Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%

Total de votos: 206

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#136 Mensagem por sapao » Dom Fev 03, 2013 11:27 am

FCarvalho escreveu:
sapao escreveu:O problema seria: existe versão HOMOLOGADA do MRTT que sirva como cargueiro, podendo ser convertido para passageiro e ainda abastecedor ou teriamos que de$$$envolver?
sapão, ao que eu saiba, o A330 MRTT tem todas estas capacidades homologadas para a versão militar do mesmo. Faz Combi e Revo numa boa e vice-versa.
Agora, se tu falas de transformar a versão MRTT em VVIP, não há nada no site da Airbus ou em outros sites que indique isso.
Na verdade o que se sabe a despeito é que a versão presidencial francesa foi desenvolvida/adaptada originalmente para esta missão, de forma exclusiva.
Mas não vejo grandes impedimentos técnicos se caso a FAB venha a requerer que seus MRTT sirvam também na função VVIP. Poder pode, mas desconheço quaisquer requisitos neste sentido no mercado hoje. Creio até que não seria recomendável em matéria de economia, já que existe uma versão comercial do mesmo que pode ser aproveitada com melhor relação custo x benefício do que se combinar ambas funções numa mesma aeronave.
Enfim, se comprarmos duas, para uma estar, na prática, sempre disponível à presidência, vamos continuar na mão no que reza a questão do transporte estratégico da FAB. Seria para mim trocar seis por meia duzia. Mas como o governo só sabe adicionar ou multiplicar, e não subtrair e nem dividir...

abs.
O que eu havia escutado era diferente FC: que era ou Tanker ou Cargueiro/Pax, não os dois juntos. Pelo menos não atualmente.

Mas posso estar enganado.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#137 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 03, 2013 11:34 am

Pelo pouco que conheço do mesmo, esta aeronave executa o Revo com os próprios tanques de combustível, sem adição de tanques extras, o que na prática não impediria, em tese, seu uso como carga/pax ao mesmo tempo, embora não recomendável. Talvez o que você tenha ouvido falar vá neste sentido.

abs.

Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior

#138 Mensagem por sapao » Dom Fev 03, 2013 11:39 am

Seria mais um problema de CG, por não ter sido testada nesta configuração; além do fato que não existe versão Cargo/Pax/Vip como o 707.

osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

#139 Mensagem por osolamaalua » Dom Fev 03, 2013 11:44 am

O kc-x não prevê seu uso como aeronave presidencial, deverá ser lançado o programa para esta aeronave esse ano.

sapao
Sênior
Sênior

#140 Mensagem por sapao » Dom Fev 03, 2013 11:57 am

osolamaalua escreveu:O kc-x não prevê seu uso como aeronave presidencial, deverá ser lançado o programa para esta aeronave esse ano.
Se ele vai ser reserva do VC-01/02 como se comenta aqui, ele TEM que ser capaz de operar como presidencial.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#141 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 03, 2013 9:07 pm

A não ser que tal concorrência prima pelo ineditismo, e emita um RFI não para uma, mas para duas aeronaves presidenciais.

abs

Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior

#142 Mensagem por sapao » Dom Fev 03, 2013 9:35 pm

Então tem que ser para três, porque não tem como ter 2 100% disponiveis todo o tempo.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#143 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 04, 2013 10:00 pm

Bom, creio eu que no caso da compra de dois, o 2o/2o GT irá continuar, como sempre, fazendo a "paquera" do presidencial em suas viagens mais longas, quando houver indisponibilidade de um ou outro deles.
Assim como, acho, dependendo do tipo, distâncias e objetivos da viagens, pode ser que os VC-2 poderão exercer este mesmo papel. Neste sentido, entendo que o 2o/2o GT não poderia contar com menos do que 6 aeronaves, para não ter que se ver desfalcado toda vez que aquelas missões VVIP forem acionadas, como hoje ocorre frequente e normalmente naquela unidade. Mas eu acho que pelo nosso próprio histórico, não acredito que um dia consigamos passar de não mais que as 4 míseras unidades de que sempre dispusemos. Coisa de país que pensa como um adulto e se porta como um adolescente.

abs

Carpe Diem
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 304 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#144 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mar 14, 2013 12:33 pm

Boeing 767-300ER convertido pela IAI será o novo avião-tanque da FAB

Imagem

Nota oficial da FAB informa que processo de seleção de aeronaves reabastecedoras foi finalizado, e proposta escolhida para o KC-X2 foi da Israel Aerospace Industries – IAI, para conversão de jatos comerciais Boeing 767-300ER

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou, em nota oficial divulgada às 11h56 desta quinta-feira, 14 de março de 2013, que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).

A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries – IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.

O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.

Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... stecedoras

Via http://www.aereo.jor.br/

Ps: E continuo achando 2 muito pouco.

Um abraço e t+ :D

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#145 Mensagem por Lord Nauta » Qui Mar 14, 2013 12:50 pm

Pablo Maica escreveu:Boeing 767-300ER convertido pela IAI será o novo avião-tanque da FAB

Imagem

Nota oficial da FAB informa que processo de seleção de aeronaves reabastecedoras foi finalizado, e proposta escolhida para o KC-X2 foi da Israel Aerospace Industries – IAI, para conversão de jatos comerciais Boeing 767-300ER

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou, em nota oficial divulgada às 11h56 desta quinta-feira, 14 de março de 2013, que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).

A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries – IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.

O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.

Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... stecedoras

Via http://www.aereo.jor.br/

Ps: E continuo achando 2 muito pouco.

Um abraço e t+ :D

Infelizmente se repete o que tenho falado. A FAB esta obtendo aeronaves para emprego estratégico no espaço aéreo do estado de Alagoas :mrgreen: . Nas FAA's brasileiras vai ser sempre assim 36 disso e daquilo mais 5 daquilo outro .... e por ai vai. Eu sou da opinião que já que esta foi a alternativa escolhida e que deve apresentar menor custo em função de serem utilizadas aeronaves de segunda mão a quantidade deveria ser revista.

Sds

Lord Nauta

Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 96 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#146 Mensagem por Lywis » Qui Mar 14, 2013 2:01 pm

Meus amigos, eu tenho certeza de que a FAB sabe o quão pífio é este número de 2 aeronaves. Se uma entra em manutenção passamos a ter apenas 1 disponível. A questão é o quanto de dinheiro você tem para tal questão! Se a FAB contratou apenas 2, é porque o curto dinheiro existente só daria pra 2! No mais os KC-390 também terão capacidade de reabastecimento em voo, o que deixa a FAB um pouco mais tranquila nesta questão.

O que deve ta deixando a brigadeirada "P* da vida" é a indefinição do FX2!

luidpossan
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 31 vezes

#147 Mensagem por luidpossan » Qui Mar 14, 2013 2:41 pm

lembrando que a fab esta comprando aquilo que o caixa dela permite no momento , ela viu que se for espera libaração de verba a mais esta lascada , fora q o kc 390 tambem tera essa configuraçao

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#148 Mensagem por NovaTO » Qui Mar 14, 2013 2:51 pm

Pelo menos é "X" a menos para decidir. Agora só falta o principal, o F.... :)
Sobre o KC-X, 2 é pouco, mas é melhor que nada. Mas será que não existe uma opção de compras adicionais?? :?

[]'s

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#149 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mar 14, 2013 3:04 pm

NovaTO escreveu:Pelo menos é "X" a menos para decidir. Agora só falta o principal, o F.... :)
Sobre o KC-X, 2 é pouco, mas é melhor que nada. Mas será que não existe uma opção de compras adicionais?? :?

[]'s
Acho que teremos compras adicionais.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2572 vezes
Agradeceram: 1044 vezes

#150 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 14, 2013 3:04 pm

Oxalá estes aviões não tenham sido usado até o osso pela empresa que operava...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder