Página 898 de 5743

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 3:56 pm
por Strike7
Walterciclone escreveu:Senhores, 1o. de Junho de 2009, faltam 45 dias para o anúncio do vencedor do FX. registro minha torcida para o Rafa-F3.
Minha torcida é para que a FAB faça a melhor escolha e que esta seja independente da opinião de ''certos'' do governo... Se o rafale oferecer a melhor oferta e realmente for escolhido por méritos técnicos, no mesmo dia eu coloco uma imagem gigante do Rafale na minha assinatura..

:wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 3:59 pm
por PRick
Túlio escreveu:
PRick escreveu:
O problema do AMX é o mesmo do Gripen NG, são escolhas erradas. Para gastar no desenvolvimento de um caça hoje, é para ser de quinta geração, ou capaz de ir bem próximo,
Tenho minhas dúvidas quanto a caças 5G e, aliás, o Rafale, salvo PROVA em contrário (especulação tem aos montes) é tão 4G quanto o Gripen.
Mas por isso mesmo não estou querendo que gastemos um centavo para DESENVOLVER uma caça de 4 geração, horas, SOU A FAVOR DA CONSTRUÇÃO SOB-LICENÇA COM REPASSE DE TECNOLOGIA, e não gastar recursos em desenvolver algo que já existe, ou tentar remendar algo que não é o ideal para nós. Gastar em desenvolvimento de caças de 4 geração, NÃO!!!!
PRick escreveu:algo que o Gripen NG está longe de ser, ele é apenas uma tentativa de melhorar o Gripen C, sua principal falha de projeto, É PEQUENO DEMAIS. Isso não tem solução, somente fazendo outra célula.
Até certo ponto devo concordar, expus acima e em outros posts o que penso do tamanho do Gripen Mas tem solução: um HI!!!

Mas aí o argumento dos custos vai por água abaixo.
PRick escreveu:E o pior o Gripen tem outra falha igual ao AMX, usa equipamento dos EUA de forma intensiva,
Agora eu caí duro e preto, jurava que o NG não existia... 8-]
Segundo o fabricante, mesmo não existindo,ele vai usar turbina made in USA e uma série de equipamentos, quer dizer, dependemos da aprovação dos EUA para produção local e exportação.

PRick escreveu:quer dizer vamos ficar com o rabo preso, não vamos pdoer exportar para quem quiser,
Não me leves a mal mas...os Franceses vão nos deixar concorrer com eles usando seu próprio caça?

Mas desenvolver algo para ficar com o rabo preso, NÃO! Se vamos ficar como rabo preso de qualquer jeito, não tem porque gastarmos em desenvolvimento e viabilização da produção. Os Suecos querem que sejamos o garantidor da produção do Gripen NG, porque eles não vão comprar nadinha. 8-] 8-]
PRick escreveu:por sinal, o AMX é outro bom exemplo, nenhum foi exportado. Desculpe mas o segundo AMX, NÃO!!!!!!! O primeiro foi bom porque aprendemos com ele, repetir o erro é BURRICE!

[]´s

Se entendi bem, AMX então foi fracasso porque não foi exportado: e o Rafale? Sim, porque o Gripen C/D foi exportado, então...

O AMX foi um fracasso de vendas e produção porque era o modelo errado, na hora errada e tinha material errado nele. Porém, tivemos muitos ganhos de aprendizado, porém, não precisamos embarcar em outro, está sendo oferecido repasse de tecnologia, sem tantos riscos.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 4:11 pm
por PRick
FIGHTERCOM escreveu:
PRick escreveu: Você deveria perder seu tempo em ler, antes de afirmar coisas que não existem, quando alguém afirma um fato, é ele que deve provar a existência do fato, você afirmou algo que não tem fonte, que não tem notícia, que já foi desmentido, não tenho o que argumentar, apenas que você leia a respeito antes de afirmar coisas que não existem. 8-] 8-]

Em algum momento eu afirmei que você havia falado no NEURON? O que afirmei é que a SAAB não vai desenvolver um caça de 5ª geração, porque já faz parte de um programa de um caça de 6ª geração, é uma consequência lógica.

[]´s
Só rindo mesmo. :lol: :lol: :lol:
Sabe qual foi seu erro? Em nenhum momento menciono quinta geração da SAAB, quando falei desenvolvimento conjunto estava me referindo ao Gripen-NG. Se você também não tiver preguiça, pode procurar no DB, existem notícias sobre isso.

Eu interpretei seu texto de forma diversa, porque você falou em PAK. Desenvolver caça de 4 geração é conversa de vendedor, desenvolver algo que já existe, e que já está defasado, custando um fortuna, não tem sentido. O Gripen NG é apenas um tentativa de salvar o Gripen, nada mais, e eles querem passar para nós o abacaxi, nem eles vão usar. Falar em desenvolvimento de caças no Brasil, é desenvolver caças de QUINTA geração, assim, não posso ver continuidade ou similaridade entre desenvolver PAK e Gripen NG. Sou favorável ao desenvolvimento de caças de quinta geração, agora, caças de quarta geração SOMENTE produção local com repasse de tecnologia. Por isso, seu texto ganhou outro sentido para mim.

Acredito que você esteja vendo mais coisa do que estou escrevendo de fato, para isso tem duas soluções: um bom curso de português, orientando para interpretação de textos, e se o caso for mais grave, um oftalmologista. :twisted: :twisted: :twisted:

Creio que isso vale para você, quando escrever seja claro, seu texto era dúbio.

E a pergunta continua: aonde eu menciono NEURON? :lol: :lol: :lol:

Vale o que você mesmo falou, é questão de ler o texto, e procurar em qual parte dele falei que você falou em Neuron, apenas disse que os Sueco não vão desenvolver um caça de quinta geração, porque estão no programa do NEURON, e para nós o que interessa é desenvolver um caça de quinta geração, e não uma gambiarra de um caça de quarta geração, eles querem é repassar os riscos deles para nós, porque não vão usar a gambiarra. Você acha que isso tem similaridade, eu não, por isso seu texto não estava claro para mim.

[]´s



Abraços,

Wesley

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 4:31 pm
por Túlio
Mas por isso mesmo não estou querendo que gastemos um centavo para DESENVOLVER uma caça de 4 geração, horas, SOU A FAVOR DA CONSTRUÇÃO SOB-LICENÇA COM REPASSE DE TECNOLOGIA, e não gastar recursos em desenvolver algo que já existe, ou tentar remendar algo que não é o ideal para nós. Gastar em desenvolvimento de caças de 4 geração, NÃO!!!!
É uma visão tão digna de respeito quanto qualquer outra. Ainda assim, mantenho minha discordância, com o argumento de que NÃO SABEMOS fazer caça nem 2G, quanto mais 4G. APRENDER A FAZER para mim é muito mais importante do que simplesmente repetir o que outro faz, segundo suas instruções. Nunca vamos saber o porquê disso ou daquilo e nem vamos precisar, basta seguir o manual de instruções.. :wink:
Mas aí o argumento dos custos vai por água abaixo.
Verdade!

Segundo o fabricante, mesmo não existindo,ele vai usar turbina made in USA e uma série de equipamentos, quer dizer, dependemos da aprovação dos EUA para produção local e exportação.
No caso do Rafale ou SH, o que muda? Nada, né?

Mas desenvolver algo para ficar com o rabo preso, NÃO! Se vamos ficar como rabo preso de qualquer jeito, não tem porque gastarmos em desenvolvimento e viabilização da produção. Os Suecos querem que sejamos o garantidor da produção do Gripen NG, porque eles não vão comprar nadinha.
O que não quer dizer que OUTROS não comprem. Custos operacionais ainda são um fator importantíssimo... :wink:

O AMX foi um fracasso de vendas e produção porque era o modelo errado, na hora errada e tinha material errado nele. Porém, tivemos muitos ganhos de aprendizado, porém, não precisamos embarcar em outro, está sendo oferecido repasse de tecnologia, sem tantos riscos.
Modelo errado: tenho dúvidas, o fato é que precisávamos de um vetor de projeção e o AMX o é até hoje, tendo condições superiores a qualquer outro avião da FAB de entregar cargas a longas distâncias com baixa exposição aos meios de defesa inimigos.

Hora errada: verdade, o mercado, com o fim da guerra fria, estava abarrotado de aviões com prestaciones semelhantes a um custo muito menor...

Material errado: concordo, mas não pela razão embutida no teu argumento (dependência dos EUA) e sim por depender de qualquer estrangeiro, a França também vetaria um caça com materiais e tecnologias sensíveis para um País rival...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 4:39 pm
por FIGHTERCOM
PRick escreveu: Creio que isso vale para você, quando escrever seja claro, seu texto era dúbio.
Texto dúbio, sei. Continuo rindo. :lol: :lol: :lol:
Segue abaixo o post que originou toda essa discussão. Coloquei com letras maiores para que possa ler e não cometer nenhum equívoco. Repare que no final escrevi Gripen-NG.
PRick escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Desenvolvimento conjunto realmente é O ARGUMENTO, por isso torcia pela participação do Brasil no programa PAK-FA. Mas dos três finalistas, o único que colocou essa possibilidade, e que vem falando isso constantemente, é o Gripen-NG.

Abraços,

Wesley
Não foi proposto nada, a notícia a respeito que circulou na internet era um fake, um engodo, nada mais. :evil: :evil:

[]´s
Segue abaixo uma relação de cursos de português disponíveis pela internet

1- http://cursodeportugues.blogarium.net/
2- http://www.universia.com.br/materia/mat ... p?id=12177
3- http://www.iped.com.br/kids/curso/portugues-infantil/

Vale a pena você investir um pouco do seu tempo, assim evita essas discussões desnecessárias. Tão bom quanto saber escrever, é saber ler e interpretar corretamente. :wink:

Mas e o NEURON rapaz? Não achei ele nos meus posts.


Abraços,

Wesley

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 5:36 pm
por Junker
Brazil, India Hold Fate of Gripen, Other Jets
By andrew chuter
Published: 1 June 2009


LONDON - Upcoming decisions by Brazil and India on fighter aircraft could make or break the future of two of the world's combat aircraft manufacturers, according to a senior executive at Gripen International.

The likely contenders to hit the exit button in the next few years if they don't secure one of the orders will be Boeing, Dassault Aviation, MiG or Gripen-builder Saab itself, said Bob Kemp, Gripen's senior vice president for international sales and marketing.

"If you look today, there are seven fighter-jet manufacturers in the world. My view is that in the next three to five years, there is probably only going to be five," Kemp told reporters during a briefing May 19. "I'm putting my money on MiG [as one of the victims] because they don't have a home market any more as Sukhoi has won all the Russian deals in the last 10 years. India is the last throw of the dice for them, and then the question is: Who is going to be the other one?"

He ruled out Eurofighter, Lockheed Martin and Sukhoi as potential casualties and said it would be "either us, Dassault or Boeing who will opt out of the export market. I think whoever wins or loses in Brazil and India will determine how things fall."

Kemp's view didn't find much support among rival manufacturers.

A spokesman for Dassault said the French plane-maker's plans for its Mirage were not at risk.

"It's not true. For Dassault, it is not a case of win or die, but maybe it is for some of our competitors," the spokesman said.

He said the company has orders for Rafales out to at least 2020, and that the French Air Force would eventually order more development for a midlife upgrade. He also said Rafale was pursuing its first export victory in the United Arab Emirates and Switzerland, as well as in Brazil and India. In late May, media reports quoted UAE officials as saying that progress was being made on negotiations to buy Rafales to replace about 60 Mirage 2000-9s.

Boeing officials declined to be drawn into the debate, beyond noting that the company had secured an order for the F/A-18 Super Hornet in Australia and was pursuing opportunities across the globe.

Several industry executives agreed that Saab likely needed a big order to help complete development of the next-generation Gripen, noting that the Swedish jet had taken a heavy knock when the Norwegians chose the F-35 Joint Strike Fighter (JSF).

Richard Aboulafia, an analyst at Teal Group, said that of all the Western fighter manufacturers, Saab is "uniquely vulnerable."

New production will end in 2012 unless an expected order for a further six Gripens for the Thai Air Force is firmed up. A number of aircraft are also being rebuilt to the latest standard for the Swedish Air Force, which will help retain capabilities beyond 2012.

"Gripen is facing a critical moment. A weak home market and a limited export order book mean that they have another 18 to 24 months to find customers. Eurofighter has a few years beyond that at least, and Rafale should make it to 2018 or beyond," Aboulafia said.

Still, he said, the Europeans are probably living on borrowed time as prime combat aircraft producers, particularly with JSF's fortunes improving. Not so long ago, Aboulafia forecast that the F-35 will eventually do to the European industry what the F-16 failed to do - kill it.

"I still agree with my statement. JSF is as much about [U.S.] industrial policy as it is an aircraft program," he said.

And even Boeing's days are numbered as a fighter manufacturer, the analyst said.

"They have got the better part of the next decade to make some serious money out of the F-15 and F/A-18, but beyond that, there is nothing," Aboulafia said. "They could push the production line out to 2018-2020 if they are successful in the export market. But like the Europeans, they are wrong to place too much confidence on filling the gap with UCAV [unmanned combat aerial vehicle] production. The numbers required are just not going to be of the same order."


Busy Times

For now, however, fighter executives say they have rarely been so busy responding to requests for proposals or information, even though the economic crisis has slowed down some would-be purchasers such as Romania and Croatia.

Saab's Kemp said the list of possible customers for the Gripen include Switzerland, several Balkan countries, Denmark, the Netherlands, and even countries such as Qatar, Mexico, Estonia and others.

But he also said fighter makers need to win in strategically important markets where order numbers will eventually top more than 50 aircraft. India is part-way through what is currently the world's largest fighter export competition: 126 aircraft plus options that could bring the total to 250 to 300 aircraft, Kemp said. Contenders include Dassault's Rafale, the Boeing F/A-18, the Gripen NG (Next Generation), Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin's F-16, and the Russian Aircraft Corp.'s MiG-35.

Unconfirmed reports emerged in May that Rafale had been ejected from the Indian competition but that Dassault was mounting a revised bid with French government assistance.

Kemp said the Indian procurement process is running about three times slower than it should.

"My best guess is it will take seven years from request for proposals to contract signature. It's a big country and a lot of people have a say. I don't see a contract for at least three or four years," he said. "The Indians are aiming for an operational date of 2014 but our view is that 2020 is more realistic."

For Brazil, the requirement is 36 "leading to 120 or maybe 150 with attrition buys," he said.

Gripen, F/A-18 and Rafale are the contenders. Brazil is on track to make a decision later this year.

"If you secure Brazil or India, you are not going to disappear for the next 10 years at least. If you don't win one of those, the question then is: Where do you find the other markets that are big enough to sustain future developments?" he said. "You can live on small orders, but there is no doubt you need strategic markets to really be able to project yourself. If you want to be around for development of the next-generation aircraft, you need a secure and broad customer base."

One way Saab is wooing Brazil and India is by describing how helping to develop the next-generation Swedish fighter could help them eventually build fighters of their own, possibly alongside South Africa and Sweden.

"We are talking about 10 years from now, so it's hard to predict where we will be," he said.

Similar talks in 2007 with South Korea about cooperating on a next-generation twin-engine fighter have been shelved, he said.

Another way is by offering the new Selex-developed active electronically scanned array (AESA) radar and new-generation MBDA Meteor beyond-visual-range air-to-air missiles. Neither is subject to U.S. export regulations.

Kemp said the AESA radar's performance is astonishing.

"Without question, it will give us a huge lift in the marketplace," he said. "If you look at what the U.S. offers on the export market, this is in a different league."

A development radar is due to fly on the Gripen NG test aircraft later this year.

Boeing officials noted that the Raytheon APG-79 AESA radar carried by its Super Hornets is already operational. They also said it and offered lower development and operational risks than the competitor sensor still on the drawing board.

E-mail: achuter@defensenews.com.
http://www.defensenews.com/story.php?i=4116302

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 5:49 pm
por FIGHTERCOM
Junker escreveu:
Brazil, India Hold Fate of Gripen, Other Jets
By andrew chuter
Published: 1 June 2009

One way Saab is wooing Brazil and India is by describing how helping to develop the next-generation Swedish fighter could help them eventually build fighters of their own, possibly alongside South Africa and Sweden.

"We are talking about 10 years from now, so it's hard to predict where we will be," he said.

Similar talks in 2007 with South Korea about cooperating on a next-generation twin-engine fighter have been shelved, he said.

Another way is by offering the new Selex-developed active electronically scanned array (AESA) radar and new-generation MBDA Meteor beyond-visual-range air-to-air missiles. Neither is subject to U.S. export regulations.

A development radar is due to fly on the Gripen NG test aircraft later this year.
Interessante. 8-] 8-] 8-]

Abraços,


Wesley

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 5:57 pm
por Carlos Mathias
said Bob Kemp, Gripen's senior vice president for international sales and marketing.
Another way is by offering the new Selex-developed active electronically scanned array (AESA) radar and new-generation MBDA Meteor beyond-visual-range air-to-air missiles. Neither is subject to U.S. export regulations.
Mas e o pessoal que fala que isso não tem problema algum? :lol:
Se a própria SAAB faz questão de ressaltar isso é porque SIM, existem problemas com material americano no Gripen e receios de alguns compradores sobre algum possível veto americano.
Mas como gostam de me dizer aqui, alguns acham que sabem mais que o próprio responsável pela parada. :roll: :lol:

Seria salutar juntar-se a SAAB nessas condições?

E que coisa hein? Das listadas como possíveis falidas e portanto altamente sujeitas a riscos, a Sukhoi está fora como um das saudáveis. 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 6:28 pm
por Carlos Lima
Bom,

O fato 'e que nenhuma dependencia 'e sempre o melhor e o fato dos Suecos afirmarem que nao estao sujeitos a nenhuma restricao americana nao 'e um indicativo de que os americanos necessariamente fariam isso, s'o 'e uma constatacao e fica bonitinho dizer isso em nome da independencia tecnologica e a parceria que eles estao vendendo em conjunto com esses contratos.

Eu tambem tenho duvidas com relacao a se juntar com a SAAB, aonde fico eu aqui novamente enchendo o saco de todos lembrando do AM-X... mas novamente nao pelo lado do aviao em si e sim em funcao de nossa propria "historica" falta de organizacao e comprometimento com o que 'e nosso - para mim fatores fundamentais nos problemas com o AM-X, exportacao 'e um pouco mais dificil julgar.

A coisa bem planejada, honestamente nao tenho nada contra a aeronave...

Quanto a Sukhoi, o que ocorre 'e que ela nao seria listada porque nao existir'a FA Russa nos proximos anos se a Su estiver a perigo... simples assim.

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 6:34 pm
por Valdemort
Afinal a Embraer vai ou nao vai comprar a SAAB ?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 6:55 pm
por Túlio
Senhores, algumas considerações (sobre o texto):

:arrow: Frase duríssima: "(...)the Europeans are probably living on borrowed time as prime combat aircraft producers(...)". Para os que não entendem Inglês, significa "os europeus estão vivendo de tempo emprestado como fabricantes principais de aeronaves de combate". Eu a contestaria baseado em sua continuação: "(...)particularly with JSF's fortunes improving. Not so long ago, Aboulafia forecast that the F-35 will eventually do to the European industry what the F-16 failed to do - kill it." Com a Crise cada vez pior no hemisfério norte, o dólar agonizante e com os EUA (estes sim, vivendo "de tempo emprestado", em termos econômicos) nas últimas, não apostaria um tostão no F-35, pemissa principal da linha de raciocínio do Mr. Richard Aboulafia... 8-]

:arrow: Interessante o ponto de vista sobre a importância de mercados como Índia e Brasil, dois dos BRICs: os outros dois fazem seus próprios caças, investindo inclusive em 5G (segundo consta os Indianos investem no projeto Russo)...

:arrow: Sobre o fim da Boeing como fabricante de aeronaves de combate a jato: bueno, não se fabricando mais F-18, fecha-se então a linha de montagem das F414? Ou seria mais interessante vender para quem comprar o Gripen NG? Ademais, sendo este um avião que NÃO EXISTE, ainda nem voou, nem se fez uma simples maquete, buieno, e o EJ? Typhoon vai ter problemas para arranjar novas encomendas, nos tempos bicudos que vêm se avizinhando...

:arrow: Richard Aboulafia, an analyst at Teal Group, said that of all the Western fighter manufacturers, Saab is "uniquely vulnerable." Bueno, tenho afirmado constantemente, é em temos como esses que temos de aproveitar as oportunidades, o maior engole o menor, o mais forte devora o mais fraco... 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 7:06 pm
por Carlos Mathias
Abraços de afogado?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 7:10 pm
por Túlio
Carlos Mathias escreveu:Abraços de afogado?

Tipo assim, não entendi... 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 7:20 pm
por Carlos Mathias
Se a SAAB tá mal das pernas, bem mal mesmo, juntar-se a ela não seria mais risco que lucro?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jun 01, 2009 7:22 pm
por usskelvin
Carlos Mathias escreveu:Se a SAAB tá mal das pernas, bem mal mesmo, juntar-se a ela não seria mais risco que lucro?
Também não é assim, o que parece existir é uma proposta da SAAB para os Super Tucanos, se for costurada o Gripen tem grande chance.