Apresentação dos AH-2 da FAB
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
No meu modo de ver o problema é que "defesa" e "serviços ao país" se misturam muito...
Ou seja a Força Aérea faz o controle do espaço aéreo (CINDACTA) - OK, concordo... mas faz também o controle das operações dos aeroportos (cheio de militares ao lado de civis nas torres de controle de tudo quanto é aeroporto), porquê???
Faz inspeção e calibração dos aeroportos (GEIV), porque tem que ser a FAB?
Tem vários esquadrões de helicópteros... Porque? Deveria ter somente esquadrões de SAR e CSAR.
Tem o GTE e o 6o ETA, que fazem coisas parecidas... deveria ter apenas o GTE e apenas as aeronaves presidenciais.
Fazem serviço de transporte de órgãos para cima e para baixo... nobre missão, mas porque tem que ser a FAB?? Não poderia ser o Min. da Saúde que operaria uma frota própria de aeronaves, com pilotos civis?
A patrulha marítima deveria ser da Marinha, Helos do EB...
Avião comercial militarizado para ir buscar refugiado... não, aluga avião civil. Reabastecedor estratégico, OK.
A FAB (assim com EB e Marinha), na minha opinião deveriam focar na sua atividade principal que é a Defesa. Sendo assim deveriam encolher de tamanho (pessoa e meios), mas evoluir em qualidade e modernidade de meios. Aumento os meios de combate e de uso correlato (transporte militar, vigilância AEW, etc).
O problema é que o país ficou dependente demais das forças armadas para fazer atividades que deveriam ser feitas por empresas privadas ou por outros órgãos públicos, agora mudar isso será difícil.
Ou seja a Força Aérea faz o controle do espaço aéreo (CINDACTA) - OK, concordo... mas faz também o controle das operações dos aeroportos (cheio de militares ao lado de civis nas torres de controle de tudo quanto é aeroporto), porquê???
Faz inspeção e calibração dos aeroportos (GEIV), porque tem que ser a FAB?
Tem vários esquadrões de helicópteros... Porque? Deveria ter somente esquadrões de SAR e CSAR.
Tem o GTE e o 6o ETA, que fazem coisas parecidas... deveria ter apenas o GTE e apenas as aeronaves presidenciais.
Fazem serviço de transporte de órgãos para cima e para baixo... nobre missão, mas porque tem que ser a FAB?? Não poderia ser o Min. da Saúde que operaria uma frota própria de aeronaves, com pilotos civis?
A patrulha marítima deveria ser da Marinha, Helos do EB...
Avião comercial militarizado para ir buscar refugiado... não, aluga avião civil. Reabastecedor estratégico, OK.
A FAB (assim com EB e Marinha), na minha opinião deveriam focar na sua atividade principal que é a Defesa. Sendo assim deveriam encolher de tamanho (pessoa e meios), mas evoluir em qualidade e modernidade de meios. Aumento os meios de combate e de uso correlato (transporte militar, vigilância AEW, etc).
O problema é que o país ficou dependente demais das forças armadas para fazer atividades que deveriam ser feitas por empresas privadas ou por outros órgãos públicos, agora mudar isso será difícil.
- Duka
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Sim, sim.knigh7 escreveu: Qua Mar 02, 2022 10:11 amPelo o que noticiaram o DefesaAerea&Naval e o Cavok o Esquadrão Poti será desativado até o fim do ano. Não virão helicópteros para substituir os AH-2.Duka escreveu: Qua Mar 02, 2022 7:40 am Por mais caro que seja, não deve ser mais caro que adquirir um helo novo para o EB.
Por mim sigo achando que a FAB está certíssima em se desfazer e o MD erradissimo em não entubar no EB (se bem que com esse "cancelamento" mundial da Rússia acho que isso vai ser cada vez menos possível).
A FAB a meu ver não precisa dos MI35. Nao faz muito sentido.
Mas o EB precisa de um helicóptero de ataque puro sangue. Continuo achando que alguns motores novos e check-D é mais barato que comprar um modelo novo agora (mesmo que seja pra operar 10 ou 15 anos e aposentar, uma máxima financeira é que quase sempre vale a pena adiar desembolsos).
Abraços
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Acho que é meio simbiotico. As Forças Armandas também parecem gostar dessas atividades acessórias como forma de se justificar perante a sociedade (fora a renca de cargos de chefia associados).Cassio escreveu: Qua Mar 02, 2022 11:13 am No meu modo de ver o problema é que "defesa" e "serviços ao país" se misturam muito...
Ou seja a Força Aérea faz o controle do espaço aéreo (CINDACTA) - OK, concordo... mas faz também o controle das operações dos aeroportos (cheio de militares ao lado de civis nas torres de controle de tudo quanto é aeroporto), porquê???
Faz inspeção e calibração dos aeroportos (GEIV), porque tem que ser a FAB?
Tem vários esquadrões de helicópteros... Porque? Deveria ter somente esquadrões de SAR e CSAR.
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Fazem serviço de transporte de órgãos para cima e para baixo... nobre missão, mas porque tem que ser a FAB?? Não poderia ser o Min. da Saúde que operaria uma frota própria de aeronaves, com pilotos civis?
A patrulha marítima deveria ser da Marinha, Helos do EB...
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A FAB (assim com EB e Marinha), na minha opinião deveriam focar na sua atividade principal que é a Defesa. Sendo assim deveriam encolher de tamanho (pessoa e meios), mas evoluir em qualidade e modernidade de meios. Aumento os meios de combate e de uso correlato (transporte militar, vigilância AEW, etc).
O problema é que o país ficou dependente demais das forças armadas para fazer atividades que deveriam ser feitas por empresas privadas ou por outros órgãos públicos, agora mudar isso será difícil.
Mas quanto ao conteúdo que tu postou, concordo. Acho que deveriam ser outros órgãos e agências.
Abraços
- FCarvalho
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Historicamente os militares brasileiros sempre estiverem envolvidos até o último fio de cabelo no processo de desenvolvimento nacional, e assistência social, em todos os cantos do país, e isto é uma cultura dentro das forças. Eles fazem isso há séculos. São formados com este pensamento. E a sociedade, e o Estado, estão acostumados a vê-los como esta "mão amiga" desde sempre. Tirar isso deles seriam como tentar arrancar uma parte que eles consideram como inata da sua gênese e personalidade.
Infelizmente o Estado brasileiro ainda é ausente em grande parte do território nacional e os militares, não raro, são a única expressão concreta do poder público para muita gente em lugares que a maioria sequer sabem que existe.
Com a ausência e leniência do Estado - União, estados e municípios - em fazer o que lhes é mister em termos de prestação de serviço público, fica sempre mais fácil tapar o sol com a peneira e usar os (poucos)recursos das ffaa's como mote de prestação destes. Não resolve, mas deixa o ar de que se está fazendo algo, além de ficar muito bonito na propaganda eleitoral e institucional das forças.
As forças precisam de qualidade e de mudar o foco para o que é a sua missão primária: guerra e seu preparo. Mas sem inimigos concretos a vista, sem uma cultura de defesa na sociedade e meios políticos, e sem que haja uma presença efetiva e qualitativa do poder público onde ele é realmente necessário, fica muito difícil abrir mão dos serviços que os militares prestam onde a iniciativa privada não quer ir, ou o restante do poder público não se faz presente, seja por omissão ou inépcia.
Infelizmente o Estado brasileiro ainda é ausente em grande parte do território nacional e os militares, não raro, são a única expressão concreta do poder público para muita gente em lugares que a maioria sequer sabem que existe.
Com a ausência e leniência do Estado - União, estados e municípios - em fazer o que lhes é mister em termos de prestação de serviço público, fica sempre mais fácil tapar o sol com a peneira e usar os (poucos)recursos das ffaa's como mote de prestação destes. Não resolve, mas deixa o ar de que se está fazendo algo, além de ficar muito bonito na propaganda eleitoral e institucional das forças.
As forças precisam de qualidade e de mudar o foco para o que é a sua missão primária: guerra e seu preparo. Mas sem inimigos concretos a vista, sem uma cultura de defesa na sociedade e meios políticos, e sem que haja uma presença efetiva e qualitativa do poder público onde ele é realmente necessário, fica muito difícil abrir mão dos serviços que os militares prestam onde a iniciativa privada não quer ir, ou o restante do poder público não se faz presente, seja por omissão ou inépcia.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Quanto a helos na FAB, entendo que são necessários já que a missão primárias deles é justamente C-SAR e SAR. Digamos que 98% do tempo dos esquadrões é investido nela. O resto é missão subsidiária, que não por acaso rima com aquela última. Principalmente MMI e ACISO.
No mais, quanto menos a FAB tiver que se imiscuir de missões subsidiárias, e focar no que é essencial, melhor, mas para isso tem que haver partes e contra partes das forças armadas e do Estado em fazer o seu dever de casa.
Não precisamos de uma mini USAF, mas também não podemos nos contentar com a ideia de Estado mínimo na Defesa.
Do contrário, o que está acontecendo hoje na Ucrânia não ensinou nada para as ffaa's aqui.
No mais, quanto menos a FAB tiver que se imiscuir de missões subsidiárias, e focar no que é essencial, melhor, mas para isso tem que haver partes e contra partes das forças armadas e do Estado em fazer o seu dever de casa.
Não precisamos de uma mini USAF, mas também não podemos nos contentar com a ideia de Estado mínimo na Defesa.
Do contrário, o que está acontecendo hoje na Ucrânia não ensinou nada para as ffaa's aqui.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Deve está arquivado , mas um projeto de lei que criava esquadrões de helicópteros e aviões para o SAMU , afim de poupar helicópteros de bombeiros pelo país e a FABCassio escreveu: Qua Mar 02, 2022 11:13 am No meu modo de ver o problema é que "defesa" e "serviços ao país" se misturam muito...
Ou seja a Força Aérea faz o controle do espaço aéreo (CINDACTA) - OK, concordo... mas faz também o controle das operações dos aeroportos (cheio de militares ao lado de civis nas torres de controle de tudo quanto é aeroporto), porquê???
Faz inspeção e calibração dos aeroportos (GEIV), porque tem que ser a FAB?
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Tem o GTE e o 6o ETA, que fazem coisas parecidas... deveria ter apenas o GTE e apenas as aeronaves presidenciais.
Fazem serviço de transporte de órgãos para cima e para baixo... nobre missão, mas porque tem que ser a FAB?? Não poderia ser o Min. da Saúde que operaria uma frota própria de aeronaves, com pilotos civis?
A patrulha marítima deveria ser da Marinha, Helos do EB...
Avião comercial militarizado para ir buscar refugiado... não, aluga avião civil. Reabastecedor estratégico, OK.
A FAB (assim com EB e Marinha), na minha opinião deveriam focar na sua atividade principal que é a Defesa. Sendo assim deveriam encolher de tamanho (pessoa e meios), mas evoluir em qualidade e modernidade de meios. Aumento os meios de combate e de uso correlato (transporte militar, vigilância AEW, etc).
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Tenho a mesma impressão que a sua !Duka escreveu: Qua Mar 02, 2022 11:18 amSim, sim.knigh7 escreveu: Qua Mar 02, 2022 10:11 am
Pelo o que noticiaram o DefesaAerea&Naval e o Cavok o Esquadrão Poti será desativado até o fim do ano. Não virão helicópteros para substituir os AH-2.
A FAB a meu ver não precisa dos MI35. Nao faz muito sentido.
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Brava Gente Brasileira ..!
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Então, mas com a atual situação, como comprar motores novos?
Peças de reposição? Assistência técnica de engenheiros russos?
Acho que infelizmente esses helicópteros ou vão para um museu ou para uma Draken da vida...
Peças de reposição? Assistência técnica de engenheiros russos?
Acho que infelizmente esses helicópteros ou vão para um museu ou para uma Draken da vida...
Não temais ímpias falanges,
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São muralhas do Brasil!
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Pois é. No cenário atual não tem muito mais o que fazer mesmo, além de vender.
Abraços
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Vão vender, pois precisam dos recursos para colocar as mãos nos BH para equipar o 2o/10o Gav em Campo Grande.
Não colocariam estes helos fora de operação simplesmente para poupar dinheiro que já não tem.
Irão vender e precificar por quem der mais. Colocamos mais de 300 milhões nestes helos na aquisição. Hoje com revisão e tudo, no caso dos que passarem por ela, devem valer no mínimo uns 250 milhões com tudo incluso.
Com certeza já deve haver interessados. E não vai faltar quem os queira.
Agora, quantos BH dá para comprar com US 200 a 300 milhões no bolso?
Não colocariam estes helos fora de operação simplesmente para poupar dinheiro que já não tem.
Irão vender e precificar por quem der mais. Colocamos mais de 300 milhões nestes helos na aquisição. Hoje com revisão e tudo, no caso dos que passarem por ela, devem valer no mínimo uns 250 milhões com tudo incluso.
Com certeza já deve haver interessados. E não vai faltar quem os queira.
Agora, quantos BH dá para comprar com US 200 a 300 milhões no bolso?
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
A OTAN bem que poderia comprar pra doar pra Ucrânia... ![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
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Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Pode até ser, mas prefiro que vendam para algum árabe rico que os joguem nas suas guerras diárias sem maiores problemas.
Não precisamos molestar a Rússia vendendo esses helos para os europeus. Ainda temos negócios e interesses com o Urso que podem nos trazer muitos benefícios no futuro a longo prazo. Para que nos sujar com eles agora...
A questão é quanto podemos conseguir com a venda dos Mi-35 que permita um eventual acréscimo de vetores de asas rotativas para a FAB.
Aliás, dando uma viajada na maionese, entre CMA e CMN existem 7 comandos de fronteira. O EB vive as turras reclamando que precisa de mais helo na região, inclusive com capacidade de combate. Então, os Mi-35 podem levar até 8 homens equipados ao mesmo tempo que carregam uma carga bélica nada desprezível. Bem, imaginem vocês se ao invés de BH equipados com pod lança foguetes de 70mm e .50 a Avex pudesse operar 12 Mi-35 em cada comando de fronteira.
ps: a média de altura dos soldados que servem na fronteira norte é de menos de 1,65 mts, visto que a maioria são indígenas ou descendentes, e via de regra os indígenas são baixos. Não haveria problemas desse povo passar aperto na cabine de transporte destes helos.![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Não precisamos molestar a Rússia vendendo esses helos para os europeus. Ainda temos negócios e interesses com o Urso que podem nos trazer muitos benefícios no futuro a longo prazo. Para que nos sujar com eles agora...
A questão é quanto podemos conseguir com a venda dos Mi-35 que permita um eventual acréscimo de vetores de asas rotativas para a FAB.
Aliás, dando uma viajada na maionese, entre CMA e CMN existem 7 comandos de fronteira. O EB vive as turras reclamando que precisa de mais helo na região, inclusive com capacidade de combate. Então, os Mi-35 podem levar até 8 homens equipados ao mesmo tempo que carregam uma carga bélica nada desprezível. Bem, imaginem vocês se ao invés de BH equipados com pod lança foguetes de 70mm e .50 a Avex pudesse operar 12 Mi-35 em cada comando de fronteira.
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
ps: a média de altura dos soldados que servem na fronteira norte é de menos de 1,65 mts, visto que a maioria são indígenas ou descendentes, e via de regra os indígenas são baixos. Não haveria problemas desse povo passar aperto na cabine de transporte destes helos.
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