JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- saullo
- Sênior
- Mensagens: 2929
- Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
- Agradeceu: 550 vezes
- Agradeceram: 182 vezes
Re: JAS-39 Gripen
O pior é que tenho uma impressão de que nem os 36 nós vamos receber na totalidade.
Abraços
Abraços
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Isso não tem como acontecer, visto que as multas contratuais e outros pontos de resguardo seriam altos demais para justificar o cancelamento ou diminuição do número de caças. As muitas vantagens que o projeto trouxe e está trazendo só se justificam, e se pagam, apenas com os 36 caças comprados.
O governo tem todo interesse em fechar a venda dos KC-390 para os suecos, e estes tem todo interesse em nos vender mais Gripen, com a FAB alimentando ambas pretensões. Não tem como dar errado. É questão de tempo e acerto.
Enfim, a FAB já deixou claro publicamente que 36 não dá para o que ela precisa, e mais unidades são necessárias. Este e qualquer outro governo pode procrastinar o quanto quiser, mas fato é que a FAB irá pressionar por mais lotes do Gripen ou de qualquer outra coisa que ela arranje por meios próprios. Isto é fato.
Os benefícios do programa Gripen E\F ao país são grandes demais para serem negados ou minimizados a fim de distorcer o contrato atual. E o governo sabe disso. Obviamente que em ano eleitoral nenhuma menção a tal iniciativa será tomada. Aliás, nem agora, depois e nem nunca.
O governo tem todo interesse em fechar a venda dos KC-390 para os suecos, e estes tem todo interesse em nos vender mais Gripen, com a FAB alimentando ambas pretensões. Não tem como dar errado. É questão de tempo e acerto.
Enfim, a FAB já deixou claro publicamente que 36 não dá para o que ela precisa, e mais unidades são necessárias. Este e qualquer outro governo pode procrastinar o quanto quiser, mas fato é que a FAB irá pressionar por mais lotes do Gripen ou de qualquer outra coisa que ela arranje por meios próprios. Isto é fato.
Os benefícios do programa Gripen E\F ao país são grandes demais para serem negados ou minimizados a fim de distorcer o contrato atual. E o governo sabe disso. Obviamente que em ano eleitoral nenhuma menção a tal iniciativa será tomada. Aliás, nem agora, depois e nem nunca.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Caças Gripen enfrentam o F-35 em treinamento da OTAN
A Força Aérea Sueca está buscando se integrar ainda mais à OTAN depois do país aderir à aliança militar na semana passada. Entre os dias 11 e 13 deste mês, a Flygvapnet empregou seus JAS-39 Gripen em um treinamento de combate aéreo, enfrentando os F-35 Lightning II stealth dinamarqueses.
https://www.aeroflap.com.br/cacas-gripe ... o-da-otan/
Infelizmente não vai dar para saber o placar do jogo, mas, será interessante ver mais para frente quando os comentários na internet começarem a aparecer do que foi este exercício.
Alguém aí sabe quando o Gripen E entrará oficialmente em operação na força aérea sueca
Este deve ser o embate que mais nos importa saber os resultados. Se é que os suecos compartilharão conosco qualquer informação de seus caças em relação ao seu desempenho contra os F-35 da OTAN.
A ver.
A Força Aérea Sueca está buscando se integrar ainda mais à OTAN depois do país aderir à aliança militar na semana passada. Entre os dias 11 e 13 deste mês, a Flygvapnet empregou seus JAS-39 Gripen em um treinamento de combate aéreo, enfrentando os F-35 Lightning II stealth dinamarqueses.
https://www.aeroflap.com.br/cacas-gripe ... o-da-otan/
Infelizmente não vai dar para saber o placar do jogo, mas, será interessante ver mais para frente quando os comentários na internet começarem a aparecer do que foi este exercício.
Alguém aí sabe quando o Gripen E entrará oficialmente em operação na força aérea sueca
Este deve ser o embate que mais nos importa saber os resultados. Se é que os suecos compartilharão conosco qualquer informação de seus caças em relação ao seu desempenho contra os F-35 da OTAN.
A ver.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6830
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1961 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Re: JAS-39 Gripen
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8980
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 302 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Hungary discussing potential Gripen E buy from Sweden
Hungary is discussing with Sweden the possibility of acquiring Gripen E combat aircraft to add to the Gripen C/Ds it already operates, a senior Saab official said on 20 May.
Fonte: https://www.janes.com/defence-news/air- ... rom-sweden
Um abraço e t+
Hungary is discussing with Sweden the possibility of acquiring Gripen E combat aircraft to add to the Gripen C/Ds it already operates, a senior Saab official said on 20 May.
Fonte: https://www.janes.com/defence-news/air- ... rom-sweden
Um abraço e t+
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: JAS-39 Gripen
O contrato atual dos 14 Gripen C\D dura até 2026. A aquisição de mais 4 unidades irá necessariamente alongar este contrato novamente, pelo menos, por mais 4 anos.
Notar que estes caças entraram em serviço com a Hungria em 2006, portanto, já se vão quase vinte anos de operações com o vetor sueco, sem que nenhuma reclamação mais séria tenha sido observada durante todo este tempo, ao contrário, os húngaros são só elogios ao Gripen C\D. O modelo agora será elevado ao padrão MS20 Mk II. Idem os tchecos, que apesar de não oficialmente hoje poderem falar bem dele por causa da escolha dos F-35 e das desculpas mais que esfarrapadas para esta decisão.
Com a decisão de manter dois esquadrões de linha de frente, isto sugere que no médio a longo prazo a Hugria se volte para mais compras do modelo E e também do F para substituir os Gripen C\D. Agora é esperar para ver quantos eles irão comprar. A ver pela organização atual, podemos prever entre 14 e 18 unidades. O que já é muita coisa para quem não vendeu absolutamente nada nos últimos dez anos.
Quem sabe esta venda fortaleça a posição da SAAB na Tailândia e Filipinas, onde o caça está cotadíssimo para ser escolhido.
Notar que estes caças entraram em serviço com a Hungria em 2006, portanto, já se vão quase vinte anos de operações com o vetor sueco, sem que nenhuma reclamação mais séria tenha sido observada durante todo este tempo, ao contrário, os húngaros são só elogios ao Gripen C\D. O modelo agora será elevado ao padrão MS20 Mk II. Idem os tchecos, que apesar de não oficialmente hoje poderem falar bem dele por causa da escolha dos F-35 e das desculpas mais que esfarrapadas para esta decisão.
Com a decisão de manter dois esquadrões de linha de frente, isto sugere que no médio a longo prazo a Hugria se volte para mais compras do modelo E e também do F para substituir os Gripen C\D. Agora é esperar para ver quantos eles irão comprar. A ver pela organização atual, podemos prever entre 14 e 18 unidades. O que já é muita coisa para quem não vendeu absolutamente nada nos últimos dez anos.
Quem sabe esta venda fortaleça a posição da SAAB na Tailândia e Filipinas, onde o caça está cotadíssimo para ser escolhido.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: JAS-39 Gripen
A Áustria também está na lista de candidatos a serem futuros operadores de Gripen E. O governo austríaco até já fez injunções com a SAAB para saber mais do caça. Mas, por enquanto, eles seguem operando os Typhoon trache 1 com todos os problemas que tem.
Não há uma previsão para que esta substituição aconteça, mas os suecos, como haveria de se esperar, não estão sozinhos neste processo, com franceses e alemães, respectivamente, Rafale e Typhoon, não querem perder esta oportunidade.
Novamente, o Gripen E é cotado como favorito. No entanto, como se sabe, isto não basta para vender o mesmo para ninguém.
Quem sabe esta compra húngara não empolga os brigadeiros austríacos a resolver logo os seus problemas.
Não há uma previsão para que esta substituição aconteça, mas os suecos, como haveria de se esperar, não estão sozinhos neste processo, com franceses e alemães, respectivamente, Rafale e Typhoon, não querem perder esta oportunidade.
Novamente, o Gripen E é cotado como favorito. No entanto, como se sabe, isto não basta para vender o mesmo para ninguém.
Quem sabe esta compra húngara não empolga os brigadeiros austríacos a resolver logo os seus problemas.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Vendas perdidas na Europa pelo Gripen E na última década:
Suíça - 40 unidades (F-35);
Finlândia - 64 unidades (F-35);
Rep Checa - 24 unidades (f-35);
Eslováquia - 12 a 24 unidades (F-16 Block 70);
Bulgária - 18 a 24 unidades (F-16 Block 70);
Croácia - 12 unidades (Rafale);
Total: 188 unidades aproximadamente
Ainda há possibilidades por estes tempos na Sérvia(12) e Romênia que planeja trocar os seus F-16A\B modernizados em Portugal mais para frente, e está de olho, também, no F-35.
A Polônia chegou a negociar com os suecos o Gripen, mas não passou de conversas evasivas, em relação à substituição dos Mig-29, que ainda estão em operação.
Portugal também mostrou interesse no F-35, mas isto ainda não é concreto, e dependerá de uma engenharia financeira que possa subsidiar o caça norte americano e sua operação.
Mesmo sem ter tido sucesso no mercado europeu, os suecos seguem crentes que ainda podem inserir o seu caça naquele mercado. Independente disso, já começaram a trabalhar no desenvolvimento de um substituto para o Gripen.
A ver.
Suíça - 40 unidades (F-35);
Finlândia - 64 unidades (F-35);
Rep Checa - 24 unidades (f-35);
Eslováquia - 12 a 24 unidades (F-16 Block 70);
Bulgária - 18 a 24 unidades (F-16 Block 70);
Croácia - 12 unidades (Rafale);
Total: 188 unidades aproximadamente
Ainda há possibilidades por estes tempos na Sérvia(12) e Romênia que planeja trocar os seus F-16A\B modernizados em Portugal mais para frente, e está de olho, também, no F-35.
A Polônia chegou a negociar com os suecos o Gripen, mas não passou de conversas evasivas, em relação à substituição dos Mig-29, que ainda estão em operação.
Portugal também mostrou interesse no F-35, mas isto ainda não é concreto, e dependerá de uma engenharia financeira que possa subsidiar o caça norte americano e sua operação.
Mesmo sem ter tido sucesso no mercado europeu, os suecos seguem crentes que ainda podem inserir o seu caça naquele mercado. Independente disso, já começaram a trabalhar no desenvolvimento de um substituto para o Gripen.
A ver.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61504
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6321 vezes
- Agradeceram: 6671 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
Pablo Maica escreveu: ↑Sáb Mai 25, 2024 12:39 am Hungary discussing potential Gripen E buy from Sweden
Hungary is discussing with Sweden the possibility of acquiring Gripen E combat aircraft to add to the Gripen C/Ds it already operates, a senior Saab official said on 20 May.
Fonte: https://www.janes.com/defence-news/air- ... rom-sweden
Um abraço e t+
Acho meio complicado isso: o Orbán se manteve por um bom tempo como obstáculo à entrada da Suécia na OTAN, junto com o Endorgan; é abertamente simpático tanto ao Putin quanto - e aí é o ponto - ao Zé Topete; se, como tudo indica, este último retornar à Casa Branca, IMHO tá pavimentado o caminho para o F-35 na Hungria, com os Gripen C/D já modernizados (MS20 Block 2) e com MNT contratada até ali pela metade da próxima década, formando uma espécie de segunda linha (lembrar que é um leasing que, SNME, termina ali por 2025/26, com os caças passando a pertencer totalmente à HAF).
Do modo como vejo, acabamos com um SUPER AMX na mão, e pelo mesmíssimo motivo: era o melhor negócio do mundo quando o contrato foi assinado e os trabalhos começaram; daí mudaram drasticamente as circunstâncias e o que tinha tudo para ser um best-seller não consegue arrumar uma só venda fora dos dois países que o desenvolveram, mesmo sendo esplêndido tanto nas capacidades quanto nos custos.
Mas em nenhum dos dois casos eu acho que se possa culpar alguém, são ambos projetos sólidos e de excelência que infelizmente acabaram concorrendo com outros dos EUA/UE, e ainda por cima após uma mudança dramática no cenário geopolítico europeu (que como sempre afeta o resto do planeta), daí complica; talvez desse para uma última tentativa, com os suecos doando uns C/D à Ucrânia, o que poderia mostrar o quão superiores são ao F-16 em praticamente todo o envelope e por custos muito menores que ele - e qualquer outro Eurocanard, BTW.
Do modo como vejo, acabamos com um SUPER AMX na mão, e pelo mesmíssimo motivo: era o melhor negócio do mundo quando o contrato foi assinado e os trabalhos começaram; daí mudaram drasticamente as circunstâncias e o que tinha tudo para ser um best-seller não consegue arrumar uma só venda fora dos dois países que o desenvolveram, mesmo sendo esplêndido tanto nas capacidades quanto nos custos.
Mas em nenhum dos dois casos eu acho que se possa culpar alguém, são ambos projetos sólidos e de excelência que infelizmente acabaram concorrendo com outros dos EUA/UE, e ainda por cima após uma mudança dramática no cenário geopolítico europeu (que como sempre afeta o resto do planeta), daí complica; talvez desse para uma última tentativa, com os suecos doando uns C/D à Ucrânia, o que poderia mostrar o quão superiores são ao F-16 em praticamente todo o envelope e por custos muito menores que ele - e qualquer outro Eurocanard, BTW.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Os suecos estão enrolando a um tempão para doarem os Gripen C\D para a Ucrânia, que já pediu e continua insistindo na cessão destes caças por parte de Estocolmo.
Para mim a Ucrânia segue sendo o verdadeiro ponto de inflexão na vida comercial do Gripen em suas versões atuais.
O sucesso dele ali contra os russos, é a tacada que faltava para alavancar as vendas do caça.
Mas sei lá. Se até F-16 velho e bombado que existe ao milhares por aí está difícil de chegar nas mãos da UAF, imagina o Gripen C\D que são pouquíssimos até para os suecos.
Ademais, quem pagaria pelos Gripen ucranianos?
Para mim a Ucrânia segue sendo o verdadeiro ponto de inflexão na vida comercial do Gripen em suas versões atuais.
O sucesso dele ali contra os russos, é a tacada que faltava para alavancar as vendas do caça.
Mas sei lá. Se até F-16 velho e bombado que existe ao milhares por aí está difícil de chegar nas mãos da UAF, imagina o Gripen C\D que são pouquíssimos até para os suecos.
Ademais, quem pagaria pelos Gripen ucranianos?
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39540
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Re: JAS-39 Gripen
A questão não é se há ou não F-16 para a Força Aérea Ucraniana, mas sim formar Pilotos e pessoal de manutenção. Isto não se faz nuns dias ou semanas, leva o seu tempo. Fazer o mesmo para o Gripen, seria exactamente o mesmo processo, só que os caças só sairiam de um único país e a formação que no caso do F16 é partilhada por vários países, seria da inteira responsabilidade dos Suecos.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Mai 25, 2024 2:09 pm Os suecos estão enrolando a um tempão para doarem os Gripen C\D para a Ucrânia, que já pediu e continua insistindo na cessão destes caças por parte de Estocolmo.
Para mim a Ucrânia segue sendo o verdadeiro ponto de inflexão na vida comercial do Gripen em suas versões atuais.
O sucesso dele ali contra os russos, é a tacada que faltava para alavancar as vendas do caça.
Mas sei lá. Se até F-16 velho e bombado que existe ao milhares por aí está difícil de chegar nas mãos da UAF, imagina o Gripen C\D que são pouquíssimos até para os suecos.
Ademais, quem pagaria pelos Gripen ucranianos?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Estrutura e capacidade na Suécia para tanto sempre existiu, e existe, até porque os caçadores da FAB estão fazendo a sua conversão para os Gripen por lá em apenas 5 meses. Com os ucranianos não seria diferente.cabeça de martelo escreveu: ↑Ter Mai 28, 2024 8:13 amA questão não é se há ou não F-16 para a Força Aérea Ucraniana, mas sim formar Pilotos e pessoal de manutenção. Isto não se faz nuns dias ou semanas, leva o seu tempo. Fazer o mesmo para o Gripen, seria exactamente o mesmo processo, só que os caças só sairiam de um único país e a formação que no caso do F16 é partilhada por vários países, seria da inteira responsabilidade dos Suecos.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Mai 25, 2024 2:09 pm Os suecos estão enrolando a um tempão para doarem os Gripen C\D para a Ucrânia, que já pediu e continua insistindo na cessão destes caças por parte de Estocolmo.
Para mim a Ucrânia segue sendo o verdadeiro ponto de inflexão na vida comercial do Gripen em suas versões atuais.
O sucesso dele ali contra os russos, é a tacada que faltava para alavancar as vendas do caça.
Mas sei lá. Se até F-16 velho e bombado que existe ao milhares por aí está difícil de chegar nas mãos da UAF, imagina o Gripen C\D que são pouquíssimos até para os suecos.
Ademais, quem pagaria pelos Gripen ucranianos?
Há pelo menos informações sobre doação dos Gripen C\D para a Ucrânia desde o segundo semestre do ano passado, e até agora Estocolmo não se pronunciou oficialmente.
E caças também existem, apesar de nas mídias abertas se falar em apenas 90 e poucas unidades operacionais. Os suecos tem bem mais que isso; chegaram a falar em células semi prontas na SAAB que teriam sido postas nas linhas de produção a fim de serem usadas nas linhas de voos da força aérea.
O problema deles é que não conseguem resolver-se nestes assuntos rapidamente. São tão sóbrios e sensatos que chega a dar raiva. Por isso, também, vendem pouco, sendo meticulosos até dizer chega até em coisas que não tem tanta importância.
Enfim, a desculpa de que não existem caças em quantidade para serem fornecidos é apenas mais uma desculpa esfarrapada para enrolar a doação, que não passaria de 12 a 16 unidades, se muito, dos Gripen C\D.
Ademais, eles estão começando a receber os modelos E, e pelo tanto desta versão que existe hoje em linha em diferentes fases de produção, eles vão receber muitas unidades no curto prazo, o que sem dúvida permitiria a substituição a contento do que fosse enviado para a Ucrânia.
E note-se, por fim, que o Gripen é muito menos complicado de manter e operar do que o caça norte americano. As capacidades deles e sua modularidade o fazem um ativo ideal para as necessidades, e realidade, do TO ucraniano.
Mas, alguém tem que decidir primeiro se vão ou não doar os caças para eles. A partir disso, em 6 meses os suecos conseguem produzir um esquadrão operacional de Gripen C\D para a UAF.
Aliás, nestas horas o Super Tucano faz toda a diferença para facilitar a transição operacional dos caças soviéticos para os ocidentais dos pilotos e mecânicos ucranianos. Inclusive podendo mesmo diminuir o tempo de voo para a completa efetividade da formação. Mas ninguém na Europa tem ST para isso. Ainda.
Carpe Diem