Gripen vence o concurso suíço
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18767
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1974 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Talvez a assessoria daqui que respondeu não esteja tão a par do processo lá.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Hehehehe... eles são é espertos e certamente vão utilizar essa 'negociação' com os suiços para tentar capitalizar o NG...
É aguardar, mas por enquanto as minhas fichas estão no E/F que é um upgrade dos C/D que mesmo a Suécia irá realizar.
[]s
CB_Lima
É aguardar, mas por enquanto as minhas fichas estão no E/F que é um upgrade dos C/D que mesmo a Suécia irá realizar.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: Gripen vence o concurso suíço
Para mim, ficou claro na resposta do ministro da defesa deles: O Gripen foi escolhido não por ser o melhor tecnicamente, ou o mais capaz, mas sim porque atendia os requisitos mínimos e era o mais barato. Não se fala em aliança estratégica, nem em desenvolvimento local, soberania ou qualquer outro fator. Os Gripens serão para auto-defesa, de um território razoavelmente pequeno. Até o modelo C/D com um radar mais novo já daria conta do recado nesse ambiente. Se colocarem o motor mais novo, fica melhor ainda.
A lição e pergunta que ficam para o Brasil é a seguinte: Oque diabos queremos? Para muitos, ao colocar o Gripen NG na short-list, a FAB decidiu que ele seria o escolhido, pois eliminados os quesitos técnicos como diferenciadores, restou apenas ver o custo de aquisição e operação. E a menos que alguém tenha coragem de desafiar publicamente os valores chutados pela SAAB para o custo de aquisição e operação, vai valer oque estiver escrito no papel, ou seja, oque a SAAB disser.
A FAB quer o caça mais barato de operar, que vai lhes permitir avançar 30 anos em termos de tecnologia e capacidade operacional, e ficar assim estacionada em capacidades pelos próximos 30 anos? Mesmo que já hoje ele já não seja considerado um dos melhores tecnica e tecnologicamente? A Índia parece estar seguindo uma lógica diferente na escolha...
A lição e pergunta que ficam para o Brasil é a seguinte: Oque diabos queremos? Para muitos, ao colocar o Gripen NG na short-list, a FAB decidiu que ele seria o escolhido, pois eliminados os quesitos técnicos como diferenciadores, restou apenas ver o custo de aquisição e operação. E a menos que alguém tenha coragem de desafiar publicamente os valores chutados pela SAAB para o custo de aquisição e operação, vai valer oque estiver escrito no papel, ou seja, oque a SAAB disser.
A FAB quer o caça mais barato de operar, que vai lhes permitir avançar 30 anos em termos de tecnologia e capacidade operacional, e ficar assim estacionada em capacidades pelos próximos 30 anos? Mesmo que já hoje ele já não seja considerado um dos melhores tecnica e tecnologicamente? A Índia parece estar seguindo uma lógica diferente na escolha...
Re: Gripen vence o concurso suíço
Todos Rafales foram ou estão sendo colocados no padrão F-3, ao contrário do Gripen A, que jamais poderá ser um Gripen C ou E. E você sabe disso. Isso é o importante, serão 180 Rafales no mesmo padrão. E o número vai chegar a quase 300.Penguin escreveu:O Rafale vende mais que o Gripen C, não confunda venda com exportação.PRick escreveu:[ quote="suntsé"]
Até o Gripen vende....
só o Rafale fica encalhado.
-------------------------------------------
Qual Rafale, o F-1, o F-2, o F-3 ou o F-3+?
A soma hoje dá 180 unidades. Creio que é menor do que o número de Gripens (A e C) vendidos.
[]s
[]´s
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61572
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6343 vezes
- Agradeceram: 6691 vezes
- Contato:
Re: Gripen vence o concurso suíço
Peraí, PRICK: o Gripen Demo não é um B convertido?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Re: Gripen vence o concurso suíço
Não é possível converter um Gripen A, para as versões posteriores apenas atualizando sistemas, somente com modificações estruturais, a célula não é igual. Esse Gripen foi modificado estruturalmente. Entre elas está a instalação da sonda Revo na versão C.Túlio escreveu:Peraí, PRICK: o Gripen Demo não é um B convertido?
[]´s
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Engano PRick,PRick escreveu:Não é possível converter um Gripen A, para as versões posteriores apenas atualizando sistemas, somente com modificações estruturais, a célula não é igual. Esse Gripen foi modificado estruturalmente. Entre elas está a instalação da sonda Revo na versão C.Túlio escreveu:Peraí, PRICK: o Gripen Demo não é um B convertido?
[]´s
Todos os Gripen A/B podem ser convertidos (e muitos foram) para C/D por conta de modificações estruturais.
Se eu não me engano um dos países que operam eles em leasing pegaram justamente aeronaves convertidas assim como os próprios suecos tem um mistura de novos e convertidos.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Mais uma pernada na Dassault! Pelo que tenho visto o problema é que não querem largar o osso...
[]'s.
[]'s.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
A Dassault, Snecma e Thales foram responsáveis, com recursos próprios, por 25% dos investimentos com o desenvolvimento do Rafale. Talvez ai esteja a raiz do problema de irredutibilidade do preço do Rafale. Ou o Governo francês absorve esses custos ou fica complicado.Enlil escreveu:Mais uma pernada na Dassault! Pelo que tenho visto o problema é que não querem largar o osso...
[]'s.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61572
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6343 vezes
- Agradeceram: 6691 vezes
- Contato:
Re: Gripen vence o concurso suíço
Ou todo mundo engole um pouco de prejuízo ou não vendem nada e isso sim, é PREJUÍZO...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Gripen vence o concurso suisso
se for por figurinha de alta confiabilidade tem também aquela do S-35 que cruza de norte ao sul do Brasil com 8 toneladas de bombas
Re: Gripen vence o concurso suíço
Olha o que falei; NÃO É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM GRIPEN A em C APENAS MUDANDO SISTEMAS. Quer dizer tem que haver mudanças estruturais, e a Suécia encostou os Gripen A porque acha que não vale o custo da transformação. Transformar alguns não é fazer a conversão em massa, essa não foi feita, quantos Gripen A existem encostados na Suécia?Carlos Lima escreveu:Engano PRick,PRick escreveu: Não é possível converter um Gripen A, para as versões posteriores apenas atualizando sistemas, somente com modificações estruturais, a célula não é igual. Esse Gripen foi modificado estruturalmente. Entre elas está a instalação da sonda Revo na versão C.
[]´s
Todos os Gripen A/B podem ser convertidos (e muitos foram) para C/D por conta de modificações estruturais.
Se eu não me engano um dos países que operam eles em leasing pegaram justamente aeronaves convertidas assim como os próprios suecos tem um mistura de novos e convertidos.
[]s
CB_Lima
O que você falou é a mesma coisa que eu disse.
[]´s
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Prick, vou usar o seu método...PRick escreveu: Olha o que falei; NÃO É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM GRIPEN A em C APENAS MUDANDO SISTEMAS. Quer dizer tem que haver mudanças estruturais, e a Suécia encostou os Gripen A porque acha que não vale o custo da transformação. Transformar alguns não é fazer a conversão em massa, essa não foi feita, quantos Gripen A existem encostados na Suécia?
O que você falou é a mesma coisa que eu disse.
[]´s
NÃO EMBOLE O MEIO DE CAMPO... ... A conversão dos A --> C acontece de acordo com a demanda e os Gripens A encostados estão assim porque o governo sueco DECIDIU que não quer ter mais de 100 aeronaves operacionais.
Não existe demanda... não precisa gastar $$$$ convertendo tudo para Gripen C.
Mas que é possível "É SIM"
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Túlio escreveu:Ou todo mundo engole um pouco de prejuízo ou não vendem nada e isso sim, é PREJUÍZO...
Exatamente isso... todo mundo que quer vender aprendeu essa lição... $$$$ só a longo prazo.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: Gripen vence o concurso suíço
Mas papo de vendedor. Tudo é possível, o que atrapalha são os custos. Agora qual é o preço dessa atualização? Em 2007 foi assinado o contrato para atualizar 31 Gripen A que estavam em uso pelo jeito, para o C no valor de 570 milhões de dólares, não me lembro de outro. Cada conversão custa 14 milhões por unidade. Sem falar os outros quase 04 milhões adicionais para investimento diluído por cada aeronave, resultado, 18 milhões para cada conversão. http://translate.google.com.br/translat ... md%3DimvnsCarlos Lima escreveu:Prick, vou usar o seu método...PRick escreveu: Olha o que falei; NÃO É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM GRIPEN A em C APENAS MUDANDO SISTEMAS. Quer dizer tem que haver mudanças estruturais, e a Suécia encostou os Gripen A porque acha que não vale o custo da transformação. Transformar alguns não é fazer a conversão em massa, essa não foi feita, quantos Gripen A existem encostados na Suécia?
O que você falou é a mesma coisa que eu disse.
[]´s
NÃO EMBOLE O MEIO DE CAMPO... ... A conversão dos A --> C acontece de acordo com a demanda e os Gripens A encostados estão assim porque o governo sueco DECIDIU que não quer ter mais de 100 aeronaves operacionais.
Não existe demanda... não precisa gastar $$$$ convertendo tudo para Gripen C.
Mas que é possível "É SIM"
[]s
CB_Lima
Não tenho noticia de nenhuma outra conversão. Interessante que tal transformação foi chamada de remanufaturamento.
http://translate.google.com.br/translat ... pen&anno=2
[]´s