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Enviado: Ter Ago 22, 2006 1:06 am
por Einsamkeit
Tomar que o Lobby da EADS vença e nos enfiem goela abaixo aquele tal de Ef-2000 :D :D :D :D

Nao é um F-16C, mas ta bom né?

:twisted: :twisted: :twisted:

Enviado: Ter Ago 22, 2006 12:42 pm
por Pedro Gilberto
A confirmação..................... :roll:

http://www.defesanet.com.br/fab/ct-x_2.htm

Substituto do Bandeirante será
fabricado em São Paulo


FAB vai fabricar 50 aviões no Campo de Marte com
tecnologia do grupo europeu Eads Casa

Mariana Barbosa

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a escolha do turboélice C-212, fabricado pelo consórcio europeu Eads Casa, para substituir sua frota de Bandeirantes. O contrato prevê a aquisição de 50 aviões, que serão montados pela própria FAB no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, em um acordo que prevê a transferência de tecnologia. O valores da compra só serão revelados no dia 15 de setembro, quando está prevista a assinatura do contrato.

Também participaram do processo de seleção os fabricantes Skytruck, da Polônia, e LET, da República Tcheca. O ex-representante do Skytruck e também o representante do LET contestaram o resultado da seleção. O primeiro já entrou com um pedido formal de informações e pretende entrar com mandado de segurança para tentar anular a compra.

Esse não é o primeiro contrato assinado pela FAB com a Eads Casa. No ano passado, o consórcio assinou acordo de US$ 700 milhões que prevê a modernização de oito aviões P-3 e a venda de 12 aeronaves de transporte militar C-295. O Comando da Aeronáutica informou que a escolha do Casa se deu por "um conjunto de requisitos operacionais e técnicos".

A previsão da FAB é de que a primeira aeronave comece a ser produzida ainda este ano. Inicialmente, o governo tentou convencer a Embraer a modernizar o projeto do Bandeirante, mas a empresa não se interessou devido ao baixo conteúdo tecnológico. A FAB tem hoje uma frota de quase 100 Bandeirantes, que já estão no final de sua vida operacional. Os aviões dão apoio logístico a expedições militares, além de levarem médicos, remédios e mantimentos para a região amazônica.

A idéia de montar o avião no Brasil foi a forma encontrada pelo governo para reduzir os custos do projeto, aproveitando a mão de obra da própria FAB. Também estão previstas parcerias com a indústria nacional para a produção de partes e peças. O governo pretende ainda atrair empresas de aviação regional para comprar o avião, o que poderia ajudar a reduzir os custos unitários.

O C-212 está avaliado em US$ 8 milhões a unidade. Segundo fontes do mercado, a proposta teria sido reduzida para US$ 5,2 milhões. A proposta do LET, único dos três concorrentes usado por empresas regionais de aviação no País, foi de US$ 3,8 milhões. O preço inicial do Skytruck era de US$ 4,75 milhões, mas foi alterado depois que o fabricante trocou de representante.

O ex-representante, Magno Ferreira, foi substituído após levantar a suspeita, em entrevista ao Estado, em maio, de que o processo seletivo estaria com cartas marcadas e o vencedor seria o Casa.

O representante do LET, Mário Moreira, lamentou a decisão. "Infelizmente, o preço e o custo operacional não foram preponderantes na avaliação." O representante do Casa não foi localizado.


[]´s

Enviado: Qua Ago 23, 2006 11:32 am
por alex
Lixo e fede uma caixinha para os brigadeiros... Quem estará levando nessa?

Enviado: Qua Ago 23, 2006 11:43 am
por WalterGaudério
É o tipo do comentário desnecessário, mas lá vai.

"Esse CASA 212 é uma afronta a estética aeronáutica, deveria ser abatido no momento em que levantar vôo. Aliás deveria ser impedido de decolar. Se beleza vencesse guerra, os operadores de CASA 212 estariam com a(sua) soberania ameaçada"
Walter-Um gaúcho comedor de porco assado. 2006

Enviado: Qua Ago 23, 2006 12:15 pm
por 3rdMillhouse
cicloneprojekt escreveu:É o tipo do comentário desnecessário, mas lá vai.

"Esse CASA 212 é uma afronta a estética aeronáutica, deveria ser abatido no momento em que levantar vôo. Aliás deveria ser impedido de decolar. Se beleza vencesse guerra, os operadores de CASA 212 estariam com a(sua) soberania ameaçada"
Walter-Um gaúcho comedor de porco assado. 2006


Existe o quesito feiura também.

Enviado: Qua Ago 23, 2006 2:40 pm
por pafuncio
3rdMillhouse escreveu:
cicloneprojekt escreveu:É o tipo do comentário desnecessário, mas lá vai.

"Esse CASA 212 é uma afronta a estética aeronáutica, deveria ser abatido no momento em que levantar vôo. Aliás deveria ser impedido de decolar. Se beleza vencesse guerra, os operadores de CASA 212 estariam com a(sua) soberania ameaçada"
Walter-Um gaúcho comedor de porco assado. 2006


Existe o quesito feiura também.


"Tá com pena ? Leva pra casa !!!" - Nazareno, personagem de Chico Anysio.

Enviado: Qua Ago 23, 2006 2:54 pm
por FinkenHeinle
alexandre lemos escreveu:"Tá com pena ? Leva pra casa !!!" - Nazareno, personagem de Chico Anysio.

"Eu tava de porre quando casei com essa mocréia.... Calaaaaaada..." - Idem!

:twisted: :twisted: :twisted:

Enviado: Qua Ago 23, 2006 6:38 pm
por Pedro Gilberto
Eu tinha postado isto em outro tópico (http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=6374&start=30) mas depois eu vi q era melhor ter feito aki portanto, lá vai........ [068]

talharim escreveu:
Isso é o que chamo de inversão de prioridades.

A-Darter somente em 2015,F-5BR pronto só em 2008,AMX-BR não saiu do papel,compra dos vômitos franceses M-2000C o maior escândalo da história da aviação mundial,bombas guiadas só Deus sabe,Míssil anti-radiação não tem dinheiro para terminar,nenhum caça pode levar míssil anti-navio e por aí vaí.

NO MOMENTO qual é a área da FAB que está precisando mais urgentemente de prioridade ? Transporte ou Caça ?

Não daria para enrolar esses Bandeirantes mais uns 5 anos e terminar primeiro o A-Darter e AMX-BR ?

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Pelo menos não dá para utilizar esses C-212 como "bomber" ? ,modificar sua estrutura para poder jogar Napalm e míssil ar-terra ?

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Realmente eh isso ai msm Talha, essa eh a questão: Pq há essa preferencia pela Aviação de transporte em detrimento dos outros ramos na FAB?? :? :? :?

Neste ano haverá um grande salto principalmente na Amazônica com a chegada dos C-295 no 1º/9º GAv, hj equipado com os cansados Buffalos, tanto em material quanto em disponibilidade. Creio q com eles o apoio logistico e ressuprimento às OMs do CMA (principalmente os Pelotões de Fronteira) seriam mais eficientes pois em um só deslocamento poderia levar mais carga em menos tempo ou na mesma duração das missões de hoje atender maior nº de localidades.

Logo eu creio q a FAB poderia aguardar um pouco mais antes de iniciar um programa como esse principalmente nas condições q eles planejaram com a fabricação local já que os C-212 não irão substituir urgentemente os Bandeirantes. Até que se estabeleça plano de manufatura, organizar uma grupo de fornecedores locais, treinar mão-de-obra então isso não é pra agora. Além de q o custo disso pra qtde desejada vai onerar as aeronaves e ninguém vê nenhum ganho tecnológico.

FinkenHeinle escreveu:Carlos, não questionei as vantagens que o C-212 teria sobre o Bandeirantes. A principal tu citaste: rampa traseira.

Contudo, questionei a validade dele se considerássemos uma reavaliação da Aviação de Transporte da FAB. Você tinha questionado se ele não poderia CONTRIBUIR para esta reformulação, eu acredito que não, e é exatamente por isso que me coloco contra o C-212.

Quanto à questão de custos, acredito que seria mais interessante substituir o conjunto Caravan/C-212/C-295/C-130 por Caravan/CN-235/C-295/C-130.

Acredito (e esta pode ser uma idéia falsa) que CN-235 e C-295 sejam aeronaves com algum grau de comunalidade. A idéia central disto é legar ao Caravan TODAS as atividades mais simples, e fortalecer o transporte médio na FAB!



E possamos nos esquecer dos EMB-120 Brasília nessa equação.... :wink:

Creio q a FAB dificilmente faria uma reformulação desta estrutura pois o CT-X é pra justamente mante-la do jeito q está. :( Mas q seria bem vindo pelo menos uma racionalização isso seria.

Mas poderia pelo menos fz isso sem empregar mtos mais recursos como será esse caso. Pessoalmente imagino q poderia ter feito o seguinte:

:arrow: Comprar um 2º lote com 8 C-295 para equipar o 1º/15º Gav. Pelos valores do 1º lote, o valor unitário é aprox. US$ 20 mi então este novo contrato seria de US$ 160 mi, ou até menos já que não haveria de incluir no pacote treinamento e ferramental, e poderia haver menos peças de reposição;

:arrow: Adquir de 2ª mão uns 20 Caravans (neste caso até uns novos) e uns 20 EMB-120 Brasilia para ir paulatinamente ir substituindo os Bandeirantes q fossem dando baixa coordenando de modo a não deixar lacuna. Não pesquisei valores mas acho q US$ 80-100 mi tão de bom d tamanho pra isso.

Como se especula q o projeto do CT-X é de US$ 500 mi, então se economizava ao redor de US$ 250 mi pra investir em outros projetos como o A-Darter, ou aquisição de misseis BVR (esta sim q deveria ter fabricação local) ou adiantar a modernização dos A-1 ou seja, investir essa grana na Aviação de caça.

Outra vantagem q vejo fz assim eh q não criará custos por não abrir uma nova logistica devido a nova aeronave (C-212) e tb haveria redução encargos financeiros pois as aquisições do Caravans e Bandeirantes seriam diretas.

Mais a frente (depois do FX-2 eh claro...... :D ) poderia se pensar num CT-X-2 pra trocar os Caravans e Bandeirates por uma única aeronave, q poderia ser o próprio C-212 ou um projeto nacional próprio.

[]´s

Enviado: Sáb Jun 16, 2007 11:29 am
por Pedro Gilberto
Saiu uma nota na Aeromaganize deste mês sobre o CT-X informando sobre o seu possível cancelamento. Diz a nota:

" Ainda não é oficial, ma comenta-se que o Comando da Aeronáutica teria determinado o cancelamento do projeto CT-X, programa que visa a fabricação sobre lincença no Brasil de uma aeronave de transporte para a substituição dos EMB-110 Bandeirantes em serviço na FAB. O CT-X contemplou o avião EADS CASA 212-400 como vencedor, contudo a forma pela qual a licitação e o projeto foram conduzidos pode ter sido a causa do eventual cancelamento"

Na mesma revista, também notícia a desativação dos Bandeirantes do 7º ETA e cujas aeronaves serão o Brasilia e o Grand Caravan. Também informa que está se buscando 4 C-98 para reforçar a dotação do esquadrão e que os Bandeirantes desativados foram redistribuídos para outras unidades.

Ehhh.....National Kid não brinca em serviço..... :D :lol:

[]´s

Enviado: Sáb Jun 16, 2007 11:53 am
por Einsamkeit
C-390 neles

8-]

Enviado: Sáb Jun 16, 2007 2:03 pm
por Jacobs
Ta vendo... é isso que da não saber perder! hehehehe

Enviado: Sáb Jun 16, 2007 8:22 pm
por Bárbara Leite
Por acaso seria este o CASA-212 que teremos em quantidade de 50??

Imagem

Imagino que seja brincadeira! Ele ficaria bem numa festa de halloween, para carregar as crianças fantasiadas de monstros e gritando "Treats or tricks"!!! [022] E lógicamente, via terrestre, porque este pobre coitado não me parece ter aerodinâmica apropriada para sequer sair do solo!! Na hora da decolagem, imagino que solte fagulhas pelo traseiro, e vá deixando pedaços pela pista!
Deus no acuda!

Enviado: Sáb Jun 16, 2007 8:37 pm
por soultrain
Barbara,

Por acaso o C-212 é uma das aeronaves mais bem sucedidas da sua classe, com provas dadas no mundo inteiro, incluindo a FAP.

[[]]'s

Enviado: Sáb Jun 16, 2007 8:40 pm
por Bárbara Leite
soultrain escreveu:Barbara,

Por acaso o C-212 é uma das aeronaves mais bem sucedidas da sua classe, com provas dadas no mundo inteiro, incluindo a FAP.

[[]]'s


Fico feliz em saber disto! Mas que é feioso, é! E que parece que vai soltar fagulhas na decolagem, parece. Mas enfim...Um besouro também voa, não voa? :D

Enviado: Dom Jun 17, 2007 5:05 am
por Luiz Bastos
Bárbara Leite escreveu:
Fico feliz em saber disto! Mas que é feioso, é! E que parece que vai soltar fagulhas na decolagem, parece. Mas enfim...Um besouro também voa, não voa? :D


Ta me saindo melhor que a encomenda :lol: :lol: :lol: É por isso que eu digo. Bárbara. Tu és bárbara mesmo. Fui :wink: