PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Asteróide
Intermediário
Intermediário

Re: PAK FA - VOOU!!!

#1351 Mensagem por Asteróide » Sex Mai 07, 2010 9:26 pm

Ai Zepa leva a polvora que eu levo o El Cristiano e ai a gente acaba com essa ralé. Combinado [004] ?!

Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#1352 Mensagem por Enlil » Sáb Mai 08, 2010 5:45 am

Contem comigo, darei cobertura:

Imagem

Carlos Mathias

#1353 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 08, 2010 11:45 am

Eu soube que tem uma corrente dentro do F-X2 tentando fazer isso.
Cara, você quer matar o velhinho aqui de ansiedade? :?
Num fala nisso não que eu vou acender as velas lá no altar de são KNAAPO hoje ainda!!!! :mrgreen:

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 544 vezes

#1354 Mensagem por Brasileiro » Sáb Mai 08, 2010 5:44 pm

Imagem
Este é o cockpit do PAK-FA.

Estou lendo um livro sobre aviônica. Cheguei à conclusão de que este cockpit é ultrapassado. Não condiz com a proposta inovadora/revolucionária de uma nova geração de caças.

Esta aviônica é a mesma do Su-35, exceto pelo HUD, que neste caso, é maior e mais moderno, de uma peça única. Esta tecnologia de HUD, se querem saber, está disponível do Eurofighter Typhoon desde meados da década passada. Detalhe: Este é o primeiro caça russo com este tipo de HUD.

O HUD, Head up display, também vai ficar fora de mão nos próximos caças. Os americanos F-35 e o novo F-18 já contam com painel de tela única e sem HUD, já que o visor é no próprio capacete.

O cockpit do PAK-FA seria extremamente moderno se estivéssemos nos anos 90, hoje não é, daqui a dez anos vira 'lixo'.

Imagem
Aqui temos uma imagem do que é um cockpit do futuro. Uma única tela, de fácil acesso e sensível ao toque, com grande interatividade piloto-avião. Neste tipo de cockpit, a ausência do HUD demonstra a prioridade ao visor de capacete (HMDS), com disponibilização de dados de vôo e combate em todo momento, onde quer que o piloto esteja olhando.

Espero sinceramente que os russos observem bem isso, se quiserem mesmo trazer algo novo para a aviação de caça e não uma tecnologia dos anos 90 melhorada. Que este cockpit seja apenas a nível de protótipo e que os caças operacionais venham com algo novo, realmente moderno, pois no período 2015-2020, quando o PAK-FA chegar aos esquadrões, repito, este conceito de cockpit já estará totalmente obsoleto.

abraços]

----------------
amor fati
Carlos Mathias

#1355 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 08, 2010 6:20 pm

Mas você tem como parâmetro tão apenas os EUA?
Então o mundo não pode pensar diferente que vira tudo lixo automaticamente, né?
Será que pensaram isso quando descobriram os R-73 + HMs ? Que era tudo lixo porque os EUA, a pátria de toda a inteligência do mundo and beyond não tinha?

Vamos esperar primeiro o F-35 ficar operacional, o F-22 voltar a ser fabricado,e a reformas de avião velho como F-15 terminarem para cobrir o fuderoso -22 water distance, depois vamos falar da burrice dos outros.

:roll:

Brasileiro
Sênior
Sênior

#1356 Mensagem por Brasileiro » Sáb Mai 08, 2010 6:39 pm

Não disse que caças americanos F-35 e F-22 são uma maravilha, imatíveis ou que já estão prontos.

Mas do ponto de vista de aviônica, pelo o que se pode ver sobre o que é o cockpit do PAK-FA, ele não é atual, não traz novidade. Pode até ser que seja bom, que funcione bem, ok.

Os americanos vão tropicando, tendo atrazos, etc. Mas isso faz parte de inovar. Quem quer ficar seguro, com algo que apenas 'funcione', não precisa evoluir tanto. Agora quem quer mudar de patamar, inovar, passa por apertos, falhas, etc.

Assim como no de 1980 pra cá, a aviação evoluiu dos aviônicos eletro-mecânicos ("reloginhos") para aviônicos eletro-óticos (visores de iguais aos de TV e telas LCD), atualmente a evolução é do LCD+HUD para telas sensíveis a toque e visor no capacete.

E o fato (deixando os americanos pra lá) é que o PAK-FA parece que não entrou neste caminho, seu cockpit está no paradigma dos anos 90.

Mais uma vez, é claro que é só um protótipo, nos aviões de série podem apresentar algo novo. Mas SE O cockpit FOR ESTE MESMO (o que eu acho e torço para que não seja), estão perdidos, porque entrará em operação já ultrapassado.

abraços]

----------------
amor fati
Carlos Mathias

#1357 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 08, 2010 10:56 pm

Mas meu querido, você mais uma vez está tomando como paradigma absoluto o painel dos caças americanos.
Eles, os americanos acham que assim é melhor, outros não.
Daí a dizer que qualquer coisa diferente disso é lixo, sucata?
Que caça no mundo todo sai da fabrica com um painel de F-35?

Você já parou prá pensar que podem existir outras prioridades dentro da doutrina de outro país?
Por exemplo, o PAK tem muito mais espaço para armas, pode carregar armas de longo alcance e ultra longo alcance, suficientes para abater os AWACS e REVO inimigos sem se expor, praticamente.

Pode ser que os caras não dêem tanta importância ao painel do caça, porque você acha que é impossível fazer um painel daqueles do F-35?
Quase aposto que algumas aeronaves civis tenham algo bem parecido, logo, tecnologia acessível.

Nosso F-5M tem um painel lindão, mas eu não trocaria estar num SU-35BM por um F-5M.

Mas se você acha que os caras não podem fazer um painel, tá bom então.

Brasileiro
Sênior
Sênior

#1358 Mensagem por Brasileiro » Sáb Mai 08, 2010 11:22 pm

Amigo, mais uma vez, não falei que o caça russo é inferior.

Só quis dizer que não é o que há de mais moderno, que não traz nada de novo. Não sei quais são as especificações que originaram o caça, o que ele priorizou, afinal não é isso que eu estou comparando. Estou falando apenas sobre o cockpit, no geral, pode ser um excelente caça.

Pode ser que por ter um painel assim, ele (o PAK-FA) seja mais resistente a temperatura e umidade, menos sujeito a falhas, mais barato de manter, um punhado de outras vantagens, etc. Mas comparativamente (inclusive comparando com os próprios caças russos!!!), está amarrado ao paradigma da 4ª geração de aviões de caça.

E não é só avião de caça não. Se o PAK-FA fosse um jato executivo, seu painel também não seria dos mais modernos.

E por mim, estou satisfeito em falar isso. Acho que já falei tudo o que queria sobre o tema.

Só quero que saiba uma coisa CM, estou falando apenas do cockpit, indepentente das outras capacidades do caça, que podem ser maravilhosas e arrojadas. Isso que eu disse é o que eu acho sobre o painel do avião vendo a foto dele e analisando a evolução e as tendências dos painéis de aviões em geral.

abraços]

----------------
amor fati
Carlos Mathias

#1359 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 08, 2010 11:48 pm

Isso que eu disse é o que eu acho sobre o painel do avião vendo a foto dele e analisando a evolução e as tendências dos painéis de aviões em geral.
É aí que pega.
Que caças são esses que você avaliou?
Nenhum caça sai da fábrica hoje com um painel igual ao do F-35, e pelo projetado, nem vai sair nos próximos vinte ou trinta anos.
Na Europa há tecnologia mais que suficiente para tal. Mas será que eles pensam como os americanos?

A França diz que vai direto para a 6ºG, os VANT de combate ar-ar, isso sem passar pela 5ºG.
Por esse paradigma, os F-35 e 22 estão obsoletos.
Mas aí caímos na questão: E qual o paradigma de cada um, o que cada um pensa ser certo?

Será mesmo que os EUA daqui a pouco vão concluir que o HUD tem de voltar, como concluíram que o fim dos canhões não foi o fim nada?

O que eu quero dizer é que o que é supra-sumo prá um, pode não convencer outro de que seja necessário, mesmo que esse outro possa fazê-lo.
Os mísseis guiados por HMS são um exemplo clássico, os EUA abandonaram e a Rússia/URSS desenvolveu.
Depois os EUA fizeram o AIM-9X e o JHMS. Eles tinham tecnologia para fazer isso antes, mas pelo paradigma, pela doutrina e crença deles, não era necessário ou essencial.

Então, o painel ser assim ou assado não quer dizer necessariamente ser obsoleto ou não. Visões e usos diferentes, doutrinas diferentes, enfim, cada caso é um caso.

Esse painel de F-35 não tem absolutamente nenhuma novidade tecnológica, apenas acham, hoje, que o HUD não é mais necessário.
Amanhã a guerra pode mostrar que ainda vai ter utilidade para o HUD. Ou não.

Enlil
Sênior
Sênior

#1360 Mensagem por Enlil » Dom Mai 09, 2010 5:55 am

Brasileiro, esse é apenas o primeiro protótipo, o PAK-FA tem pelo menos uns dez anos de desenvolvimento até chegar a maturidade de seu projeto. Se gostam do paradigma F-22 é sempre bom recordar:

Lockheed F-22A Raptor vs YF-22 (Comparison)

Imagem

Os F-22 foram constante modificados/modernizados mesmo despois de série, são os sucessivos "blocks" desse caça, assim como qualquer outro caça americano, "Tranches" 1-3 do Eurofighter, Rafale F1-F3, J-10A/B, J-11A/B, etc :wink:.

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2766 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#1361 Mensagem por P44 » Dom Mai 09, 2010 8:23 am

Telefonem para a Sukhoi e os informem disso, rápido.

É que os tipos lá da sukhoi não percebem nada de aviões.

Triste sina ter nascido português 👎
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#1362 Mensagem por crubens » Dom Mai 09, 2010 10:08 pm

Brasileiro, ainda não notou que falar qualquer coisa contra material russo é blasfêmia. :mrgreen:

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Enlil
Sênior
Sênior

#1363 Mensagem por Enlil » Dom Mai 09, 2010 10:25 pm

Extrato adicional da lista negra de foristas anti-russófilos do FDB:

Forista: Crubens

Status: Sob análise do ACR-FDB: Alto Comando Russófilo do FDB.

Sugestão: Desterro no Gulag mais próximo + trabalhos forçados na fabricação de parafusos q giram no sentido contrário.

E tenho sugerido :!:

Adriano Mt
Avançado
Avançado
Agradeceu: 4 vezes
Contato:

#1364 Mensagem por Adriano Mt » Dom Mai 09, 2010 11:40 pm

Enlil escreveu:Extrato adicional da lista negra de foristas anti-russófilos do FDB:

Forista: Crubens

Status: Sob análise do ACR-FDB: Alto Comando Russófilo do FDB.

Sugestão: Desterro no Gulag mais próximo + trabalhos forçados na fabricação de parafusos q giram no sentido contrário.

E tenho sugerido :!:
KKKKK Boa :mrgreen:

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Carlos Mathias

#1365 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 10, 2010 12:39 am

Se todos os outros painéis de caças atuais e futuros, fora F-35, fossem assim, eu concordaria, mas não são nem nada indica que outras FAEr vão abandonar o HUD.

Se formos ver assim, os painéis do Gripen- XXXXXXXXX versões, Rafale, F-18E, F-15SE, Eurofighter, enfim absolutamente todos os caças que não o F-35, estão obsoletos e serão obsoletos, porque outras forças e mesmo fabricantes não aderiram à idéia de que o HUD perderá seu lugar nos painéis dos caças, mesmo com HMS e etc.

Mas enfim, é um ponto de vista, eu acho assim.

Responder