Flávio,FCarvalho escreveu:João, dá para explicar em letras grandes ou desenhar pra mim o que seria e pra que serve esse bloqueio diferencial central? Se tiveres algum vídeo mostrando ele melhor ainda.![]()
grato.
vou tentar te ajudar.
Os veículos com tração nas 4 rodas (4x4) ou nas 6 (6x6) possuem uma diferença de rotação, número de voltas, ou fração de volta, que cada roda faz ao se fazer uma curva. Neste momento há uma sobrecarga nas rodas internas, que tendem a rodar menor distância do que as externas. E há também esta diferença entre as rodas dianteiras e traseiras, e estas com as intermediárias, no caso de 6x6 e/ou 8x8. Este efeito se acentua quanto mais firme for o solo (asfalto, por exemplo). Na lama, não há este problema, ou ele é ínfimo, pois é compensada numa pequena "derrapagem" das rodas em relação às outras.
Quando inventaram os veículos que rodam sempre em 4x4, sem possibilidade de desacionar a tração total, implementou-se um terceiro diferencial (nos veículos de 2 eixos motrizes, ou quarto diferencial em 6x6) que possibilitasse essa diferença de rotação entre eixos em solo firme (asfalto) sem sobrecarregar mecanicamente as pontas de eixo motrizes. Isso se viu a primeira vez, em terras brazilis, em 1990, nos Lada Niva, que possuem este terceiro diferencial.
Contudo, veio junto a possibilidade do veículo estar com uma roda em terreno sem aderência, e então teremos a perda total de tração, ficando o veículo imobilizado, por ter a rotação toda sendo "compensada" neste 3° diferencial, passando-a para a roda sem aderência, mais "livre".. Literalmente, ele gira em falso, e não transmite nada para as rodas em solo firme.
Para resolver isso, instalou-se um bloqueio, acionável manualmente, existente nos Lada, nas Land Rover e outros. Ou seja, entrou numa situação de barro, você tem de acionar o bloqueio para não ficar atolado na primeira poça de lama.
Nos veículos de carga, tratores agrícolas, e alguns (legítimos) off road, existe a possibilidade de bloquear a roda esquerda e a direita do mesmo eixo, fazendo com que girem constantemente juntas. No caso do sistema boomerang, da ENGESA, isso é possível, fazendo com que as 4 rodas traseiras girem juntas, transmitindo tração ao mesmo tempo em ambos os lados, pois possui somente um eixo com dois facões, onde estão localizadas as rodas, em pares. Existe bloqueio como acessório para Toyota, Willys, Engesa EE4.
Como advertência, esse sistema deve ser imediatamente desacionado ao chegar em solo firme, e não deve ser instalado no eixo dianteiro (direcional) sob risco de perder o controle da direção do veículo, pois este fica com tendência de andar sempre em linha reta.
Para fins de ilustração, cito que na missão do Haiti, as LRover 130 começaram a ter desgaste na ponta de eixo traseira, fazendo com que estas girassem sem transmitir rotação à roda. Quando isso ocorria, a viatura se imobilizava. Mas bastava acionar o bloqueio para ela volta à rodar. Em um veículo Engesa EE4 que tive, eu instalei bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro. Ficou como um trator, pois estava com pneus de grande tração, e simplesmente não atolava. Á não ser que encostasse o diferencial no solo, ficando acavalado, mas necessitava atenção constante no desacionamento do sistema.
Um amigo capotou uma LRover ao subir um barranco, pois não acionou o bloqueio e esta perdeu tração numa roda, rodou e capotou. Mas são situações limite.....
Espero ter ajudado!
