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Enviado: Seg Dez 25, 2006 12:22 pm
por papagaio
Em uma revista força aérea, existe uma repórtagem com o Brigadeiro Rui Moreira Lima, explicando que a escolha do P-47 deu-se da seguinte forma: Reuniu-se os pilotos brasileiros em um auditório e vieram três pilotos americanos com experiência no teatro europeu da guerra. Um falou do P-51, outro do P-47 e um terceiro do P-38. Após as palestras, falaram para os brasileiros escolher uma entre as três aeronaves, e esta seria a aeronave com que os brasileiros lutariam na guerra.Os pilotos brasileiros, sob forte influência do melhor palestrante (o do P-47), concluíram que o P-47 seria o mais resistente em combate e dessa forma escolheram esta aeronave.
Bons e ingênuos tempos em que aeronaves eram escolhidas por pilotos que iriam usá-las, sem decisões governamentais equivocadas, necessidade de atender lobistas .....
Enviado: Seg Dez 25, 2006 3:08 pm
por Penguin
Por que o Thunderbolt?
P-47N da USAAFEram conhecidos como "Jug" (jarro), e o motivo é bem óbvio, basta dar uma olhada num deles. Além de um jarro, outras duas idéias vêem logo a nossa mente quando olhamos para um P-47: é muito pesado, deve ser duro de tirar do chão, mas se chegar lá em cima, deve ser difícil de derrubar. De fato, ele era bem grande e pesado,
mas muito veloz, na verdade, um dos mais rápidos caças a pistão da guerra. Agora, quanto a idéia de robustez, nada mais certo.
Além de veloz, e resistente era o caça mais bem armado de toda a Segunda Guerra. Mas foi por sua capacidade inigualável de resistir ao fogo inimigo que o Thunderbolt ficou famoso. Há casos de P-47 voltarem com apenas uma das asas inteira e, ainda assim pousar, taxiar e parar suavemente na pista.
Como dito inúmeras vezes pelo Cel. Hubert "Hub" Zemke, comandante do histórico 56th FG da USAAF:
"Se você quisesse mandar uma foto sua para a namorada, você sentava na cabine de um P-51 Mustang. Se quizesse sobreviver em combate, subia na cabine de um P-47 Thunderbolt."
Ironias a parte, tanto o P-47 como o P-51 e o P-38 eram caças que com seus alcance, armamento e desempenho mudaram o destino da guerra sobre os céus da Europa. Até 1941, o grande caça aliado era o Spitfire inglês, mas com o desenvolvimento do Tempest e da chegada aos milhares de P-47, P-51 e P-38 a hegemonia dos céus foi conquistada pelos aliados.
http://www.sentandoapua.com.br/thunderbolt/intro.htm
Enviado: Seg Dez 25, 2006 3:21 pm
por Penguin
(...) Before the war was over, a total of
15,579 Thunderbolts were built, about two-thirds of which reached operational squadrons overseas. (...)
(...) P-47's flew more than 546,000 combat sorties between March 1943 and August 1945,
destroying 11,874 enemy aircraft, some 9,000 locomotives, and about 6,000 armored vehicles and tanks.
Only 0.7 per cent of the fighters of this type dispatched against the enemy were lost in combat.(...)
http://www.aviation-history.com/republic/p47.html
Enviado: Seg Dez 25, 2006 3:42 pm
por Penguin
Para tipo de missao que a FEB/FAB iria executar, ataque ao solo e caca-bombardeiro, o P-47 era na minha opiniao a mais adequada.
Enviado: Seg Dez 25, 2006 8:30 pm
por CFB
Jorge Freire escreveu:Poderíamos nomear o Chaves patrono das FFAA latino-americanas, afinal ele iniciou uma corrida armamentista e a modernização das FFAA de toda América do Sul!
Realmente, está aí uma boa iniciativa tomada pelo Chavez, armar a América do Sul
Enviado: Seg Dez 25, 2006 8:34 pm
por chm0d
Enviado: Seg Dez 25, 2006 8:34 pm
por CFB
projeto escreveu:Só para lembrar que se não deixássemos que construíssem a base em Natal eles invadiriam o Nordeste...
[]'s
Bem lembrado, isso serve pra mostra como os EUA sempre foram " mtttt amigos do Brasil "
Enviado: Seg Dez 25, 2006 9:21 pm
por rodrigo
Bem lembrado, isso serve pra mostra como os EUA sempre foram " mtttt amigos do Brasil "
O Brasil também era muito amigo dos EUA, com a tendência fascista de Vargas...
Foi necessário o torpedeamento de vários navios, com a morte de centenas de brasileiros, para tomarem partido na guerra.
Enviado: Ter Dez 26, 2006 11:46 am
por midnight
A política externa dos EUA, se baseia-se em selecionar países que servem para "frear" alguma ação na região em questão e quando esse país não lhes servir mais, simplesmente ganha um "pé na bunda" (desculpem a expressão), como foi o caso do Taleban em que os EUA financiaram e os treinaram contra os soviéticos, e que depos todo mundo sabe o que aconteceu, não precisamos ir-mos muito longe, vamos pegar o Chile, os EUA apoiaram a ditadura de Pinochet, e agora os EUA negam seu apoio e condenam seu regime. Na política externa americana grandes amigos de hoje podem ser potenciais inimigos amanha.
Enviado: Ter Dez 26, 2006 11:01 pm
por Guilherme
Por discordar da punição ao usuário morcego, usarei o avatar do mesmo.
Enviado: Qua Dez 27, 2006 9:32 am
por Plinio Jr
tulio escreveu:
Pois é ISSO que eu gosto em vocês, tigrada: ou a gente pesquisa ou apanha e feio! O fato é que o P40 era inferior a todos os principais caças do front, fosse o Zero, o Me109, o FW190, o Spitfire; à época (1941) era, até onde pude ver, um equivalente ianque ao Hurricane, excelente plataforma para abater bombardeiros: em relação aos caças citados, perdia e feio em velocidade, blindagem e razão de subida, sendo equivalente ou até superior em manobrabilidade a baixa altura (pena que os adversários preferiam voar alto.), o que não bastava. Em 1942 apareceu o Mustang e se tornou O caça.
O P-51 entrou em serviço com a USAAF entre 1943-44, a RAF que era importante aliado começou a recebe-los em meados de 1944, claro que a prioridade era deles, pois estavam combatendo os alemães na Europa, para ficar no Brasil, os P-40 estavam de bom tamanho.
Outro detalhe que vale ressaltar, os P-40 mesmo no final da guerra, ainda estavam muito ativos no pacifico, mesmo com a entrada de aeronaves superiores na USAAF , como P-51, P-47 e P-38.
Concordo quanto à modernidade do P47 mas discordo quanto à comparação com o Mustang. Um piloto superior certamente poderia bater um Mustang mas pilotos iguais em capacidade concluiriam pela superioridade do Mustang como caça puro e do Thunderbolt como bombardeiro. O Mustang subia mais rápido e era mais manobrável em qualquer altitude: o grande trunfo do P47 em combate aéreo era sua razão de mergulho, o que surpreendeu, no dizer de Gabresky, os Alemães em seus Me109, acostumados a sair de situações desfavoráveis precisamente mergulhando. Num combate em giro e subida, só um piloto superior salvaria a situação. Não obstante, baseados - ao contrário das falácias Hollywoodianas - em sua esmagadora superioridade numérica, os ianques podiam se dar a certos luxos...
O P-51 era o caça e com a entrada em serviço do mesmo, o P-47 assumiu a função de caça bombardeiro, enquanto a 8th AF com quase todos seus grupos utilizando P-51 em missões de escolta de bombardeiros pesados, o P-47 continuou sendo a espinha dorsal da 9th AF realizando ataques terrestres, superioridade aérea e escolta de bombardeiros bi-motores como o B-26, A-20 e A-26.
Mesmo assim, o P-47 fora o grande responsável pela aniquilação da nata da aviação de caça alemã durante 1943-44, os P-51 estavam disponiveis em grandes numeros quando ocorreu o Day D e vendo isto, esta invasão fora feita depois da superioridade total que os P-47s haviam conquistado antes..
Enviado: Qua Dez 27, 2006 10:08 am
por Degan
midnight escreveu:A política externa dos EUA, se baseia-se em selecionar países que servem para "frear" alguma ação na região em questão e quando esse país não lhes servir mais, simplesmente ganha um "pé na bunda" (desculpem a expressão), como foi o caso do Taleban em que os EUA financiaram e os treinaram contra os soviéticos, e que depos todo mundo sabe o que aconteceu, não precisamos ir-mos muito longe, vamos pegar o Chile, os EUA apoiaram a ditadura de Pinochet, e agora os EUA negam seu apoio e condenam seu regime. Na política externa americana grandes amigos de hoje podem ser potenciais inimigos amanha.
Es totalmente errado decir que USA apoyó al régimen de Pinochet...
Tanto es así, que la falta de apoyo casi nos costó una guerra de invación con Argentina en 1978....
Enviado: Qua Dez 27, 2006 10:52 am
por Túlio
Degan escreveu:midnight escreveu:A política externa dos EUA, se baseia-se em selecionar países que servem para "frear" alguma ação na região em questão e quando esse país não lhes servir mais, simplesmente ganha um "pé na bunda" (desculpem a expressão), como foi o caso do Taleban em que os EUA financiaram e os treinaram contra os soviéticos, e que depos todo mundo sabe o que aconteceu, não precisamos ir-mos muito longe, vamos pegar o Chile, os EUA apoiaram a ditadura de Pinochet, e agora os EUA negam seu apoio e condenam seu regime. Na política externa americana grandes amigos de hoje podem ser potenciais inimigos amanha.
Es totalmente errado decir que USA apoyó al régimen de Pinochet...
Tanto es así, que la falta de apoyo casi nos costó una guerra de invación con Argentina en 1978....
Isso é verdade, para quem viveu a época: o Chile esteve sob constante embargo ianque, ainda mais quando Carter assumiu. Aliás, a ojeriza pelo regime de Pinochet era mundial, lembro das críticas ao The Police ao fazer um show no Chile, levando Sting a declarar: 'Não fomos lá fazer um show para 70.000 ditadores, mas 70.000 jovens que amam nossa música'.
Enviado: Qua Dez 27, 2006 11:10 am
por AlbertoRJ
Acho que o Plínio quis dizer que os EUA apoiaram o golpe militar contra o presidente Allende e reconheceram o governo militar. Na época os EUA eram governados por Richard Nixon e depois Gerald Ford. A condenação do regime chileno veio ocorrer no governo Carter (1977-1984).
[]'s
Enviado: Qua Dez 27, 2006 11:21 am
por Túlio
Plinio Jr escreveu:
O P-51 entrou em serviço com a USAAF entre 1943-44, a RAF que era importante aliado começou a recebe-los em meados de 1944,
It wasn't until
1942 that the USAAF decided to order 310 P-51As and 300 ground attack/bomber A-36A Mustangs. The reason for the delay in procurement of the type was for somewhat murky reasons, uncovered during an inquiry known as the Truman Report.9 The demand for kick-backs was refused by Dutch Kindelberger in order to get a production award. "Ultimately, even those who sought to block the procurement could not sustain their position, because of the obvious qualities of the airplane."10 The P-51A had an Allison V-1710-81 (F20R) engine which developed 1,200 hp for takeoff and increased maximum speed to 390 mph. The British designation for the P-51A was the Mustang II and
fifty were delivered late in 1942. http://www.aviation-history.com/north-american/p51.html