Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
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Penguin
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#136
Mensagem
por Penguin » Sáb Mai 16, 2009 1:43 pm
gaitero escreveu:O que de fato justifica a posição da força aérea da França em modernizar tambem os modelos F1....
Fica ai então a dúvida, porque a marinha não optou por moderniza-los?
Tenho lido que ha grandes diferencas na arquitetura dos sistemas. Talvez seja excessivamente caro o upgrade para o momento.
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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PRick
#137
Mensagem
por PRick » Sáb Mai 16, 2009 3:24 pm
gaitero escreveu:O que de fato justifica a posição da força aérea da França em modernizar tambem os modelos F1....
Fica ai então a dúvida, porque a marinha não optou por moderniza-los?
Com a confusão ou postergação do Segundo NAe, a Marine tem em encomenda muito mais Rafales que precisa. Ao invés de cortar encomendas e modernizar os F-1, acharam melhor encostar eles, enquanto dos F2 passam para F-3, e os novos F-3 sendo entregues. E com o CdG parado por problemas, deixou ainda mais ociosa as esquadrilhas da Marine. Porém, não dá para deixar de contratar os Rafales adicionais, porque a Dassault, assim como a DCN, precisam das encomendas.
[]´s
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lynx
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#138
Mensagem
por lynx » Seg Mai 18, 2009 11:45 am
PRick escreveu:lynx escreveu:O rafale F1 usa os motores M88-2, que mostraram-se extremamente problemáticos em sua operação (segundo dados já em posse da MB, precisam de análises a cada 50HV), enquanto os F2 usam a versão M88-2 E4 que, teoricamente, corrigiu os problemas. Provavelmente, esse é o principal motivo da estocagem dos F1.
Segundo a MNF, as diferenças entre o F1 e o F2 não permitem a qualificação simultânea de pilotos e mecânicos nos dois aviões (essa é a posição oficial para explicar a estocagem dos F1). Podemos deduzir que existem diferenças substanciais, o que, na minha opinião, elimina a idéia de usá-los para formar os futuros pilotos de F3 da FAB (logicamente as diferenças seriam ainda maiores).
Exceto pelo problema dos motores, não vejo porque a MB modernizar os F1 para o padrão F2, enquanto operar o A-12, já que a carga do F2 extrapola o peso máximo de operação no navio. Melhor seria pular direto para o F3, quando chegar um novo NAe.
Mas tudo isso é suposição...
35Mi de euros? Com esse preço podem esquecer.
Errado, nenhum Rafale usa turbinas M88-2 E4 ou ECO, na verdade essa turbina não existe, o kit ECO é um desenvolvimento, um programa que visa melhorar as turbinas M-88-2, que pode ser aplicado ao modelos em uso. O contrato para a conversão das turbinas M-88, para o padrão M-88-2 ECO está para ser assinado na França.
Isto é apenas mais uma desinformação que circula, sem qualquer base, existe as turbinas M-88-2 e seu kit de desenvolvimento, chamado ECO, e as turbinas M-88-3, que não será usada pela AdLA, continua sendo desenvolvida para um cliente externo.
http://www.snecma.com/IMG/pdf/Fact_shee ... _VA_OK.pdf
http://www.snecma.com/IMG/pdf/Snecma_Pr ... 9_OK-2.pdf
[]´s
Divirta-se
http://www.le-webmag.com/article.php3?i ... 60&lang=en
A letra "E" no código fonético internacional é chamada "ECHO" e não "ECO". Podemos estar falando de coisas diferentes.
Um abraço
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gaitero
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#139
Mensagem
por gaitero » Seg Mai 18, 2009 2:04 pm
Editado.
Melhor respondido pelo Prick...
Editado pela última vez por
gaitero em Seg Mai 18, 2009 3:34 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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PRick
#140
Mensagem
por PRick » Seg Mai 18, 2009 2:53 pm
lynx escreveu:PRick escreveu:
Errado, nenhum Rafale usa turbinas M88-2 E4 ou ECO, na verdade essa turbina não existe, o kit ECO é um desenvolvimento, um programa que visa melhorar as turbinas M-88-2, que pode ser aplicado ao modelos em uso. O contrato para a conversão das turbinas M-88, para o padrão M-88-2 ECO está para ser assinado na França.
Isto é apenas mais uma desinformação que circula, sem qualquer base, existe as turbinas M-88-2 e seu kit de desenvolvimento, chamado ECO, e as turbinas M-88-3, que não será usada pela AdLA, continua sendo desenvolvida para um cliente externo.
http://www.snecma.com/IMG/pdf/Fact_shee ... _VA_OK.pdf
http://www.snecma.com/IMG/pdf/Snecma_Pr ... 9_OK-2.pdf
[]´s
Divirta-se
http://www.le-webmag.com/article.php3?i ... 60&lang=en
A letra "E" no código fonético internacional é chamada "ECHO" e não "ECO". Podemos estar falando de coisas diferentes.
Um abraço
Corrigindo minha informação anterior. ECO é uma abreviatura que nasceu do francês, o "E" = Exploracion, seria o mesmo que Programa de Exploração de Tecnologia, ou Programa Demonstrador de Tecnologia. Esse programa visa um desenvolvimento de um kit, para melhorar as turbinas M-88-2 E4.
Os Rafales M iniciais usavam a M-88-2 E1. Porém, foram todos convertidos para a M-88-2 E4, que é a turbina de produção atual. Com o Programa ECO, teremos a M-88-2 E4 ECO. Na verdade a Snecma não alterou a nomenclatura, serão as mesmas M-88-2 E4, só que melhoradas, e isso será feito com todos os Rafales em operação.
Os problemas relatados por você ocorreram com as M-88-2 E1, que não estão mais em serviço. A notícia postada por você, fala das primeiras turbinas M-88-2 E4, com o kit ECO.
Aqui tem mais detalhes...
http://www.safran-group.com/IMG/pdf/snecma_mag_1_fr.pdf
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AlbertoRJ
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#141
Mensagem
por AlbertoRJ » Seg Mai 18, 2009 10:19 pm
É ECO mesmo...
Mas já tem algum Rafale com esse desenvolvimento? Que eu saiba não.
The Rafale Ms in service are now fitted with either two Stage 4 engines or a mix of Stage 1 and Stage 4 engines, a configuration which doesn’t make any different to piloting the aircraft.
The M88-2 Stage 4 provides a significant improvement in maintainability and fuel consumption (from 3 to 4% less), while maintaining thrust and throttle response. The operating temperature of the critical parts on the E4 was reduced, to increase service life. "Snecma Moteurs no longer produces the M88-2 Stage 1," says Jacques Desclaux, "but along with our production of new Stage 4 models, we have to provide retrofit kits to upgrade Stage 1 engines to the Stage 4 standard. Retrofits of the 29 engines in service should stretch through 2004. "Plans are to retrofit the engines at the 400 hour mark, given that the lifespan of a Stage 1 turbine is 200 hours." After 400 hours, we go directly to the Stage 4 standard, which now offers turbine life of about 700 hours "and we’re working hard to increase this figure very quickly."
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lynx
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#142
Mensagem
por lynx » Ter Mai 19, 2009 9:02 am
Então está claro que faláva-mos de coisas distintas. Nunca mencionei que o programa ECO já havia sido incorporado aos Rafale F2. O que falei foi que esses usam os motores M88-2 E4, como você mesmo acabou de confirmar.
Os motores E1 dos Rafale F1 apresentaram problemas que exigiam análises a cada 50 horas. Essa análise (da qual me faltou o nome) visa a verificar a presença de cromo no óleo lubrificante, o que indica que algum dos mancais ou rolamentos internos está se deteriorando por atrito (problema comum nos P&W J-52 dos AF-1 da MB). A correção exige a retirada do motor, o que era frequente. A dúvida da MB, no momento, é se os F1 receberam os motores E4, que teoricamente eliminaram esse problema, ou ainda estão com os E1.
Portanto, o ponto a que sempre me referi, foi a correção de problemas de funcionamento e não a melhora de desempenho, alvo do programa ECO.
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AlbertoRJ
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#143
Mensagem
por AlbertoRJ » Ter Mai 19, 2009 10:37 am
lynx escreveu:Então está claro que faláva-mos de coisas distintas. Nunca mencionei que o programa ECO já havia sido incorporado aos Rafale F2. O que falei foi que esses usam os motores M88-2 E4, como você mesmo acabou de confirmar.
Os motores E1 dos Rafale F1 apresentaram problemas que exigiam análises a cada 50 horas. Essa análise (da qual me faltou o nome) visa a verificar a presença de cromo no óleo lubrificante, o que indica que algum dos mancais ou rolamentos internos está se deteriorando por atrito (problema comum nos P&W J-52 dos AF-1 da MB). A correção exige a retirada do motor, o que era frequente. A dúvida da MB, no momento, é se os F1 receberam os motores E4, que teoricamente eliminaram esse problema, ou ainda estão com os E1.
Portanto, o ponto a que sempre me referi, foi a correção de problemas de funcionamento e não a melhora de desempenho, alvo do programa ECO.
Lynx, bom que tenha vindo participar também do DB. Seja muito bem vindo.
Acho que todos os motores antigos foram retrofitados para o padrão E4, conforme indica a notícia que você postou, mas concordo que a cautela é sempre necessária.
Abraços
Alberto -
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PRick
#144
Mensagem
por PRick » Ter Mai 19, 2009 10:45 pm
lynx escreveu:Então está claro que faláva-mos de coisas distintas. Nunca mencionei que o programa ECO já havia sido incorporado aos Rafale F2. O que falei foi que esses usam os motores M88-2 E4, como você mesmo acabou de confirmar.
Os motores E1 dos Rafale F1 apresentaram problemas que exigiam análises a cada 50 horas. Essa análise (da qual me faltou o nome) visa a verificar a presença de cromo no óleo lubrificante, o que indica que algum dos mancais ou rolamentos internos está se deteriorando por atrito (problema comum nos P&W J-52 dos AF-1 da MB). A correção exige a retirada do motor, o que era frequente. A dúvida da MB, no momento, é se os F1 receberam os motores E4, que teoricamente eliminaram esse problema, ou ainda estão com os E1.
Portanto, o ponto a que sempre me referi, foi a correção de problemas de funcionamento e não a melhora de desempenho, alvo do programa ECO.
Você não leu o PDF que postei? Em 2004 todos os Rafales já estavam com as M-88-E4. Não podemos esquecer que as M-88 eram turbinas completamente novas, um novo motor tem um desenvolvimento longo, e os Rafales F-1 foram os primeiros a entrarem em operação, é o preço da novidade, que passam todos os caças operacionais.
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lynx
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#145
Mensagem
por lynx » Qua Mai 20, 2009 10:27 am
PRick escreveu:lynx escreveu:Então está claro que faláva-mos de coisas distintas. Nunca mencionei que o programa ECO já havia sido incorporado aos Rafale F2. O que falei foi que esses usam os motores M88-2 E4, como você mesmo acabou de confirmar.
Os motores E1 dos Rafale F1 apresentaram problemas que exigiam análises a cada 50 horas. Essa análise (da qual me faltou o nome) visa a verificar a presença de cromo no óleo lubrificante, o que indica que algum dos mancais ou rolamentos internos está se deteriorando por atrito (problema comum nos P&W J-52 dos AF-1 da MB). A correção exige a retirada do motor, o que era frequente. A dúvida da MB, no momento, é se os F1 receberam os motores E4, que teoricamente eliminaram esse problema, ou ainda estão com os E1.
Portanto, o ponto a que sempre me referi, foi a correção de problemas de funcionamento e não a melhora de desempenho, alvo do programa ECO.
Você não leu o PDF que postei? Em 2004 todos os Rafales já estavam com as M-88-E4. Não podemos esquecer que as M-88 eram turbinas completamente novas, um novo motor tem um desenvolvimento longo, e os Rafales F-1 foram os primeiros a entrarem em operação, é o preço da novidade, que passam todos os caças operacionais.
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Li sim PRick, só que a MNF não respondeu a esse questionamento oficial da MB até agora. Isso foi questionado porque a retirada de operação prematura dos F1 está com explicações nebulosas até agora. É preciso ter certeza do que se está negociando.
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FCarvalho
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#146
Mensagem
por FCarvalho » Qua Mai 20, 2009 11:55 am
Me entromentendo na conversa: a turbina oferecida no Rafale F3 seria uma assim chamada M88-3? Em que seria melhor que as turbinas com o kit ECO? Haveria capacidade super cruzeiro na mesma? E quanto a empuxo vetorado, como está a França?
Abraços
Carpe Diem
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gaitero
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#147
Mensagem
por gaitero » Qua Mai 20, 2009 1:16 pm
Ela deverá ser a M-88-E4 com Kit ECO... Exatamente a mesma utilizada na França.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Corsário01
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#148
Mensagem
por Corsário01 » Qua Mai 20, 2009 1:49 pm
Espero que essa neblina (retirada prematura dos F1 da ativa), sejam apenas pelo quesito MOTOR.
Porque se houver mais alguma coisa envolvida, acho melhor a MB ficar com o que tem no momento.
Pelo menos já sabemos o que temos na mão.
Abraços,
Padilha
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#149
Mensagem
por Jin Jones » Qua Mai 20, 2009 2:29 pm
Corsário01 escreveu:Espero que essa neblina (retirada prematura dos F1 da ativa), sejam apenas pelo quesito MOTOR.
Porque se houver mais alguma coisa envolvida, acho melhor a MB ficar com o que tem no momento.
Pelo menos já sabemos o que temos na mão.
O F-1 foi feito as presas para poder suprir a lacuna deixada pelo F-8 Cruzader. Ele deve ter mais surpresas que um "Quinder Ovo".
O F-2 é que é o Rafale de linha, sendo o F-3 a sua evolução.
Adquirir o F-1 seria uma fria, mas cada um sabe aonde o calo aperta
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Matheus
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#150
Mensagem
por Matheus » Qua Mai 20, 2009 2:37 pm
Olha, se o FI1 fosse aquela maravilha os franceses o tinham recauchutado para F3, acho que pode ser um presente de grego.