Cancelamento FX e o FX-B ( F-16 A / B )

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

#136 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 26, 2005 12:00 pm

Sobre o R-27AE, ele entrou na FAA russa justamente por que as primeiras versões do R-77 mostrram-se inferiores aos requerimentos deles, inclusive o R-27 usa a mesma aviônica do R-77, mas como tem uma estrutura testada e ,segundo dizem, muito boa em termos de desempenho aerodinâmico, enquanto as melhorias do R-77 não ficavam prontas eles usavam esta adaptação.
O EF-2000 já tem HMD e provavelmente já é melhor que os russos.
Barragem as cegas é papo, o que houve foi que eles se concentraram no pequenino sinal do avião usando uma rede de radares e atiraram neste sinalzinho. Também existiu a estória da porta de armas emperrada, mas enfim, eles estavam procurando o alvo naquela área específica e sabiam que o "bip" seria pequenino, mas barragem as cegas... Imaginemos quantos tiros para fazer esta barragem a ponto de fechar o céu...
Esta proposta russa de Su-27 NOVO por US$10mi não é tentadora? Afinal estamos modernizando uns 50 F-5 e temos os A-1, então precisamos de apenas uns 20 caças no GDA, 20 X US$10 = US$200 mi, parece bem barato por um número deste de caças pesados e perfeitos para as tarefas do GDA.




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Vinicius Pimenta
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#137 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Fev 26, 2005 12:14 pm

Carlos Mathias escreveu:Barragem as cegas é papo, o que houve foi que eles se concentraram no pequenino sinal do avião usando uma rede de radares e atiraram neste sinalzinho. Também existiu a estória da porta de armas emperrada, mas enfim, eles estavam procurando o alvo naquela área específica e sabiam que o "bip" seria pequenino, mas barragem as cegas...


Como você sabe disso? Porque a barragem às cegas é papo e essas outras estórias não são?

Esta proposta russa de Su-27 NOVO por US$10mi não é tentadora?


Não.

...parece bem barato por um número deste de caças pesados e perfeitos para as tarefas do GDA.


Barato e ultrapassado.




Editado pela última vez por Vinicius Pimenta em Dom Fev 27, 2005 1:29 am, em um total de 1 vez.
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#138 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Fev 26, 2005 1:29 pm

Vinicius não acho que Su-27 *novos* por por US$ 10 milhões, dependendo da configuração sejam má opções...

Carlos, pode relatar em que configuração eles viriam ?! mais próxima aos Su-30MK ou mais próxima aos primeiros Su-27SK ?!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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#139 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Fev 27, 2005 1:33 am

Eu acho que o Su-27 traria mais problemas que solução.




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#140 Mensagem por Slip Junior » Dom Fev 27, 2005 8:35 am

A versão para o abate do F-117 que li e achei mais plausível até o momento foi a que relata uma série de eventes que desencadearam no resultado final que é conhecido de todos. Esses fatores seriam:

- Houve uma falha na preparação (incompetência mesmo) de missão para os F-117's que eram enviados diariamente para os seus alvos usando sempre uma mesma rota. Os sérvios descubriram isso e orientaram suas forças para obter uma maior chance de abate.

- Existiu uma falha de fechamento em uma das portas do F-117 que tornou o seu sinal perceptível para as defesas antiaéreas que já estavam atentas e prontas no horário que o mesmo passasse.

Quanto a quem foi responsável pelo abate: acredito mais na versão de que teria sido um SA-3 Goa melhorado (Improved). Digo isso baseado nas fotos que vi da aeronave. Existem apenas pouquissimas marcas de tiro na fuselagem que possivelmente foram feitas pelos fuzis dos soldados que acharam os escombros da aeronave. Aeronaves abatidas pela AAAe geralmente ficam uma grande peneira.

http://www.aeronautics.ru/f117af806gallery.htm

Abraços




Carlos Mathias

#141 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 27, 2005 9:53 am

A versão do Slip é a mesma que eu acho correta e é reconhecida como sendo o que de fato ocorreu.
Os Su-27 seriam da versão Su-27SM, totalmente modernizados, os mesmos da FA russa, esta proposta foi feita inclusive quando se começou com este papo de cancelamento e compra de aviões usados. Agora, por que F-16 velho pode e Sukkoi novo não? Até Kffir e Cheeta já condideraram, não entendo esta alergia aos Su27.




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#142 Mensagem por Sniper » Dom Fev 27, 2005 10:09 am

Slip Junior escreveu:A versão para o abate do F-117 que li e achei mais plausível até o momento foi a que relata uma série de eventes que desencadearam no resultado final que é conhecido de todos. Esses fatores seriam:

- Houve uma falha na preparação (incompetência mesmo) de missão para os F-117's que eram enviados diariamente para os seus alvos usando sempre uma mesma rota. Os sérvios descubriram isso e orientaram suas forças para obter uma maior chance de abate.

- Existiu uma falha de fechamento em uma das portas do F-117 que tornou o seu sinal perceptível para as defesas antiaéreas que já estavam atentas e prontas no horário que o mesmo passasse.

Quanto a quem foi responsável pelo abate: acredito mais na versão de que teria sido um SA-3 Goa melhorado (Improved). Digo isso baseado nas fotos que vi da aeronave. Existem apenas pouquissimas marcas de tiro na fuselagem que possivelmente foram feitas pelos fuzis dos soldados que acharam os escombros da aeronave. Aeronaves abatidas pela AAAe geralmente ficam uma grande peneira.

http://www.aeronautics.ru/f117af806gallery.htm

Abraços


Resumindo: Incompetência americana+azar da porta emperrar/Competência sérvia+sorte da porta emperrar = Um mito destruido.. heheheh! :D




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#143 Mensagem por Spectral » Dom Fev 27, 2005 12:10 pm

obre o R-27AE, ele entrou na FAA russa justamente por que as primeiras versões do R-77 mostrram-se inferiores aos requerimentos deles, inclusive o R-27 usa a mesma aviônica do R-77, mas como tem uma estrutura testada e ,segundo dizem, muito boa em termos de desempenho aerodinâmico, enquanto as melhorias do R-77 não ficavam prontas eles usavam esta adaptação.


O R-27AE em serviço ??? Não me parece... Tem alguma fonte ? Estou interessado...

A não implementação do R-77 ( e dos outros triliões de projectos que tornariam os MiG, Su invencíveis bla bla) deve-se certamente à falta de cash. O R-27, não tem muito boa fama, depois do conflito Etiópia-Eritreia onde em 25 lançamentos apenas acertaram um.

E já agora, o R-77 consegue fazer 12g's e o R-27 apenas 8. O alcance deste último pode ser maior, mas isso é muito relativo.

( a minha fonte para tudo o que está acima é o acig.org)

A versão para o abate do F-117 que li e achei mais plausível até o momento foi a que relata uma série de eventes que desencadearam no resultado final que é conhecido de todos. Esses fatores seriam:

- Houve uma falha na preparação (incompetência mesmo) de missão para os F-117's que eram enviados diariamente para os seus alvos usando sempre uma mesma rota. Os sérvios descubriram isso e orientaram suas forças para obter uma maior chance de abate.

- Existiu uma falha de fechamento em uma das portas do F-117 que tornou o seu sinal perceptível para as defesas antiaéreas que já estavam atentas e prontas no horário que o mesmo passasse.

Quanto a quem foi responsável pelo abate: acredito mais na versão de que teria sido um SA-3 Goa melhorado (Improved). Digo isso baseado nas fotos que vi da aeronave. Existem apenas pouquissimas marcas de tiro na fuselagem que possivelmente foram feitas pelos fuzis dos soldados que acharam os escombros da aeronave. Aeronaves abatidas pela AAAe geralmente ficam uma grande peneira.

http://www.aeronautics.ru/f117af806gallery.htm


Não concordo muito com a idea da falha na porta, mas de resto é assim que penso como se passaram as coisas. O principal erro foram as rotas constantes, que permitiram aos sérvios establecer uma emboscada e disparar uma "barragem" como referi de SA-3, na esperança de algum acertar..




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#144 Mensagem por Plinio Jr » Dom Fev 27, 2005 12:20 pm

Os Su-27 seriam da versão Su-27SM, totalmente modernizados, os mesmos da FA russa, esta proposta foi feita inclusive quando se começou com este papo de cancelamento e compra de aviões usados. Agora, por que F-16 velho pode e Sukkoi novo não? Até Kffir e Cheeta já condideraram, não entendo esta alergia aos Su27.

Ainda não há nada de oficial na proposta de versões Su-27SM para o Brasil Carlos, até o momento as propostas feitas pelos mesmos são das versões do modelo SK novos, que seriam aeronaves mais voltadas a função de caça e possuem capacidade multi-função limitadas.

Este é o grande problema, para um país de verbas limitadas e descaso das autoridades para as FA´s isto é importante, uma aeronave moderna e com capacidade multi-função e de manutenção barata, infelizmente o Su-27 oferece estas condições a FAB no momento.




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#145 Mensagem por VICTOR » Dom Fev 27, 2005 4:16 pm

Spectral escreveu:
obre o R-27AE, ele entrou na FAA russa justamente por que as primeiras versões do R-77 mostrram-se inferiores aos requerimentos deles, inclusive o R-27 usa a mesma aviônica do R-77, mas como tem uma estrutura testada e ,segundo dizem, muito boa em termos de desempenho aerodinâmico, enquanto as melhorias do R-77 não ficavam prontas eles usavam esta adaptação.


O R-27AE em serviço ??? Não me parece... Tem alguma fonte ? Estou interessado...

A não implementação do R-77 ( e dos outros triliões de projectos que tornariam os MiG, Su invencíveis bla bla) deve-se certamente à falta de cash. O R-27, não tem muito boa fama, depois do conflito Etiópia-Eritreia onde em 25 lançamentos apenas acertaram um.

E já agora, o R-77 consegue fazer 12g's e o R-27 apenas 8. O alcance deste último pode ser maior, mas isso é muito relativo.

( a minha fonte para tudo o que está acima é o acig.org)

Concordo - só li comentários a respeito de especificações técnicas, mas nunca sobre sequer um teste de lançamento de um R-27 ativo, muito menos sobre ARH-R-27s oeracionais.




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#146 Mensagem por Morcego » Dom Fev 27, 2005 4:56 pm

senhores, eu acho que vamos ficar com F5 moderninho e olhem la.

esqueçam essas mirabolanticas propagandas lançadas na imprensa pelos fabricantes, vamos ter que devender a amazonia com estilingue e arco e flecha.




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#147 Mensagem por JL » Dom Fev 27, 2005 5:39 pm

Na minha opinião o cancelamento do FX foi a melhor decisão que se poderia ter tomado. Esta concorrencia era um grande abacaxi, uma tremenda bomba política e não ia resolver o problema da defesa nacional, iria causar um gasto absurdo e fazer muita gente ganhar muito dinheiro.
Alguns concorrentes, como por exemplo o Mirage 2000 era uma furada, não é necessário falar porque, outros eram meio duvidosos. Não havia como escolher.
Comprar aviões usados é a melhor solução, simplesmente porque tapa o buraco deixado com a saída dos Mirage III e no futuro poderemos comprar algo muito melhor e por um preço no mínimo igual. Isto é obvio.
É imprescendivel lembrar que as verbas e financiamentos destinados as FA no Brasil, são escassos e isso não vai mudar porque nós entusiastas vemos a necessidade da consolidação da defesa nacional. A maioria do povo brasileiro não pensa assim, basta ouvir o que nossos conhecidos, ignorantes na área de defesa, falam da nossa necessidade de gastar milhões de dólares com caças.
Diante deste fato notório o ideal é que as compras de defesa no Brasil, se fassam com pouca publicidade, quase em segredo, que venham ao conhecimento do público quando já decididas, isto impede a baboseira que se escreveu sobre o FX.
O melhor caça usado para o Brasil, não é esse ou aquele, é o que tiver mais vida útil, melhor preço, melhor pacote de peças de reposição, ferramental, armas, documentação e assistencia técnica. Pouco importa detalhes de um radar, de uma turbina. Isso é uma análise que não faz diferença nesta escolha entre um Sukhoi SU 27 russo, com 50 % da vida útil de um Mirage 2000 dos Emirados Arábes, fico com o Mirage, desde que os francese concordem em fornecer o MICA e para que aja condições de uso o fabricante de que afinçar o negócio, garantindo tudo o que vai ser necessário de assistencia técnica. Porque o fornecedor a força aérea estrangeira, está se livrando do avião e não vai nos ajudar em nada.
Com relação ao míssil AIM 120 para o F16, esqueçam os EUA não vão fornecer este tipo de arma para o Brasil em nenhuma hipótese, porque, simplesmente porque não tem nenhum interesse para eles que nós a usemos. Se venderem os mísseis ficam sob o controle deles. Isso já foi feito com outros países como Taiwan. Mas isto não invalida o F16 usado, porque pode se usar o Derby ou até talvez o R-Darter, mas isso com a autorização do fabricante, então vide governo EUA. Esta regra é para qualquer avião.
Um ponto importante é que 12 aviões é muito pouco, precisamos mais de 18, porque aviões, tem panes, passam por revisões, caem etc. Não precisamos usar todas as células em tempos de paz, podemos usar somente 08, mas temos que ter reservas, funcionando em ciclos.
Gostem ou não gostem, em termos de usados o F16 tem uma vantagem, mais ou menos semelhante a comprar um automóvel Gol usado, no Brasil, como tem muitos e muitos operadores, tem muito mais peças, ferramental, documentação técnica (manuais, CDs), armas homologadas, empresas especializadas em up-grades revisões, equipamentos compatíveis. O SU 27 e o Mirage 2000 perdem muito em comparação. Quanto ao eterno problemas dos códigos fontes, podemos fazer um up-grade com os israelenses.
Agora, qual o melhor, preciso ver uma proposta integral para decidir.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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#148 Mensagem por Alcantara » Dom Fev 27, 2005 5:40 pm

E olhe lá :!: Se duvidar vão é distribuir bordunas paras as tropas defenderem a Amazônia. :lol:




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#149 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Fev 27, 2005 8:07 pm

Carlos Mathias escreveu:Sobre o R-27AE, ele entrou na FAA russa justamente por que as primeiras versões do R-77 mostrram-se inferiores aos requerimentos deles, inclusive o R-27 usa a mesma aviônica do R-77, mas como tem uma estrutura testada e ,segundo dizem, muito boa em termos de desempenho aerodinâmico, enquanto as melhorias do R-77 não ficavam prontas eles usavam esta adaptação.


Errado. O R-27AE seria o R-27 de guiagem por Radar Passivo.

Ademais, o R-77 tem sim um desempenho inferior ao que os russos pretendiam, o que é mais ou menos natural para a primeira versão do míssil. O que ocorre é que os Russos não encontraram verbas para prosseguir com o desenvolvimento do R-77 em novas versões, ao contrário, por exemplo, do AIM-120, que teve diversas versões, e hoje está na versão "C7"!

O grande problema do R-77 é seu motor-foguete, que limita o alcance e o desempenho geral da célula. Ademais, uma segunda versão do R-77, a versão "M" (que não é, ao contrário do que muitos pensam, a versão Ram-Jet"), teria um novo motore-foguete e seus sistemas eletrônicos "upgradeados"!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Carlos Mathias

#150 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 27, 2005 9:11 pm

Olha, estas coisas de que os russos falam mas não apresentam provas eu não sei, o que eu falei eu li em sites da internet e mais uma vez estes não valem aqui, então paciência.
R-27AE, este "AE" vem de A=ativo, E= estendido(alcance), portanto é uma arma ativa, é um bom míssil aerodinamicamente falando e quem quiser dar uma olhada no "sistemas de armas" tem tudo lá, apesar deste site não ser homologado aqui. :roll:
R-77. Este míssil teve em suas versões definitivas um motor de queima longa e trajetória "loft", aumentando alcançe e manobrabilidade final(+ cinética). Onde eu escrevi R-77M?
Sem ironia, não entendi esta de vida úitl menor do Su-27, se, segundo o proposto são novos e os M-2000 usados.




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