Olá amigos do DB (de Terra, Mar, Ar e Espaço – e de Terreiro também)
Neste tempo que estou aqui tenho aprendido muito com os Srs. (e Sra.).
Mas algumas questões, por mais debatidas que foram, ainda não me permitiram
romper com algumas crenças arcaicas.
Vamos ao caso do preço do pacote do Rafale ser maior que os demais. Acredito que possa haver
variação de preço entre os 3, mas não acredito em grande diferença, mesmo no caso do NG.
Pode até ser que o NG seja mais barato (custo incial), mas não acredito em grande diferença.
Todos são igualmente sofisticados e política de preço de tais produtos (militares) é algo um
pouco diferente de demais produtos convencionais. As variantes e condicionantes
ultrapassam custo do produto e impostos + margem de lucros.
Entram em jogo questões estratégicas e políticas, além de subsídios inconfessáveis
e dificilmente transparentes. Além de interesses momentâneos (e mais importante
ainda: os futuristas).
É por isso que não acredito que a Dassault, e mais ainda o governo francês, queiram ter
grandes lucros imediatos nesta venda ao Brasil e apertar no preço do Rafale.
Uma venda aqui, que será divulgada antes dos processos indiano, suíço e provavelmente do
EAU e Líbia, terá grande influência mundial na carreira do Rafale, ainda mais se emplacá-lo em
Mais uma marinha e PA além do CDG. Isto já compensa um preço bem mais baixo (acredito hoje
que é o que os franceses farão (ou deveriam fazer) – a menos que sejam realmente muito loucos e arrogantes).
Fora isto, as compensações comerciais pesarão bastante do outro lado da balança do preço
inicial e poderão transformar qualquer caça mais caro no mais rentável (barato).
Além disto temos ainda as transferências de tecnologia que, estas sim, têm peso bem maior
na balança. E o exemplo da disposição de transferência francesa com a Marinha nos subs foi
impressionante.
Isto eu estou falando do preço total do pacote e não do caça em si.
Quanto ao preço de operação (dos bi-motores) não acredito que haja muita diferença entre os dois
(Rafale – F-18EF). Eu penso que os franceses (assim como suecos – não sei quanto aos americanos)
projetaram o Rafale (e o NG) para uma vida menos custosa possível (dentro do desejado custo-benefício).
Ninguém tem dinheiro para jogar fora e fazer algo digerível e operável hoje em dia é pré-requisito.
Para mim, leigo e aficcionado apenas, como todos os 3 são máquinas muito sofisticadas, todos
serão extremamente caros e custosos. Qualquer um dos 3.
Não podemos nos esquecer que se o NG for apenas um pouco menos capaz teremos que tê-lo
em maior número e talvez até mais bases dedicadas. Isto já geraria um custo altíssimo
em nossas contas. Vejam que digo “se”...
Além do mais, estou curioso para saber como chegaram ao seu preço com segurança,
visto não haver nem protótipo ainda. Programas sofisticados e longos como estes
geralmente (sempre) extrapolam previsões. Caso ocorra, o que poderá acontecer?
- A SAAB e acionistas ou o governo Sueco e contribuintes arcarem com um imenso prejuízo.
- A SAAB dizer - Vamos renegociar.
- A SAAB dizer - Não vai dar. Vamos ter que parar por aqui.
E no caso do radar ou da parceria com a Selex não funcionar o que dirão?
- Desculpem, precisamos de mais tempo para arrumar outro parceiro.
- Desculpem, vocês vão ter que ir de radar antigo mesmo.
Isto sim seria um cenário muito caro. Caríssimo. Verdadeiramente um crime de Lesa-Pátria.
Mas acho que a FAB já tem estas respostas não é mesmo? Senão ele não estaria na Short-List.
Vejam que não é crítica ao NG que acho que será um caça fantástico e com o qual
eu ficaria muito feliz mesmo em vê-lo em nossas mãos.
Do americano não vou falar por culpa da estória (mas acho que é história mesmo)
do escorpião atravessando o rio.
Por isso minha torcida hoje se resume ao que eu acredito que nos ofereça um excelente
caça multipropósito com um bom programa de independência atrelado, seja por meio
de manutenção local e total, transferência de tecnologia ou de ser o caça do parceiro
internacional mais confiável (existe?).
Como não tomo cerva vou pedir licença ao amigo Carlos para que este novo amigo possa
também sentar na varanda com uma pipoquinha.
Um abraço aos amigos do DB (torcendo para que defesa continue importante depois de 2010)
Franz Luiz