Santiago escreveu:
Prezado Orestes,
Ao meu ver, nenhum dos 3 seria "compra de prateleira", embora os off sets tecnológicos sejam diferentes.
Isso provavelmente explique as "contradições".
[]s
Olá Jacques,
prefiro ouvir que os três (candidatos ao FX-2) são todos de prateleira do que ouvir que nenhum dos três são (de prateleira).
Não confunda off sets com transferência de tecnologias, são coisas muito distintas. Off set já é um inferno, todos prometem, mas fazer cumprir é uma luta (exemplos não faltam, a começar pelos espanhóis na compra dos Casa, o povo de BSB está espumando de raiva com isso). Agora, imagina como que seria a tal transferência de tecnologia!
O certo é que os três caças até podem atender os interesses técnicos da FAB, mas as propostas são muitos distintas (nem preciso ter acesso a elas para concluir tal coisa), a começar pelos americanos que até hoje não aprovou, via congresso, a venda dos F-18 ao Brasil. Isto pra mim é tão sério e importante que, só por isso ele já deveria ser declarado "fora do processo", visto que estamos nas vésperas da decisão final. Mas pode ser que alguém tenha "garantido" que a coisa vai dar certo (sic), então deve ser por isso que ele continua aí... (sic)
A proposta do suecos é encontrar alguém com uma indústria aeronáutica em condições tais que possa comprar o Gripen NG para que possam nos vender (FAB), isto é, alguém para bancar o AMX de 4ªG. A proposta dos franceses, bem, acho que ninguém sabe ao certo, mas se seguir os mesmos parâmetros adotados nos hélis, subs
et all, só não emplaca se a FAB disser que não. Já os americanos não transferem tecnologias, no máximo montagem sob licença (provavelmente montados por técnicos americanos mesmos) seguidos de transferência, mas bancária e para conta deles.
Não tem como dizer que os três candidatos não são de prateleira, pra mim todos são, no máximo com algumas vantagens comerciais e com certas oportunidades tecnológicas diferenciadas. Porém, ganhar a concorrência FX-2, qualquer um pode ganhar, só me resta a dúvida se vai levar (vide Gripen no FX-1: vetado duas vezes e por dois Presidentes distintos), espero que não seja assim desta vez.
Grande abraço,
Orestes