NAe São Paulo - A12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#136 Mensagem por Einsamkeit » Seg Fev 27, 2006 1:24 am

Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:um F-18 C/D nao custa um rio de dinheiro, Alem disso existe o Yak-130K, que é uma otima aeronave e barata, pena que é russa....

... e italiana. Ainda existe uma esperença.

Mas não creio que o Yak-130 seja o ideal. O F/A-18, sim isso já é bem melhor que um A-4KU.


Voce viu o que eu postei sobre ele?

tem rcs de 1m², 1050km/h de velocidade, custa 10mi de dolares, e 3t de armamento




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
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#137 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 27, 2006 1:36 am

Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:um F-18 C/D nao custa um rio de dinheiro, Alem disso existe o Yak-130K, que é uma otima aeronave e barata, pena que é russa....

... e italiana. Ainda existe uma esperença.

Mas não creio que o Yak-130 seja o ideal. O F/A-18, sim isso já é bem melhor que um A-4KU.


Voce viu o que eu postei sobre ele?

tem rcs de 1m², 1050km/h de velocidade, custa 10mi de dolares, e 3t de armamento

Sim. Mesmo assim tá longe de ser um F/A-18.

Pode ser muito bom, mas tá longe de ser o caça ideal para MB.

Ele nem pode levar misseis BVR! No máximo um R-73!!

Ele seria bom como treinador, com função secundaria de ataque.




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#138 Mensagem por Einsamkeit » Seg Fev 27, 2006 2:54 am

Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:um F-18 C/D nao custa um rio de dinheiro, Alem disso existe o Yak-130K, que é uma otima aeronave e barata, pena que é russa....

... e italiana. Ainda existe uma esperença.

Mas não creio que o Yak-130 seja o ideal. O F/A-18, sim isso já é bem melhor que um A-4KU.


Voce viu o que eu postei sobre ele?

tem rcs de 1m², 1050km/h de velocidade, custa 10mi de dolares, e 3t de armamento

Sim. Mesmo assim tá longe de ser um F/A-18.

Pode ser muito bom, mas tá longe de ser o caça ideal para MB.

Ele nem pode levar misseis BVR! No máximo um R-73!!

Ele seria bom como treinador, com função secundaria de ataque.


Sim, é para ser usado com outra aeronave mais potente, como Rafale, F-35, Etc, Mas o bom dele é poder diminuir o Numero de Caças embarcados, em vez de 20 rafales, podem ser empregados 10/10




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#139 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 27, 2006 3:01 am

Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:um F-18 C/D nao custa um rio de dinheiro, Alem disso existe o Yak-130K, que é uma otima aeronave e barata, pena que é russa....

... e italiana. Ainda existe uma esperença.

Mas não creio que o Yak-130 seja o ideal. O F/A-18, sim isso já é bem melhor que um A-4KU.


Voce viu o que eu postei sobre ele?

tem rcs de 1m², 1050km/h de velocidade, custa 10mi de dolares, e 3t de armamento

Sim. Mesmo assim tá longe de ser um F/A-18.

Pode ser muito bom, mas tá longe de ser o caça ideal para MB.

Ele nem pode levar misseis BVR! No máximo um R-73!!

Ele seria bom como treinador, com função secundaria de ataque.


Sim, é para ser usado com outra aeronave mais potente, como Rafale, F-35, Etc, Mas o bom dele é poder diminuir o Numero de Caças embarcados, em vez de 20 rafales, podem ser empregados 10/10

Ah tá, entendi o raciocinio.




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#140 Mensagem por Degan » Seg Fev 27, 2006 4:01 pm

Pra que gastar rios de dinheiro com F-18 se o Nae já é velho. O melhor seria modernizar o A-12 e modernizar o A-4. Lhe colocar um radar semelhante ao Grifo do F-5M. Lhe dar capacidade de utilizar A-darter e R-darter e algum míssil anti-navio.


El A-4 no usa misiles anti barco….
Con la modernización que dices, logras lo mismo que con misiles SM-2 o ESSM, pero a costos mucho mayores… :? .

Além disto comprar uns 3 helicópteros A&WAC-s. Acho que isto sairia por algo em torno de U$ 500 mi. Não é barato, mas não é exorbitante.


Con eso te compras una buena fragata para AAW…
Y si sumas el costo de modernización y armamento de los A-4....pues ya tenemos 2 fragatas... :wink:

Acho que chegando a vez da MB o dinheiro dará conta de um U-214 de estas modernizações no A-12 e A-4 e para algumas aquisições de navios de escolta.


Demasiado caro…..

um F-18 C/D nao custa um rio de dinheiro, Alem disso existe o Yak-130K, que é uma otima aeronave e barata, pena que é russa....


El Yak-130 no agrega nada nuevo al A-4….

tem rcs de 1m², 1050km/h de velocidade, custa 10mi de dolares, e 3t de armamento


¿Cuál es el RCS, la velocidad máxima y carga máxima del A-4….?.

Sim, é para ser usado com outra aeronave mais potente, como Rafale, F-35


Vamos, para que entonces se gasta tanto en cosas como Rafale y F-35….existiendo el Yak-130… :lol:


Saludos cordiales




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#141 Mensagem por Einsamkeit » Seg Fev 27, 2006 5:04 pm

Gasta-se com o Yak-130 para ataque e treinamento, ja que tem baixo rcs e carga para carregar misseis anti-navio, Rafales se usa para defesa da frota e ataque a alvos mais defendidos, os Americanos tinham F-14 e usavam corsair para ataque ao solo

Sobre a sua comparaçao do A4 com o Yak, podemos falar radar melhor, instrumentos digitais, rwr, maior alcance, menor rcs e coisas do tipo




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#142 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 27, 2006 5:10 pm

Degan escreveu:
Pra que gastar rios de dinheiro com F-18 se o Nae já é velho. O melhor seria modernizar o A-12 e modernizar o A-4. Lhe colocar um radar semelhante ao Grifo do F-5M. Lhe dar capacidade de utilizar A-darter e R-darter e algum míssil anti-navio.


El A-4 no usa misiles anti barco…

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#143 Mensagem por Marcos Sanchez » Ter Fev 28, 2006 1:39 pm

já sei! Já sei. vamos enfiar o f5BR, compramos alguns estocados, e conforme forem quebrando os trens de pouso vamos trocando.
M [018]

Não tem jeito! Será que nada presta para essa P....... de porta aviões!

Para os franceses ele serviu muito bem. Agora, parece que nada presta para ele. Já que é assim, vamos afundar logo essa m.......

Só sei que já compramos os A4 há muito tempo, o A12 há pelo menos 4 anos e nada esta operacional. Para que ter se não pode usar. Melhor seria, reverter esse $$$$ para comprar mais subs, esses pelo menos mostraram que daram muito trabalho a qq inimigo.

Desculpa gente. Tô se saco cheio.Um país como o nosso que fabricava artigos de exportação, não pode ficar assim.

É ficar turbinando fusquinha enquanto nossos vizinhos compram mercedes, porche e outros. desculpa pelo desabafo.


Gde abraço a todos!!!!!




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#144 Mensagem por lelobh » Qua Mar 01, 2006 10:13 am

Para os franceses ele serviu muito bem. Agora, parece que nada presta para ele. Já que é assim, vamos afundar logo essa m.......
:D :D :D




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
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pois é.....................

#145 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qua Mar 01, 2006 2:05 pm

O engraçado disso tudo e que o antigo foch operava alizé/f-8 crusader e super-etandard e agora nada que existe no mercado de segunda mão pode ser lançado ou pousar no Sampa. :shock: :shock: :shock: condenam o harrier, o f-18 e o rafale.....será que só esta bo@#$ de A-4 e que pode operar no São Paulo?? :shock: :shock: :shock:




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
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#146 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 05, 2006 9:49 pm

E como anda o PMG do A-12? Vai ser concluido agora em Março mesmo, ou foi adiado?!




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#147 Mensagem por Matheus » Seg Mar 06, 2006 4:13 am

Degan escreveu:
Pra que gastar rios de dinheiro com F-18 se o Nae já é velho. O melhor seria modernizar o A-12 e modernizar o A-4. Lhe colocar um radar semelhante ao Grifo do F-5M. Lhe dar capacidade de utilizar A-darter e R-darter e algum míssil anti-navio.


El A-4 no usa misiles anti barco….
Con la modernización que dices, logras lo mismo que con misiles SM-2 o ESSM, pero a costos mucho mayores… :? .

>>>menos degan, menos...nenhum míssil anti-aéreo pode ser mais eficiente que caças com bvr+AEW

Além disto comprar uns 3 helicópteros A&WAC-s. Acho que isto sairia por algo em torno de U$ 500 mi. Não é barato, mas não é exorbitante.



Con eso te compras una buena fragata para AAW…
Y si sumas el costo de modernización y armamento de los A-4....pues ya tenemos 2 fragatas... :wink:

>>>esse valor é um exagero, coloque um serachwater 2000, um RWR e um datalink, num merlin e está pronto o aew. Uns 40 pelo heli + 30 pelos sistemas. A modernização de 20 A-4 para um padrão F-5BR não custaria mais de 120mi e alguns mísseis, pods e bombas outros 100mi. Somando tudo, uns 450 mi...bem menos que uma única qualquer fragata AAW nova.
Vai dizer agora que míssies antiaéreos são melhores que caças na função de defesa de frota??? vai dizar que o tal míssil é o SM-1IV, algo como horizonte radar não te lembra nada?


Acho que chegando a vez da MB o dinheiro dará conta de um U-214 de estas modernizações no A-12 e A-4 e para algumas aquisições de navios de escolta.


Demasiado caro…..

um F-18 C/D nao custa um rio de dinheiro, Alem disso existe o Yak-130K, que é uma otima aeronave e barata, pena que é russa....


El Yak-130 no agrega nada nuevo al A-4….

tem rcs de 1m², 1050km/h de velocidade, custa 10mi de dolares, e 3t de armamento


¿Cuál es el RCS, la velocidad máxima y carga máxima del A-4….?.

Sim, é para ser usado com outra aeronave mais potente, como Rafale, F-35


Vamos, para que entonces se gasta tanto en cosas como Rafale y F-35….existiendo el Yak-130… :lol:


Saludos cordiales




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#148 Mensagem por Degan » Seg Mar 06, 2006 8:57 am

>>>menos degan, menos...nenhum míssil anti-aéreo pode ser mais eficiente que caças com bvr+AEW


Pues hay cazas y cazas. El A-4 no es un caza, es un avión de ataque con capacidad de autodefensa, con una sección de nariz que limita la antena de radar aún más que el F-5….
En otro foro se debatía con fotos el tamaño de la antena del A-4Ar v/s la del F-5TIII y se concluía que la del A-4 es tan pequeña que el alcance del APG-66v(2) baja su alcance original de 144 km a menos de 40… :shock: .
Sumemos que se trata de un avión subsónico de no mucho alcance…..
Otra cosa es un NAe de la Navy con A/F-18E/F y E-2C….

>>>esse valor é um exagero, coloque um serachwater 2000, um RWR e um datalink, num merlin e está pronto o aew. Uns 40 pelo heli + 30 pelos sistemas. A modernização de 20 A-4 para um padrão F-5BR não custaria mais de 120mi e alguns mísseis, pods e bombas outros 100mi. Somando tudo, uns 450 mi...bem menos que uma única qualquer fragata AAW nova.


Suponiendo que tus valores son correctos (yo los encuentro muy bajos)….
Por 450 MMUS$ te compras una fragata con SPY-1F como las F-310 españolas:
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Pero por mucho menos, modernizas unas Niteroi o Type 22-1 con radares 3D y de control de fuego moderno más misiles ESSM y tienes fragatas AAW con 80 km de diámetro, óptimo como AA y antimisil…
Ojo…a tus costos de modernización del A-12 tienes que sumar modernización del A-12 y escoltas AAW y ASW….

Vai dizer agora que míssies antiaéreos são melhores que caças na função de defesa de frota??? vai dizar que o tal míssil é o SM-1IV, algo como horizonte radar não te lembra nada?


Siempre prefiero un NAe, pero uno realmente más útil y flexible que una buena fragata, y eso cuesta más de lo que casi todas las marinas del mundo pueden pagar….
¿Cuántos CAP y de qué tamaños puede mantener simultáneamente en el aire en forma continua el A-12?....y limitado a qué condiciones meteorológicas….?.
Una buena fragata AAW (y no necesariamente una AEGIS) puede defender superficies de más de 90 km (SM-1IV) bajo cualquier condición meteorológica las 24 horas del día a costos mucho menores que un NAe….
Es absolutamente menos eficiente que un grupo de A/F-18E/F y E-2C pero totalmente pagable y operable por nuestras marinas, dando una más que razonable protección….

Saludos cordiales,




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#149 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mar 06, 2006 9:02 am

na Minha opiniao os A-4 nao devem ser modernizados, e a MB deveria usar Helicopteros pesados AEW ou um V-22 osprey, as outras opçoes sao usadas demais, Helicopteros seriam utilizados nos A-13 e diminuiriam o valor a ser financiado, Aeronaves no A-12, poderiam ser super etandard, Corsair, Yak-130, talvez ate o Pampa navalizado seria uma escolha




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#150 Mensagem por Matheus » Seg Mar 06, 2006 2:03 pm

Degan escreveu:
>>>menos degan, menos...nenhum míssil anti-aéreo pode ser mais eficiente que caças com bvr+AEW


Pues hay cazas y cazas. El A-4 no es un caza, es un avión de ataque con capacidad de autodefensa, con una sección de nariz que limita la antena de radar aún más que el F-5….
En otro foro se debatía con fotos el tamaño de la antena del A-4Ar v/s la del F-5TIII y se concluía que la del A-4 es tan pequeña que el alcance del APG-66v(2) baja su alcance original de 144 km a menos de 40… :shock: .
Sumemos que se trata de un avión subsónico de no mucho alcance…..
Otra cosa es un NAe de la Navy con A/F-18E/F y E-2C….

>>>esse valor é um exagero, coloque um serachwater 2000, um RWR e um datalink, num merlin e está pronto o aew. Uns 40 pelo heli + 30 pelos sistemas. A modernização de 20 A-4 para um padrão F-5BR não custaria mais de 120mi e alguns mísseis, pods e bombas outros 100mi. Somando tudo, uns 450 mi...bem menos que uma única qualquer fragata AAW nova.


Suponiendo que tus valores son correctos (yo los encuentro muy bajos)….
Por 450 MMUS$ te compras una fragata con SPY-1F como las F-310 españolas:
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Pero por mucho menos, modernizas unas Niteroi o Type 22-1 con radares 3D y de control de fuego moderno más misiles ESSM y tienes fragatas AAW con 80 km de diámetro, óptimo como AA y antimisil…
Ojo…a tus costos de modernización del A-12 tienes que sumar modernización del A-12 y escoltas AAW y ASW….

Vai dizer agora que míssies antiaéreos são melhores que caças na função de defesa de frota??? vai dizar que o tal míssil é o SM-1IV, algo como horizonte radar não te lembra nada?


Siempre prefiero un NAe, pero uno realmente más útil y flexible que una buena fragata, y eso cuesta más de lo que casi todas las marinas del mundo pueden pagar….
¿Cuántos CAP y de qué tamaños puede mantener simultáneamente en el aire en forma continua el A-12?....y limitado a qué condiciones meteorológicas….?.
Una buena fragata AAW (y no necesariamente una AEGIS) puede defender superficies de más de 90 km (SM-1IV) bajo cualquier condición meteorológica las 24 horas del día a costos mucho menores que un NAe….
Es absolutamente menos eficiente que un grupo de A/F-18E/F y E-2C pero totalmente pagable y operable por nuestras marinas, dando una más que razonable protección….

Saludos cordiales,


depende contra quem peleas... :wink:
uma fragata é pouco mais que nada, e bastante vulnerável a um ataque, pois a única coisa que pode fazer é se defender de ataques e como sabemos, por melhores que sejam os sistemas nunca são perfeitos. Já um PA, mesmo que com aeronaves de baixo desempenho modernizadas são capazes de manter afastadas qualquer ameaça aérea de países que não possuem caças embarcados. Além disso dá a oportunidade da esquadra contar com importante apoio ASW dos helicópteros e reconhecimento sobre a esquadra inimiga que não pode fazer nada mais que iluminar os aviões a mais de 80 Km. Ou seja, com PA, vc mantém o inimigo afastado, pode fazer ataques mais eficazes, conta com um aporte ASW bem maior e pode fazer reconhecimento de longo alcance expondo demasiadamente a frota advesária a ataques. Nenhum meio bilhão de dollares te dá uma flexibilidade tão grande.
A que distância uma fragata pode identificar um míssil sea-skiming, com um mar um pouco agitado? E se o taque for simultâneo com bombas guiadas, misseis sea-skiming e anti-radiação? A única coisa que uma fragata meio-AAW pode fazer é se defender e precariamente. Embora o alcance de ESSM seja bom, ele não pode superar o horizonte radar de um caça voando a baxa altitude.




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