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Re: A-12
Enviado: Qua Fev 15, 2017 10:32 pm
por Carlos Lima
gogogas escreveu:o que acontecerá com a modernização dos restantes dos A-4 ? Seria viável ? Ja que os A-4 são antigos, e não teremos um PA seria desperdício de dinheiro ,mesmo com a doutrina construída ,experiencia em porta aviões , os A-4 tem vida útil por ´pouco tempo e quando se aposentarem ,com certeza não teremos um PA ! A mesma coisa sera pros C1-A ! deveriam vender os a4 e comprar helicópteros extras !
Acho que a questao 'e ver se a lei que proibe a MB de usar aeronaves de Asa Fixa cai ou nao.
Sem PA, em teoria, a MB na atual lei nao poderia operar aeronaves de Asa Fixa. Do mesmo modo se eles nao consideram ter um PA pelos proximos 10 anos ou mais, os A-4 (e C-1) nao fazem tanto sentido para ser honesto.
A essa altura do campeonato, existe muito para ser pensado, pois uma opcao seria trocar tudo isso por S Tucanos em um primeiro momento para continuar treinando os pilotos, e para missoes de apoio aos F Navais e a esquadra, ou mesmo acabar com tudo, passar a Av de Patrulha para a MB, e de fato pensar em aviacao naval de Asa Fixa quando um PA estiver de fato no nosso horizonte.
[]s
CB
Re: A-12
Enviado: Qua Fev 15, 2017 10:47 pm
por Penguin
Carlos Lima escreveu:gogogas escreveu:o que acontecerá com a modernização dos restantes dos A-4 ? Seria viável ? Ja que os A-4 são antigos, e não teremos um PA seria desperdício de dinheiro ,mesmo com a doutrina construída ,experiencia em porta aviões , os A-4 tem vida útil por ´pouco tempo e quando se aposentarem ,com certeza não teremos um PA ! A mesma coisa sera pros C1-A ! deveriam vender os a4 e comprar helicópteros extras !
Acho que a questao 'e ver se a lei que proibe a MB de usar aeronaves de Asa Fixa cai ou nao.
Sem PA, em teoria, a MB na atual lei nao poderia operar aeronaves de Asa Fixa. Do mesmo modo se eles nao consideram ter um PA pelos proximos 10 anos ou mais, os A-4 (e C-1) nao fazem tanto sentido para ser honesto.
A essa altura do campeonato, existe muito para ser pensado, pois uma opcao seria trocar tudo isso por S Tucanos em um primeiro momento para continuar treinando os pilotos, e para missoes de apoio aos F Navais e a esquadra, ou mesmo acabar com tudo, passar a Av de Patrulha para a MB, e de fato pensar em aviacao naval de Asa Fixa quando um PA estiver de fato no nosso horizonte.
[]s
CB
Independente de lei, a MB expressou oficialmente sua decisão:
Até que a Marinha receba um novo Navio-Aeródromo, a capacidade de conduzir operações de guerra naval com emprego de aviação de asa fixa, obtida às custas de grandes investimentos e intensos treinamentos dos nossos pilotos no país e no exterior, será mantida a partir da Base Aérea Naval e de outras instalações de terra, e também por meio de treinamentos com marinhas amigas.
http://www.defesanet.com.br/naval/notic ... Sao-Paulo/
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 2:53 am
por Lord Nauta
Independente da nota da MB não acredito em um novo NAe no horizonte previsível de tempo. Entretanto talvez este ''choque de realidade'' possa induzir a uma nova solução para a AN. Hoje temos um inventário razoável de helicópteros em operação e/ou a serem recebidos, entre eles os S76 e os Super Cougar. Estas aeronaves necessitam de navios para que suas tripulações se mantenham em alto nível operacional. O problema e que apenas o NDM Bahia não tem a capacidade de sozinho atender as demandas operacionais destas classes de helicópteros. Outra questão e que também não haverá tão cedo disponibilidade orçamentaria para obtenção de um navio das classes Mistral, Cavour ou Juan Carlos.
Considerando o exposto sou da opinião que de uma forma pragmática a MB deveria realizar um esforço para a obtenção de um navio de segunda mão que permitisse o pleno emprego das aeronaves supra citadas, além da possibilidade da operação de ARP's de médio porte. Para atender esta demanda acredito que seria uma alternativa factível o HMS OCEAN ou um dos LPH italianos da classe San Giorgio. A obtenção destes navios contribuiriam para potencializar as capacidades ofensivas e defensivas dos modernos helicópteros da AN e no futuro o estudo através do emprego sistemático de ARP's da capacidade destes vetores em operações de patrulha/vigilância e ataque tático.
Sds
Lord Nauta
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 4:57 am
por Carlos Lima
Ouvir dizer (já faz um tempo) que quando o HMS Ocean foi ao Brasil ele tinha problemas sérios de propulsão e não seria uma boa escolha. Além disso ele não tem doca alagável e a MB não tinha interesse em navios sem essa capacidade.
[]s
CB
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 7:48 am
por P44
Poti Camarão escreveu:Alguma possibilidade em algum porta-aviões americano descomissionado ou prestes a ser?
O Enterprise.
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 7:54 am
por P44
Túlio escreveu:JL escreveu:
Somente um grande navio permite operar os grandes helis. Em, três visitas que fiz a navios aqui em Santos pude ver improvisações, uma há muitos anos, não lembro se era o Ceará ou o Rio de Janeiro, realmente não recordo era um dos docas, operando o SH3 Sea King, no convés expostos ficavam os containers com as armas de manejo, Exocet Am 39 e Mark 46, pena que não era na época da câmera digital se não teria fotografado, não tinha hangar, não tinha paiol, muito menos elevador para armas, na última Aspirantex 2016 era o Sabóia salvo engano que era a nau capitânia de novo heli exposto no convés e armamento de defesa dois canhões de 20 mm Oerlikon. Agora quem faz as vezes é o Bahia, que veio a Santos com 03 helis, entre eles um Sea Hawk, muito melhor sim, mas o navio é praticamente indefeso, 02 Simbad, 03 canhões de 20 mm e 02 ou 04 metralhadoras .50, não lembro exato. Na prática tudo é no improviso, porque o Nae não saia do porto e quando era o Minas era caro para caramba.
Duas perguntas: o Sea Hawk é melhor do que o quê? IMHO, ainda não fizeram um heli capaz de substituir plenamente o Sea King, que reunia a capacidade de transportar qualquer arma ou sensor levado por heli e mantinha uma estupenda estabilidade (o rei do hovering), assim, estás comparando o SH com qual heli?
Além disso, meu cupincha, recordo que o Canadá tinha, ali pelos anos 80, uma Fragata pouco maior que a Niterói e ela levava não um mas DOIS helis pesados (SK). Não consigo lembrar o nome da classe mas me parecia das buenas, o que contradiz a info de que apenas navio grande pode levar heli grande...
Classe Iroquois?
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 8:01 am
por P44
knigh7 escreveu:Desde ontem a noite começaram a surgir matérias (Estadão, PlanoBrazil) sobre um eventual porta-aviões substituto. Nos próximos anos vai se falar bastante sobre isso.
Falar...porque grana mesmo para um PA, não vai haver.
Recado para os colegas portugueses e demais navegantes de outros países: as coisas no Brasil são assim mesmo. Não dêem bola.
Até parece que nós não vivemos uma situação semelhante, quando nem temos 28 milhões de euros para pôr os patrulhas comprados á dinamarca a navegar, e nem sabemos se vai haver MLU ás fragatas.
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 9:33 am
por mmatuso
P44 escreveu:Poti Camarão escreveu:Alguma possibilidade em algum porta-aviões americano descomissionado ou prestes a ser?
O Enterprise.
Marinha quebraria em uma semana para manter um monstrengo desses.
Não esquecendo:
AL AL AL, Gripe naval se deu mal!
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 9:42 am
por Juniorbombeiro
Carlos Lima escreveu:Ouvir dizer (já faz um tempo) que quando o HMS Ocean foi ao Brasil ele tinha problemas sérios de propulsão e não seria uma boa escolha. Além disso ele não tem doca alagável e a MB não tinha interesse em navios sem essa capacidade.
[]s
CB
Não sei a real situação do navio, mas esses supostos problemas sérios de propulsão, seriam, teoricamente, fáceis de resolver, são motores diesel marítimos de origem comercial, similares aos do Bahia (salvo engano, destes também se dizia que tinham problemas), apesar de pouco antigos, não creio que sejam um abacaxi tão ruim de descascar quanto os sistemas de caldeiras/turbinas a vapor do São Paulo, devem ser bem mais baratos de manter e operar. Quanto a doca, ele é um porta helicópteros com uma capacidade de desembarque anfíbio secundária, mas é um senhor porta helicópteros, e está bem atualizado em termos de eletrônica. Com a aposentadoria do São Paulo, poderia vir a ser uma solução paliativa interessante, dependendo do preço.
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 9:53 am
por joaolx
P44 escreveu:Poti Camarão escreveu:Alguma possibilidade em algum porta-aviões americano descomissionado ou prestes a ser?
O Enterprise.
Um PA nuclear? Duvido que isso seja possível sequer
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 10:17 am
por joao fernando
mmatuso escreveu:P44 escreveu:
O Enterprise.
Marinha quebraria em uma semana para manter um monstrengo desses.
Não esquecendo:
AL AL AL, Gripe naval se deu mal!
Eu eu eu a SAAB se fu...(ferrou)
Unica coisa boa. O almirantado viu que o NG é furada, e pulou fora. Sem caças modernos, pra que PA?
BZ MB
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 10:30 am
por mmatuso
joao fernando escreveu:mmatuso escreveu:
Marinha quebraria em uma semana para manter um monstrengo desses.
Não esquecendo:
AL AL AL, Gripe naval se deu mal!
Eu eu eu a SAAB se fu...(ferrou)
Unica coisa boa. O almirantado viu que o NG é furada, e pulou fora. Sem caças modernos, pra que PA?
BZ MB
Provavelmente começou a ver as postagens no forum e tópico do FX-2, chamou um especialista da marinha e ficou estarrecido com o monte de lorota e mandou cancelar na hora para esse mal ser cortado pelas raiz.
No fundo PA é um arma poderosa, mas não temos estrutura hoje para operar uma, isso é fato, ficar pegando o refugo dos outros e dando manutenção é meio tosco.
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 10:31 am
por Luís Henrique
Bom, pelo que entendi ficaremos assim:
A-12 desmobilizado;
Dos 12 A-4M, 9 serão concluídos;
A MB vai operar esses 9 A-4M em bases em terra, principalmente na base aérea naval de São Pedro da Aldeia.
Também se pretende operar os 9 A-4M em navios aeródromos da Us Navy;
O que mais me chamou atenção na nota da MB, é que diz que a MB vai buscar um novo BINÔMIO NAE X CAÇAS que será SUBSTANCIALMENTE mais barato do que A-12M e caças novos compatíveis com o A-12M, já que a modernização demoraria tanto tempo que os A-4M já estariam próximos da aposentadoria.
Ou seja, a modernização do A-12 demoraria praticamente 10 anos. Os A-4M já estariam no final da vida útil. Para operar por mais 15 ou 20 anos, o A-12M NECESSITARIA de novos caças.
E o navio possui limitações, não é QUALQUER caça que poderia operar no A-12M a contento.
Eu penso no Gripen M, mas será que a SAAB concluiu o estudo e disse que o Gripen M NÃO daria certo no A-12M???
O que os Srs. acham??????
1) a MB vai buscar um Nae usado que NÃO precise de modernização, e que seria comprado em poucos anos (bem antes dos 10 anos da mod do A-12).
Sendo assim, este Nae poderia operar com os A-4M por muito tempo?
2) a MB vai buscar um Nae NOVO, mas por alguma razão sairá SUBSTANCIALMENTE MAIS BARATO que a modernização do A-12 e aquisição de caças compatíveis com o A-12...
a) ou porque o Nae é STOBAR e/ou de menor porte e os caças a serem adquiridos seriam também mais baratos, como o MiG-29K???
b) ou porque o estudo da SAAB concluiu que o Gripen M não poderia operar no A-12M, que o único caça viável seria o F-35B, portanto o NOVO binômio Nae x caças seria mais barato, pois poderíamos adquirir um caça bem mais barato que o F-35B???
Senhores, me ajudem. Alguém tem ideia do que a MB quis dizer com NOVO BINÔMIO NAE X CAÇAS SUBSTANCIALMENTE MAIS BARATO???
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 10:34 am
por J.Ricardo
Tomara que a MB acorde de seus sonhos lulísticos e comece a levar mais a sério a produção dos NP500 e NPO, esses sim estão fazendo muita falta. A Amazônia também esta precisando de mais atenção, a situação lá e "passa boi, passa boiada", lembrando que até madeira é contrabandeada usando os rios da Amazônia...
Re: A-12
Enviado: Qui Fev 16, 2017 10:37 am
por joao fernando
J.Ricardo escreveu:Tomara que a MB acorde de seus sonhos lulísticos e comece a levar mais a sério a produção dos NP500 e NPO, esses sim estão fazendo muita falta. A Amazônia também esta precisando de mais atenção, a situação lá e "passa boi, passa boiada", lembrando que até madeira é contrabandeada usando os rios da Amazônia...
Vai abandonar os sonhos Lulisticos e ser uma marinha de pescaria de fim de semana.