Qual projeto? Havia outras opções em 1978?HIGGINS escreveu: Poderíamos ter participado de outro projeto, se a vontade era tanta.
O Gripen iniciou em 1982. O F-20 também é da decada de 80 mas só mudaram o motor. Não me lembro de outro projeto na época.
O Jaguar, A-10, Harrier, A-4 e várias aeronaves de ataque da sua época não tinham radar e nem por isso não cumpriam suas missões. O radar que a FAB planejava estava mais ligado as missões de ataque anti-navio.HIGGINS escreveu: - O AMX tem um radar, o nosso não. Ah sim, terá agora, + de 15 anos depois...
agora vc deveria ser mais específico. VC sugere que falta alcance a uma aeronave de 6 toneladas ou vc queria algo como a capacidade de um Tornado do tamanho de um AMX?HIGGINS escreveu: - "O alcance é proporcional ao tamanho da aeronave": vc não percebe as próprias palavras.
Demonstram a impropriedade do projeto AMX.
Em aviação idade não vale tanto assim. Falta vc citar os dados técncios mostrando que ela gasta "muito" combustivel. Vc já ouviu falar de consumo específico?HIGGINS escreveu: - A Spey já era antiga na época. GE-404 era proposta para versão do “F-5G”, que ganharia o nome de “F-50 Tigershark”. Havia outras opções como a RB-199. A Spey foi imposta pelos italianos apenas pq tinham eles a licença de produção!
A 404 não participou do processo. Não dá para comentar e nem iria resolver o problema de potencia que vc citou e que não quer comentar.
A RB-199 é equivalente a 404 e participou. Para mim teria como vantagem a padronização com o Tornado, mas o requisito de fabricação deu vantagem a Spey. A speay não foi imposta, ela apenas preencheu um requisito que as outras não preencheram e por isso foram eliminadas.
A outra opção era ser equipado com duas Adour (uns 4 t de empuxo) ou duas Viper (3,6t de empuxo).
Se a FAB quisesse uma aeronave de ataque barata para substiutir os Xavantes então ela podia esperar os italianos terminarem o projeto do AMX sozinhos e comprar a aeronave por 15 milhões cada. Ficava muito mais barato.HIGGINS escreveu: - Caríssimo por unidade. Vc acha que o apelido jocoso dos italianos de "F-32" veio da onde?
O Pepe sugeria que a FAB deveria ter comprado o ferramental para fabricar o F-20. Custaria USD 700 milhões que dividido por 50 aeronaves aumentaria o custo em USD 14 milhões cada. O F-20 iria virar F-34 ou até mais.
Os AMX sempre tiveram condições de operar e sem problemas. Comparado com os Xavantes, as aeronaves que deveria substituir na FAB, o AMX tem mais alcance, mais cargas, mais rápido, sistemas defensivos muito mais sofisticados, REVO, LRU, espaço interno, visibilidade e outros que não lembro agora. A precisão era muito maior e o potencial de crescimento idem.HIGGINS escreveu: Observe suas palavras: você argumenta que se deve receber uma aeronave não efetiva para que ela só tenha reais condições de operar, 15 anos após?!
Na Italia o AMX não devia nada aos G-91 e F-104 nas missões de ataque.
Eu dei um exemplo seguido até pela marinha mais rica do mundo. O MLU dos F-16 é outro exemplo. Viraram um caça de 4 geração.HIGGINS escreveu: É isso?
Em uma nação de recursos escassos?!
Detalhe interessante, é que os A-4's argentinos sofreram muito por não terem como disparar um simples AIM-9. Nossos AMX's, até hoje também não podem. Estes servem apenas de contrapeso![]()
Os italinos equiparam seus AMX com o Sidewinder. O motivo da FAB não equipar está relacionado com recuros orçamentários e não da incapacidade da aeronave. Vc está culpando a aeronave de um problema de governo/serviço.
Os A-4 não podiam levar um AIM-9 ou missil semelhante, mas se levassem seria um par de cabides a menos para bombas. O AMX pelo menos já vem com este problema resolvido para quem quiser equipar seus caças com mísseis ar-ar. Também tem espaço interno de sobra para casulos de guerra eletrõnica o que não acontece com os equivalentes da época.
O ineficiente já foi esplicado acima. Vc poderia dar sua definição de ineficiente para dar poder enriquecer o debate.HIGGINS escreveu: Fato é senhor G-LOC, que se compra um vetor plenamente operacional, e com o passar dos anos, atualiza-se o mesmo! Isto é bem diferente de adquirir um aparelho ineficiente, para que ganhe capacidade apenas na modernização de meia-vida!
Eu vejo a capacidade sendo melhorada e não adquirida.
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Seus argumentos continuam sendo todos questionados, outros vc fugiu do assunto (tecnologias? pouca potencia? inefetivo?) e outros vc não detalha como descrito acima.HIGGINS escreveu: Antes de tudo, observe que falta de argumentos não houve, como bem atesta as palavras acima, nos recortes.
Ataque pessoal, que eu saiba é dirigido. Desafio aqui, quem aponte de minha parte, ataque pessoal a um forista qualquer!
Houve sim, e sempre haverá reações fortes contra ataques que são dirigidos a mim, ou a outros. E o faço, sem enxergar a quem, como bem sabe a moderação deste espaço.
Portanto, não confunda reação com agressão: a primeira, é legítima!
Eu, sr. "G-LOC", é que posso com justiça, dizer que fostes nesta última frase, insidioso e covarde para com a minha pessoa.
Nem por isso, exijo retratação ou algo do tipo.
O seu ataque não foi dirigido a uma pessoa mas a todos que defendem o AMX generalizando que a defesa é irracional, religiosa etc (No DB, o AMX faz parte do panteão dos DEUSES!). Vc pelo menos podia citar quem tem o comportamento que vc cita ou então estará dizendo uma mentira.
Eu dirigo a denuncia diretamente e cito de onde cheguei a conclusão. Nas outras vezes que fiz isso os acusados não se defenderam e sim partiram para o ataque como todo culpado faz. Vc não indicou nomes nem de onde tirou suas conclusões, mas generalizou indiretamente o que caracteriza um comportamento covarde.
G-LOC