Página 92 de 128

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Mar 04, 2018 11:12 am
por FCarvalho
Porque o pessoal do EB gosta tanto de 6x6... 8-]







abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Mar 04, 2018 2:43 pm
por FCarvalho
Mais dois. :mrgreen:





abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Mar 04, 2018 3:16 pm
por Lucas Lasota
Que teteias!

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Mar 05, 2018 12:01 pm
por joao fernando
O mamute mostra o problema de não se ter um bloqueio de diferencial central

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Mar 05, 2018 12:13 pm
por FCarvalho
João, dá para explicar em letras grandes ou desenhar pra mim o que seria e pra que serve esse bloqueio diferencial central? Se tiveres algum vídeo mostrando ele melhor ainda. :mrgreen:

grato.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Mar 05, 2018 1:25 pm
por joao fernando
FCarvalho escreveu:João, dá para explicar em letras grandes ou desenhar pra mim o que seria e pra que serve esse bloqueio diferencial central? Se tiveres algum vídeo mostrando ele melhor ainda. :mrgreen:

grato.
Qdo o mamutão sobe, vc percebe que uma das rodas dianteiras e um par do boomerang traseiro tbm patinam e o caminhão não sai do lugar. Sem o diferemcial central rodas opostas podem patinar. Pro sistema de transmissão, o boomerang trabalha como um 4x4 (pois ambas as rodas traseiras estão solidamente uma ligada a outra. Patinou, em eixos opostos, parou. Ai vemos a necessidade de suspensão com enorme curso, como a usada no Uruveco, e ainda melhor, suspensão independente para cada roda.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Mar 05, 2018 1:38 pm
por FCarvalho
Valeu pela explicação João. E nem precisou desenhar e eu já entendi de primeira... :lol:

[009]

abs.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 06, 2018 2:21 pm
por joao fernando
http://www.youtube.com/watch?v=AC4LpnhXUqI

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 06, 2018 4:05 pm
por Túlio
joao fernando escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=AC4LpnhXUqI
Ótimo vídeo, JF véio. Uma dúvida, num dos momentos - em que havia a melhor tração - falava que o caminhão estava "bloqueado, traçado e reduzido": com base em coisa que tu mesmo e outros Colegas nos ensinam, bloqueado e reduzido a gente sabe, o que eu não sei é o que é "traçado", poderias dar uma explicação rápida?

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 06, 2018 5:50 pm
por delmar
o que eu não sei é o que é "traçado", poderias dar uma explicação rápida?
O que eu tenho escutado é o pessoal do Centro Oeste e Norte falar "traçado" para indicar que um carro tem tração nas quatro rodas (falando de caminhonetes). Tipo assim " quero comprar uma caminhonete nova, tem que ser traçada ". Igualmente aplicam a frase para quando usam a tração 4X4, tipo assim "A estrada estava com muita lama, andei toda viagem com o carro traçado". Regionalismos.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 06, 2018 6:03 pm
por Túlio
delmar escreveu:
o que eu não sei é o que é "traçado", poderias dar uma explicação rápida?
O que eu tenho escutado é o pessoal do Centro Oeste e Norte falar "traçado" para indicar que um carro tem tração nas quatro rodas (falando de caminhonetes). Tipo assim " quero comprar uma caminhonete nova, tem que ser traçada ". Igualmente aplicam a frase para quando usam a tração 4X4, tipo assim "A estrada estava com muita lama, andei toda viagem com o carro traçado". Regionalismos.
Bueno, pelo que entendi então, Taura véio, "traçado", no caso de um 6 x 6 como o do vídeo, seria a VTR tracionando com todo o rodado?

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 06, 2018 7:18 pm
por Centauro
Túlio escreveu:Bueno, pelo que entendi então, Taura véio, "traçado", no caso de um 6 x 6 como o do vídeo, seria a VTR tracionando com todo o rodado?
Isso mesmo Tulio, "traçado é quando todas as rodas tratoras estão acionadas, por exemplo: trabalho com um VW 26-220 em obras de terraplenagem, geralmente ando no "6x2", quando o terreno está mais difícil "traço" o caminhão e ele passa a ser 6x4, se fosse possível acionaria o 6x6, já a redução do câmbio é parte de uma sub-caixa(esta assim no manual no câmbio). Hoje eu estava saindo da jazida em 1ª reduzida, depois 1ª simples, segunda e terceira simples, quando chegava no "top" quando o caminhão pedia redução de marcha eu "reduzia a terceira marcha, recuperando a força e subindo tranquilo, quanto ao bloqueio é quando bloqueia se o diferencial e as rodas andam com as mesmas rotações, sem que aja uma em falso, distribuindo por igual a força, mas só usado nos momentos certos e dirigindo em linha reta, pois o diferencial existe exatamente para isso, as curvas, onde a roda externa percorre um caminho maior que a interna.

Ps: Quando trabalhava como topografo, andei em um GMC 6X6(ex EB) ainda com motor a gasolina, no topo dos morros em Cananéia-SP, no lamaçal só subiam o GMC, a Land Rover Defender 110 pick-up e o trator de esteiras.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 06, 2018 7:37 pm
por Juniorbombeiro
Traçado é um veículo que teve um encontro fortuito com um maníaco sexual com atração por máquinas. :mrgreen:
Putz... [002] que piada de merda.
Falando sério agora, deve ser alguma derivação linguística de tracionado, mas pera aí...todo veículo que se move por conta própria é tracionado, mas para termos de diferenciação, se convencionou de chamar de tracionados, aqueles que tracionam em mais de um eixo motriz, e como geralmente esses veículos eram (os pesados ainda são) com a tração extra desacoplável para economizar os componentes mecânicos e combustível, se usa o "tracionado" (que por algum motivo acabou virando traçado) somente quando for necessário.
Eu sempre tive para mim, que traçado se referia aos caminhões 6x4, com os dois eixos traseiros tracionados, muito apreciados em caminhões basculantes, concreteiros, transporte de madeira bruta e mais recentemente para puxar os monstruosos bi trens. Isso
era para diferenciar dos trucados (truck), caminhões com 3 eixos, porém com tração apenas em um (6x2). Essa de chamar jipe e picape 4x4 de traçado eu só vim a conhecer a pouco tempo.
Aliás, aproveitando a deixa, um pouco de cultura mecânica inútil: Pq a porca do parafuso no Brasil se chama porca e em inglês se chama nut (noz)?
Hora...pq a piroca do porco (não vou postar imagens, quem quiser ver, faça por sua conta e risco) tem formato helicoidal (como a rosca do parafuso) que se insere dentro da...porca. Povo criativo, não?

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Mar 06, 2018 8:34 pm
por delmar
Bueno, pelo que entendi então, Taura véio, "traçado", no caso de um 6 x 6 como o do vídeo, seria a VTR tracionando com todo o rodado?
É por aí, todos os eixos que tinham tração foram acionados e o carro ficou "traçado" Meio diferente mas é o que o povo mais ao norte de nosso país fala. Ligou a tração, ficou traçado.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Mar 07, 2018 9:16 am
por joao fernando
Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=AC4LpnhXUqI
Ótimo vídeo, JF véio. Uma dúvida, num dos momentos - em que havia a melhor tração - falava que o caminhão estava "bloqueado, traçado e reduzido": com base em coisa que tu mesmo e outros Colegas nos ensinam, bloqueado e reduzido a gente sabe, o que eu não sei é o que é "traçado", poderias dar uma explicação rápida?
Pelo que sei, traçado é qdo todas as rodas tracionam. Ele opera em várias formas, depende de como foi montado. 6x2; 6x4; 6x6, reduzida, bloqueio central (todos os eixos giram ligados rigidamente); bloqueio no diferencial (apenas o diferencial fica ligado rigidamente)

Na mesma seleção de videos da empresa tem um EE-25. São dois eixos separados na traseira (achei tosco demais). Com motor fraco e sem reduzida. Ai fica dificil.