TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13756 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 20, 2009 10:39 pm

:lol: :lol: :lol:
Bela tradução... :mrgreen:

AD ASTRA PER ASPERA
G-LOC
Avançado
Avançado

#13757 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 20, 2009 10:41 pm

HIGGINS escreveu: A argumentação que o custoso programa AMX redundou em ganhos tecnológicos é falacioso.
Qualquer um aqui sabe, que o conhecimento para manipulação de materiais compostos, não demanda necessariamente o embarque em um projeto.
Subcontratação para a Boeing, gerou o mesmo para suas sub-contratadas...
Para quê pagar 100, se com 10 obtenho o mesmo conhecimento?
vc defende a tese que os ganhos tecnologicos com o AMX foram poucos pois só aprendemos a manipular materiais compostos? se eu citar algum outro ganho eu derrubo sua tese.

Participamos de um projeto de um jato. Isso ajuda a projetar outro jato.
HIGGINS escreveu: Ganhamos o quê com o AMX? Um transportador de querosone! Sim, pq é isso o que ele é!
Desprovido de radar, curto em alcance (para que tenha um alcance decente, precisa tanques subalares, roubando pontos duros), sub-motorizado (Spey - fumacenta e beberrona) e com altíssimo custo de aquisição por aeronave!
Resumindo: Quando muito, o simpático transportador de querosene, transporta também bombas burras...
- o amx italiano tem um radar. A FAB projetou um para colocar nos seus
- o alcance é proporcional ao tamanho da aeronave. Se os italianos quisessem algo com maior alcance comprariam mais tornados. Todos caças que conheço levam tanques subalares.
- sub motorizado com a speay então precisaria de uma turbina como a.... para conseguir.... (complete a frase para ficar mais fácil de entender
- o custo de aquisição é barato. projetar é que deixou caro.

HIGGINS escreveu: O AMX, se tornará uma aeronave efetiva agora, após a mordenização... + 15 anos depois de ter entrado em operação! Que maravilha!.
esta prática de comprar um vetor mais simples para depois melhorar com modernização no meio da vida é uma prática comum. Os spruances são bons exemplos. No inicio eram grandes e desarmados e depois foram recebendo novas armas e sensores.

HIGGINS escreveu: Ah, me esqueci: No DB, o AMX faz parte do panteão dos DEUSES!
Serei agora, acusado de heresia e jogado às chamas...
além da falta de argumentos sólidos também adiciona ataques pessoais.

G-LOC

Bender

#13758 Mensagem por Bender » Sáb Jun 20, 2009 10:54 pm

orestespf escreveu:Amigos Bender e Higgins,

mui respeitosamente solicito licença para adentrar a tão sofismável prosa dissimulada, mas não necessariamente venerável, se me permitem a ousadia. Ambos são grandiosos e eloquentes, porém a acidez verbal disfarçada de grandes gentilezas não escondem a agressividade que nutre o pseudo-diálogo. Assim sendo, mui humildemente, peço a ambos que aparem as arestas de anticlinal antes que a inversão do ângulo a transforme em uma escarpa mais do que acidentada.

A contribuição de ambos neste fórum não deve merecer, sequer, questionamentos, visto a amplitude e pertinência da abordagem, agregada a excelente perspicácia da dupla-estrela. Insisto, deixemos as tormentas pré-FX2 para as vésperas dos acontecimentos, e se sob o ponto de vista moral, para pós-informes, caso contrário (sem nenhum malefício agregado a forma), ganhará a FAB/País, mas perderá os simpáticos e sábios amigos, engolidos pela disputa juvenil, demovidos pelo engodo verbal, contestando o micro, mas dispersos no macro.

Abraços cordiais e respeitosos,

Orestes
Já editei meu post.

Abraços,amanhã a gente volta.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#13759 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 20, 2009 11:06 pm

Bender escreveu:HIGGINS
Bender,

Já está editado!

Sds.
EU LI!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#13760 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 20, 2009 11:14 pm

Bender escreveu:
orestespf escreveu:Amigos Bender e Higgins,

mui respeitosamente solicito licença para adentrar a tão sofismável prosa dissimulada, mas não necessariamente venerável, se me permitem a ousadia. Ambos são grandiosos e eloquentes, porém a acidez verbal disfarçada de grandes gentilezas não escondem a agressividade que nutre o pseudo-diálogo. Assim sendo, mui humildemente, peço a ambos que aparem as arestas de anticlinal antes que a inversão do ângulo a transforme em uma escarpa mais do que acidentada.

A contribuição de ambos neste fórum não deve merecer, sequer, questionamentos, visto a amplitude e pertinência da abordagem, agregada a excelente perspicácia da dupla-estrela. Insisto, deixemos as tormentas pré-FX2 para as vésperas dos acontecimentos, e se sob o ponto de vista moral, para pós-informes, caso contrário (sem nenhum malefício agregado a forma), ganhará a FAB/País, mas perderá os simpáticos e sábios amigos, engolidos pela disputa juvenil, demovidos pelo engodo verbal, contestando o micro, mas dispersos no macro.

Abraços cordiais e respeitosos,

Orestes
Já editei meu post.

Abraços,amanhã a gente volta.
Não precisava de tanto, amigo Bender, mas a atitude foi extremamente digna, algo tipicamente de sua natureza. Esperamos seu retorno amanhã (e todo sempre).

Forte abraço,

Orestes

Edit: expressão dúbia, então...

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#13761 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 20, 2009 11:22 pm

Bolovo escreveu:
Bender escreveu:HIGGINS
EU LI!
Tacar vinagre, tudo bem, mas gasolina, não, pows!!! :evil: :evil: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#13762 Mensagem por tykuna » Dom Jun 21, 2009 12:00 am

G-loc,

Sem contar a importância que é saber gerenciar projetos dessa complexidade, isso para mim foi o maior ganho do AMX. Isso criou novos horizontes para a empresa.

Sds,

Imagem
HIGGINS

#13763 Mensagem por HIGGINS » Dom Jun 21, 2009 12:39 am

G-LOC escreveu: Participamos de um projeto de um jato. Isso ajuda a projetar outro jato.
Poderíamos ter participado de outro projeto, se a vontade era tanta.
G-LOC escreveu:
- o amx italiano tem um radar. A FAB projetou um para colocar nos seus
- o alcance é proporcional ao tamanho da aeronave. Se os italianos quisessem algo com maior alcance comprariam mais tornados. Todos caças que conheço levam tanques subalares.
- sub motorizado com a speay então precisaria de uma turbina como a.... para conseguir.... (complete a frase para ficar mais fácil de entender
- o custo de aquisição é barato. projetar é que deixou caro.
- O AMX tem um radar, o nosso não. Ah sim, terá agora, + de 15 anos depois...
- "O alcance é proporcional ao tamanho da aeronave": vc não percebe as próprias palavras.
Demonstram a impropriedade do projeto AMX.
- A Spey já era antiga na época. GE-404 era proposta para versão do “F-5G”, que ganharia o nome de “F-50 Tigershark”. Havia outras opções como a RB-199. A Spey foi imposta pelos italianos apenas pq tinham eles a licença de produção!
- Caríssimo por unidade. Vc acha que o apelido jocoso dos italianos de "F-32" veio da onde?
G-LOC escreveu: esta prática de comprar um vetor mais simples para depois melhorar com modernização no meio da vida é uma prática comum. Os spruances são bons exemplos. No inicio eram grandes e desarmados e depois foram recebendo novas armas e sensores.
Observe suas palavras: você argumenta que se deve receber uma aeronave não efetiva para que ela só tenha reais condições de operar, 15 anos após?!
É isso?
Em uma nação de recursos escassos?!
Detalhe interessante, é que os A-4's argentinos sofreram muito por não terem como disparar um simples AIM-9. Nossos AMX's, até hoje também não podem. Estes servem apenas de contrapeso :twisted:

Fato é senhor G-LOC, que se compra um vetor plenamente operacional, e com o passar dos anos, atualiza-se o mesmo! Isto é bem diferente de adquirir um aparelho ineficiente, para que ganhe capacidade apenas na modernização de meia-vida!

G-LOC escreveu:
além da falta de argumentos sólidos também adiciona ataques pessoais.
Antes de tudo, observe que falta de argumentos não houve, como bem atesta as palavras acima, nos recortes.

Ataque pessoal, que eu saiba é dirigido. Desafio aqui, quem aponte de minha parte, ataque pessoal a um forista qualquer!
Houve sim, e sempre haverá reações fortes contra ataques que são dirigidos a mim, ou a outros. E o faço, sem enxergar a quem, como bem sabe a moderação deste espaço.
Portanto, não confunda reação com agressão: a primeira, é legítima!
Eu, sr. "G-LOC", é que posso com justiça, dizer que fostes nesta última frase, insidioso e covarde para com a minha pessoa.
Nem por isso, exijo retratação ou algo do tipo.

:wink:

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#13764 Mensagem por Alcantara » Dom Jun 21, 2009 1:14 am

Fato é senhor G-LOC, que se compra um vetor plenamente operacional, e com o passar dos anos, atualiza-se o mesmo! Isto é bem diferente de adquirir um aparelho ineficiente, para que ganhe capacidade apenas na modernização de meia-vida!
Crítica indevida. Se não foi mais capaz desde o início, não foi pelas características da aeronave, e sim por OMISSÃO do Governo Brasileiro, que não deu as condições de se tirar o melhor possível dela.

Considero, ainda, infundada as críticas ao AMX pois, quando foi preciso usá-los em combate, ele não só correspondeu de acordo com as expectativas, bem como as superou.

A maior parte das críticas que a aeronave recebe no Brasil se deve ao fato de que a FAB queria um CAÇA. Recebeu um AVIÃO DE ATAQUE. Usaram a aeronave de maneira errada, julgavam-na por parametros errados, não tinham equipamentos para tirar proveito das melhores caracteristicas do projeto (estabilidade a baixa altitude, por exemplo) e por aí vai.

Só agora o AMX vai poder mostrar tudo o SEMPRE teve a capacidade de fazer, mas não estava equipado para tal.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#13765 Mensagem por Skyway » Dom Jun 21, 2009 1:30 am

Alcantara escreveu:
Crítica indevida. Se não foi mais capaz desde o início, não foi pelas características da aeronave, e sim por OMISSÃO do Governo Brasileiro, que não deu as condições de se tirar o melhor possível dela.

Considero, ainda, infundada as críticas ao AMX pois, quando foi preciso usá-los em combate, ele não só correspondeu de acordo com as expectativas, bem como as superou.

A maior parte das críticas que a aeronave recebe no Brasil se deve ao fato de que a FAB queria um CAÇA. Recebeu um AVIÃO DE ATAQUE. Usaram a aeronave de maneira errada, julgavam-na por parametros errados, não tinham equipamentos para tirar proveito das melhores caracteristicas do projeto (estabilidade a baixa altitude, por exemplo) e por aí vai.

Só agora o AMX vai poder mostrar tudo o SEMPRE teve a capacidade de fazer, mas não estava equipado para tal.
Perfeita descrição do AMX Alcantara.

Quem conhece de verdade o projeto, sabe que ele possui características excelentes para ataque, e que só carecia de equipamentos embarcados para tirar proveito disso. Agora, realmente bem tarde, vai ter tudo que é necessário e vai mostrar do que o projeto é capaz. Temos um diferencial na AS com esses A-1..projeto "nacional", em grande quantidade, com um ótimo alcance, ótimas características em vôo baixo e daqui a pouco, modernizados e com armas modernas.

Acho que o único "inconveniente" que a modernização dos A-1 vai trazer, é que o "bagageiro" que os pilotos usam nele deve ser preenchido com sistemas e computadores...se bem que eu acho que os pilotos não vão se importar muito com a falta desse espaço. :mrgreen:

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#13766 Mensagem por Valdemort » Dom Jun 21, 2009 1:57 am

Alcantara escreveu:

Too late ...

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#13767 Mensagem por Sterrius » Dom Jun 21, 2009 3:28 am

nem tanto. Se o F5 for exemplo o AMX ainda vai acompanhar a FAB por um bom tempo valdemort.

Até pq não vejo pressa para mudar um caça com caracteristicas boas e ainda muito uteis.

Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#13768 Mensagem por Valdemort » Dom Jun 21, 2009 4:13 am

Concordo em transformar ele em avião de treinamento .

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#13769 Mensagem por wagnerm25 » Dom Jun 21, 2009 4:58 am

Valdemort escreveu:Concordo em transformar ele em avião de treinamento .
Target drone.

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#13770 Mensagem por helio » Dom Jun 21, 2009 8:26 am

Com tantos AMX , vai faltar parque publico para tê-lo como gate-guard!!

Hélio

Responder