Wolfgang escreveu:Mapinguari escreveu:Brasileiro escreveu:Pelo que eu sei, a FAB antes de fechar com o Derby tinha comprado 10 R-Darter para testes.
abraços]
Exato. As fotos foram, realmente, feitas durante o Dia da Aviação de Caça, em abril de 2005. O Python 4 foi só pendurado no Wingtip, ainda não foi homologado. A FAB comprou mesmo 10 unidades do R-Darter, para ensaios em vôo no F-5EM. Depois, foi assinado um contrato para a aquisição de um primeiro lote de R-Darter, de 38 unidades.
A FAB comprou também alvos aáreos Skua, da Denel sul-africana.
E é certa a aquisição de Python IV / V.
Mapinguari, não havia a história de que o software 1 do F-5M não compatibilizava (essa é a palavra?) com o P-V? Já foi resolvido?
Abs
Fabio
Esse é um dos problemas com o lote de F-5EM que se encontra na Embraer. A solução está sendo trabalhada e, até o próximo ano, esses aviões serão entregues, aumentando o número de F-5 modernizados em operação. Os F-5 que estão "prontos" (tirando esses bugs) na Embraer estão lá também por uma questão orçamentária (contingenciamento). Isso deve ser resolvido logo.
Outro problema é que, como os F-5EM prontos e operacionais estão voando muito mais do que o normal, estão se paroximando rápido da primeira revisão e alguns componentes com substituição após "X" horas de vôo precisam ser substituídos para manter a aeronave em vôo. Com isso, a FAB acaba retirando esse componente "vencido" até seu reparo ou substituição e pegando o equivalente de um dos F-5EM do pátio da Embraer. Assim, a FAB precisa apressar o processo de liberação de todos os F-5EM já prontificados e a normalização dos estoques de peças de reposição.
Lembrando que esse problema está ocorrendo por causa de contingenciamento de verbas, dos atrasos no recebimento dos F-5EM prontos e da retirada de peças destes. Com o fluxo de verbas normalizado, o recompletamento e liberação (com os bugs resolvidos) dos F-5EM do pátido da Embraer, a coisa voltará ao normal.
Acho que até o final de 2008 a maior parte dos F-5M/FM terão sido entregues à FAB. Em 2009, até mesmo os F-5E/F adicionais adquiridos da Jordânia deverão ter sido modernizados.