UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6700 vezes
Agradeceram: 7014 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#13726 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 29, 2025 2:25 pm

Suetham escreveu: Sex Mar 28, 2025 2:02 pm Aliás, falando no Gordão Ucrânia:

Ri pra kct
E eu então. Mas de repente veio a ideia: e se eu copiasse e postasse na minha conta do Twitter?

DISPAROU! 🤯 🤯 🤯 🤯

Esse troço tem tudo pra HITAR, ainda mais se o verdadeiro Gordão Ucrânia aparecer pra tacar hate e/ou ameaçar com processo (mas mesmo os fãs dele estão curtindo e comentando). Até o Torugo, autor do meme, fez uma conta no Twitter (nem tinha) e se apresentou já prometendo parte 2.

Lhe dei meus parabéns pela criatividade e ainda nos tornamos moots:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 788 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

#13727 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 29, 2025 6:38 pm

Arena-M confirmando o que todos suspeitavam: as armas apreendidas da AFU foram utilizadas para testes. Pelo ângulo de intercepção do Javelin, também é possível que seja, junto com o Iron Fist, os únicos APS do mundo a serem capaz de interceptar drones FPVs.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13728 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 29, 2025 7:02 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mar 29, 2025 6:38 pm Arena-M confirmando o que todos suspeitavam: as armas apreendidas da AFU foram utilizadas para testes. Pelo ângulo de intercepção do Javelin, também é possível que seja, junto com o Iron Fist, os únicos APS do mundo a serem capaz de interceptar drones FPVs.

O problema continua sendo saber se o que foi validado nos testes em condições ideais irá se repetir no TO em condições reais.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2079 vezes
Agradeceram: 2639 vezes

#13729 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 29, 2025 11:00 pm

Suetham escreveu: Sex Mar 28, 2025 2:02 pm

A guerra começou, o cara foi pra Ucrânia, passou um tempo sumido, parece que se casou lá ou arrumou uma namorada ucraniana quando visitou, desde então, virou pró-ucraniano, embora não ao nível do Gordâo Ucrânia. Aliás, falando no Gordão Ucrânia:

Ri pra kct
Faz tempo que eu deixei de acompanhar os comentários do Peter sobre a guerra porque ele se envolveu emocionalmente num conflito como se o país dele tivesse nele. Daí a capacidade de análise vai pro saco.

E também faz tempo que eu não vejo nada do Farinazzo. Ele fazia a mesma coisa- mas para o lado da Rússia. Via a opinião de nacionalistas russos, aliás de todos aqueles que torcem para a Rússia. Nem pretendo voltar a assistí-lo, mesmo quando a guerra acabar, pois ele, de analista, não tem nada.

Suetham
Sênior
Sênior
Agradeceu: 335 vezes
Agradeceram: 723 vezes

#13730 Mensagem por Suetham » Dom Mar 30, 2025 10:11 am

knigh7 escreveu: Sáb Mar 29, 2025 11:00 pm
Suetham escreveu: Sex Mar 28, 2025 2:02 pm

A guerra começou, o cara foi pra Ucrânia, passou um tempo sumido, parece que se casou lá ou arrumou uma namorada ucraniana quando visitou, desde então, virou pró-ucraniano, embora não ao nível do Gordâo Ucrânia. Aliás, falando no Gordão Ucrânia:

Ri pra kct
Faz tempo que eu deixei de acompanhar os comentários do Peter sobre a guerra porque ele se envolveu emocionalmente num conflito como se o país dele tivesse nele. Daí a capacidade de análise vai pro saco.

E também faz tempo que eu não vejo nada do Farinazzo. Ele fazia a mesma coisa- mas para o lado da Rússia. Via a opinião de nacionalistas russos, aliás de todos aqueles que torcem para a Rússia. Nem pretendo voltar a assistí-lo, mesmo quando a guerra acabar, pois ele, de analista, não tem nada.
Eu não tenho nenhum tipo de problema com quem tenha um posicionamento defendendo um lado ou outro, apesar dele agir dessa maneira, ele tem boas fontes de informações, eu já vi alguns vídeos dele onde ele faz uma leitura na timeline e alguns usuários no X que eu sigo, ele também segue, o que é um problema é a sua narrativa, parece que pra ele não pode haver notícias ruins para a Ucrânia, isso afeta sua credibilidade, porque ele acaba caindo em uma situação onde ele erra tudo que ele afirma, o caso da contraofensiva ucraniana é um exemplo.

Já o Farinazzo é isso que você afirmou. O sujeito para engrandecer a Rússia consegue o desprazer de colocar tudo de negativo na OTAN/EUA, isso acaba distorcendo sua realidade e compreensão real. Para ele, a Rússia é o Deus da Guerra, invencível capaz de derrotar toda a OTAN, sendo que nem mesmo conseguem derrotar a Ucrânia atualmente, mesmo colocando mais de meio milhão de soldados no país.

Eu já fui membro dos canais parceiros do Arte da Guerra, principalmente do História Militar em Debate, não sei se você sabe, mas o Rodolfo Laterza parece que saiu do História Militar em Debate, agora só faz participação no canal Plano Brazil do Edilson no Youtube, Geosmart News do Paulo e o próprio Arte da Guerra do Farinazzo, parece que uma cisão ocorreu entre Ricardo Cabral e Rodolfo Laterza. Como fui membro, já estive ativo em seus grupos de discussões no Whatsapp, deu para compreender um pouco a realidade e como se posicionam cada um deles, o Farinazzo, por exemplo, ele tenta compreender a China, ele estuda realmente o país, tentando aprender, a mesma coisa com relação aos iranianos e aos russos, no último caso, ele parece ter uma torcida, li muita coisa ali com a qual não concordo.

A mesma coisa foi com o Laterza, o Farinazzo e Laterza aparentemente se dão bem, porque ambos são alinhados com a visão pró-russa, mesmo que tentem passar a imagem de imparciais, eu tive algumas discussões sobre a guerra na Ucrânia com o Laterza nesse grupo, inclusive fui recriminado por chamar o canal do Telegram Rybar de rainha do melodrama, porque Rodolfo chamou o Rybar de mídia confiável, com a qual não concordei. Mas é como eu disse, eu não tenho preconceito nenhum, eu mesmo uso o Rybar em algumas postagens, porque eles fazem algumas postagens úteis, mas outras devem ser ignoradas completamente.

O Cabral é o mais imparcial deles na Guerra da Ucrânia, mas ele é bem pró-Israel, isso ficou evidente em algumas lives que ele fez, inclusive com um major do ECEME que participou na live logo no início da guerra em 2023. Paulo e Edilson são os analistas que eu mais me simpatizo, ambos com seus canais, Geosmart News e Plano Brazil, respectivamente, estão entre aqueles que eu posso seguir sem medo de cair em narrativas, inclusive tive essa percepção quando ambos também estavam no grupo de discussões do Whatsapp.

É como eu disse, dá para se tirar conhecimento de todos, independente de seus posicionamentos, eu não tenho tempo para acompanhar todos eles, por isso eu seleciono alguns que eu vejo quase diariamente, dependendo de cada assunto que estou interessado.

Suetham
Sênior
Sênior

#13731 Mensagem por Suetham » Dom Mar 30, 2025 10:16 am

🇷🇺🇺🇦 The month is not quite over yet, but this could be the first month with as many T-62 losses as T-72s.

Cavit, the losses this month are low, so they are more prone to be outliers in the ratios of types lost.

So far, 41 tanks confirmed destroyed in March, seven each of T-72 nd T-62s.

🔗 Richard Vereker

📝 Woofers: It’s interesting. Most assumed that Russian T-72As would keep getting refurbished and they’d last the longest. But at the end of the day, it seems that it’s the T-80s which are sustaining the Russian army. Something they should be concerned about considering stockpiles.
https://www.novypro.com/article/analysi ... of-ukraine
Analysis of losses of heavy military equipment during the Russian invasion of Ukraine

Ziba
Avançado
Avançado
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#13732 Mensagem por Ziba » Dom Mar 30, 2025 10:42 am

Suetham escreveu: Dom Mar 30, 2025 10:11 am
knigh7 escreveu: Sáb Mar 29, 2025 11:00 pm

Eu não tenho nenhum tipo de problema com quem tenha um posicionamento defendendo um lado ou outro, apesar dele agir dessa maneira, ele tem boas fontes de informações, eu já vi alguns vídeos dele onde ele faz uma leitura na timeline e alguns usuários no X que eu sigo, ele também segue, o que é um problema é a sua narrativa, parece que pra ele não pode haver notícias ruins para a Ucrânia, isso afeta sua credibilidade, porque ele acaba caindo em uma situação onde ele erra tudo que ele afirma, o caso da contraofensiva ucraniana é um exemplo.

Já o Farinazzo é isso que você afirmou. O sujeito para engrandecer a Rússia consegue o desprazer de colocar tudo de negativo na OTAN/EUA, isso acaba distorcendo sua realidade e compreensão real. Para ele, a Rússia é o Deus da Guerra, invencível capaz de derrotar toda a OTAN, sendo que nem mesmo conseguem derrotar a Ucrânia atualmente, mesmo colocando mais de meio milhão de soldados no país.

Eu já fui membro dos canais parceiros do Arte da Guerra, principalmente do História Militar em Debate, não sei se você sabe, mas o Rodolfo Laterza parece que saiu do História Militar em Debate, agora só faz participação no canal Plano Brazil do Edilson no Youtube, Geosmart News do Paulo e o próprio Arte da Guerra do Farinazzo, parece que uma cisão ocorreu entre Ricardo Cabral e Rodolfo Laterza. Como fui membro, já estive ativo em seus grupos de discussões no Whatsapp, deu para compreender um pouco a realidade e como se posicionam cada um deles, o Farinazzo, por exemplo, ele tenta compreender a China, ele estuda realmente o país, tentando aprender, a mesma coisa com relação aos iranianos e aos russos, no último caso, ele parece ter uma torcida, li muita coisa ali com a qual não concordo.

A mesma coisa foi com o Laterza, o Farinazzo e Laterza aparentemente se dão bem, porque ambos são alinhados com a visão pró-russa, mesmo que tentem passar a imagem de imparciais, eu tive algumas discussões sobre a guerra na Ucrânia com o Laterza nesse grupo, inclusive fui recriminado por chamar o canal do Telegram Rybar de rainha do melodrama, porque Rodolfo chamou o Rybar de mídia confiável, com a qual não concordei. Mas é como eu disse, eu não tenho preconceito nenhum, eu mesmo uso o Rybar em algumas postagens, porque eles fazem algumas postagens úteis, mas outras devem ser ignoradas completamente.

O Cabral é o mais imparcial deles na Guerra da Ucrânia, mas ele é bem pró-Israel, isso ficou evidente em algumas lives que ele fez, inclusive com um major do ECEME que participou na live logo no início da guerra em 2023. Paulo e Edilson são os analistas que eu mais me simpatizo, ambos com seus canais, Geosmart News e Plano Brazil, respectivamente, estão entre aqueles que eu posso seguir sem medo de cair em narrativas, inclusive tive essa percepção quando ambos também estavam no grupo de discussões do Whatsapp.

É como eu disse, dá para se tirar conhecimento de todos, independente de seus posicionamentos, eu não tenho tempo para acompanhar todos eles, por isso eu seleciono alguns que eu vejo quase diariamente, dependendo de cada assunto que estou interessado.
Irmão, você sintetizou certinho certinho o que se passa na comunidade!

Não teria como ser diferente! Frequento esses canais e tenho essa mesma percepção.

Um abraço.

jeanscofield
Avançado
Avançado
Agradeceu: 70 vezes
Agradeceram: 38 vezes

#13733 Mensagem por jeanscofield » Dom Mar 30, 2025 11:22 am

Farinazzo apareceu naquele power point como um dos "influencers" patrocinados pela Rússia.

Imagem
Suetham
Sênior
Sênior

#13734 Mensagem por Suetham » Dom Mar 30, 2025 1:07 pm

jeanscofield escreveu: Dom Mar 30, 2025 11:22 am Farinazzo apareceu naquele power point como um dos "influencers" patrocinados pela Rússia.
Eu falei sobre isso aqui:
https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... 0#p5637660
O infográfico demonstra os canais do Telegram parceiros que o Rybar selecionou. Não dá para concluir que ele seja realmente pago - ele sempre nega claramente, mas que ele pode ser um agente de desinformação russo, as chances são bem altas com isso. Aliás, parece que ele pode entrevistar o Rybar em seu canal e parece que ele está organizando uma turnê grupal para o desfile russo do 09 de maio em Moscou esse ano.

akivrx78
Sênior
Sênior
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 409 vezes

#13735 Mensagem por akivrx78 » Dom Mar 30, 2025 4:00 pm

Últimas notícias sobre a guerra Ucrânia-Rússia: Trump "p***** off" com Putin e ameaça mais sanções se o cessar-fogo não for acordado
O presidente dos EUA disse que estava furioso com a sugestão de Putin de que Zelensky deveria ser substituído por um governo mandatado pela ONU

Domingo, 30 de março de 2025, 17:38 BST

Kiev alega que a Rússia lançou 170 drones em cidades e vilas ucranianas durante a noite

O presidente dos EUA, Donald Trump, está "muito bravo" e "p***** off" com Vladimir Putin por sua sugestão de que Volodymyr Zelensky deveria ser substituído por um governo mandatado pela ONU, de acordo com a NBC News.

O Sr. Trump disse à rede dos EUA que estava furioso com o líder russo por sua sugestão de que uma administração temporária deveria ser instalada para substituir o Sr. Zelensky.

Ele disse que os comentários do Sr. Putin "não estavam indo na direção certa" e ameaçou impor sanções ao petróleo russo se um cessar-fogo não pudesse ser acordado entre Kiev e Moscou.

“Se a Rússia e eu não conseguirmos fazer um acordo para impedir o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia — o que pode não ser — vou colocar tarifas secundárias em todo o petróleo que sai da Rússia”, ele alertou.

Falando da cidade de Murmansk, no extremo norte da Rússia, na semana passada, o Sr. Putin lançou a ideia como uma forma de permitir que a Ucrânia “realizasse eleições democráticas”.

O Sr. Zelensky serviu além do seu mandato devido às eleições terem sido suspensas sob lei marcial após a invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

No mês passado, o Sr. Trump se referiu ao Sr. Zelensky como um “ditador sem eleições” antes de repreendê-lo diante do mundo do Salão Oval por não ser grato o suficiente pela ajuda militar dos EUA.

https://www.independent.co.uk/news/worl ... 23998.html

Suetham
Sênior
Sênior

#13736 Mensagem por Suetham » Dom Mar 30, 2025 4:03 pm

Análise das Perdas e Produção de Blindados:

Nos últimos meses, as observações sobre as forças armadas russas em campo têm mostrado um padrão interessante, especialmente no que se refere à produção e ao uso de tanques e veículos blindados de combate (IFVs). Um ponto que tem gerado discussões intensas é a tendência de queda nas perdas de tanques russos, que parece estar se estabilizando e se aproximando de um nível de equilíbrio, ao invés de um crescimento contínuo.

Perdas de Tanques Russos: Um Estágio de Equilíbrio:

As perdas de tanques russos, que estavam em um ritmo acelerado no início do conflito, estão agora apresentando uma desaceleração significativa. Os dados indicam que, em vez de uma produção crescente para substituir as perdas, estamos vendo uma estabilização. Embora as ofensivas de primavera possam gerar uma nova rodada de perdas, especialmente se a Rússia lançar ofensivas em larga escala em várias frentes, a tendência parece apontar para uma reavaliação nas táticas adotadas.

Em vez de uma força pesada composta principalmente por tanques, a Rússia tem priorizado táticas de "ataques leves", que se concentram em unidades mais ágeis e menores, ao mesmo tempo que preservam seus tanques pesados para momentos mais cruciais ou ofensivas específicas. Isso levanta a questão: até que ponto a Rússia está planejando um confronto de grande escala ou, ao contrário, está se adaptando para uma guerra prolongada com mudanças nas prioridades de uso de equipamentos?

Retenção de Equipamentos Modernos e Produção de IFVs:

O aumento da discussão sobre a retenção de equipamentos de última geração, como os novos veículos blindados de combate, destaca uma mudança significativa na estratégia de defesa da Rússia. Dados mais recentes indicam uma queda nas perdas proporcionais de veículos de combate de infantaria (IFVs) mais modernos, como os BMP-3, que são atualmente produzidos, enquanto os modelos mais antigos estão sendo cada vez mais utilizados em campo. Essa substituição sugere que a Rússia pode estar segurando suas unidades mais avançadas para momentos estratégicos específicos, como uma possível ofensiva futura ou, talvez, em preparação para um confronto com a OTAN.

Esta interpretação é apoiada por análises que sugerem que a Rússia está adotando uma postura de estocagem e preservação de seus melhores equipamentos para um cenário de uso futuro, possivelmente em uma ofensiva mais ampla ou em resposta a um aumento das tensões com a OTAN. De fato, o fato de que os veículos mais antigos estão tomando o lugar dos novos veículos de combate pode indicar que os BMPs mais modernos não estão sendo empregados da mesma forma que seus predecessores, uma escolha que parece ser uma estratégia deliberada para preservar a capacidade de combate de equipamentos mais recentes.

Cenário de Conflito e a Preparação para o Futuro:

Essas mudanças nas táticas e na gestão dos recursos blindados sugerem que a Rússia está se preparando para um possível conflito prolongado ou até mesmo uma escalada. Em vez de entrar em um ciclo contínuo de produção e reposição de equipamentos perdidos, o país parece estar em um estágio de adaptação, utilizando equipamentos mais antigos enquanto mantém os mais novos em reserva. Esse comportamento estratégico pode ser uma tentativa de maximizar o uso de equipamentos de última geração para um confronto em larga escala ou para aumentar sua vantagem em um possível conflito com a OTAN.

Suetham
Sênior
Sênior

#13737 Mensagem por Suetham » Dom Mar 30, 2025 5:41 pm

https://www.nytimes.com/interactive/202 ... baden.html
The Partnership: The Secret History of the War in Ukraine

This is the untold story of America’s hidden role in Ukrainian military operations against Russia’s invading armies.

Resumindo:

:arrow: Dois meses após o início da guerra, as F Esp britânicas evacuaram dois generais ucranianos de Kiev para a Polônia. Na base dos EUA em Wiesbaden, os generais, incluindo Mikhail Zabrodsky, começaram a discutir com os britânicos as primeiras entregas de armas pesadas ocidentais para a Ucrânia, como obuses M777 e munição de 155 mm. Durante a visita, eles se encontraram com o general americano Christopher Donahue, que propôs cooperação como parte do emergente apoio internacional às Forças Armadas Ucranianas. O general Zabrodsky, como muitos oficiais ucranianos de sua geração, conhecia bem o exército russo. Na década de 1990, ele se formou na Academia Militar em São Petersburgo e serviu cinco anos nas Forças Armadas Russas. Zabrodsky também estava familiarizado com o sistema militar americano: em 2005-2006, ele estudou no US Army Command and General Staff College em Fort Leavenworth, Kansas.

:arrow: Os Estados Unidos determinaram a estratégia de combate e transmitiram dados de inteligência, incluindo designações de alvos no campo de batalha, para as Forças Armadas Ucranianas. A inteligência americana influenciou diretamente as decisões do comando ucraniano e foi efetivamente integrada ao gerenciamento de operações. Listas de alvos prioritários foram transmitidas ao centro de fusão de inteligência, onde oficiais dos EUA processaram os dados recebidos e especificaram as coordenadas para ataques. Além disso, os alvos não foram chamados de alvos, mas "pontos de interesse" para evitar consequências legais e o rastro da OTAN em ajudar a Ucrânia.

:arrow: A primeira operação de combate completa dos americanos na Ucrânia foi o confronto com o 58º Exército da Federação Russa na região de Kherson, no verão de 2022.

:arrow: Com o tempo, a parceria começou a rachar. O curso das hostilidades começou a ser determinado pela rivalidade, desconfiança mútua e diferenças nas prioridades e planos das partes. Tudo degenerou em intrigas e enfraquecimentos de bastidores. Washington avaliou a invasão das Forças Armadas Ucranianas na região de Kursk como uma "quebra significativa de confiança". O ponto-chave não foi a quebra em si, mas o fato de que, sob as ordens de Syrsky (Zelensky), reservas alocadas pelos Estados Unidos exclusivamente para a defesa de Kharkiv foram transferidas para a região. A transferência ocorreu sem coordenação com os aliados. Apesar disso, os Estados Unidos não suspenderam a ajuda ou revogaram a permissão para usar HIMARS. Os ucranianos perceberam os americanos como paternalistas e controladores. Eles, por sua vez, não entenderam por que Kiev ignorou recomendações pragmáticas. Os EUA insistiram em atingir metas realistas, enquanto a Ucrânia buscava uma vitória rápida e em larga escala. Para Washington, a prioridade era evitar a derrota, para Kiev - alcançar sucesso decisivo. Em um momento crítico, no verão de 2023, quando a contraofensiva começou, esperando construir sobre os sucessos do primeiro ano, a estratégia desenvolvida em Wiesbaden foi frustrada por conflitos internos na liderança ucraniana. Zelensky ficou do lado de um comandante que agiu de forma contrária à posição do comandante-em-chefe, a quem Zelensky simultaneamente via como um potencial rival político. Como resultado, as Forças Armadas Ucranianas concentraram seus esforços em uma campanha inútil para Bakhmut. A contraofensiva fracassou, terminando em um fracasso infrutífero. Quando os generais americanos se ofereceram para ajudar, o general Syrsky, o comandante das forças terrestres, disse sem rodeios: "Estamos lutando contra os russos. Vocês não. Por que deveríamos ouvi-los?"

Nas primeiras semanas da guerra, o general Donahue e seus assessores passaram informações sobre os movimentos das tropas russas para Syrsky. Foi essa conexão informal que revelou rivalidades internas no comando ucraniano: apoiadores do comandante-em-chefe Zaluzhny acreditavam que Syrsky estava usando seu acesso aos americanos para ganho pessoal e vantagem política. A situação foi exacerbada pelo difícil relacionamento pessoal entre Zaluzhny e o General Mark Milley, o presidente do Estado-Maior Conjunto. Milley frequentemente revisava os pedidos de armas ucranianos e dava conselhos táticos com base em imagens de satélite, nem sempre levando em conta a situação real no terreno. Zaluzhny inicialmente respondeu com contenção, mas então começou a interromper as conversas com pausas e, às vezes, ignorou completamente as ligações do Pentágono.

:arrow: Inicialmente, o Pentágono não queria enviar HIMARS para a Ucrânia. A transferência foi forçada pelo comandante da OTAN na Europa, Christopher Cavoli. Cada ataque HIMARS estava sob o controle do comando em Wiesbaden. O general Donahue e sua equipe verificaram as listas de alvos ucranianos, deram recomendações sobre a colocação dos sistemas e o horário de lançamento. As Forças Armadas Ucranianas foram autorizadas a usar apenas as coordenadas fornecidas pelos Estados Unidos. Um cartão-chave eletrônico especial era necessário para o lançamento, que os americanos podiam desligar a qualquer momento, mantendo controle total sobre o uso dos sistemas.

:arrow: Milley estava cético sobre as perspectivas da Ucrânia e chamou o exército do país de uma forma muito peculiar. Ele disse: "Você tem um pequeno exército russo contra um grande exército russo. Eles lutam igualmente, mas os ucranianos nunca vencerão." A julgar pelos dados publicados, a Federação Russa teve sorte com seu inimigo. Os ucranianos, no melhor espírito de sua mentalidade, transformaram a guerra em uma atração de vaidade e uma competição por acesso ao corpo e orçamentos americanos. Em vez de um confronto real, surgiu um campo ácido de ambições concorrentes, onde as ordens são filtradas por interesses pessoais e as estratégias são afogadas em intrigas. Na verdade, com suas próprias mãos, eles fizeram muito trabalho para os serviços de inteligência.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13738 Mensagem por Túlio » Dom Mar 30, 2025 8:09 pm

Interessante curiosidade tática: estará de fato a guerra naquele TO recuando do BTG para algo como a Esq Tir? E mesmo em outros, será ainda viável o emprego massivo de GU ou estes dias ficarram soterrados sob uma avalanche de drones e mísseis de todos os tipos?

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 149 vezes
Agradeceram: 437 vezes

#13739 Mensagem por prp » Dom Mar 30, 2025 8:16 pm

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 149 vezes