Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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FCarvalho
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#13801
Mensagem
por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 11:07 am
knigh7 escreveu: Ter Abr 08, 2025 11:40 pm
A Eurojet já começou a oferecer a EJ2x0 no mercado. Ela tem 2 versões, uma com 20% a mais de potência da EJ200 e uma segunda, com 33% a mais.
A de 20% tem uma potência semelhante a F414. Segundo a SAAB, a EJ é a turbina alternativa com mais facilidade para a integração no Gripen (E).
Aí está a solução para quem queira diminuir mais ainda o número de componentes norte americanos no Gripen.
Mas, antes de vender o peixe, ele tem que ser pescado. E se a SAAB demorar muito a fazer a homologação e integração na prática deste motor, pode ficar pelo caminho.
O que não falta à empresa são unidades do Gripen C\D, ou até mesmo o modelo NG, como demonstrador de tecnologia.
Antes cedo do que tarde, a este respeito.
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#13802
Mensagem
por cabeça de martelo » Qui Abr 10, 2025 11:08 am
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:04 am
cabeça de martelo escreveu: Seg Abr 07, 2025 10:33 am
Acalma-te, isto é a Saab a fazer pela vida, não quer dizer que vá ser realidade.
A decisão colombiana já está tomada. O que vem agora são as discussões dos detalhes do contrato.
Certo, mas eu estava a falar da possibilidade do Gripen ser adquirido pelo Canadá e Portugal.
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#13803
Mensagem
por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 11:19 am
cabeça de martelo escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:08 am
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:04 am
A decisão colombiana já está tomada. O que vem agora são as discussões dos detalhes do contrato.
Certo, mas eu estava a falar da possibilidade do Gripen ser adquirido pelo Canadá e Portugal.
Ok. Quanto ao Canadá, eles vão precisar de um substituto para os F-18 no curtíssimo prazo, e o Gripen E\F foi o segundo colocado no certame deles. Claro, todos sabiam que era um jogo de cartas marcadas em favor do caça norte americano, mas mesmo assim os suecos, ao contrário dos franceses e do consórcio Eurofighter que pularam fora, permaneceram até o fim, de forma a dar mais luz sobre o seu caça em um comparativo nada consensual entre gerações diferentes. Mas valeu pelo resultado. A ideia de um caça de 6a G europeu é coisa para daqui vinte e poucos anos, e neste meio tempo, o Gripen E\F poderá ser a resposta mais efetiva, honesta e financeiramente mais acessível a eles, se bem que recursos nunca foi exatamente um problema aos canadenses.
Quanto a Portugal, é como eu falei no tópico da FAP. O país tem que escolher o que é melhor a si diante das suas necessidades e não das necessidades alheias, leia-se OTAN. A decisão por este ou aquele caça ditará o futuro do país dentro e fora de suas fronteiras.
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#13804
Mensagem
por EduClau » Qui Abr 10, 2025 11:25 am
cabeça de martelo escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:08 am
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:04 am
A decisão colombiana já está tomada. O que vem agora são as discussões dos detalhes do contrato.
Certo, mas eu estava a falar da possibilidade do Gripen ser adquirido pelo Canadá e Portugal.
Embraer deveria meter-se no assunto português que dá jogo.
E de quebra mais uns ST otimizados para conversão ao Gripen e uns E-99 para AEW.

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#13805
Mensagem
por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 11:41 am
Esqueça, E-99. A Embraer que vender os seus Praetor P-600 AEW&C, que até agora não rendeu um único negócio.
Com essa conversa de C-390 IVR, é capaz dos portugueses estarem olhando essa possibilidade também, como a FAB.
Só que a FAB faz as coisas olhando essencialmente para o bolso. Já Portugal em algumas opções a esse respeito.
E temos aqui os E-2 que ainda vão voar por muito tempo, servindo como ótimas plataformas IVR também.
Os suecos obviamente irã oferecer, caso interesse à FAP, o seu Globaleye.
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#13806
Mensagem
por EduClau » Qui Abr 10, 2025 12:05 pm
Esqueci do P600 AEW, mas qualquer um. Além do 390 IVR, à FAP cabia bem também ser cliente de lançamento dos 190 MPA.
Vai causar
envidia aos primos espanhóis.
PS. Essa discussão está um pouco OT aqui, se a moderação achar melhor pode mover para o tópico da FAP.
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#13807
Mensagem
por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 2:38 pm
O modelo E-2 IVR só sai do papel se por primeiro a FAB ou MB comprarem alguma coisa, e pagarem o projeto, como no caso dos ST, KC-390, Bandeirante, etc. Mas isso só daqui uns 10 ou 15 anos, quando os E-99 abrirem o bico. E se houver verba e vontade política para tal.
A MB tem projeto para 8 patrulheiros navais, e já anda conversando com a FAB sobre isso. Assim, também os A-4 do VF-1 em algum momento terão que ser substituídos nos próximos 5 a 10 anos, se forem tão longe assim. A dupla SAAB\Embraer, claro, irá favorecer o Gripen E\F produzido aqui, com o apoio oportuno do governo de plantão. E como não haverá Nae por aqui ates do próximo planejamento estratégico da MB de 2040 a 2060.
Se por acaso alguma coisa mudar nas políticas de defesa do país (ou sua falta) nos próximos anos, talvez o Gripen E\F e suas futuras evoluções sejam o caminho natural para FAB e VF-1 como sendo o futuro de ambos. E como Embraer e SAAB tem demonstrado ampla sinergia em seus negócios, teremos oportunidade de aplicar tal sinergia em favor dos projetos e necessidades que nos sobrevirão. É só saber usar.
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#13808
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por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 2:45 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:07 am
knigh7 escreveu: Ter Abr 08, 2025 11:40 pm
A Eurojet já começou a oferecer a EJ2x0 no mercado. Ela tem 2 versões, uma com 20% a mais de potência da EJ200 e uma segunda, com 33% a mais.
A de 20% tem uma potência semelhante a F414. Segundo a SAAB, a EJ é a turbina alternativa com mais facilidade para a integração no Gripen (E).
Aí está a solução para quem queira diminuir mais ainda o número de componentes norte americanos no Gripen.
Mas, antes de vender o peixe, ele tem que ser pescado. E se a SAAB demorar muito a fazer a homologação e integração na prática deste motor, pode ficar pelo caminho.
O que não falta à empresa são unidades do Gripen C\D, ou até mesmo o modelo NG, como demonstrador de tecnologia.
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@knigh7
A EJ-200 já possui atualmente capacidade de super cruzeiro ou o consórcio ainda estão batendo cabeça no assunto apenas para as novas versões que serão propostas?
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#13809
Mensagem
por knigh7 » Qui Abr 10, 2025 9:10 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 2:45 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:07 am
Aí está a solução para quem queira diminuir mais ainda o número de componentes norte americanos no Gripen.
Mas, antes de vender o peixe, ele tem que ser pescado. E se a SAAB demorar muito a fazer a homologação e integração na prática deste motor, pode ficar pelo caminho.
O que não falta à empresa são unidades do Gripen C\D, ou até mesmo o modelo NG, como demonstrador de tecnologia.
Antes cedo do que tarde, a este respeito.
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@knigh7
A EJ-200 já possui atualmente capacidade de super cruzeiro ou o consórcio ainda estão batendo cabeça no assunto apenas para as novas versões que serão propostas?
A capacidade de cruzeiro supersônica é derivada da maior relação potência/peso que os caças a partir da 4ªgeração vêm tendo e não de uma peculiaridade de um regime da turbina. O próprio Typhoon desde o início era capaz de supercruzeiro na configuração ar-ar com as 2 EJ200 que possuíam.
Como essas novas versões da EJ são tão potentes ou mais que a F414, o Gripen E com elas também terão capacidade de voo supercruzeiro (caso os suecos desejem um motor alternativo ao americano, o que provavelmente ocorrerá face as ameaças de embargo do Gov. Trump).
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#13810
Mensagem
por FCarvalho » Sex Abr 11, 2025 12:25 pm
knigh7 escreveu: Qui Abr 10, 2025 9:10 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 2:45 pm
@knigh7
A EJ-200 já possui atualmente capacidade de super cruzeiro ou o consórcio ainda estão batendo cabeça no assunto apenas para as novas versões que serão propostas?
A capacidade de cruzeiro supersônica é derivada da maior relação potência/peso que os caças a partir da 4ªgeração vêm tendo e não de uma peculiaridade de um regime da turbina. O próprio Typhoon desde o início era capaz de supercruzeiro na configuração ar-ar com as 2 EJ200 que possuíam.
Como essas novas versões da EJ são tão potentes ou mais que a F414, o Gripen E com elas também terão capacidade de voo supercruzeiro (caso os suecos desejem um motor alternativo ao americano, o que provavelmente ocorrerá face as ameaças de embargo do Gov. Trump).
Em termos de mercado, na prática, não consigo enxergar hoje onde a EJ-200 seria uma opção aceitável para a clientela que o Gripen E\F já possui ou ainda disputa seu espaço. Presumo até que ela seja bem mais cara que a F-414, e até por isso, também, a turbina norte americana foi escolhida em detrimento do motor europeu quando do projeto do Gripen.
Como back up para eventuais problemas com fornecedores norte americanos eu até entendo que é algo válido, mas, em termos comerciais e financeiros, esta alternativa pode deixar o Gripen mais caro, e talvez limitar sua comercialização onde, por exemplo, o Typhoon esteja concorrendo também. Enfim, ela pode ser uma solução de oportunidade, ou um problema a mais. É uma relação complexa.
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