PAK FA - VOOU!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Mensagens: 338
- Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
- Localização: Niterói - RJ / BRASIL
Re: PAK FA - VOOU!!!
Ai Zepa leva a polvora que eu levo o El Cristiano e ai a gente acaba com essa ralé. Combinado ?!
Viva os paises Lusofonos!
Pátria amada BRASIL!
Pátria amada BRASIL!
Re: PAK FA - VOOU!!!
Cara, você quer matar o velhinho aqui de ansiedade?Eu soube que tem uma corrente dentro do F-X2 tentando fazer isso.
Num fala nisso não que eu vou acender as velas lá no altar de são KNAAPO hoje ainda!!!!
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9414
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Este é o cockpit do PAK-FA.
Estou lendo um livro sobre aviônica. Cheguei à conclusão de que este cockpit é ultrapassado. Não condiz com a proposta inovadora/revolucionária de uma nova geração de caças.
Esta aviônica é a mesma do Su-35, exceto pelo HUD, que neste caso, é maior e mais moderno, de uma peça única. Esta tecnologia de HUD, se querem saber, está disponível do Eurofighter Typhoon desde meados da década passada. Detalhe: Este é o primeiro caça russo com este tipo de HUD.
O HUD, Head up display, também vai ficar fora de mão nos próximos caças. Os americanos F-35 e o novo F-18 já contam com painel de tela única e sem HUD, já que o visor é no próprio capacete.
O cockpit do PAK-FA seria extremamente moderno se estivéssemos nos anos 90, hoje não é, daqui a dez anos vira 'lixo'.
Aqui temos uma imagem do que é um cockpit do futuro. Uma única tela, de fácil acesso e sensível ao toque, com grande interatividade piloto-avião. Neste tipo de cockpit, a ausência do HUD demonstra a prioridade ao visor de capacete (HMDS), com disponibilização de dados de vôo e combate em todo momento, onde quer que o piloto esteja olhando.
Espero sinceramente que os russos observem bem isso, se quiserem mesmo trazer algo novo para a aviação de caça e não uma tecnologia dos anos 90 melhorada. Que este cockpit seja apenas a nível de protótipo e que os caças operacionais venham com algo novo, realmente moderno, pois no período 2015-2020, quando o PAK-FA chegar aos esquadrões, repito, este conceito de cockpit já estará totalmente obsoleto.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
Re: PAK FA - VOOU!!!
Mas você tem como parâmetro tão apenas os EUA?
Então o mundo não pode pensar diferente que vira tudo lixo automaticamente, né?
Será que pensaram isso quando descobriram os R-73 + HMs ? Que era tudo lixo porque os EUA, a pátria de toda a inteligência do mundo and beyond não tinha?
Vamos esperar primeiro o F-35 ficar operacional, o F-22 voltar a ser fabricado,e a reformas de avião velho como F-15 terminarem para cobrir o fuderoso -22 water distance, depois vamos falar da burrice dos outros.
Então o mundo não pode pensar diferente que vira tudo lixo automaticamente, né?
Será que pensaram isso quando descobriram os R-73 + HMs ? Que era tudo lixo porque os EUA, a pátria de toda a inteligência do mundo and beyond não tinha?
Vamos esperar primeiro o F-35 ficar operacional, o F-22 voltar a ser fabricado,e a reformas de avião velho como F-15 terminarem para cobrir o fuderoso -22 water distance, depois vamos falar da burrice dos outros.
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9414
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Não disse que caças americanos F-35 e F-22 são uma maravilha, imatíveis ou que já estão prontos.
Mas do ponto de vista de aviônica, pelo o que se pode ver sobre o que é o cockpit do PAK-FA, ele não é atual, não traz novidade. Pode até ser que seja bom, que funcione bem, ok.
Os americanos vão tropicando, tendo atrazos, etc. Mas isso faz parte de inovar. Quem quer ficar seguro, com algo que apenas 'funcione', não precisa evoluir tanto. Agora quem quer mudar de patamar, inovar, passa por apertos, falhas, etc.
Assim como no de 1980 pra cá, a aviação evoluiu dos aviônicos eletro-mecânicos ("reloginhos") para aviônicos eletro-óticos (visores de iguais aos de TV e telas LCD), atualmente a evolução é do LCD+HUD para telas sensíveis a toque e visor no capacete.
E o fato (deixando os americanos pra lá) é que o PAK-FA parece que não entrou neste caminho, seu cockpit está no paradigma dos anos 90.
Mais uma vez, é claro que é só um protótipo, nos aviões de série podem apresentar algo novo. Mas SE O cockpit FOR ESTE MESMO (o que eu acho e torço para que não seja), estão perdidos, porque entrará em operação já ultrapassado.
abraços]
Mas do ponto de vista de aviônica, pelo o que se pode ver sobre o que é o cockpit do PAK-FA, ele não é atual, não traz novidade. Pode até ser que seja bom, que funcione bem, ok.
Os americanos vão tropicando, tendo atrazos, etc. Mas isso faz parte de inovar. Quem quer ficar seguro, com algo que apenas 'funcione', não precisa evoluir tanto. Agora quem quer mudar de patamar, inovar, passa por apertos, falhas, etc.
Assim como no de 1980 pra cá, a aviação evoluiu dos aviônicos eletro-mecânicos ("reloginhos") para aviônicos eletro-óticos (visores de iguais aos de TV e telas LCD), atualmente a evolução é do LCD+HUD para telas sensíveis a toque e visor no capacete.
E o fato (deixando os americanos pra lá) é que o PAK-FA parece que não entrou neste caminho, seu cockpit está no paradigma dos anos 90.
Mais uma vez, é claro que é só um protótipo, nos aviões de série podem apresentar algo novo. Mas SE O cockpit FOR ESTE MESMO (o que eu acho e torço para que não seja), estão perdidos, porque entrará em operação já ultrapassado.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
Re: PAK FA - VOOU!!!
Mas meu querido, você mais uma vez está tomando como paradigma absoluto o painel dos caças americanos.
Eles, os americanos acham que assim é melhor, outros não.
Daí a dizer que qualquer coisa diferente disso é lixo, sucata?
Que caça no mundo todo sai da fabrica com um painel de F-35?
Você já parou prá pensar que podem existir outras prioridades dentro da doutrina de outro país?
Por exemplo, o PAK tem muito mais espaço para armas, pode carregar armas de longo alcance e ultra longo alcance, suficientes para abater os AWACS e REVO inimigos sem se expor, praticamente.
Pode ser que os caras não dêem tanta importância ao painel do caça, porque você acha que é impossível fazer um painel daqueles do F-35?
Quase aposto que algumas aeronaves civis tenham algo bem parecido, logo, tecnologia acessível.
Nosso F-5M tem um painel lindão, mas eu não trocaria estar num SU-35BM por um F-5M.
Mas se você acha que os caras não podem fazer um painel, tá bom então.
Eles, os americanos acham que assim é melhor, outros não.
Daí a dizer que qualquer coisa diferente disso é lixo, sucata?
Que caça no mundo todo sai da fabrica com um painel de F-35?
Você já parou prá pensar que podem existir outras prioridades dentro da doutrina de outro país?
Por exemplo, o PAK tem muito mais espaço para armas, pode carregar armas de longo alcance e ultra longo alcance, suficientes para abater os AWACS e REVO inimigos sem se expor, praticamente.
Pode ser que os caras não dêem tanta importância ao painel do caça, porque você acha que é impossível fazer um painel daqueles do F-35?
Quase aposto que algumas aeronaves civis tenham algo bem parecido, logo, tecnologia acessível.
Nosso F-5M tem um painel lindão, mas eu não trocaria estar num SU-35BM por um F-5M.
Mas se você acha que os caras não podem fazer um painel, tá bom então.
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9414
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Amigo, mais uma vez, não falei que o caça russo é inferior.
Só quis dizer que não é o que há de mais moderno, que não traz nada de novo. Não sei quais são as especificações que originaram o caça, o que ele priorizou, afinal não é isso que eu estou comparando. Estou falando apenas sobre o cockpit, no geral, pode ser um excelente caça.
Pode ser que por ter um painel assim, ele (o PAK-FA) seja mais resistente a temperatura e umidade, menos sujeito a falhas, mais barato de manter, um punhado de outras vantagens, etc. Mas comparativamente (inclusive comparando com os próprios caças russos!!!), está amarrado ao paradigma da 4ª geração de aviões de caça.
E não é só avião de caça não. Se o PAK-FA fosse um jato executivo, seu painel também não seria dos mais modernos.
E por mim, estou satisfeito em falar isso. Acho que já falei tudo o que queria sobre o tema.
Só quero que saiba uma coisa CM, estou falando apenas do cockpit, indepentente das outras capacidades do caça, que podem ser maravilhosas e arrojadas. Isso que eu disse é o que eu acho sobre o painel do avião vendo a foto dele e analisando a evolução e as tendências dos painéis de aviões em geral.
abraços]
Só quis dizer que não é o que há de mais moderno, que não traz nada de novo. Não sei quais são as especificações que originaram o caça, o que ele priorizou, afinal não é isso que eu estou comparando. Estou falando apenas sobre o cockpit, no geral, pode ser um excelente caça.
Pode ser que por ter um painel assim, ele (o PAK-FA) seja mais resistente a temperatura e umidade, menos sujeito a falhas, mais barato de manter, um punhado de outras vantagens, etc. Mas comparativamente (inclusive comparando com os próprios caças russos!!!), está amarrado ao paradigma da 4ª geração de aviões de caça.
E não é só avião de caça não. Se o PAK-FA fosse um jato executivo, seu painel também não seria dos mais modernos.
E por mim, estou satisfeito em falar isso. Acho que já falei tudo o que queria sobre o tema.
Só quero que saiba uma coisa CM, estou falando apenas do cockpit, indepentente das outras capacidades do caça, que podem ser maravilhosas e arrojadas. Isso que eu disse é o que eu acho sobre o painel do avião vendo a foto dele e analisando a evolução e as tendências dos painéis de aviões em geral.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
Re: PAK FA - VOOU!!!
É aí que pega.Isso que eu disse é o que eu acho sobre o painel do avião vendo a foto dele e analisando a evolução e as tendências dos painéis de aviões em geral.
Que caças são esses que você avaliou?
Nenhum caça sai da fábrica hoje com um painel igual ao do F-35, e pelo projetado, nem vai sair nos próximos vinte ou trinta anos.
Na Europa há tecnologia mais que suficiente para tal. Mas será que eles pensam como os americanos?
A França diz que vai direto para a 6ºG, os VANT de combate ar-ar, isso sem passar pela 5ºG.
Por esse paradigma, os F-35 e 22 estão obsoletos.
Mas aí caímos na questão: E qual o paradigma de cada um, o que cada um pensa ser certo?
Será mesmo que os EUA daqui a pouco vão concluir que o HUD tem de voltar, como concluíram que o fim dos canhões não foi o fim nada?
O que eu quero dizer é que o que é supra-sumo prá um, pode não convencer outro de que seja necessário, mesmo que esse outro possa fazê-lo.
Os mísseis guiados por HMS são um exemplo clássico, os EUA abandonaram e a Rússia/URSS desenvolveu.
Depois os EUA fizeram o AIM-9X e o JHMS. Eles tinham tecnologia para fazer isso antes, mas pelo paradigma, pela doutrina e crença deles, não era necessário ou essencial.
Então, o painel ser assim ou assado não quer dizer necessariamente ser obsoleto ou não. Visões e usos diferentes, doutrinas diferentes, enfim, cada caso é um caso.
Esse painel de F-35 não tem absolutamente nenhuma novidade tecnológica, apenas acham, hoje, que o HUD não é mais necessário.
Amanhã a guerra pode mostrar que ainda vai ter utilidade para o HUD. Ou não.
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Brasileiro, esse é apenas o primeiro protótipo, o PAK-FA tem pelo menos uns dez anos de desenvolvimento até chegar a maturidade de seu projeto. Se gostam do paradigma F-22 é sempre bom recordar:
Lockheed F-22A Raptor vs YF-22 (Comparison)
Os F-22 foram constante modificados/modernizados mesmo despois de série, são os sucessivos "blocks" desse caça, assim como qualquer outro caça americano, "Tranches" 1-3 do Eurofighter, Rafale F1-F3, J-10A/B, J-11A/B, etc .
Lockheed F-22A Raptor vs YF-22 (Comparison)
Os F-22 foram constante modificados/modernizados mesmo despois de série, são os sucessivos "blocks" desse caça, assim como qualquer outro caça americano, "Tranches" 1-3 do Eurofighter, Rafale F1-F3, J-10A/B, J-11A/B, etc .
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55317
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2766 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Telefonem para a Sukhoi e os informem disso, rápido.
É que os tipos lá da sukhoi não percebem nada de aviões.
É que os tipos lá da sukhoi não percebem nada de aviões.
Triste sina ter nascido português
- crubens
- Sênior
- Mensagens: 1864
- Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
- Localização: Fortaleza, Ce
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Brasileiro, ainda não notou que falar qualquer coisa contra material russo é blasfêmia.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Extrato adicional da lista negra de foristas anti-russófilos do FDB:
Forista: Crubens
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Mensagens: 1043
Localização: Fortaleza, Ce.
Status: Sob análise do ACR-FDB: Alto Comando Russófilo do FDB.
Sugestão: Desterro no Gulag mais próximo + trabalhos forçados na fabricação de parafusos q giram no sentido contrário.
E tenho sugerido
Forista: Crubens
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Mensagens: 1043
Localização: Fortaleza, Ce.
Status: Sob análise do ACR-FDB: Alto Comando Russófilo do FDB.
Sugestão: Desterro no Gulag mais próximo + trabalhos forçados na fabricação de parafusos q giram no sentido contrário.
E tenho sugerido
-
- Avançado
- Mensagens: 484
- Registrado em: Qua Out 25, 2006 12:27 am
- Localização: Sinop - MT
- Agradeceu: 4 vezes
- Contato:
Re: PAK FA - VOOU!!!
KKKKK BoaEnlil escreveu:Extrato adicional da lista negra de foristas anti-russófilos do FDB:
Forista: Crubens
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Mensagens: 1043
Localização: Fortaleza, Ce.
Status: Sob análise do ACR-FDB: Alto Comando Russófilo do FDB.
Sugestão: Desterro no Gulag mais próximo + trabalhos forçados na fabricação de parafusos q giram no sentido contrário.
E tenho sugerido
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Confúcio
Re: PAK FA - VOOU!!!
Se todos os outros painéis de caças atuais e futuros, fora F-35, fossem assim, eu concordaria, mas não são nem nada indica que outras FAEr vão abandonar o HUD.
Se formos ver assim, os painéis do Gripen- XXXXXXXXX versões, Rafale, F-18E, F-15SE, Eurofighter, enfim absolutamente todos os caças que não o F-35, estão obsoletos e serão obsoletos, porque outras forças e mesmo fabricantes não aderiram à idéia de que o HUD perderá seu lugar nos painéis dos caças, mesmo com HMS e etc.
Mas enfim, é um ponto de vista, eu acho assim.
Se formos ver assim, os painéis do Gripen- XXXXXXXXX versões, Rafale, F-18E, F-15SE, Eurofighter, enfim absolutamente todos os caças que não o F-35, estão obsoletos e serão obsoletos, porque outras forças e mesmo fabricantes não aderiram à idéia de que o HUD perderá seu lugar nos painéis dos caças, mesmo com HMS e etc.
Mas enfim, é um ponto de vista, eu acho assim.