caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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eligioep
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Re: caminhões em uso pelo EB

#1381 Mensagem por eligioep » Qua Mar 07, 2018 2:11 pm

FCarvalho escreveu:João, dá para explicar em letras grandes ou desenhar pra mim o que seria e pra que serve esse bloqueio diferencial central? Se tiveres algum vídeo mostrando ele melhor ainda. :mrgreen:

grato.
Flávio,
vou tentar te ajudar.
Os veículos com tração nas 4 rodas (4x4) ou nas 6 (6x6) possuem uma diferença de rotação, número de voltas, ou fração de volta, que cada roda faz ao se fazer uma curva. Neste momento há uma sobrecarga nas rodas internas, que tendem a rodar menor distância do que as externas. E há também esta diferença entre as rodas dianteiras e traseiras, e estas com as intermediárias, no caso de 6x6 e/ou 8x8. Este efeito se acentua quanto mais firme for o solo (asfalto, por exemplo). Na lama, não há este problema, ou ele é ínfimo, pois é compensada numa pequena "derrapagem" das rodas em relação às outras.
Quando inventaram os veículos que rodam sempre em 4x4, sem possibilidade de desacionar a tração total, implementou-se um terceiro diferencial (nos veículos de 2 eixos motrizes, ou quarto diferencial em 6x6) que possibilitasse essa diferença de rotação entre eixos em solo firme (asfalto) sem sobrecarregar mecanicamente as pontas de eixo motrizes. Isso se viu a primeira vez, em terras brazilis, em 1990, nos Lada Niva, que possuem este terceiro diferencial.
Contudo, veio junto a possibilidade do veículo estar com uma roda em terreno sem aderência, e então teremos a perda total de tração, ficando o veículo imobilizado, por ter a rotação toda sendo "compensada" neste 3° diferencial, passando-a para a roda sem aderência, mais "livre".. Literalmente, ele gira em falso, e não transmite nada para as rodas em solo firme.
Para resolver isso, instalou-se um bloqueio, acionável manualmente, existente nos Lada, nas Land Rover e outros. Ou seja, entrou numa situação de barro, você tem de acionar o bloqueio para não ficar atolado na primeira poça de lama.
Nos veículos de carga, tratores agrícolas, e alguns (legítimos) off road, existe a possibilidade de bloquear a roda esquerda e a direita do mesmo eixo, fazendo com que girem constantemente juntas. No caso do sistema boomerang, da ENGESA, isso é possível, fazendo com que as 4 rodas traseiras girem juntas, transmitindo tração ao mesmo tempo em ambos os lados, pois possui somente um eixo com dois facões, onde estão localizadas as rodas, em pares. Existe bloqueio como acessório para Toyota, Willys, Engesa EE4.
Como advertência, esse sistema deve ser imediatamente desacionado ao chegar em solo firme, e não deve ser instalado no eixo dianteiro (direcional) sob risco de perder o controle da direção do veículo, pois este fica com tendência de andar sempre em linha reta.
Para fins de ilustração, cito que na missão do Haiti, as LRover 130 começaram a ter desgaste na ponta de eixo traseira, fazendo com que estas girassem sem transmitir rotação à roda. Quando isso ocorria, a viatura se imobilizava. Mas bastava acionar o bloqueio para ela volta à rodar. Em um veículo Engesa EE4 que tive, eu instalei bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro. Ficou como um trator, pois estava com pneus de grande tração, e simplesmente não atolava. Á não ser que encostasse o diferencial no solo, ficando acavalado, mas necessitava atenção constante no desacionamento do sistema.
Um amigo capotou uma LRover ao subir um barranco, pois não acionou o bloqueio e esta perdeu tração numa roda, rodou e capotou. Mas são situações limite.....

Espero ter ajudado! :lol:




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1382 Mensagem por eligioep » Qua Mar 07, 2018 2:17 pm

FCarvalho escreveu:Mais dois. :mrgreen:





abs
Flávio,
estas são situações limite, onde dificilmente, diria até raro, se empregam viaturas no EB.
Em meus quase 30 anos de EB, apenas vi isso quando as viaturas estavam em testes ou para demonstrar para alunos ou estagiários as capacidades máximas da viatura.
mas é bonito para se ver, e principalmente, se fazer! :mrgreen: :mrgreen:




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1383 Mensagem por Lucas Lasota » Qua Mar 07, 2018 2:39 pm

Interessantes informações, eligio. Não conhecia a história do Niva.

Obrigado




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1384 Mensagem por joao fernando » Qua Mar 07, 2018 3:28 pm

Eligioep, nos fale sobre os EE-25 por favor. Tem com o boomerang e sem o boomerang?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: caminhões em uso pelo EB

#1385 Mensagem por Wingate » Qua Mar 07, 2018 4:14 pm

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu:João, dá para explicar em letras grandes ou desenhar pra mim o que seria e pra que serve esse bloqueio diferencial central? Se tiveres algum vídeo mostrando ele melhor ainda. :mrgreen:

grato.
Flávio,
vou tentar te ajudar.
Os veículos com tração nas 4 rodas (4x4) ou nas 6 (6x6) possuem uma diferença de rotação, número de voltas, ou fração de volta, que cada roda faz ao se fazer uma curva. Neste momento há uma sobrecarga nas rodas internas, que tendem a rodar menor distância do que as externas. E há também esta diferença entre as rodas dianteiras e traseiras, e estas com as intermediárias, no caso de 6x6 e/ou 8x8. Este efeito se acentua quanto mais firme for o solo (asfalto, por exemplo). Na lama, não há este problema, ou ele é ínfimo, pois é compensada numa pequena "derrapagem" das rodas em relação às outras.
Quando inventaram os veículos que rodam sempre em 4x4, sem possibilidade de desacionar a tração total, implementou-se um terceiro diferencial (nos veículos de 2 eixos motrizes, ou quarto diferencial em 6x6) que possibilitasse essa diferença de rotação entre eixos em solo firme (asfalto) sem sobrecarregar mecanicamente as pontas de eixo motrizes. Isso se viu a primeira vez, em terras brazilis, em 1990, nos Lada Niva, que possuem este terceiro diferencial.
Contudo, veio junto a possibilidade do veículo estar com uma roda em terreno sem aderência, e então teremos a perda total de tração, ficando o veículo imobilizado, por ter a rotação toda sendo "compensada" neste 3° diferencial, passando-a para a roda sem aderência, mais "livre".. Literalmente, ele gira em falso, e não transmite nada para as rodas em solo firme.
Para resolver isso, instalou-se um bloqueio, acionável manualmente, existente nos Lada, nas Land Rover e outros. Ou seja, entrou numa situação de barro, você tem de acionar o bloqueio para não ficar atolado na primeira poça de lama.
Nos veículos de carga, tratores agrícolas, e alguns (legítimos) off road, existe a possibilidade de bloquear a roda esquerda e a direita do mesmo eixo, fazendo com que girem constantemente juntas. No caso do sistema boomerang, da ENGESA, isso é possível, fazendo com que as 4 rodas traseiras girem juntas, transmitindo tração ao mesmo tempo em ambos os lados, pois possui somente um eixo com dois facões, onde estão localizadas as rodas, em pares. Existe bloqueio como acessório para Toyota, Willys, Engesa EE4.
Como advertência, esse sistema deve ser imediatamente desacionado ao chegar em solo firme, e não deve ser instalado no eixo dianteiro (direcional) sob risco de perder o controle da direção do veículo, pois este fica com tendência de andar sempre em linha reta.
Para fins de ilustração, cito que na missão do Haiti, as LRover 130 começaram a ter desgaste na ponta de eixo traseira, fazendo com que estas girassem sem transmitir rotação à roda. Quando isso ocorria, a viatura se imobilizava. Mas bastava acionar o bloqueio para ela volta à rodar. Em um veículo Engesa EE4 que tive, eu instalei bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro. Ficou como um trator, pois estava com pneus de grande tração, e simplesmente não atolava. Á não ser que encostasse o diferencial no solo, ficando acavalado, mas necessitava atenção constante no desacionamento do sistema.
Um amigo capotou uma LRover ao subir um barranco, pois não acionou o bloqueio e esta perdeu tração numa roda, rodou e capotou. Mas são situações limite.....

Espero ter ajudado! :lol:
Na década de 60 a VW chegou a fabricar Kombis com diferencial travante (opcional):

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Re: caminhões em uso pelo EB

#1386 Mensagem por eligioep » Qua Mar 07, 2018 4:19 pm

joao fernando escreveu:Eligioep, nos fale sobre os EE-25 por favor. Tem com o boomerang e sem o boomerang?
Sim, teve EE25 com boomerang. Se não me engano, foi de 1988 a 1990 que saiu esta série.
O EB adquiriu alguns destes, e que foram distribuídos para a Bda Inf Pqdt, basicamente.
É o mesmo boomerang dos EE9 e EE11.
Também foram exportados em boa quantidade. Um dos países que o adquiriu foi Angola, onde o vi rodar já em "trajes" civis em 1997.
Basicamente é o mesmo EE25 nosso conhecido, porém com motor OM 352A (turbinado), o que obrigou à instalação do filtro de ar sobre o paralamas dianteiro.
Possuía algumas melhorias, como o capuz do motor diferente, parabrisas mais inclinado, bancos melhores.
Também existiu o EE25 4x4, e que foi somente exportado. O nosso vizinho Suriname até hoje possui, como Vtr Oficina.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1387 Mensagem por joao fernando » Qua Mar 07, 2018 5:07 pm

Nos VW era mais facil colocar uma alavanca para prender cada roda separadamente, coisa que o Gurgel percebeu e aplicou. Eram duas pequenas alavancas juntas ao freio de mão.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: caminhões em uso pelo EB

#1388 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Mar 07, 2018 6:12 pm

Lucas Lasota escreveu:Interessantes informações, eligio. Não conhecia a história do Niva.

Obrigado
O Lada Niva é um caso interessante da indústria automotiva, ele é conceitualmente o primeiro exemplar da filosofia de SUV moderno, ou seja, um veículo utilitário derivado de um veículo urbano. Tem uma boa matéria sobre ele aqui.
https://www.flatout.com.br/lada-niva-a- ... -modernos/

Sobre diferenciais, essa matéria aqui é bem didática, principalmente o vídeo da GM americana com legenda em português, legítimo for dummies no melhor estilo americano, e olha que é um vídeo que deve ter pra lá de 50 anos.

https://www.flatout.com.br/como-funcion ... os-carros/




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1389 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Mar 07, 2018 6:17 pm

joao fernando escreveu:Nos VW era mais facil colocar uma alavanca para prender cada roda separadamente, coisa que o Gurgel percebeu e aplicou. Eram duas pequenas alavancas juntas ao freio de mão.
Esse dispositivo é tido como invento do auto proclamado gênio da engenharia brasileira, o Sr. Gurgel, que o batizou de Sele-traction. Mas na verdade ele já era utilizado antes pela VW alemã no Type 181 e pelos bugueiros da Califórnia.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1390 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 07, 2018 9:34 pm

eligioep escreveu:Espero ter ajudado! :lol:
E que ajuda! :D

[009]




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1391 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 07, 2018 9:38 pm

eligioep escreveu:Flávio,
estas são situações limite, onde dificilmente, diria até raro, se empregam viaturas no EB.
Em meus quase 30 anos de EB, apenas vi isso quando as viaturas estavam em testes ou para demonstrar para alunos ou estagiários as capacidades máximas da viatura.
mas é bonito para se ver, e principalmente, se fazer! :mrgreen: :mrgreen:
Pois é Eligio, eu até achava que esse tipo de coisa fosse bem recorrente, ao menos por aqui em casa. :lol:
De qualquer forma, acho muito interessante o uso deste tipo de tração para veículos mtz. Me parecem ser mais adequados ao desafios que devem encontrar por ai.
Quem sabe um dia um 5 ton 6x6 não aparece por aí.

abs.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1392 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 20, 2018 10:34 pm

Me ocorreu uma curiosidade. A quem puder ajudar. No caso de um caminhão 6x6, qual a melhor opção em relação a quantidade de pneus a serem colocados nos eixos traseiros? 4 ou 8 pneus?

Pergunto porque no EB o único 6x6 moderno que se tem possui apenas 4 pneus nos eixos traseiros.

https://http2.mlstatic.com/volkswagen-vw-31320-6x6-militar-D_NQ_NP_648212-MLB25539600240_042017-O.jpg

Por outro lado, como já mostrado em vídeos anteriores aqui mesmo neste tópico, o EB já operou vários modelos com tração 6x6 mas com 8 pneus nos eixos traseiros.

Qual a diferença entre ambos e onde e como cada um é mais indicado, ou não, para uso militar.

A Scania por exemplo propôs o modelo abaixo, embora na última LAAD 17 ele tenha sido apresentado apenas com 4 pneus traseiros.

https://i2.wp.com/blogdocaminhoneiro.com/wp-content/uploads/2017/04/scania-p360-6x6-militar-4.jpg?ssl=1

LAAD 2017 - P-360 6x6
http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/04/SCANIA-7.jpg

abs




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1393 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 20, 2018 10:40 pm

VERSÃO CAMUFLADA DO SCANIA P 360 DB 6X6 MOTOR EURO - NA FENATRAN 2017



Eu bem que gostaria de ver desses no EB. Para variar um pouquinho... :mrgreen:

Tem também 4x4, 8x8, 10x10. 8-]

abs.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1394 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 20, 2018 10:53 pm

Eu vi este vídeo e depois fiquei pensando aqui comigo para o que serviria um chassi como esse sobre um Tectran.

AgriTruck Tatra Phoenix 8x8 testdrive


abs




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1395 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 20, 2018 11:44 pm

Nós temos alguma coisa ao menos parecida com isso aqui no EB e demais forças? Ou quem sabe pelo menos a ideia de ter um desses.




abs




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