F-18A/B usados

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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#136 Mensagem por Plinio Jr » Qua Mai 31, 2006 1:58 pm

Pessoal , não é querendo ser chato, mas o tema/discussão do tópico seria adoção de F/A-18s pela FAB/MB, acho que o restante poderia ser discutido em outros tópicos, senão a coisa avacalha de vez e perde-se a oportunidade de dar seguimento a discussão do mesmo...




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Slip Junior
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#137 Mensagem por Slip Junior » Qua Mai 31, 2006 2:00 pm

Kira escreveu:Protótipo que foi descartado e tiveram que fazer inumeras modificações. O avião definitivo só vôou em 1981.

E qual é o problema? Quantas aeronaves você conhece que o protótipo foi aproveitado posteriormente como aeronave operacional? :wink:

Aliás, existem dicionários que definem protótipo como "versão preliminar para ser testada e aperfeiçoada". Uma boa definição, não acha?

Se nem ao menos existe protótipo do PAK-FA, como pretendem voar no final do ano ou ano que vem? :roll:

E o outro ali dizendo que eu sou sem noção. O que dirá então do tal comandante :roll: :lol: Pode anotar aí: o PAK-FA só deve aparecer em 2010, e SE entrar em serviço, em 2015~2017.

Você sabe quanto tempo leva entre um roll-out e o primeiro vôo? Geralmente, entre 6 e 12 meses. Tempo para cumprir o prazo afirmado de fato existe...

Como disse antes, a questão de acreditar ou não, é problema de cada um...

Abraços




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Degan
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#138 Mensagem por Degan » Qua Mai 31, 2006 3:25 pm

Grande parte da força de Hornets operante durante o conflito era pertencente aos USMC e operava em grande parte a partir desde FARPs (Forward Area Rearming and refueling Points).


Amigo, las FARP no eran bases operacionales…..solo eran bases de reaprovisionamiento adelantadas, donde paraban cortos minutos recargando combustible y armamento. Los F-18 de la USMC estaban cómodamente basados en el aeropuerto de la ciudad PORTUARIA de Al-Jubayl en Arabia Saudita, donde se mantenían adecuadamente. Recuerda que precisamente allí estaba la base central de USA contra los misiles SCUD….

Before G-Day, the USMC established FARP for both fixed- and rotary-wing aircraft in northern Saudi Arabia. These locations allowed quicker aircraft response times. Fixed-wing sites were established at Al-Jubayl for F/A-18s and at Tanajib for AV-8Bs and OV-10s. The assets needed to refuel, rearm, and provide normal maintenance were at these sites; intelligence briefings and debriefings also were conducted


Esse, por sinal, não era o caso dos F-16C's que ficaram muito bem hospedados em bases aéreas na Turquia (Incirlik), Qatar (Doka), Emirados Arábes (Al Minhad e Al-Dhafra) e uma única base na Arábia Saudita (Al-Kharj). Ou seja, não estamos falando de "muquifos" no meio do deserto...


No es lo mismo……., Turquía y Qatar fueron bases de los aliados OTAN, de Al Kharj:

When the US Air Force arrived in Saudi Arabia to support Operation Desert Shield/Desert Storm, some Saudi bases were modern facilities, while others were little more than a runway, a parking ramp, and sand. Facilities for more aircraft were needed closer to the Kuwaiti border, so a new base was constructed at Al Kharj, about 60 miles south of Riyadh. The base was a massive Saudi military installation, but only a runway, a taxiway, and a parking apron had been constructed. Al Kharj was ready for aircraft early in January 1991, supporting 4,900 Air Force personnel.


Respecto a Al Minhad y Al Dhafra….el año 1991 solo eran básicas, ya que recién el año 2004 se completaron como bases aéreas de primer nivel con la llegada de los F-16E a EUA:

The UAE has been constructing and modernizing two air force bases to house the F-16 Block 60 aircraft.

The F-16s will be based at the Al Dhafra air base in the Abu Dhabi emirate. UAE officials said this air base would be completed in time for the arrival of the first F-16s by the end of 2004.

The Al-Minhad air base outside Dubai will also house the new jets. Al-Minhad will be completed in 2005.


Sobre a sobrevivência, quem destacou o excelente desempenho do Hornet (e não do Fighting Falcon) nesse quesito não foi eu ou o old mas sim as forças armadas norte-americanas em seu report final sobre as operações para o congresso norte-americano.


Se puede decir lo que quieras, pero la tasa de aviones derribados v/s cantidad total de aviones participantes, da un número mucho mejor para el F-16, considerando que el fuerte de las misiones las hizo este avión:

Imagem

Por último, otro dato interesante:

After the war the Viper flew combat air patrols over the northern and southern "no fly zones" in Iraq that had been set up under cease-fire conditions. The Iraqis were told to not fly aircraft in these areas and if they did the aircraft were fired on. This led to the first USAF F-16 "kill" on 27 December 1992, when a Viper pilot, Lieutenant Colonel Gary North, used an AIM-120 AMRAAM to shoot down an Iraqi MiG-25 Foxbat interceptor. This was the first combat use of AMRAAM. A month later, an F-16 shot down an Iraqi MiG-23.


A missao principal dos F-18 canadenses era interceptar bombardeiros sovieticos no imenso e gelado norte canadense e atuar em missoes ar-ar na Europa central contra a Pacto de Varsovia (na epoca eram junto com os F-15 os unicos cacas ocidentais de 3a geracao com capacidade BVR).


Claro….los mismo que ya dije de la compra española, que también es aplicable a Canadá y Australia…..a principios de los ´80 el F-18 era más polivalente que el F-16….pero esa misma pregunta hay que hacerla HOY…
Es decir, ese requerimiento “exigente” de principios de los ´80, hoy el F-16 lo cumple….
Así, las compras de Finlandia, Suiza, Finlandia no tienen esa diferencia de “exigencia”….

A Australia eh somente do tamanho do Brasil...e o "curto alcance" nao foi problema para ela eleger o Hornet ao inves do F-16 ou Mirage 2000.


Claro….pensaban eso el año 1981….

A Finlandia opera seus cacas em condicoes extremas de frio e neve.


Y….???, los F-16 de Noruega o Alaska no están más cómodos…

Sao paises com Forcas Aereas altamente profissionais e com um grande tradicao militar. Devido a conflitos passados sabem a importancia do poder aereo.


Claro…..lo que sucede es que los 24 países compradores de F-16 NO tienen tradición militar ni son profesionales…. :roll:
Otro Punto, la fuerza aérea Suiza tenía una gran tradición en F-5E….y los Finlandeses en J-35 Draken y Mig-21…

A Suica e a Espanha poderiam adquirir qq caca disponivel, porem preferiram o Hornet. Alguma razao deve ter.


Bueno…la mayoría de los países de compra occidental NO prefirieron el F-18….por algo será…

Sao dados da propria US Navy que operou o F-16 como agressor.
O F-18 possui um alcance em configuracao limpa de 2.003km e o F-16 2.027km. Praticamente o mesmo alcance limpo.


Primero….la US Navy uso una versión modificada del F-16 llamada F-16N….
Segundo…según la propia USAF, el F-16 tiene el siguientes ferry range:

Range: More than 2,000 miles ferry range (1,740 nautical miles)
http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=103


Es decir: 3.222 kilómetros…..UN 60% MAS…. :shock:

Concordo que o F-18A/C nao eh reconhecido pelo seu alcance, porem ele parece satisfazer paises grandes e pequenos. Outras caracteristicas parecem compensar essa suposta limitacao.


Lamentablemente, esa limitación no es supuesta….

Que fonte é essa? Gripen com custo operacional de $4300 qd o fabricante menciona $2500 ou menos? Mais de $20.000 para o Tornado????! Muy raro...


No te sorprendas, averigua cuanto cuesta la hora de vuelo de un P-3 Orión….

Bueno pues en este caso tanto la FAB como la MB podrian utilizar el F-18 unificando cadenas logisticas y sobre todo dando a su portaaviones un poder aeronaval sin parangon en la region.


Ese es un punto…pero cuantos serían para la MB y cuantos para la FAB…tal vez esa solución haga perder al mayor usuario…

¿porque sobran muchos mas y algunos paises no saben como quitarselos del medio por aviones nuevos?
Puede ser un motivo ¿no?


NO….los 4.300 fueron alguna vez nuevos y los 24 países usuarios pudieron elegir otros usados….o no???.

Excusas amigo, se preferian utilizar el F18 por algun motivo, parece que cuando las cosas se ponen feas es mejor ir en un Hornet..


De donde sacas eso….en la guerra del golfo fueron MUCHO más los F-16 que los F-18….además, países en eternas guerras, muy profesionales y/o sin problemas de $$$ no piensan en F-18, como Israel o EAU…

Este piloto de la USAF opina lo mismo


:lol: :lol: ….era de la US NAVY…

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#139 Mensagem por Túlio » Qua Mai 31, 2006 3:31 pm

AGORA é que eu quero VER...
Cutucaram o Degan, tendrán que apuntar sus fuentes...jejejejejejejejejeje

Para mim, EM COMPARAÇÃO COM O HORNET, é Fighting Falcon e pronto, já postei várias vezes antes neste sentido, num é oportunismo, POWS!

LOCKHEED MARTIN ABRE ERA DO

F-16 AVANÇADO COM O PRIMEIRO VÔO

DO F-16 BLOCK 60

( http://www.defesanet.com.br)




FORT WORTH, Texas (06 Dez. 2003) - O novo e mais avançado Lockheed Martin F-16 completou com sucesso seu primeiro vôo hoje.

O avião é o primeiro da série Block 60, a qual foi denominada F-16E/F. É o primeiro dos 80 aviões F-16E/F Block 60 produzidos para os Emirados Árabes Unidos (UAE) em um contrato assinado no início de 2000.

"O primeiro vôo do novo F-16E/F é um importante evento na longa história do F-16,"afirmou Dain M. Hancock, presidente da Lockheed Martin Aeronautics Company. " Com o Block 60, nós temos introduzido uma nova geração de capacidade que estabelece um novo padrão mundial para caças multirole."

A designação do avião, F-16E/F, é para identificar as alterações: estruturais, avionica e melhorias na propulsão nessa nova versão do Fighting Falcon. A última mudança de designação, o F-16C/D, foi introduzida com a versão Block 25, em 1984.

Após o takeoff, o piloto chefe da Lockheed Martin para o F-16E/F, Steve Barter colocou o F-16 em um perfil de vôo que incluiu a avaliação dos sistemas aviônicos de bordo e as características e performance de vôo. A duração do vôo foi de 50 minutos.

"Não foi um simples vôo," afirmou Barter. "Nós voamos e realizamos importantes testes e que faz desse vôo uma importante etapa. Não somente esse vôo foi importante historicamente, foi o primeiro võo do programa de testes."

"O primeiro vôo afirma nosso compromisso de produzir o " mais avançado do caça do mundo, que não pode ser comparado na sua combinação de velocidade , tecnologia e capacidade," afirmou John L. Bean, vice-presidente da Lockheed Martin para o programa F-16.

O F-16E/F é semelhante aos anteriores aviões F-16 no aspecto externo somente. Internamente, o Block 60 tem um cockpit totalmente novo, que introduz instrumentação totalmente digital e três displays coloridos medindo 5x7 polegadas. É impulsionado por uma turbina General Electric F110-GE-132, que produz 32,500 libras de empuxo( 14.740 kg de empuxe). Adicionalmente, o F-16E/F inclui um uma nova estrutura de aviônicos incluindo um revolucionariosistema de Guerra Eletrônica (Electronic Warfare -EW), o novo APG-80 Agile Beam Radar (ABR) e um novo sistema Integrated FLIR Targeting System (IFTS), todos fornecidos pela Northrop Grumman.

As primeiras entregas dos aviões dos Emirado está prevista para abril de 2004.

O F-16 foi a escolha de 24 países. Mais de 4,000 aviões tem sido entregues e produzidos em cinco paises.. O programa F-16 alcançou a marca de 25 anos de produção contínua e forjou uma relação contínua de cooperação internacional . Centenas de novos aviões estão encomendados , e a produção é planejada ir além o ano de 2010. Extensos upgrades para todas as versões do F-16 estão sendo incorporadas para manter a frota totalmente apoiada ao longo da vida operacional.




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Que fique claro em definitivo: FORA O FLANKER, SOU MAIS É F16!




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#140 Mensagem por Kira » Qua Mai 31, 2006 3:50 pm

Continuo achando que deveriam ter aumentado as dimensões do F-16 ao invés de colocar esses tanques horrorosos...




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#141 Mensagem por Túlio » Qua Mai 31, 2006 3:53 pm

Kira escreveu:Continuo achando que deveriam ter aumentado as dimensões do F-16 ao invés de colocar esses tanques horrorosos...


Gosto não se discute, como falou o cachorro ao ser pego lambendo o c* do gato... :twisted:




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#142 Mensagem por chm0d » Qua Mai 31, 2006 3:53 pm

Kira escreveu:Continuo achando que deveriam ter aumentado as dimensões do F-16 ao invés de colocar esses tanques horrorosos...


Infelizmente eu tenho que concordar com o kira, o F-16 com esses tanques ficaram horriveis... prefiro o tradicional.

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Abs.




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#143 Mensagem por Túlio » Qua Mai 31, 2006 3:56 pm

Mas chm0d, para mim, bonito mesmo é ESSE AQUI, ó:

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FORA ELE, é que é F16, POWS!




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#144 Mensagem por chm0d » Qua Mai 31, 2006 3:59 pm

tulio escreveu:Mas chm0d, para mim, bonito mesmo é ESSE AQUI, ó FORA ELE, é que é F16, POWS!


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COM CERTEZA!!! DISSO EU NAO TENHO DUVIDA!!! O LINDO, VITAMINADO SALVE SALVE HEHEHE ELE MANDA :)

Abs.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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#145 Mensagem por Degan » Qua Mai 31, 2006 4:07 pm

Pero es que los CFT se ponen y se quitan, dependiendo de las necesidades....

Si haces crecer el avión entorpeces sus caractéristicas para siempre, en cambio, tu pones el CFT solo cuando lo necesitas...

Es una ventaja...

Saludos,




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#146 Mensagem por Slip Junior » Qua Mai 31, 2006 4:09 pm

Degan escreveu:Amigo, las FARP no eran bases operacionales…..solo eran bases de reaprovisionamiento adelantadas, donde paraban cortos minutos recargando combustible y armamento. Los F-18 de la USMC estaban cómodamente basados en el aeropuerto de la ciudad PORTUARIA de Al-Jubayl en Arabia Saudita, donde se mantenían adecuadamente. Recuerda que precisamente allí estaba la base central de USA contra los misiles SCUD….

Eu disse que os F/A-18s do USMC operaram em grande parte (não disse que estavam baseados lá ou qualquer coisa do gênero) a partir de estruturas mínimas o que não foi o caso dos F-16's que possui certos problemas com a ingestão de detritos devido a posição de sua entrada de ar do motor. Portanto, atribuir a alta disponibilidade dos F/A-18's unicamente à suposta estrutura de apoio previlegiada é algo improcedente.

Sobre as demais bases aéreas, busque fotos dessas bases aéreas (tenho algumas em revistas) e notará que eram muito mais que você sugere. A modernização ou reconstrução de uma base aérea não caracteriza qualquer tipo de deficiência no passado, mas sim uma readequação para um novo vetor. Isso é assim em qualquer lugar do mundo. Em 2003, por exemplo, a BANT foi modernizada e teve várias de suas instalações reconstruídas devido ao inicio das operações dos AT-29 e não porque era um pedaço de concreto em cima de um montinho de areia.

Se puede decir lo que quieras, pero la tasa de aviones derribados v/s cantidad total de aviones participantes, da un número mucho mejor para el F-16, considerando que el fuerte de las misiones las hizo este avión:

Taxa do quê??! Faça as contas, colega: :roll:

F-16: 5 abatidos / 251 aeronaves: cerca de 2% de todos F-16's participando do conflito foram abatidos.
F/A-18: 1 abatido / 174 aeronaves: aproxidamente 0,6% de todos F/A-18's que participaram do conflito foram abatidos.

Abraços




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#147 Mensagem por Alitson » Qua Mai 31, 2006 4:29 pm

Lindo é este aqui!!!!!!!!!!!!!

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Faz tudo, qualquer coisa!!!!!!! [/list]




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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#148 Mensagem por Túlio » Qua Mai 31, 2006 4:30 pm

Gosto é gosto, respeito o teu, mas sou mais o meu... 8-]




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#149 Mensagem por chm0d » Qua Mai 31, 2006 5:16 pm

tulio escreveu:Gosto é gosto, respeito o teu, mas sou mais o meu... 8-]


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#150 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 31, 2006 7:43 pm

Deus do céu.

O topico é sobre F/A-18 Hornet, não importa de que pais, sei la o que mais, é F/A-18.

Agora vem nego falando de Flanker, F-15, F-22, PAK-FA.

Faça-me o favor. Eu baniria os três (chm0d, Alitson e Kira) por ao inves de darem um basta, ficam só jogando gasolina na fogueira.

AFF DESTRUIRAM UM TOPICO QUE PODERIA SER BOM! [009]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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