O que eu havia escutado era diferente FC: que era ou Tanker ou Cargueiro/Pax, não os dois juntos. Pelo menos não atualmente.FCarvalho escreveu:sapão, ao que eu saiba, o A330 MRTT tem todas estas capacidades homologadas para a versão militar do mesmo. Faz Combi e Revo numa boa e vice-versa.sapao escreveu:O problema seria: existe versão HOMOLOGADA do MRTT que sirva como cargueiro, podendo ser convertido para passageiro e ainda abastecedor ou teriamos que de$$$envolver?
Agora, se tu falas de transformar a versão MRTT em VVIP, não há nada no site da Airbus ou em outros sites que indique isso.
Na verdade o que se sabe a despeito é que a versão presidencial francesa foi desenvolvida/adaptada originalmente para esta missão, de forma exclusiva.
Mas não vejo grandes impedimentos técnicos se caso a FAB venha a requerer que seus MRTT sirvam também na função VVIP. Poder pode, mas desconheço quaisquer requisitos neste sentido no mercado hoje. Creio até que não seria recomendável em matéria de economia, já que existe uma versão comercial do mesmo que pode ser aproveitada com melhor relação custo x benefício do que se combinar ambas funções numa mesma aeronave.
Enfim, se comprarmos duas, para uma estar, na prática, sempre disponível à presidência, vamos continuar na mão no que reza a questão do transporte estratégico da FAB. Seria para mim trocar seis por meia duzia. Mas como o governo só sabe adicionar ou multiplicar, e não subtrair e nem dividir...
abs.
Mas posso estar enganado.