Gripen vence o concurso suíço

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#136 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 01, 2011 2:49 pm

Talvez a assessoria daqui que respondeu não esteja tão a par do processo lá.




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Carlos Lima
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Re: Gripen vence o concurso suíço

#137 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 01, 2011 3:04 pm

Hehehehe... eles são é espertos e certamente vão utilizar essa 'negociação' com os suiços para tentar capitalizar o NG... :wink:

É aguardar, mas por enquanto as minhas fichas estão no E/F que é um upgrade dos C/D que mesmo a Suécia irá realizar.

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#138 Mensagem por ninjanki » Qui Dez 01, 2011 4:39 pm

Para mim, ficou claro na resposta do ministro da defesa deles: O Gripen foi escolhido não por ser o melhor tecnicamente, ou o mais capaz, mas sim porque atendia os requisitos mínimos e era o mais barato. Não se fala em aliança estratégica, nem em desenvolvimento local, soberania ou qualquer outro fator. Os Gripens serão para auto-defesa, de um território razoavelmente pequeno. Até o modelo C/D com um radar mais novo já daria conta do recado nesse ambiente. Se colocarem o motor mais novo, fica melhor ainda.

A lição e pergunta que ficam para o Brasil é a seguinte: Oque diabos queremos? Para muitos, ao colocar o Gripen NG na short-list, a FAB decidiu que ele seria o escolhido, pois eliminados os quesitos técnicos como diferenciadores, restou apenas ver o custo de aquisição e operação. E a menos que alguém tenha coragem de desafiar publicamente os valores chutados pela SAAB para o custo de aquisição e operação, vai valer oque estiver escrito no papel, ou seja, oque a SAAB disser.
A FAB quer o caça mais barato de operar, que vai lhes permitir avançar 30 anos em termos de tecnologia e capacidade operacional, e ficar assim estacionada em capacidades pelos próximos 30 anos? Mesmo que já hoje ele já não seja considerado um dos melhores tecnica e tecnologicamente? A Índia parece estar seguindo uma lógica diferente na escolha...




PRick

Re: Gripen vence o concurso suíço

#139 Mensagem por PRick » Qui Dez 01, 2011 4:44 pm

Penguin escreveu:
PRick escreveu:[ quote="suntsé"]
Até o Gripen vende....

só o Rafale fica encalhado. [003] [003] [003]
O Rafale vende mais que o Gripen C, não confunda venda com exportação. :wink:


-------------------------------------------

Qual Rafale, o F-1, o F-2, o F-3 ou o F-3+?
A soma hoje dá 180 unidades. Creio que é menor do que o número de Gripens (A e C) vendidos.

[]s
:roll: :roll: :roll: Todos Rafales foram ou estão sendo colocados no padrão F-3, ao contrário do Gripen A, que jamais poderá ser um Gripen C ou E. E você sabe disso. Isso é o importante, serão 180 Rafales no mesmo padrão. E o número vai chegar a quase 300.

[]´s




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#140 Mensagem por Túlio » Qui Dez 01, 2011 4:48 pm

Peraí, PRICK: o Gripen Demo não é um B convertido?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#141 Mensagem por PRick » Qui Dez 01, 2011 4:58 pm

Túlio escreveu:Peraí, PRICK: o Gripen Demo não é um B convertido?
Não é possível converter um Gripen A, para as versões posteriores apenas atualizando sistemas, somente com modificações estruturais, a célula não é igual. Esse Gripen foi modificado estruturalmente. Entre elas está a instalação da sonda Revo na versão C.

[]´s




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#142 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 01, 2011 5:09 pm

PRick escreveu:
Túlio escreveu:Peraí, PRICK: o Gripen Demo não é um B convertido?
Não é possível converter um Gripen A, para as versões posteriores apenas atualizando sistemas, somente com modificações estruturais, a célula não é igual. Esse Gripen foi modificado estruturalmente. Entre elas está a instalação da sonda Revo na versão C.

[]´s
Engano PRick,

Todos os Gripen A/B podem ser convertidos (e muitos foram) para C/D por conta de modificações estruturais.

Se eu não me engano um dos países que operam eles em leasing pegaram justamente aeronaves convertidas assim como os próprios suecos tem um mistura de novos e convertidos.

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#143 Mensagem por Enlil » Qui Dez 01, 2011 5:19 pm

Mais uma pernada na Dassault! Pelo que tenho visto o problema é que não querem largar o osso...


[]'s.




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#144 Mensagem por Penguin » Qui Dez 01, 2011 5:26 pm

Enlil escreveu:Mais uma pernada na Dassault! Pelo que tenho visto o problema é que não querem largar o osso...


[]'s.
A Dassault, Snecma e Thales foram responsáveis, com recursos próprios, por 25% dos investimentos com o desenvolvimento do Rafale. Talvez ai esteja a raiz do problema de irredutibilidade do preço do Rafale. Ou o Governo francês absorve esses custos ou fica complicado.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Gripen vence o concurso suíço

#145 Mensagem por Túlio » Qui Dez 01, 2011 5:28 pm

Ou todo mundo engole um pouco de prejuízo ou não vendem nada e isso sim, é PREJUÍZO... :wink: 8-]




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Re: Gripen vence o concurso suisso

#146 Mensagem por Matheus » Qui Dez 01, 2011 5:30 pm

knigh7 escreveu:
Matheus escreveu:Para um país do tamanho do estado do RJ o custo benefício deve ser imbatível mesmo o que não tem sido demonstrado em países de vasta extensão que preferem aviões maiores, por lógicas capacidades que alguns preferem ignorar.

Imagem
se for por figurinha de alta confiabilidade tem também aquela do S-35 que cruza de norte ao sul do Brasil com 8 toneladas de bombas :lol:




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#147 Mensagem por PRick » Qui Dez 01, 2011 5:45 pm

Carlos Lima escreveu:
PRick escreveu: Não é possível converter um Gripen A, para as versões posteriores apenas atualizando sistemas, somente com modificações estruturais, a célula não é igual. Esse Gripen foi modificado estruturalmente. Entre elas está a instalação da sonda Revo na versão C.

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Engano PRick,

Todos os Gripen A/B podem ser convertidos (e muitos foram) para C/D por conta de modificações estruturais.

Se eu não me engano um dos países que operam eles em leasing pegaram justamente aeronaves convertidas assim como os próprios suecos tem um mistura de novos e convertidos.

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Olha o que falei; NÃO É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM GRIPEN A em C APENAS MUDANDO SISTEMAS. Quer dizer tem que haver mudanças estruturais, e a Suécia encostou os Gripen A porque acha que não vale o custo da transformação. Transformar alguns não é fazer a conversão em massa, essa não foi feita, quantos Gripen A existem encostados na Suécia?

O que você falou é a mesma coisa que eu disse. 8-] 8-]

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#148 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 01, 2011 5:49 pm

PRick escreveu: Olha o que falei; NÃO É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM GRIPEN A em C APENAS MUDANDO SISTEMAS. Quer dizer tem que haver mudanças estruturais, e a Suécia encostou os Gripen A porque acha que não vale o custo da transformação. Transformar alguns não é fazer a conversão em massa, essa não foi feita, quantos Gripen A existem encostados na Suécia?

O que você falou é a mesma coisa que eu disse. 8-] 8-]

[]´s
Prick, vou usar o seu método...

NÃO EMBOLE O MEIO DE CAMPO... :wink: ... A conversão dos A --> C acontece de acordo com a demanda e os Gripens A encostados estão assim porque o governo sueco DECIDIU que não quer ter mais de 100 aeronaves operacionais.

Não existe demanda... não precisa gastar $$$$ convertendo tudo para Gripen C. 8-] 8-]

Mas que é possível "É SIM"
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Re: Gripen vence o concurso suíço

#149 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 01, 2011 5:50 pm

Túlio escreveu:Ou todo mundo engole um pouco de prejuízo ou não vendem nada e isso sim, é PREJUÍZO... :wink: 8-]
:wink: :wink:

Exatamente isso... todo mundo que quer vender aprendeu essa lição... $$$$ só a longo prazo. :wink:

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#150 Mensagem por PRick » Qui Dez 01, 2011 6:38 pm

Carlos Lima escreveu:
PRick escreveu: Olha o que falei; NÃO É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM GRIPEN A em C APENAS MUDANDO SISTEMAS. Quer dizer tem que haver mudanças estruturais, e a Suécia encostou os Gripen A porque acha que não vale o custo da transformação. Transformar alguns não é fazer a conversão em massa, essa não foi feita, quantos Gripen A existem encostados na Suécia?

O que você falou é a mesma coisa que eu disse. 8-] 8-]

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Prick, vou usar o seu método...

NÃO EMBOLE O MEIO DE CAMPO... :wink: ... A conversão dos A --> C acontece de acordo com a demanda e os Gripens A encostados estão assim porque o governo sueco DECIDIU que não quer ter mais de 100 aeronaves operacionais.

Não existe demanda... não precisa gastar $$$$ convertendo tudo para Gripen C. 8-] 8-]

Mas que é possível "É SIM"
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Mas papo de vendedor. Tudo é possível, o que atrapalha são os custos. :twisted: :twisted: Agora qual é o preço dessa atualização? Em 2007 foi assinado o contrato para atualizar 31 Gripen A que estavam em uso pelo jeito, para o C no valor de 570 milhões de dólares, não me lembro de outro. Cada conversão custa 14 milhões por unidade. Sem falar os outros quase 04 milhões adicionais para investimento diluído por cada aeronave, resultado, 18 milhões para cada conversão. http://translate.google.com.br/translat ... md%3Dimvns


Não tenho noticia de nenhuma outra conversão. Interessante que tal transformação foi chamada de remanufaturamento.

http://translate.google.com.br/translat ... pen&anno=2

[]´s




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