Sistemas construtivos de casas populares e habitações

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 2984 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#136 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 13, 2012 10:04 am

Eu ontem e apesar de ser inverno tomei banho sem usar o esquentador...e olhem que os meus painéis são fraquinhos...

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#137 Mensagem por prp » Sex Jan 13, 2012 1:15 pm

cabeça de martelo escreveu:Eu ontem e apesar de ser inverno tomei banho sem usar o esquentador...e olhem que os meus painéis são fraquinhos...
Não é mais barato vocês de Portugal utilizar chuveiro elétrico, ao invés de aquecedor. Porque ligar aquecedor só para tomar banho deve gastar uma enérgia dos infernos.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#138 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 13, 2012 1:34 pm

Chuveiro eléctrico? Nós usamos esquentador a gás e agora que há vários tipos de painéis solares. Para quem tem e usa os ditos ligados a uma caldeira com algumas centenas de litros de água e um esquentador como back-up em caso de a água não estiver suficientemente quente. De Junho a Setembro é raro eu ter o esquentador ligado, por norma os painéis chegam e sobram. No resto do ano, depende como está o tempo e qual é a hora do dia. Neste momento está frio, mas há sol, por isso quando chegar a casa lá para as 19.00h ainda tenho a água da caldeira acima dos 40º, por isso não preciso de esquentador. Só a partir das 21.00h é que é preciso o esquentador.

:arrow: http://www.deco.proteste.pt/eletrodomes ... 612101.htm

:arrow: http://www.deco.proteste.pt/cozinha/esq ... 486291.htm

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#139 Mensagem por tflash » Sex Jan 13, 2012 2:01 pm

O chuveiro eléctrico nunca pegou por aqui. Há mitos urbanos (ou não...) de pessoas que morreram electrocutadas com chuveiros eléctricos e então ninguém lhes pega. Há uns meses vi uns à venda. acredito que só sejam comprados por brasileiros ou portugueses que viveram em zonas onde eles são comuns.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#140 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 13, 2012 2:06 pm

Tenho uma colega que acabou de fazer a casa à um ano. Ela tem isto (não é exactamente este modelo):

tflash
Sênior
Sênior

#141 Mensagem por tflash » Sex Jan 13, 2012 2:25 pm

Tenho dois amigos meus que fazem essas instalações. O que eles dizem que é melhor são os sistemas de circulação forçada mas isso gasta electricidade porque tens a comodidade de ter água quente logo quando abres a torneira. O que é mais económico é o painel solar com o esquentador preparado ou o aquecimento do depósito de água.

Se tu puseres um aparelho antes do esquentador ou comprares um esquentador preparado, o dispositivo faz bypass quando a água está quente e quando está mais fria, canaliza-a para o circuito do esquentador. Não sei se é assim que tens a tua instalação. Para quem abre a torneira, não faz diferença.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#142 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 13, 2012 3:09 pm

No meu é espera-se uns 30 segundos e lá começa a vir água morna, depois mais quente e finalmente quente...nisto tudo é quase um minuto à espera... :roll:

Felizmente a minha filhota ainda toma banho de banheira e por isso aproveita-se tudo, já eu e a minha mulher...tomamos banho juntos...e já não vemos TV... 8-]

Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#143 Mensagem por Loki » Sex Jan 13, 2012 3:23 pm

Sem sombra de dúvida, são sistemas inteligentes e eficientes.

Vou tentar explicar o uso do aquecimento de água no Brasil.

Um chuveiro elétrico no Brasil de modo geral custa de R$ 30,00 a R4 200,00, sendo os de 200 réis com pressurizador e eletrônico, tale coisa.

A média de banho de uma família é de 2 banhos diários, familia média, 4 pessoas, vamos então para 8 banhos, demorados? vamos dizer que sim, 30 litros por banho, totalizando 240 litros de água por dia, o m3 de água mais caro do pais custa 20 reais contando o esgoto, 0,24 x 10= 2,4 reais por dia é o custo da água.

O custo da energia para residência, vamos falar de SP, R$ 0,38/KWh, vamos considerar que o banho demore 20 minutos, 8 x 20= 160 minutos que é igual a quase 3 horas, vamos arredondar para 3 horas, um chuveiro elétrico normal tem 4 kW de potência aparente, logo 3 x 4 x 0,38 =R$ 4,56 então em um mês, daria, R$ 136,00.

Os colegas brasileiros podem comparar com sua conta de luz em casa, essa conta que cheguei é extremamente elevada. Isso porque coloquei valores máximos e extrapolados para o tempo de banho, preço e para consumo, dificilmente uma conta de luz de uma residência popular vai chegar nesse valor de conta.

Não há outro uso importante em residências para a água quente no país, não temos sistema de aquecimento, (exceto algumas localidades da Região Sul).

Ninguém coloca um sistema de aquecimento complexo deste em uma residência, no máximo um aquecedor de passagem a gás, que vai custar um mirréis.

Este tipo de sistema só em mansões ou em estabelecimentos comerciais, como hotéis e motéis. O uso tem que ser muito elevado para compensar uma instalação como essa.

Por outro lado, existe uma lei federal, acho que de 86, que obriga a instalação de sistema de gás natural para edifícios residenciais, tendo o serviço de fornecimento disponível ou não, para paulatinamente forçar a troca de chuveiros elétricos por aquecedores a gás. Isso ocorreu quando da implantação do gasoduto da Bolívia, para criar o mercado consumidor, mas depois veio a crise do gás e das refinarias e acabou meio que esquecido.

Abraço

Loki

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#144 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 13, 2012 3:52 pm

Então como é que aquecem a água das restantes torneiras? É tudo eléctrico?

tflash
Sênior
Sênior

#145 Mensagem por tflash » Sex Jan 13, 2012 4:12 pm

Pelo que entendi do que o Loki escreveu, água quente é só no chuveiro.

É assim, eu já vi isso cá e quando era preciso água quente no lavatório ou no bidé. (sim, a gente usa isso por cá :oops: ), o chuveiro chegava lá, ou seja não era um problema. Mas isso foi a pessoa que quis poupar uns cobres na canalização e não economizou nada por aí além.

Por aqui o típico é o esquentador a gás na cozinha, por cima do lava-loiça com a exaustão a ir para a chaminé do fogão que também é a gás. (natural ou propano) Esse esquentador custa de 200 a 400 euros, conforme a marca, se é inteligente, ou seja, liga quando se abrem as torneiras).

Essa canalização de água quente vai para a cozinha (lava loiça) e depois para as WC onde se distribui pelo lavatório, bidé e chuveiro/banheira. Isto é o mínimo exigido e o que existe em 99% das casas.

ultimamente já se faz mais uma saída de água quente para a máquina de lavar roupa visto que há modelos que estão preparados para receber água quente em vez de a aquecerem no próprio aparelho.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#146 Mensagem por joao fernando » Sex Jan 13, 2012 4:18 pm

Torneira quente? No Brasil?
Perai...hahahahahahahahahahaha

Aqui não se costuma usar isso ai não...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#147 Mensagem por Loki » Sex Jan 13, 2012 4:53 pm

É isso mesmo Tflash, a esmagadora maioria das casas usa chuveiro elétrico, banheira é uma raridade, em algumas casas não é difícil encontrar um aquecedor para a pia da cozinha, eu coloquei um aquecedor na cozinha do meu apartamento, mas foi uma melhoria minha, com aquecedor elétrico, a água quente do chuveiro é uma central híbrida para todo o prédio (que tem uns 120 aptos), a gás e solar, uma caldeira a gás e um conjunto de placas para aquecimento solar na cobertura do prédio, funciona bem, mas só atende as duchas dos chuveiros, a água quente é imediata pois o sistema tem bombas de recirculação, a água não fica parada na tubulação está sempre circulando entre os apartamentos e a caldeira. É um conforto vc abrir a torneira e sair aquela água quente na hora.
Porém bidé e com água quente? Faz tempo que não vejo um e nunca vi com água quente.

Sem sacanagem trabalho na construção civil a mais de 20 anos, nunca instalei um bidé, por aqui se utiliza normalmente chuveiros (ou duchas) higiênico(a)s.

Imagem

essa é com aquecimento

Imagem
essa é sem aquecimento

abraço

Loki

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#148 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Jan 14, 2012 3:04 am

Moro há mais de 30 anos em casa. Como é construção antiga, os banheiros tem bidê.

Essa ducha de limpeza é mais recente. Engraçado que não se trata de questão de higiene e quetales, mas parece que o grande impulso para essas duchas, foi a questão de espaço e custo (afinal o bidê geralmente tem 2 ou 3 saídas de tubulação e a ducha 1). Mas uma busca rápida no google, indicou sites que afirmam que após longo domínio das duchas, o bidê ensaiaria um retorno.

Água quente geralmente aqui no Brasil só nos chuveiros. Geralmente imóveis de alto padrão é que tem aquecimento central.

Editado pela última vez por Rodrigoiano em Sáb Jan 14, 2012 3:09 am, em um total de 1 vez.
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#149 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 14, 2012 9:59 am

Atenção, o bidé é só para o mulherio e a minha nem usa disso, prefere tomar um banho rápido de chuveiro. A água quente em todas as torneiras dá muito jeito e eu pessoalmente sempre vivi em casas onde isso acontecia.

Já agora as vossas canalizações ainda é tudo em PPR, ou já usam coisas mais avançadas? Por cá (e como o pessoal não está para gastar muito dinheiro) a maior parte das canalizações ainda são em PPR, mas já se começa a ver coisinhas melhores.

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#150 Mensagem por Andre Correa » Sáb Jan 14, 2012 2:50 pm

Pois, o Brasil é bem diferente daqui... na maior parte do país, não faz frio suficiente para ser necessária agua quente além do chuveiro.

Eu sempre vi chuveiros electricos no Brasil... existem já modelos bem avançados, com várias "features", e aqui encontramos alguns modelos da Lorenzetti na AKI e na Leroy Merlin, mas já perguntei a 2 vendedores, e disseram-me não ter visto nenhum a ser vendido... mas tem lá a disposição, a quase 100 euros nos modelos mais simples.

O que costumo ver no Brasil, pelo menos no Interior do SP, são painéis solares, que dão mesmo jeito, já que o Sol brilha forte nessa região, e em poucos anos paga-se o investimento, e aí sim, pode-se ter água quente pela casa toda.

Para água quente, essas são as opções da TIGRE, por exemplo (a marca líder no segmento):

http://www.tigre.com.br/pt/produtos.php ... r_id_pai=4

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Responder