Voltando ao C-295, seria muito abusar da paciência do colega Soul, para ele elaborar mais um bocado sobre as versões VIMAR e Persuader do C-295? Pelo que eu pesquisei na net, não sou o único a fazer confusão.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qua Jul 06, 2011 12:06 pm
por soultrain
tflash escreveu:Voltando ao C-295, seria muito abusar da paciência do colega Soul, para ele elaborar mais um bocado sobre as versões VIMAR e Persuader do C-295? Pelo que eu pesquisei na net, não sou o único a fazer confusão.
Vou tentar, porque acho que a minha afirmação também não é correcta, se alguém quiser corrigir, por favor.
De cabeça: Compramos 12 C295, 7 transporte tático e 5 VIMAR. Para este 5 VIMAR não compramos 5 kit's FITS (Fully Integrated Tactical System ), julgo que compramos 2 e só com estes kits palatizáveis instalados, o VIMAR se transforma num Persuader. Basicamente todos os VIMAR têm RWR (Radar Warning Receiver), LWS (Laser Warning System), pods de guerra electrónica, dispensadores de shaft/flares e radar, mas sem as consolas não são Persuader.
Os Persuader podem fazer estas missões e outras:
Controlo da zona económica exclusiva (ZEE), Busca e resgate (SAR), Vigilância marítima (VIMAR), Guerra anti-submarina (ASW), Guerra anti-superfície (ASuW), Inteligência (SIGINT).
Agora, o C295 é uma aeronave CIVIL, adaptada para uso militar e ainda é jovem no desenvolvimento, como se custuma dizer: "o diabo mora nos detalhes" e arealidade é diferente dos folhetos.
Eu pensava que os kits fossem compatíveis com os básicos por causa da conversa de retirar facilmente para transportar carga. Pelo que li, as versões VIMAR levam o radar lateral Eriksson dos C 212 de patrulha marítima. Esses sim, devem voar de lado como diz o colega Sapão.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sex Jul 08, 2011 1:15 pm
por soultrain
O radar não é o Ericsson, essa info deve está na NET.
Na fuselagem o sistema SLAR (Side Looking Airborne Radar) ERICSSON herdado dos Aviocar, que consiste basicamente, em percorrer a superfície marítima perpendicularmente à posição do avião e à sua trajectória, permite detectar alvos pequenos, situação que facilita bastante a visualização de embarcações de reduzidas dimensões, por vezes utilizadas em pesca ilegal ou em transporte de imigrantes ilegais, duas situações bastante comuns no presente. Este sistema permite também uma deteCção eficaz de situações de poluição marítima, algo que se reveste de crescente importância no âmbito da proteCção dos ecossistemas marinhos, seja no controlo rotineiro da qualidade da biodiversidade nos oceanos, seja em situações de catástrofe como derrame de substâncias poluentes.
Agora se é correcto ou não já me transcende.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sex Jul 08, 2011 2:18 pm
por soultrain
Tinha ideia que não...
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qui Jul 14, 2011 7:39 am
por soultrain
Cegonhas protegidas são uma praga temível para os militares
Avião de transporte 'C-295' que há uma semana estava a lançar pára-quedistas em Tancos partiu pá de hélice de um dos motores ao aterrar, no terceiro caso do género na zona.
As cegonhas são uma espécie protegida e, por isso, intocável, o que está a colocar os nervos em franja dos militares do Exército e da Força Aérea que utilizam a base de Tancos e temem uma tragédia, soube o DN junto de diferentes fontes.
O último arrepio deu-se há uma semana, quando uma cegonha atingiu um avião de transporte 'C-295', partindo uma pá de hélice e afectando o respectivo motor. "A sorte", segundo uma das fontes, é que o aparelho já estava na fase de aterragem e depois de ter largado as dezenas de pára-quedistas que estavam a bordo.
Leia mais pormenores no e-paper do DN
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qui Jul 14, 2011 7:46 am
por cabeça de martelo
Na chaminé da padaria da ETP está lá um casal de cegonhas e não há dúvida que a ameaça de aves com o porte de uma cegonha é bastante real.