record" is only the available fossil record. In order to be available to us, the remains of ancient plants and animals have to be preserved first, and this means that they need to have fossilizable parts and to be buried in an environment that will not destroy them.

It has long been suspected that the sparseness of the pre-Cambrian fossil record reflects these two problems. First, organisms may not have sequestered and secreted much in the way of fossilizable hard parts; and second, the environments in which they lived may have characteristically dissolved those hard parts after death and recycled them. An exception was the mysterious "small shelly fauna" -- minute shelled animals that are hard to categorize -- that left abundant fossils in the early Cambrian. Recently, minute fossil embryos dating to 570 million years ago have also been discovered. Even organisms that hadn't evolved hard parts, and thus didn't leave fossils of their bodies, left fossils of the trails they made as they moved through the Precambrian mud. Life was flourishing long before the Cambrian "explosion".

The best record of the Cambrian diversification is the Burgess Shale in British Columbia. Laid down in the middle-Cambrian, when the "explosion" had already been underway for several million years, this formation contains the first appearance in the fossil record of brachiopods, with clamlike shells, as well as trilobites, mollusks, echinoderms, and many odd animals that probably belong to extinct lineages. They include Opabinia, with five eyes and a nose like a fire hose, and Wiwaxia, an armored slug with two rows of upright scales.

The question of how so many immense changes occurred in such a short time is one that stirs scientists. Why did many fundamentally different body plans evolve so early and in such profusion? Some point to the increase in oxygen that began around 700 million years ago, providing fuel for movement and the evolution of more complex body structures. Others propose that an extinction of life just before the Cambrian opened up ecological roles, or "adaptive space," that the new forms exploited. External, ecological factors like these were undoubtedly important in creating the opportunity for the Cambrian explosion to occur.

Internal, genetic factors were also crucial. Recent research suggests that the period prior to the Cambrian explosion saw the gradual evolution of a "genetic tool kit" of genes that govern developmental processes. Once assembled, this genetic tool kit enabled an unprecedented period of evolutionary experimentation -- and competition. Many forms seen in the fossil record of the Cambrian disappeared without trace. Once the body plans that proved most successful came to dominate the biosphere, evolution never had such a free hand again, and evolutionary change was limited to relatively minor tinkering with the body plans that already existed.

Interpretations of this critical period are subject of lively debate among scientists like Stephen Jay Gould of Harvard University and Simon Conway Morris of Cambridge University. Gould emphasizes the role of chance. He argues that if one could "rerun the tape" of that evolutionary event, a completely different path might have developed and would likely not have included a humanlike creature. Morris, on the other hand, contends that the environment of our planet would have created selection pressures that would likely have produced similar forms of life to those around us -- including humans.
http://www.pbs.org/wgbh/evolution/libra ... 34_02.html

Free Tradution :

A Explosão Cambriana:

Para a maioria dos quase 4 bilhões de anos, que a vida existe na Terra, a evolução produziu pouco além de bactérias , plâncton e multi-celled algas . Mas, a partir de cerca de 600 milhões de anos atrás no Pré-Cambriano, o fóssil recorde fala de uma mudança mais rápida. Primeiro, houve a ascensão e queda de criaturas misteriosas da fauna de Ediacara, nomeado para o site fósseis na Austrália, onde eles foram descobertos. Alguns desses animais podem ter pertencido a grupos que sobrevivem hoje, mas os outros não parece de todo relacionado com animais que conhecemos. Então, entre cerca de 570 e 530 milhões de anos atrás, outra explosão de diversificação ocorreu, com o eventual aparecimento do linhagens de quase todos os animais que vivem hoje. Este florescimento evolucionário impressionante e original é chamado de "explosão cambriana", levando o nome da era geológica em cujo início ocorreu parte. Mas não foi tão rápida como uma explosão: as alterações parece ter acontecido em um intervalo de cerca de 30 milhões de anos e algumas etapas levou 5 a 10 milhões anos. É importante lembrar que o que chamamos de "registro fóssil" é apenas o disponível registro fóssil. A fim de estar disponível para nós, os restos de plantas e animais antigos têm de ser preservados em primeiro lugar, e isso significa que eles precisam ter partes fossilizable e para ser enterrado em um ambiente que não vai destruí-los. Há muito que se suspeitava que a escassez do registro fóssil pré-cambriano reflete esses dois problemas. Em primeiro lugar, os organismos não podem ter sequestrado e segregada tanto na forma de partes duras fossilizable; e, segundo, os ambientes em que viveram pode ter caracteristicamente dissolvido essas partes difíceis após a morte e reciclados-los. Uma exceção foi o misterioso "Pequena Fauna de Conchas" - minutos sem casca animais que são difíceis de classificar - que deixaram fósseis abundantes no Cambriano cedo. Recentemente, também foram descobertos embriões fósseis datam minutos e 570 milhões de anos atrás. Mesmo organismos que não tinham evoluído partes duras, e, assim, não deixou fósseis de seus corpos, deixou fósseis de trilhas que eles fizeram enquanto eles se moviam através da lama pré-cambriano. A vida estava florescendo muito antes do Cambriano "explosão". O melhor registro da diversificação Cambrian é o Burgess Shale, em British Columbia. Fixado no meio-Cambriano, quando a "explosão" já em curso há vários milhões de anos, esta formação contém a primeira aparição no registro fóssil de braquiópodes , com conchas clamlike, bem como trilobites , moluscos , equinodermos , e muitos animais estranhos que provavelmente pertencem a linhagens extinto. Eles incluem Opabinia , com cinco olhos e um nariz como uma mangueira de incêndio, e Wiwaxia , uma lesma blindado com duas fileiras de escalas na posição vertical. A questão de como tantas mudanças imensas ocorreu em um tempo tão curto é aquele que mexe com os cientistas. Por que muitos planos corporais fundamentalmente diferentes evoluir tão cedo e em tal profusão? Alguns apontam para o aumento do oxigênio que começou cerca de 700 milhões de anos, fornecendo combustível para o movimento ea evolução das estruturas do corpo mais complexos. Outros propõem que uma extinção da vida, pouco antes do Cambriano abriu papéis ecológicos, ou "espaço adaptável", que as novas formas exploradas. , Fatores ecológicos externos como estes foram, sem dúvida, importante para criar a oportunidade para a explosão cambriana de ocorrer. Interna, genéticos fatores também foram cruciais. Pesquisas recentes sugerem que o período anterior à explosão cambriana viu a evolução gradual de um "kit de ferramentas genéticas" de genes que controlam processos de desenvolvimento. Uma vez montado, este kit ferramenta genética permitiu um período sem precedentes de experimentação evolucionária - e da concorrência. Muitas formas observadas no registro fóssil do Cambriano desapareceu sem deixar rasto. Uma vez que os planos corporais que se mostraram mais bem sucedida passou a dominar a biosfera, a evolução nunca teve uma mão tão livre de novo, e mudança evolutiva foi limitado a relativamente menor mexer com os planos corporais que já existiam. Interpretações deste período crítico são objecto de debate animado entre cientistas como Stephen Jay Gould da Universidade de Harvard e Simon Conway Morris , da Universidade de Cambridge. Gould enfatiza o papel do acaso. Ele argumenta que, se alguém poderia "repetir a fita" de que o evento evolucionário, um caminho completamente diferente poderia ter se desenvolvido e provavelmente não incluiu uma criatura humanóide. Morris, por outro lado, alega que o ambiente do nosso planeta teria criado pressões de seleção que provavelmente produziram formas de vida semelhantes aos que nos rodeiam - incluindo os seres humanos.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1420 Mensagem por kirk » Dom Jun 07, 2015 4:20 am

Talvez isso explique melhor :

Cambriano vai de 540 a 485 MM anos certo ?

Imagem




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1421 Mensagem por Wingate » Dom Jun 07, 2015 11:49 am

Pessoal, cuidado! Nesse tipo de discussão só vence a inimizade... :roll:

A coisa acaba virando uma verdadeira "Ponte sobre o rio Kwai"...

Imagem


Wingate




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1422 Mensagem por Bourne » Dom Jun 07, 2015 1:13 pm

Wingate escreveu:Pessoal, cuidado! Nesse tipo de discussão só vence a inimizade... :roll:

A coisa acaba virando uma verdadeira "Ponte sobre o rio Kwai"...

Imagem


Wingate
Lembra até um certo canal de documentários

Imagem




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8771
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 401 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1423 Mensagem por prp » Dom Jun 07, 2015 2:25 pm

Alguém já ouviu falar de EVA?
A origem dos humanos não africanos atuais?

É muito interessante a história toda, simplesmente sensacional.

Tem até a travessia do mar vermelho rsrsr




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1424 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jun 07, 2015 4:49 pm

kirk escreveu:Como lhe prometi vamos falar de Gênesis, do relato da Criação !

Tá Leandro, vou exercer a faculdade da paciência e tentar te responder com a maior seriedade e sinceridade possível.
Ok, demonstremos então paciência os dois:

Olha Leandro por uma questão de respeito a Deus nosso grandioso Criador, não costumo questionar "o porque" Deus fez de uma forma ou de outra suas realizações e muito menos o que escreve para nosso entendimento.

Porém essa questão que colocou é muito simples de ser respondida, primeiro porque a narrativa tem como propósito o esclarecimento dos eventos principais de forma progressiva, descrevendo que coisas foram formadas, a ordem em que foram formadas para o entendimento de pessoas SIMPLES sem demandas de conhecimentos específicos ... foi escrita para que TODOS pudessem entender e não apenas alguns poucos ... e não há melhor forma de se entender do que explicar as coisas sob o ponto de vista de quem deve entender ... até para que tenha a possibilidade de entender ... de outra forma as coisas ficariam inexplicáveis por incontáveis milhares de anos ...
Vamos então simplificar as coisas: Esta afirmação do Gênesis é inútil para qualquer propósito científico, por não incluir nenhuma informação verificável à bem da "simplicidade".

Especificamente a palavra em Gênesis traduzida como "dia" (yohm em hebraico) pode significar diferentes medidas de tempo ... inclusive pode simplesmente significar longo período de tempo como explica a obra Old Testament Word Studies ... voltamos ao objetivo das escrituras certamente não é fornecer "dados" aos cientistas ... mas apenas esclarecer e ensinar a TODOS dos mais diversos níveis de conhecimento.

É o que eu venho afirmando ao amigo, a Bíblia não se pretende um livro científico, porém, de forma alguma está em "conflito" com o conhecimento científico. muito menos divulgaria um conceitos errôneo ou impreciso.
Portanto outra afirmação inútil para qualquer propósito científico, por indefinida (não se pode dizer o que significa a palavra "dia").

Suas observações são válidas Leandro, porém hoje mesmo num grande temporal o dia pode se tornar como a noite ... já me aconteceu de estar na estrada em pleno dia e parecer estar de noite com o tempo todo fechado ... ademais os elementos dos exemplos que postou são diferentes e cada elemento tem maior ou menor penetração de luz ... no caso da terra naquela época Deus a descreveu como foi descrita ... e como um ser humano a veria de seu ponto de vista.
Neste ponto não há absolutamente nenhuma base para sequer insinuar que o texto bíblico tem relação com a realidade. Mesmo na tempestade mais escura se podem perceber as sombras (mais tênues, porém perfeitamente perceptíveis). Eu coloquei as fotos de um mundo distante do sol e permanentemente encoberto por nuvens, e as sombras ainda estão lá.

A menos que se torça a interpretação do texto a tal ponto que se possa justificar praticamente qualquer coisa, a descrição do Gênesis de que no início a luz não existia está simplesmente ERRADA. Não há o que fazer sobre isso ao menos que se postule que as leis da física ótica eram diferentes na atmosfera primitiva da Terra, e que depois mudaram por "milagre". Mas esta não é uma assertiva científica, por inverificável.

Lembrando que Deus disse que antes desse "dia" segundo suas palavras:

No princípio Deus criou os céus e a terra.+
2 A terra era vazia* e deserta,* e havia escuridão sobre as águas profundas;*+ e a força ativa*+ de Deus movia-se sobre as águas.

Gênesis 1: 1-2
http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia ... fn14624107

A inúmeras referência Bíblicas sobre esse evento, não há contradição em toda a escritura :
Já discutido e MOSTRADO EM FOTOS: Se o sol está lá, não poderia existir escuridão, no máximo penumbra. Se não, ele teria surgido apenas após a própria Terra, o céu, os mares e as plantas, o que aliás é dito textualmente no versículo 14 (para o qual você deu uma interpretação altamente distorcida).

Provérbios 8:27, 28
27 Quando ele preparou os céus, eu estava lá;
Quando traçou o horizonte sobre a superfície das águas,
28 Quando ele colocou as nuvens no alto,
Quando estabeleceu as fontes das águas profundas,
Este versículo não diz absolutamente nada que possa explicar a descrição da escuridão inicial, não percebo porque ter sido citado. Mas ele coloca novamente a idéia de que o céu poderia ser PARADO, um absurdo por qualquer ângulo que se analise a questão fora o da fé pura e inconsequente.

Salmo 33:6
6 Por meio da palavra de Jeová foram feitos os céus;
E por meio do espírito da sua boca, tudo que há neles.

Isaías 40:26
26 “Ergam os olhos para o céu e vejam.
Quem criou estas coisas?
Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número;
Ele chama a todas elas por nome.
Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder,
Não falta nem sequer uma delas.
Afirmações sem nenhuma insinuação sequer sobre processos ou fatos corroborantes. Texto inútil.

Salmos 104:5, 6
5 Estabeleceu a terra em seus alicerces;
Ela nunca, jamais, será tirada do seu lugar.
6 Cobriste-a de águas profundas, como que com uma roupa.
As águas estavam acima das montanhas.
Parafraseando Galileu: "E no entanto, ela se move!".

Salmo 102:25
25 Há muito tempo lançaste os alicerces da terra,
E os céus são obra das tuas mãos.

Isaías 42:5
5 Assim diz o verdadeiro Deus, Jeová,
O Criador dos céus e o Grandioso que os estendeu,
Aquele que estirou a terra e o que ela produz,
Aquele que dá fôlego aos seus habitantes
E espírito aos que andam nela:

Isaías 45:18
18 Pois assim diz Jeová,
O Criador dos céus, o verdadeiro Deus,
Aquele que formou a terra e que a fez, aquele que a estabeleceu firmemente,
Que não a criou simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada:
“Eu sou Jeová, e não há outro.
De novo afirmações soltas, sem referências a processos ou fatos corroborantes. Para quê você coloca estes texto em seus post?

Romanos 1:20
20 Pois as suas qualidades invisíveis — isto é, seu poder eterno e Divindade — são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas, de modo que eles não têm desculpa.
Muitas e muitas coisas que eram vistas, percebidas e atribuídas a Deus já foram explicadas e tem seus processos perfeitamente conhecidos pela ciência. A chuva, o arco-irís, os relâmpagos, o movimento dos astros no céu, e muito mais já não são "obras divinas".

O que não existe mais é desculpa para atribuir tudo o que ainda não se compreende à ação de alguma divindade qualquer

Hebreus 1:10
10 E: “Ó Senhor, no princípio lançaste os alicerces da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Apocalipse 4:11
11 “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas.”

Apocalipse 10:6
6 e jurou por Aquele que vive para todo o sempre, que criou o céu e as coisas nele, a terra e as coisas nela, e o mar e as coisas nele: “Não haverá mais demora.

Jeremias 10:12
12 Ele é Aquele que fez a terra com o seu poder,
Aquele que estabeleceu o solo produtivo com a sua sabedoria+
E que estendeu os céus com o seu entendimento.+
Mais uma vez afirmações sem referências a processos ou fatos corroborantes. Para quê?

Como é descrito :

"Como era então a terra? No princípio, ninguém podia viver na terra. Só havia um grande mar sobre toda a terra. Mas, Deus quis que pessoas vivessem na terra. Por isso passou a aprontar as coisas para nós. O que fez então?
Durante a formação da Terra e seus primeiros milhões de anos ela era quente demais para que existisse água na forma líquida. Depois que a temperatura baixou a água deve ter se precipitado do céu, mas não existe informação suficiente para afirmar que em algum momento ela teria coberto toda a superfície do planeta no passado distante. Informação inútil para avaliação científica.

Primeiro, a terra precisava de luz. Assim, Deus fez que a luz do sol brilhasse sobre ela. Fez isso de modo a haver noite e dia. Depois, Deus fez surgir solo seco acima da água do mar.
Mais uma indicação do sol surgindo após a Terra e os mares. Incorreto, como já discutido acima.

No começo, não havia nada na terra seca. Parecia assim como vê aqui no desenho. Não havia flores, nem árvores, nem animais. Não havia nem peixe no mar. Deus ainda tinha muito trabalho para tornar a terra boa para a vida de animais e de gente."
Primeira afirmação que corresponde a algum fato. Mas convenhamos, não é nada demais já que várias outras cosmogonias, inclusive a Egípcia, que também fala de um mundo inicialmente coberto por água e no qual depois surgiria uma ilha ainda vazia. Para os Babilônios o mundo inicialmente também seria coberto por águas ou seja, esta era uma crença comum aos povos de toda aquela região.

Faz sentido se a atmosfera fosse densa e composta por elementos gasosos como é Júpter e saturno por exemplo ... pelo escrito Deus criou uma "expansão" entre as águas que ficariam em cima (nuvens) e em baixo no estado líquido. Até então pelo que se lê o planeta era totalmente coberto de água em estado líquido ... a terra ainda não havia emergido ... a temperatura da terra era estável e uniforme ... assim não havia gelo nos polos, pois a camada de gasosa tomava toda a expansão ... "protegendo" toda a atmosfera de elementos externos ... incluso luz solar.
Kirk, não podia existir água em estado líquido antes de existir uma atmosfera, pois a água entraria em ebulição e evaporaria. E considerando que a Terra inicial era quente e a água já estava em forma de vapor, não faz sentido que houvesse água líquida (as "aguas inferiores") e só depois surgisse o vapor e as nuvens (as ""águas superiores"). O texto simplesmente não conhece os conceitos de evaporação, pressão de vapor, atmosfera, e etc.... Por isso não faz nenhum sentido, não importa como se tente interpretá-lo.


CONTINUA




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#1425 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jun 07, 2015 5:27 pm

Em que pese esse teu desrespeito para com o Criador, fica importante frisar que ELE não precisa "provar" nada a ninguém ...

Isso me fez lembrar um Homem arrogante, ... que também andou falando coisas a Jó de que não conhecia e em determinado momento foi interpelado por Deus que lhe perguntou:

Jó 38:1-41
Então Jeová respondeu a Jó de dentro do vendaval:+
.
.
.

Jó 37:24
24 Portanto, as pessoas devem temê-lo.+
Pois ele não mostra favor aos que se consideram sábios.”*+
Tá, tá, tá, então um Deus que teria criado o universo com incontáveis galáxias, estrelas e planetas cada um com maravilhas que ainda nem podemos imaginar, é facilmente ofendido pela curiosidade humana :roll: . Seu conceito de Deus é bem mixurucazinho, não acha?

E quando a discussão chega a um ponto que não tem explicação lógica possível, tudo se resolve com um simples "Deus não deve explicações a ninguém". Sinto dizer, mas embora este possa ser um argumento de fé, não é válido cientificamente.

Percebe que quando se começa a escarafunchar nas explicações da "ciência bíblica" sobre a natureza do mundo logo se chega a coisas que se deve aceitar por pura fé? Mas o debate não começou justamente por você ter afirmado que iria PROVAR que a Teoria da Evolução é que precisaria de um ato de fé, e o conhecimento derivado da Bíblia é que seria CIENTÍFICO?


Porém demonstra a "ORDEM" em que as coisas foram criadas ... xomo já mencionado o relato bíblico abrange os eventos principais de forma progressiva, descrevendo que coisas foram formadas, a ordem em que foram formadas ...
Ordem esta que está COMPLETAMENTE ERRADA. Na realidade os animais marinhos surgiram ANTES das plantas terrestres, as precedem por várias dezenas de milhões de anos, ao passo que no Gênesis as plantas são criadas, todas as espécies juntas no mesmo dia, antes de qualquer animal, terrestre ou marinho.

Nem precisou-se esperar por Darwin para se perceber que isso estava errado. Os primeiros mineiros que começaram a explorar as jazidas de carvão mineral logo perceberam que deviam continuar cavando para baixo se encontrassem fósseis de mamíferos, aves, dinossauros ou quaisquer vertebrados terrestres maiores. Se por outro lado encontrassem artrópodes gigantes, amonites ou anfíbios primitivos deviam cavar para os lados, pois estariam nos estratos onde se poderia encontrar carvão. Mas se encontrassem as espécies mais primitivas de trilobitas, esponjas arqueociatas, peixes ostracodermos e outras formas de animais muito primitivas, podiam parar de cavar e ir procurar em outros lugares, pois já teriam passado para baixo das camadas do carbonífero, quando não existiam árvores para gerar carvão.

Como é evidente que as camadas de solo que formam os estratos geológicos são depositadas em ordem crescente de idade (as mais antigas abaixo das mais novas), ficou logo claro que os estratos representavam períodos sucessivos de tempo, que os mais inferiores provinham de épocas anteriores aos superiores, embora ainda não fosse possível datá-los. E percebeu-se que antes da época em que havia árvores para dar origem ao carvão já existiam grupos inteiros de animais. É até bem possível que alguns administradores de minas de carvão não tenham aceito estas explicações anti-bíblicas para as camadas geológicas, e tenham mandado continuar as escavações para baixo quando se encontraram trilobitas e arqueociatas, mas aí funcionou uma "seleção natural" entre as mineradoras e as empresas que contratavam cristãos fervorosos como gestores logo deixaram de existir.

E daí pra frente virou consenso que as camadas geológicas representavam períodos de tempo na história geológica do planeta, que a vida passou por várias etapas cada uma com formas de vida mais sofisticadas, que nem todos os animais surgiram ao mesmo tempo, e que muitos já existiam bem antes das plantas terrestres aparecerem.

Tudo isso foi descoberto muito, muito antes de Darwin. Ele não começou coisa nenhuma, apenas propôs uma explicação lógica para o registro geológico que já se sabia há tempos discordar do texto bíblico.


Eita ! ... é óbvio que as plantas foram criadas antes dos animais, pois do oxigênio fornecido pelas plantas permite a vida dos animais ... como já mencionado os tais tapetes microbianos foram necessários para a criação das plantas ... mas isso não altera o entendimento de um "observador na terra" ... a Bíblia nunca foi um compêndio cientifico, Leandro ...
Não é nada óbvio, e veja acima como já não era óbvio muito antes de Darwin.

O primeiro “surto” de oxigenação da atmosfera foi provido por bactérias fotossintetizantes, e não por plantas. Estas só surgiram centenas de milhões de anos depois. Se a bíblia não é um compêndio científico para saber e explicar isso, então como é que a Teoria da Evolução é um ato de fé, e a crença na literalidade do texto bíblico é que é científica?

E nas buenas, cara, nem você ou qualquer outro Homem é o centro do universo para presumir que as escrituras devam servir aos SEUS propósitos. Menos né cara!
Ué?

Eu não estou pedindo que escritura de Deus algum sirva a propósito algum meu (ao contrário de alguns, eu não rezo pedindo favores de divindades). Só estou analisando se suas alegações de que elas correspondem a fatos científicos tem algum fundamento. E pelo já exposto acima a resposta é o mais das vezes um rotundo NÃO. E nas outras vezes elas simplesmente não significam nada.

O problema é o que você quer dizer com "As primeiras formas de vida aquáticas" ? ... seres bacterianos e microbianos no seu entendimento tem o mesmo peso dos fósseis de animais marinhos mais complexos assim como aves ... o relato bíblico da Criação não faz um relato pormenorizado de micro-organismos como você pretende que seja ... mas de animais "visíveis" a olho nu ... animais muito mais complexos que "apareceram" subitamente no Cambriano.
Kirk, deixe de tergiversar.

O texto bíblico é muitíssimo claro quando diz que todas as plantas surgiram no mesmo dia, todos os seres aquáticos e voadores surgiram um dia depois, e todos os animais terrestres surgiram um dia depois ainda. Pode-se dar à palavra "dia" a interpretação que quiser, mas a sequência de criação está clara como cristal, e não tem absolutamente nada a ver com o registro fóssil. Está simplesmente ERRADA.


E daí o teu "relatório" que inicia-se com seres microscópicos até unicelulares, não bate com um relato da Bíblia que """abrange os APENAS eventos principais""" ... Até quando vamos ter que afirmar que o relato bíblico nunca pretendeu ser pormenorizado e nem tem por objetivo satisfazer "meia dúzia" de estudiosos ??? [/size]
O "relatório" do Gênesis fala de animais e plantas macroscópicos, está bem (isto é até óbvio, já que seus autores não tinham como saber da existência de criaturas microscópicas, muito menos que elas se dividiam em reinos que não eram os conhecidos "animal " e "vegetal"). Mas ainda assim ele diz com todas as letras que a criação ocorreu em uma ordem que não corresponde ao que se descobriu no registro fóssil, não interessa onde você acredite que ele começa.

O registro bíblico da criação está simplesmente ERRADO. Ponto. Não há nada o que fazer sobre isso a não ser aceitar que ele não é literal e que não tem absolutamente nada de científico. Pode-se aproveitar a poesia, tentar arranjar alguma aplicação útil para os preceitos morais, usar a consolação com fins caridosos e tudo mais, isso não importa para a discussão. Mas o ponto é: NÂO É CIÊNCIA, e nem concorda com ela.

Pratt foi um geólogo proeminente e apelidado de Geólogo dos Geólogos ... tem mais de 100 trabalhos publicados ... muitos em sua área de atuação o Petróleo, porém não se limita a esse setor :

"!After retirement Pratt served on the National Security Resources Board for two years and began a long career as a consultant geologist. Pratt wrote more than 100 geological papers during his lifetime, including Oil in the Earth, one of the most widely read books in his profession. An often repeated quote from this book is, "Gold is where you find it, according to an old adage, but judging from the record of our experience, oil must be sought first of all in our minds."

One of the founders of the American Association of Petroleum Geologists, Pratt was elected fourth president of the association in 1920. He was the first recipient of the AAPG's Sidney Powers Memorial Award, awarded in 1945. In 1972 he received the AAPG's Human Needs Award. He also received the American Institute of Mining and Metallurgical Engineers' Anthony F. Lucas Medal in 1948, and the American Petroleum Institute's Gold Medal for Distinguished Achievement in 1954. He was director of API for many years. Pratt was inducted into the Permian Basin Petroleum Museum's Hall of Fame in 1969 and was named Grand Old Man of Exploration in 1976 by directors of the International Petroleum Exposition."
http://en.wikipedia.org/wiki/Wallace_Pratt

Precisa de muita má vontade para classificá-lo como um "qualquer" !
.
.
.
Evidentemente você não concorda com Pratt ... vai ver que você é melhor que ele ! ... vai saber ... talvez eu esteja aqui debatendo com o mais proeminente dos geólogos que já habitou a terra ... talvez Pratt fosse um idiota ... sei lá ... ACHO QUE VOU FICAR COM PRATT ... leva a mal não! 8-]
Kirk, não interessa quem era formado em quê, uma afirmação qualquer de quem quer que seja não vai fazer as camadas geológicas se misturarem, os fósseis desaparecerem, as datas medidas radiologicamente mudarem, os processos genéticos da hereditariedade passarem a trabalhar de outra forma e etc... .

Quer usar Pratt como argumento? Tudo bem, então coloque algum artigo deste geólogo que explique a posição dele, como ele interpretou o a coluna geológica, o registro fóssil, a datação radioativa e etc..., e aí poderemos ver se esta opinião dele tem algum valor ou não. Porque até onde se sabe este Pratt teve muita sorte de trabalhar com petróleo e não com carvão, caso contrário à luz do que já expliquei acima ele provavelmente teria perdido seu emprego e terminaria a carreira como professor de alguma escolinha bíblica pentecostal no interior do Kansas :wink: .

Veja bem Kirk, você despreza solenemente as declarações dos Papas mais recentes ("apenas" as maiores autoridades mundiais reconhecidas sobre a Bíblia) nesta questão da Teoria da Evolução, alegando erros da igreja de séculos atrás. Então porque uma frase proferida por um geólogo ricaço americano sabe-se lá quando tem qualquer valor como prova de qualquer coisa? Pare com estas citações e apelos a autoridade de uma vez, isso não acrescenta nada à discussão além de mais um:

[destacar]- ALERTA DE CITAÇÃO!!! -[/destacar]
Você pode buscar a refutação aqui:
http://rationalwiki.org/wiki/List_of_fa ... eationists
Ou aqui:
http://www.talkorigins.org/faqs/quotes/ ... tents.html
Ou procurar em outra fonte qualquer.


Pô Leandro, quanta má vontade heim ??? ... se existe acima ou não eu não sei te explicar ... porém que há UM NORTE eu sei ... sei também que quando alguém quer debater apenas com o objetivo de "ganhar" a discussão é isso que temos que ler ... infelizmente !
Quem entra em um debate pretensamente científico ASSUME A OBRIGAÇÃO DE EXPLICAR. Eu não tenho em momento algum me furtado a isso desde o início do debate. Você, por outro lado, a cada dificuldade maior que encontra (e para a qual não acha a resposta em um site criacionista mequetrefe qualquer) declara questão de fé ou que não é preciso explicar nada.

Estes não são argumentos científicos. Ou encontre uma explicação coerente e aponte FATOS que a comprovem ou pelo menos indícios de que pode ser válida, ou admita que não tem como continuar o debate. Não há outra alternativa.

A palavra Hebraica é ANTIGA e não mudou seu significado !
Você também não entende o que é um léxico, não é?

É uma correlação entre as palavras de uma língua e a de outra, segundo a interpretação dos seus compiladores. Cada um que escreve um léxico define de acordo com o que acha o que cada palavra antiga queria dizer. Se o léxico é novo e escrito especificamente como ferramenta para a interpretação do texto bíblico, as palavras irão ser traduzidas de acordo com o que o autor do léxico acha que o texto bíblico queria dizer.

É isso cara, léxico não é regra matemática, é interpretação de texto em si. E ele muda sim com o tempo, e muito mesmo.

O que vou dizer ? se acha possível MESMO "num instante" ver todos os reinos da terra, literalmente, numa conversa que envolvia dois seres que já se conheciam antes de Jesus se propôr a passar por uma vida Humana ... ou seja ambos eram seres espirituais antes da vida humana de Jesus ... então tá! ... e será que os escritores Bíblicos eram tão burros que não sabiam das limitações da visão? ... sabia que o Apóstolo Lucas (escritor bíblico acima citado) era médico? ... acha que ele era tão ignorante assim? ... Você se dará bem com os "fundamentalistas"! :D
E por mais que soubesse de qualquer coisa, disse que seria posssível ver o mundo inteiro de um lugar suficientemente alto, o que impossível em um planeta redondo. E não se prenda a Lucas, eu coloquei mais de um versículo dizendo a mesma coisa, deixando claro que para os autores da Bíblia a Terra era sim PLANA.

Ou então vamos passar a interpretar cada trecho do texto bíblico como queira cada um: Quando alguém quiser é figurado e poético, e se um outro quiser é literal e científico. Qualquer coisa para justificar suas próprias ideias pré-concebidas. Assim fica fácil ganhar qualquer discussão, né?


Isaías [22:18] - "Certamente te enrolará como uma bola, e te lançará para um país espaçoso. Ali morrerás, e ali irão os teus magníficos carros, ó tu, opróbrio da casa do teu senhor."

Sinceramente não sei se a palavra hebraica usada nos dois textos seja a mesmo ... porém mesmo que for a mesma ... qual o problema de classificar como "bola" ou "circulo" conforme o contexto?

O que não pode é que a mesma palavra signifique plano, achatado ou coisa similar ... bola e circulo são similares, como poderia ser globo, esfera, redondeza ... quer dizer que a Bíblia a 2.700 anos atrás menciona que a terra é uma BOLA, uma esfera, um globo, um círculo, enfim ... que coisa mais ridícula Leandro ! ... os caras que estão te orientando são muito "pernetas" nem sabem o que estão falando!
:D
As traduções usam equivalentes diferentes (bola e círculo) porque as palavras dos textos originais são diferentes. Aliás, círculo por qualquer definição que se faça é uma figura bidimensional, PLANA.

Mas, mais uma vez, você afirma que pode-se dar a interpretação que se quiser às palavras bíblicas. Então porque afinal de contas só o Gênesis é literal?


Precisa ter uma imaginação animal !
Ña verdade nem tanto. Afinal, são já mais de 2000 anos para pensar no assunto e inventar a interpretação que se quiser.


Qual tua dúvida sobre o dilúvio universal ?
Seguem abaixo novamente. Vamos ver se desta vez você não as ignora mais uma vez:

- De onde veio toda a água necessária para cobrir a Terra, e depois para onde ela foi?

- Como foi evitado o efeito estufa descontrolado que toda esta água na atmosfera (ela estava na atmosfera antes de cair como chuva, ou não?) causaria, cozinhando literalmente o planeta?

- Se hoje as espécies já vivem em seus ambientes em equilíbrios muito delicados, com nichos ecológicos restritos que limitam o número de espécies que podem subsistir neles (veja por exemplo o estrago que causam as espécies invasoras em ambientes onde antes não existiam), como podem ter convivido juntas antes do dilúvio todas as espécies já descobertas no registro fóssil, e cujo número se elevava a dezenas de vezes a quantidade de espécies atuais?

- Como as diversas espécies de vegetais sobreviveram à imersão em água? Muitas plantas tem sementes que não podem ser molhadas, pois apodrecem ou germinam e se não encontram um substrato para se fixar logo morrem, em bem menos tempo do que a duração do dilúvio (se duvida tente jogar uma semente de feijão ou de milho na água e acompanhar o que acontece).

- Como sobreviveram as diversas espécies de criaturas aquáticas que não suportam alterações mínimas nos parâmetros da água, e que teriam ficado meses submersas em uma mistura de água do mar e da chuva (fatal para peixes dos recifes de coral e de riachos, crustáceos de água doce, corais, equinodermos e etc...).

- Porque os vertebrados aquáticos como ictiossauros, plessiossauros, e etc..., muito bem adaptados à vida na água, pereceram no dilúvio, enquanto baleias e golfinhos sobreviveram (sendo que nem uns nem outros poderiam sair da água para entrar na arca)?

- Como animais que não voam nem podem nadar por quaisquer distâncias significativas, como o pássaro dodô, o kiwi, milhares de espécies de insetos, aranhas e etc... fizeram para chegar às ilhas isoladas no meio do oceano onde vivem (ou viveram até tempos históricos) após o dilúvio?

- Se todas as espécies de animais estavam juntas dentro da arca quando as águas baixaram, e desembarcaram no mesmo ponto, porque elas hoje se distribuem segundo faunas típicas locais em todas as regiões e continentes (por exemplo, porque todos os Monotremos e a maioria absoluta dos Marsupiais foi para a Austrália, mas absolutamente nenhum Placentário, foi para lá - o mesmo com os lêmures de Madagascar, e por aí vai)?

- Como animais herbívoros de terras distantes do oriente médio e que tem alimentação restrita a espécies de plantas exclusivas (como os ursos-panda, os coalas e os bicho-preguiça, sem mencionar miríades de espécies de insetos) sobreviveram por mais de 150 dias (nada menos que cinco meses) sem acesso à alimentação, já que as plantas das quais eles se alimentam certamente não fizeram a "peregrinação" com eles até a arca e nem a família de Noé poderia tê-las recolhido?

- Como surgiram todas as etnias humanas em tão pouco tempo se só havia uma única família na Arca, e todos os humanos atuais descenderiam de apenas 3 irmãos?

- A água do dilúvio desapareceu por milagre?

- Após o dilúvio os animais foram guiados até suas área de distribuição atuais pela vontade de Deus?

- Deus ressuscitou os corais e outros animais aquáticos que não suportariam a mistura de águas no dilúvio?




Então responda a questão que já levantei centenas de vezes:

Como conciliar a teoria da evolução com a súbita aparição de répteis, mamíferos, anfíbios, peixes, e homens no Cambriano ?

Porque não há evidência de fósseis que precedem essa explosão de vida?
Já respondi mais de uma vez, mas vamos de novo, com você sempre tem que ser assim:

1- O Cambriano não foi de forma alguma o momento do surgimento da vida macroscópica, o Ediacarano começou mais de 90 milhões de anos ANTES dele e apresenta formas de vida mais simples, porém já capazes de se mover (ou seja, indubitavelmente animais). 90 milhões de anos é mais do que tempo suficiente para formas mais sofisticadas como as do Cambriano evoluírem.


2- Não existem sinais de répteis, mamíferos, anfíbios ou homens nos estratos do Cambriano. Te desafio mais uma vez a colocar um único artigo científico que afirme isso. O máximo que se encontra no neste período geológico são as formas de vida mais simples de invertebrados e cordados ainda sem nem mesmo maxilares ou nadadeiras pares. E só.



Sua insistência de que os animais surgiram no Cambriano e de que havia mais do que as criaturas mais simples neste período é simplesmente ridícula. Até quando vai insistir nisso?


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Ter Jun 16, 2015 9:23 am, em um total de 5 vezes.
Responder