.Luís Henrique escreveu:O desenvolvimento do Sea Gripen deverá ser MUITO MAIS BARATO que o desenvolvimento do Gripen NG.FCarvalho escreveu: Eu tenho cá para mim que 48 undes não pagam o desenvolvimento do Sea Gripen. Mas seria até natural, já que os novos caças da MB só devem chegar por volta de 2028, junto com novo NAe, que FAB e MB unissem forças para o desenvolvimento, por exemplo, de um FS2020 nacional, assim resolvendo em termos o problema de demanda que justificasse a inciativa do projeto, e mesmo, firmar-se uma qtde que permitisse pagamento e o retorno dos investimentos feitos no mesmo.
Como já coloquei, FAB e MB teriam, na teoria, uma demanda para cerca de 210 caças em conjunto no longo prazo. Investir no Sea Gripen só será razoável se a FAB deixar de lado o projeto de um 5a G, e ampliar a compra de mas GRIPEN NG, o que não parece ser o caso, vide a fala do MD ontem a tarde.
Até agora, pelo que entendo do que foi falado, o Gripen NG é o verdadeiro tampão do FX-2. O principal virá depois.
Assim espero.
abs.
A SAAB disse que com as 60 aeronaves da Suécia + 22 da Suíça, daria tranquilamente para cobrir todo o custo de desenvolvimento do NG.
Do NG para o Sea NG vai mudar poucas coisas. Trem de pouso mais reforçado e algumas coisinhas mais.
48 caças são mais que suficientes para cobrir estas despesas. Diria que mesmo que fossem 24 unidades ainda seria viável. Também não podemos esquecer que a SAAB e agora também a Embraer poderá ofertar o Sea Gripen (caso seja escolhido) para outros países do mundo...
A MB vai olhar pra que lado o goleiro vai cair, os a-4 estão sendo modernizados e vão dar um bom tempo para eles pensarem, pensarem inclusive se vão continuar com aquela imensa boia inútil que virou A-12, e ai mais pra frente barganhar com os Franceses o Rafale M.