QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???
O melhor Tampão seria os Mirage 2000C modernizados ou superiores, claro. Mas os Mirage 2000-9 dos EAU estão fora da lista de possibilidades. No momento.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Em teoria você está correto,Enlil escreveu:Não creio. A necessidade de um novo caça independe disso. O F-5EM continua sendo um caça com airframe absolutamente obsoleto e com desempenho pífio e não há eletrônica no mundo que mude essa realidade.
[].
Na prática da maneira como a nossa política de Defesa funciona... não apostaria nessa lógica.
Sim... o F-5 é muito aquém do M2k.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "interagir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...Carlos Lima escreveu:Em teoria você está correto,Enlil escreveu:Não creio. A necessidade de um novo caça independe disso. O F-5EM continua sendo um caça com airframe absolutamente obsoleto e com desempenho pífio e não há eletrônica no mundo que mude essa realidade.
[].
Na prática da maneira como a nossa política de Defesa funciona... não apostaria nessa lógica.
[]s
CB_Lima
SE conseguirmos por algum passe de mágica adquirirmos mais células de Mirage 2000 e submete-las a uma modernização, colocando-as/integrando-as ao sistema de data-links usado atualmente, aí sim.
E eu estou falando apenas na integração do sistema Mirage 2000-X, falar a mesma lingua. Não falo dos armamentos...
É por aí que eu vejo a impossibilidade de ver Mirage 2000-9 por aqui.
Editado pela última vez por WalterGaudério em Sáb Ago 18, 2012 6:13 pm, em um total de 1 vez.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Olá amigo,WalterGaudério escreveu:Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...Carlos Lima escreveu: Em teoria você está correto,
[]s
CB_Lima
SE conseguirmos por algum passe de mágica adquirirmos mais células de Mirage 2000 e submete-las a uma modernização, colocando-as/integrando-as ao sistema de data-links usado atualmente, aí sim.
E eu estou falando apenas na integração do sistema Mirage 2000-X, falar a mesma lingua. Não falo dos armamentos...
O M2k grego opera perfeitamente junto com o E-99 Grego e outras aeronaves da OTAN. O que basta é o Upgrade (assim como o F-5 recebeu).
Existem vários níveis diferentes de upgrade e aí cabe a FAB ver o que seria rasoável para as suas necessidades.
O problema é que até aonde consta essas células de M2k precisam ir de volta para o 'osso' assim como aconteceu com os F-5 antes da modernização para extender a sua vida útil.
Mas e aí? Vale a pena dar mais '10' anos de vida útil ao M2k?? Isso acabaria de vez com a chance do F-X ser resolvido em algum momento próximo (lembrar que a encomenda inicial do F-X visa justamente substituir os M2k).
Quanto a células, a França está tirando M2k de serviço as pencas então isso não seria problema.
Eu só não gosto nem um pingo dessa solução.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6446 vezes
- Agradeceram: 6803 vezes
- Contato:
Me parece a mais econômica, não obstante. Ia dar umas belas dezenas de milhões por caça - se se resolvesse dar um up de verdade - mas durariam, creio eu, uns 15 anos.
Para quem não sabe o que quer ser quando crescer, tá mais do que bueno...
Para quem não sabe o que quer ser quando crescer, tá mais do que bueno...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
Mas será que a França teria alguma boa vontade de nos fornecer mais mirages 2000 depois de levar um pé na bunda com o Rafale?Carlos Lima escreveu:Olá amigo,WalterGaudério escreveu:
Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...
O M2k grego opera perfeitamente junto com o E-99 Grego e outras aeronaves da OTAN. O que basta é o Upgrade (assim como o F-5 recebeu).
Existem vários níveis diferentes de upgrade e aí cabe a FAB ver o que seria rasoável para as suas necessidades.
O problema é que até aonde consta essas células de M2k precisam ir de volta para o 'osso' assim como aconteceu com os F-5 antes da modernização para extender a sua vida útil.
Mas e aí? Vale a pena dar mais '10' anos de vida útil ao M2k?? Isso acabaria de vez com a chance do F-X ser resolvido em algum momento próximo (lembrar que a encomenda inicial do F-X visa justamente substituir os M2k).
Quanto a células, a França está tirando M2k de serviço as pencas então isso não seria problema.
Eu só não gosto nem um pingo dessa solução.
[]s
CB_Lima
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Ué, iam ganhar uma grana legal nas modernizações e negócio é negócio...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
A Dassault e fornecedores vão ser muito simpáticos ao negócio. Se não forem a SAAB, EADS, Boeing e LM o serão. A MiG e Sukhoi poderiam ficar, mas acho que russo não rola.
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
WalterGaudério escreveu:Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...Carlos Lima escreveu: Em teoria você está correto,
[]s
CB_Lima
É. Mirage 2000-9 não será tampão. Só estará disponível quando os EAU receber todos os caças.
E os caças ainda nem foram encomendados. Então, pode demorar MUITOS anos.
No nosso contrato com os franceses de aquisição dos 12 M2000C nós temos a opção de adquirir 4 exemplares extras, totalizando 16 unidades.
Uma modernização simples, apenas para colocar um datalink e integrar um missil ARGH, como o Derby, já foi dibulgado aqui no DB que custaria U$ 9 mi.
Cada M2000C saiu por E$ 6,67 mi, ou seja, aproximadamente U$ 8,3 mi.
4 unidades adicionais = U$ 33,2 mi
Modernização: 16 x 9 = U$ 144 mi
Total Aproximado: U$ 177,2 mi
Pronto. Ta ai um tampão.
Poderíamos adquirir mais 20 exemplares de M2000C dos franceses para atingirmos 36 aeronaves.
A aquisição destas 20 unidades adicionais sairia por U$ 166 mi (se os franceses aceitarem vender pelo mesmo preço que pagamos no primeiro contrato dos M2000C)
A modernização destas 20 unidades (modernização simples) sairia por U$ 180 mi.
Total para as 20 unidades: U$ 346 mi
Total para as 36 unidades (incluindo os 12 que já possuímos): U$ 523,2 mi
Agora uma modernização profunda como o que a Índia está fazendo para o -9 custaria MUITO dinheiro.
Não acho que valeria a pena.
Ai seria MUITO mais barato, adquirir F-16 e modernizar ou MiG-29SMT.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5925 vezes
- Agradeceram: 3338 vezes
Se a FAB chegar a entender, ou receber indicativos do planalto central, de que até o final do ano não haverá decisão sobre o FX, ou que a mesma será postergada ad ifinitum, ou seja, cancelamento e fim do mesmo, então haverá a possibilidade de se estudar a viabilidade financeira e técnica de se esticar a vida dos F-2000 até quando possível, com as correspondentes condicionantes logísticas e materiais.
Conquanto esta opção não seja vislumbrada publicamente, creio que a FAB já a dispôs na mesa do Comaer a tempos, e a estão guardando na manga para quando e se a coisa feder de vez em relação ao FX.
Estou na realidade começando a acreditar de fato que o GF, de posse destas ponderações que fiz, está caminhando para indiretamente liquidar por inação o programa FX, e deixá-lo inerte e esquecido da grande mídia e de atenções outras, a fim de fomentar, talvez, aquela solução primeira comentada acima, de forma a tornar o próprio F-2000 o FX de si mesmo.
Se esta é solução pensada pelo planalto, e realmente parece encaminhar-se para sê-la, de certa forma caracteriza a saída mais conivente, e conveniente, para eles, já que demonstraram mais de uma vez seu desgosto - e despreparo - por qualquer decisão sobre o cito programa.
Ficam todos felizes. A FAB ganha uns trocados para o seu "FTampão" e o governo atual (DR) se livra de um imbróglio que nunca quis para si mesmo, posto que o recebeu involuntáriamente de seu antecessor.
abs.
Conquanto esta opção não seja vislumbrada publicamente, creio que a FAB já a dispôs na mesa do Comaer a tempos, e a estão guardando na manga para quando e se a coisa feder de vez em relação ao FX.
Estou na realidade começando a acreditar de fato que o GF, de posse destas ponderações que fiz, está caminhando para indiretamente liquidar por inação o programa FX, e deixá-lo inerte e esquecido da grande mídia e de atenções outras, a fim de fomentar, talvez, aquela solução primeira comentada acima, de forma a tornar o próprio F-2000 o FX de si mesmo.
Se esta é solução pensada pelo planalto, e realmente parece encaminhar-se para sê-la, de certa forma caracteriza a saída mais conivente, e conveniente, para eles, já que demonstraram mais de uma vez seu desgosto - e despreparo - por qualquer decisão sobre o cito programa.
Ficam todos felizes. A FAB ganha uns trocados para o seu "FTampão" e o governo atual (DR) se livra de um imbróglio que nunca quis para si mesmo, posto que o recebeu involuntáriamente de seu antecessor.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
A estrututa e proficiência para operação do M2000 já existe. Optar por outro caça "tampão" para substituí-lo sairia muito mais caro que modernizá-los para um padrão como os dos F1 do Marrocos, por exemplo.Luís Henrique escreveu:WalterGaudério escreveu: Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...
É. Mirage 2000-9 não será tampão. Só estará disponível quando os EAU receber todos os caças.
E os caças ainda nem foram encomendados. Então, pode demorar MUITOS anos.
No nosso contrato com os franceses de aquisição dos 12 M2000C nós temos a opção de adquirir 4 exemplares extras, totalizando 16 unidades.
Uma modernização simples, apenas para colocar um datalink e integrar um missil ARGH, como o Derby, já foi dibulgado aqui no DB que custaria U$ 9 mi.
Cada M2000C saiu por E$ 6,67 mi, ou seja, aproximadamente U$ 8,3 mi.
4 unidades adicionais = U$ 33,2 mi
Modernização: 16 x 9 = U$ 144 mi
Total Aproximado: U$ 177,2 mi
Pronto. Ta ai um tampão.
Poderíamos adquirir mais 20 exemplares de M2000C dos franceses para atingirmos 36 aeronaves.
A aquisição destas 20 unidades adicionais sairia por U$ 166 mi (se os franceses aceitarem vender pelo mesmo preço que pagamos no primeiro contrato dos M2000C)
A modernização destas 20 unidades (modernização simples) sairia por U$ 180 mi.
Total para as 20 unidades: U$ 346 mi
Total para as 36 unidades (incluindo os 12 que já possuímos): U$ 523,2 mi
Agora uma modernização profunda como o que a Índia está fazendo para o -9 custaria MUITO dinheiro.
Não acho que valeria a pena.
Ai seria MUITO mais barato, adquirir F-16 e modernizar ou MiG-29SMT.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Concordo totalmente: se é para ter TAMPAX, que fiquemos com os que já temos e conhecemos.
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Fazendo uma simulação de super trufo, seria interessante uma possível modernização do MIRAGE 2000C para um padrão idêntico aos efetuados nos F-5, A-1 e Super Tucano, como por exemplo a utilização dos aviônicos da Elbit, DASH, data link, além da substituição do radar original pelo Elta EL/M-2052.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Aí ia ter que convencer os Franceses. Acho brabo...
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
E porque não fazer uma modernização em um padrão similar ao Dassault Mirage F1E 'MF-2000' com um radar RDY-3:
Morocco-AF, Unknown_France, Jul-2009
* Unknown
Não há dúvida que é uma configuração significativamente mais capaz que a do F-5EM, que não pode ser o teto, quiçá, no máximo o piso. Aliás, seria um desperdício da plataforma. No mínimo o radar tem que ter mais alcance, assim como os mísseis BVR.
Morocco-AF, Unknown_France, Jul-2009
* Unknown
Não há dúvida que é uma configuração significativamente mais capaz que a do F-5EM, que não pode ser o teto, quiçá, no máximo o piso. Aliás, seria um desperdício da plataforma. No mínimo o radar tem que ter mais alcance, assim como os mísseis BVR.