Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
AlbertoRJ
- Sênior
Mensagem
por AlbertoRJ » Dom Mai 13, 2007 11:23 am
Luís Henrique escreveu:Entendo, mas para quem está comprando um Su-35BM, o que interessaria ter partes internas intercambiáveis? Para fazer um downgrade?
Não. Demanda e economia de escala.
Tendo centenas utilizando mesmos equipamentos os custos caem e as modernizações aparecem com maior facilidade.
Economia de escala em que?
O que temo é sobre essa redução de RCS tanto no Su-35BM quanto no Mig-35.
[]'s
Alberto -
-
Morcego
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Morcego » Dom Mai 13, 2007 11:41 am
VAMOS, la fico muito intrigado com a VOLATIVIDADE que nossos colegas aqui usam o FATOR PRISCILAS.
QUANDO SE DIZ QUE SE TRATA DE UM AVIÃO DA GUERRA FRIA ELES DIZEM: NÃO O SU-35 É UM AVIÃO NOVO.
AI QUANDO SE DIZ QUE É UM FRACASSO DE VENDAS ELES DIZEM: NÃO MAS TEM PRSICILA SENDO CONSTRUIDA EM A,B,C,D etc.
muito volatil esse pessoal mas vamos la.
COMO COMPARAR AS VENDAS DO SU-30 (FIM DE VIDA EVOLUTIVA) COM O DO RAFALE (INICIO DA VIDA) ??
Ainda assim, o rafale possui encomendas de sua patria mãe, coisa que o SU-35 NÃO POSSUI. (ahh deixa eu advinhar agora o foco muda novametne, temos que levar em conta que o avião já tem centenas de células produzidas)
Ninguém duvida da capacidade russa mas dizer que eles ainda estão ABALANDO COMO NA GUERRA FRIA, é demais pra mim.
-
Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceram: 184 vezes
Mensagem
por Luís Henrique » Dom Mai 13, 2007 6:56 pm
morcego escreveu:VAMOS, la fico muito intrigado com a VOLATIVIDADE que nossos colegas aqui usam o FATOR PRISCILAS.
QUANDO SE DIZ QUE SE TRATA DE UM AVIÃO DA GUERRA FRIA ELES DIZEM: NÃO O SU-35 É UM AVIÃO NOVO.
AI QUANDO SE DIZ QUE É UM FRACASSO DE VENDAS ELES DIZEM: NÃO MAS TEM PRSICILA SENDO CONSTRUIDA EM A,B,C,D etc.
muito volatil esse pessoal mas vamos la.
COMO COMPARAR AS VENDAS DO SU-30 (FIM DE VIDA EVOLUTIVA) COM O DO RAFALE (INICIO DA VIDA) ??
Ainda assim, o rafale possui encomendas de sua patria mãe, coisa que o SU-35 NÃO POSSUI. (ahh deixa eu advinhar agora o foco muda novametne, temos que levar em conta que o avião já tem centenas de células produzidas)
Ninguém duvida da capacidade russa mas dizer que eles ainda estão ABALANDO COMO NA GUERRA FRIA, é demais pra mim.
O F-16 terá probemas com falta de peças daqui 15 ou 20 anos???
É o mesmo para o Su-35 mas leve em conta que existem MAIS Su-3X sendo comprados, fabricados, produzidos sob licença do que F-16 nos dias atuais....
Apenas isso.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Dom Mai 13, 2007 7:39 pm
Sobre a intercambialidade, eu, como sempre, dei uma rápida pesquisada e achei uma coisa muito interessante. Já existe uma AL-31 com 15 ton de empuxo, sabiam? Ou seja, numa eventualidade remotíssima dos motores do PAK não serem as AL-41, podería-se colocar as AL-31 assim modificadas. Obviamente que alguma coisa seria perdida, mas em termos de desempenho, praticamente nada. Ou seja, tem motor pro avião de qualquer maneira.
Isso faz parte do pensamento russo. Eles procuram melhorar seus equipamentos usando o máximo de partes anteriores, diminuindo muito os custos. O radar do SU-30MK por exemplo sofreu modificações assim, e já existe um up-grade para ele com uma antena PESA e etc. O Irbis-E também usa hardware dos N-011M, isso gera economia e produz equipamentos muito bons e robustos, pois partes ja testadas e sabidamente eficientes são mantidas. Então, quem tem radares N-011M, como a Índia, pode fazer um up-grade para o padrão Irbis-E, mantendo muito do radar anterior, mais uma vez economizando e ganhando em eficiência. Seria como se o Brasil tivese o M-2000BR e pudesse passar o RDY-2 para o RBE, mantendo muito do radar antigo. Mas sabemos que tem-se que trocar o radar todo, e aí $$$$$....
-
Morcego
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por Morcego » Dom Mai 13, 2007 9:40 pm
complicado, na verdade temos aqui uma questão mais sobre os modos de produção.
os MIRRAGE poderiam ser entulhados de materiais colocados nos RAFALE, mas ainda assim, OS FRANCESES (e ocidente inteiro) prefere fazer o projeto basicamente novo.
precisamos ter isso em mente. um avião NOVO na russia não é necessáriamente TÃO NOVO, e um avião NOVO no OCIDENTE tb possui implementações dos antecessores, mas talvez não na mesma proporção.
-
Plinio Jr
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Plinio Jr » Dom Mai 13, 2007 10:38 pm
Morcego, quando sai o dossiê ???
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
-
Plinio Jr
- Sênior
Mensagem
por Plinio Jr » Dom Mai 13, 2007 10:40 pm
Não adianta, ainda acreditam que a Rússia é como antiga URSS, enquanto enxergarem isto, vai demorar para cair na realidade ....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
-
Morcego
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por Morcego » Dom Mai 13, 2007 10:40 pm
Plinio Jr escreveu:Morcego, quando sai o dossiê ???
Essa semana estarei discutindo isso com meus colaboradores, não estranhe se vc receber uma MP minha pedindo alguma ajuda. heaheha
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Dom Mai 13, 2007 11:37 pm
On the parked MiG-35 visting VIPs could get a closer look at the Russian latest AESA radar – the Zhuk-AE AESA, developed by Phazotron NIIR Corporation. India is already operating the BAR phased array radar on its Su-30MKI and has specified AESA as a critical element of the MRCA platform. This radar was developed with modular approach, enabling upgrading existing Zhuk ME/MSE radars, into the phased array equipped MFE/MSFE standard, deployed in MiG-29/Su-27 platforms.
Mas que indústria maravilhosa é essa que faz tudo novinho, limpinho e ainda não conseguiu entregar um AESA? Falando de eurocanard, é claro. Os EUA já tem.
Pelo que eu sei, o RBE-2 nem com tudo novinho é um AESA, fora o alcançe medíocre. Nem nenhum outro fora dos EUA e Rússia...
-
Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Mensagem
por Einsamkeit » Dom Mai 13, 2007 11:58 pm
Como nao carlos? Nem os modulos Americanos usam mais
Carlos, ja ouviu falar de necessidade?
Nao precisam desenvolver o radar a essa velocidade toda, eles nao tem essa necessidade, ja tem compras garantidas pelo governo Frances
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Seg Mai 14, 2007 12:03 am
-
Plinio Jr
- Sênior
Mensagem
por Plinio Jr » Seg Mai 14, 2007 10:07 am
Einsamkeit escreveu:Como nao carlos? Nem os modulos Americanos usam mais
Carlos, ja ouviu falar de necessidade?
Nao precisam desenvolver o radar a essa velocidade toda, eles nao tem essa necessidade, ja tem compras garantidas pelo governo Frances
Pois é, com todo este potencial e ainda procurando um cliente....
-
WalterGaudério
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Mensagem
por WalterGaudério » Seg Mai 14, 2007 12:09 pm
Luís Henrique escreveu:[
Eu não sou fanático pela Rússia.
O acesso que tenho a informações me faz pensar que o Su-35BM é melhor que o Rafale pelas suas capacidades. Baixo RCS, longo alcance, grande carga de armamentos, armamentos modernos e poderosos, super-manobrabilidade, radar moderno e muito potente, etc....
Assim como comercialmente a família Flanker tem mais sucesso (Bem Mais) que o Rafale.
Sobre argumentos de no existe ou manutenção cara ou de pouco desenvolvimento futuro eu também tenho uma opinião formada baseado nas informações que tenho acesso.
1) se não existisse a FAB não estaria analisando.
2) 18.000 do Rafale para 25.000 do Flanker. Mesmo sendo valores diferentes, entendo que a diferença não é tão grande.
3) desenvolvimento futuro na minha concepção depende de demanda e existem mais Flankers NOVOS do que Rafale.
A India esta produzindo 190. A Venezuela esta recebendo 24...e muitos outros.
Assim, em 2020 ou 2030 muitos países terão Flankers para modernizar e manter. O Rafale por enquanto não tem compradores senão a frança.
Também tenho informações de que os equipamentos usados no Flanker estão sendo feitos para o NOVO Flanker (PAk Fa), também ja li que a Russia deseja 600 Pak-Fa e sabendo da tradição russa em tecnologia e preço creio que esta aeronave será um sucesso. Assim o Su-35BM terá melhorias e upgrades durante muitos e muitos anos.
-----
Falado tudo isso, prefiro o Su-35BM do que o Rafale se custassem [b]o mesmo.
Como também tenho informações de que o Su-35BM custaria 50% a menos. Ai não tenho dúvidas....[/b]
Apenas isso. Sobre outros equipamentos, muitas coisas os russos fazem bem feito e tem preços atrativos mas:
1) sou mais Urutu III do que BTR-80.
2) sou mais fragata francesa stealthy produzido sob licença do que fragata russa.
3) sou mais IKL214 do que AMUR.
e por ai vai....mas também prefiro outros equipamentos russos do que de outras procedências como os helicopteros Mi17Br, Mi35 ou Mi28 e algumas coisas mais.
Algumas pessoas so gostam de equipamentos ocidentais, Otan.
Talvez outras so gostem de equipamentos russos.
Eu gosto de ambos....mas no caso do FX a proposta russa para mim é mais tentadora, repito, com as informações que possuo
Alterada as propostas eu também posso alterar minha opinião.
[/quote]
Báh! Assino em baixo do que tu escreveste. Não é aquela coisa adolescente de ficar "torcendo" por este ou aquele, mas sim uma "análise" simples como a que grifei, que faz a diferença.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceram: 184 vezes
Mensagem
por Luís Henrique » Seg Mai 14, 2007 1:15 pm
cicloneprojekt escreveu:Luís Henrique escreveu:[
Eu não sou fanático pela Rússia.
O acesso que tenho a informações me faz pensar que o Su-35BM é melhor que o Rafale pelas suas capacidades. Baixo RCS, longo alcance, grande carga de armamentos, armamentos modernos e poderosos, super-manobrabilidade, radar moderno e muito potente, etc....
Assim como comercialmente a família Flanker tem mais sucesso (Bem Mais) que o Rafale.
Sobre argumentos de no existe ou manutenção cara ou de pouco desenvolvimento futuro eu também tenho uma opinião formada baseado nas informações que tenho acesso.
1) se não existisse a FAB não estaria analisando.
2) 18.000 do Rafale para 25.000 do Flanker. Mesmo sendo valores diferentes, entendo que a diferença não é tão grande.
3) desenvolvimento futuro na minha concepção depende de demanda e existem mais Flankers NOVOS do que Rafale.
A India esta produzindo 190. A Venezuela esta recebendo 24...e muitos outros.
Assim, em 2020 ou 2030 muitos países terão Flankers para modernizar e manter. O Rafale por enquanto não tem compradores senão a frança.
Também tenho informações de que os equipamentos usados no Flanker estão sendo feitos para o NOVO Flanker (PAk Fa), também ja li que a Russia deseja 600 Pak-Fa e sabendo da tradição russa em tecnologia e preço creio que esta aeronave será um sucesso. Assim o Su-35BM terá melhorias e upgrades durante muitos e muitos anos.
-----
Falado tudo isso, prefiro o Su-35BM do que o Rafale se custassem [b]o mesmo.
Como também tenho informações de que o Su-35BM custaria 50% a menos. Ai não tenho dúvidas....[/b]
Apenas isso. Sobre outros equipamentos, muitas coisas os russos fazem bem feito e tem preços atrativos mas:
1) sou mais Urutu III do que BTR-80.
2) sou mais fragata francesa stealthy produzido sob licença do que fragata russa.
3) sou mais IKL214 do que AMUR.
e por ai vai....mas também prefiro outros equipamentos russos do que de outras procedências como os helicopteros Mi17Br, Mi35 ou Mi28 e algumas coisas mais.
Algumas pessoas so gostam de equipamentos ocidentais, Otan.
Talvez outras so gostem de equipamentos russos.
Eu gosto de ambos....mas no caso do FX a proposta russa para mim é mais tentadora, repito, com as informações que possuo
Alterada as propostas eu também posso alterar minha opinião.
Báh! Assino em baixo do que tu escreveste. Não é aquela coisa adolescente de ficar "torcendo" por este ou aquele, mas sim uma "análise" simples como a que grifei, que faz a diferença.
sds
Walter[/quote]
Para mim é uma honra caro Walter.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
Plinio Jr
- Sênior
Mensagem
por Plinio Jr » Seg Mai 14, 2007 4:57 pm
Propostas para aquisição de material militar vão muito mais alem de capacidade técnica de momento e preço...