A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: A-12

#12976 Mensagem por joao fernando » Ter Jan 31, 2017 3:58 pm

NG naval só qdo o SP tiver 100 anos. Não pode, não dá...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: A-12

#12977 Mensagem por juarez castro » Ter Jan 31, 2017 9:26 pm

JL escreveu:Não sei como alguém pode acreditar em um A 12 usando CATOBAR e Gripen, são tantos os obstáculos a serem superados. É um devaneio.
Mas um A 12 com um modelo de propulsão diesel/elétrico e aeronaves STOBAR pode com a disponibilidade de recursos ser viabilizado. Mas mesmo assim vai sair bem caro.
Talvez até possa ser adaptado o próprio Gripen para este uso, com um novo trem de pouso super reforçado para os pousos, uma vez que todos os problemas relacionados com as catapultas desaparece tanto para a aeronave como para o navio.
Talvez seja interessante para a Saab por abrir um novo mercado no futuro, para novos projetos de navios que venham a surgir.
JL, foi apenas um exercício de futurologia aplicada, hoje, lamentavelmente, a MB não tem dinheiro nem para atirar aviõezinhos de papel de cima de um bote inflável, e não vai ter tão cedo.

G abraço




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Re: A-12

#12978 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 12:25 am

Hoje se formos analisar a questão friamente, a MB deveria...

1. vender o SP como sucata e aproveitar a renda para pagar as contas atrasadas, e

2. emplacar a aviação naval a partir de terra.

O AF-1 hoje é praticamente um esquadrão fantasma, que só existe no organograma do comando da aviação naval, enquanto os esquadrões de helis morrem à míngua por absoluta falta de material condizente, diga-se, o programa UHP que não sai do lugar trancado que está em alguma gaveta no cmdo da MB.

Acho que já dei essa ideia aqui mas torno a colocá-la novamente como exemplo.

Seria interessante a FAB repassar todos os C-295 para a MB no médio/longo prazo, da seguinte forma: dispõe-se os 3 C-295 SAR + 5 aeronaves iguais a serem compradas, totalizando as 8 iniciais pretendidas pela FAB pelas bases que hoje servem ao 4o Grupo; dos 12 cargo, adaptar 8 como ASW/ASupW com kits aplicáveis, com os 4 restantes servindo como cargo.

Isso nos daria uma capacidade de esclarecimento/reconhecimento, SAR e ASW/ASupW anos luz a frente do que temos hoje. Os P-3AM seriam repassados por último, de forma a MB ter tempo para forma pessoal especializado, no que a operação dos C-295 ajudaria muito, e com um custo menor. As 4 bases da patrulha seriam repassadas à responsabilidade da MB, no caso Belém, Salvador e Florianópolis, com a Macega ficando como a base de referência. Os C-295 poderiam ser substituidos por novas encomendas de KC-390 dando assim à FAB a capacidade de dispor destes cargueiros em todas as regiões do país, através do 1o/9o Gav e do 1o/15o Gav, em Manaus e Campo Grande, respectivamente.

Não vou falar da parte dos helos do EB, porque seria muito extensivo, mas o repasse dos 34 AS-365K Pantera modernizados para aquelas 4 bases aereas transferidas à MB seria algo também plausível, substituídos que seriam por outro helo maior na Avex, e dando a MB uma capacidade de SAR e emprego geral de curto/médio alcance indiscutivelmente melhor do que jamais tivemos.

Eu acredito que até mesmo a questão do novo helo de treinamento escolhido em conjunto para as 3 ffaa's concorreria para facilitar o aprestamento de cada força, e ainda contribuiria para minorar o tamanho do investimento feito neles, assim como o próprio UHP, já que, por exemplo, um H-145 com certeza encontraria uso na MB, no EB e na FAB.

É tudo apenas um grande exercício de sofisma, mas que bem que poderia se tornar real.

abs.




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Re: A-12

#12979 Mensagem por joao fernando » Qua Fev 01, 2017 10:10 am

FCarvalho escreveu:Hoje se formos analisar a questão friamente, a MB deveria...

1. vender o SP como sucata e aproveitar a renda para pagar as contas atrasadas, e

2. emplacar a aviação naval a partir de terra.

O AF-1 hoje é praticamente um esquadrão fantasma, que só existe no organograma do comando da aviação naval, enquanto os esquadrões de helis morrem à míngua por absoluta falta de material condizente, diga-se, o programa UHP que não sai do lugar trancado que está em alguma gaveta no cmdo da MB.

Acho que já dei essa ideia aqui mas torno a colocá-la novamente como exemplo.

Seria interessante a FAB repassar todos os C-295 para a MB no médio/longo prazo, da seguinte forma: dispõe-se os 3 C-295 SAR + 5 aeronaves iguais a serem compradas, totalizando as 8 iniciais pretendidas pela FAB pelas bases que hoje servem ao 4o Grupo; dos 12 cargo, adaptar 8 como ASW/ASupW com kits aplicáveis, com os 4 restantes servindo como cargo.

Isso nos daria uma capacidade de esclarecimento/reconhecimento, SAR e ASW/ASupW anos luz a frente do que temos hoje. Os P-3AM seriam repassados por último, de forma a MB ter tempo para forma pessoal especializado, no que a operação dos C-295 ajudaria muito, e com um custo menor. As 4 bases da patrulha seriam repassadas à responsabilidade da MB, no caso Belém, Salvador e Florianópolis, com a Macega ficando como a base de referência. Os C-295 poderiam ser substituidos por novas encomendas de KC-390 dando assim à FAB a capacidade de dispor destes cargueiros em todas as regiões do país, através do 1o/9o Gav e do 1o/15o Gav, em Manaus e Campo Grande, respectivamente.

Não vou falar da parte dos helos do EB, porque seria muito extensivo, mas o repasse dos 34 AS-365K Pantera modernizados para aquelas 4 bases aereas transferidas à MB seria algo também plausível, substituídos que seriam por outro helo maior na Avex, e dando a MB uma capacidade de SAR e emprego geral de curto/médio alcance indiscutivelmente melhor do que jamais tivemos.

Eu acredito que até mesmo a questão do novo helo de treinamento escolhido em conjunto para as 3 ffaa's concorreria para facilitar o aprestamento de cada força, e ainda contribuiria para minorar o tamanho do investimento feito neles, assim como o próprio UHP, já que, por exemplo, um H-145 com certeza encontraria uso na MB, no EB e na FAB.

É tudo apenas um grande exercício de sofisma, mas que bem que poderia se tornar real.

abs.
Tá, e onde colocamos os aposentados da FAB, que já nem tem aviões direito?

Qto ao SP, triste mas tá certo. Sem grana...




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Re: A-12

#12980 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 10:48 am

A meu ver, a idéia do C-295 é impraticável, a FAB precisa de mais ainda só para transportar na AMZ. Mas me parece que seria uma aeronave muito melhor (e com o cocar da MB) do que o Orion para MP/ASW e, mesmo com custo inicial maior (afinal, é zero km), exatamente por isso seu custo operacional - ao menos nos primeiros anos - seria bem mais em conta do que o do P-3, compra que não entendo, não vejo melhor lógica do que a que orientou a compra da fábrica de ferrugem chamada A-12 e pior, sua manutenção na Frota até hoje, gerando custos desnecessários (idem o P-3, que até asa vai ter que trocar: o que vai ter que trocar depois?) e cortando verbas para setores realmente operativos.




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Re: A-12

#12981 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 10:59 am

joao fernando escreveu:
FCarvalho escreveu:Hoje se formos analisar a questão friamente, a MB deveria...
1. vender o SP como sucata e aproveitar a renda para pagar as contas atrasadas, e
2. emplacar a aviação naval a partir de terra.
Tá, e onde colocamos os aposentados da FAB, que já nem tem aviões direito?
Qto ao SP, triste mas tá certo. Sem grana...
Existe na FAB lugar para todo o pessoal do 4o Gav. São especialistas em diversas áreas, e o que não falta na FAB é a necessidade de especialistas.
Ademais, isto não se dará do dia para a noite. Há um tempo entre a sua locação à MB e o realocamento do pessoal pela FAB. Neste período de transição as mudanças serão feitas paulatinamente.
A nova estrutura da FAB com certeza irá agradecer.

abs.




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Re: A-12

#12982 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 11:15 am

Por mim, desde que a Aviação de Patrulha Marítima vá para a MB, já tá tri. É onde devem estar e, já que a dita Força se encontra cada vez mais perto do Apagão de Escoltas, seria interessante conservar alguma capacidade de detecção e combate, mesmo que a partir do céu bem como mísseis com capacidades superiores ao Penguim e AM-39 (que continua a foguete e com pouco alcance, ao contrário do MM-40 Block 3, a turbina).

Sobre o Penguim, se a Noruega nos vendeu ele, por que diabos não pegar o NSM? Um Msl AN furtivo, POWS!!!




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Re: A-12

#12983 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 11:29 am

Túlio escreveu:A meu ver, a idéia do C-295 é impraticável, a FAB precisa de mais ainda só para transportar na AMZ. Mas me parece que seria uma aeronave muito melhor (e com o cocar da MB) do que o Orion para MP/ASW e, mesmo com custo inicial maior (afinal, é zero km), exatamente por isso seu custo operacional - ao menos nos primeiros anos - seria bem mais em conta do que o do P-3, compra que não entendo, não vejo melhor lógica do que a que orientou a compra da fábrica de ferrugem chamada A-12 e pior, sua manutenção na Frota até hoje, gerando custos desnecessários (idem o P-3, que até asa vai ter que trocar: o que vai ter que trocar depois?) e cortando verbas para setores realmente operativos.
Túlio, não esqueças de que o EB está implementando a sua aviação de asa fixa, e que a maioria das missões que a FAB realiza hoje na minha região são justamente em apoio ao EB. Tanto o 1o/9o Gav, como os 1o e 7o ETA, fazem esse trabalho, além de ACISO e MMI.

Parte dessas missões, na verdade a maioria delas, poderão ser assumidas pela AVex, ou seja, aquelas de cunho tático em apoio aos PEF e Btl Front, enquanto caberá a FAB o transporte logístico estratégico, aquele que abastece as linhas de comunicação entre as suas bases aéreas. Por isso que penso ser importante que o 1o/9o Gav seja reequipado com o KC-390, algo que sequer é uma ideia original minha, mas antes, já vem sendo matutado na FAB já algum tempo. Igualmente tal questão se daria no centro-oeste do país.

Com o advento do SISFRONT em sua totalidade a necessidade de apoio da Avex, tanto helo como aviões, aumentará exponencialmente. Duvido que a FAB queira ficar com mais este peso, e o EB por sua vez queira, uma vez conquistada a asa fixa, continuar na dependência da FAB. São duas situações que se complementam.

Quanto aos P-3AM, não se pode fazer muita coisa. Já estão aí e em termos de capacidade ASW/ASupW são bem melhores do que o C-295, apesar da idade e dos problemas. Ademais, poderão servir de escola para os futuros pilotos e técnicos da MB a fim de que ela possa no longo prazo saber estabelecer os próprios requisitos para uma nova aeronave de patrulha que o substitua. O Sigaaz está aí e prevê o uso deste tipo de vetor. Já será uma verdadeira mão na roda estes aviões passarem à aviação naval antes do término da sua vida útil, a tempo de colaborar no desenvolvimento daquele sistema, também.

No mais, o A-12 precisa mesmo de uma aposentadoria, mas vai ser muito difícil convencer o almirantado disso, posto que a mentalidade reinante ainda é aquela da marinha de águas azuis, e aparentemente nada que se diga em contrário os convencerá, mesmo que as soluções apresentadas deixem em aberto para um futuro mais distante a retomada das operações embarcadas em Nae em melhores condições.

Sabes aquele complexo de guarda costeira... :roll:

abs.




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Re: A-12

#12984 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 11:34 am

Túlio escreveu:Por mim, desde que a Aviação de Patrulha Marítima vá para a MB, já tá tri. É onde devem estar e, já que a dita Força se encontra cada vez mais perto do Apagão de Escoltas, seria interessante conservar alguma capacidade de detecção e combate, mesmo que a partir do céu bem como mísseis com capacidades superiores ao Penguim e AM-39 (que continua a foguete e com pouco alcance, ao contrário do MM-40 Block 3, a turbina).
Sobre o Penguim, se a Noruega nos vendeu ele, por que diabos não pegar o NSM? Um Msl AN furtivo, POWS!!!
O problema Túlio é a inequívoca resistência dentro do almirantado a ideia de dar à aviação naval um destaque maior do que à esquadra. Com certeza se fizéssemos o que estou sugerindo, aliado a substituição das fragatas pelas CV-3 e/ou derivadas, teríamos uma força de respeito no AS. E mais importante, operacional.

Mas custa muito tentar convencer um marinheiro de que a melhor solução para ele fazer o seu trabalho é dando-lhes mais asas além das que já tem. :|

abs.




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Re: A-12

#12985 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 11:39 am

Não vejo toda essa vantagem para o Orion nas nossas condições. Como armamento, nunca vai levar mais do que um par de Msl AN ou de torpedos mesmo, assim...

E que esquadra? Está caindo aos pedaços, trocar por um punhado de Corvetas (na verdade, Patrulhas armados com mísseis), começando lá pela metade da década que vem é pouco mais do que nada.




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Re: A-12

#12986 Mensagem por joao fernando » Qua Fev 01, 2017 11:49 am

Não creio que teremos cacife para operar algo mais que o A11, quem dirá do A12. Triste, mas PA hj só nuclear ou que opere o F35, ou seja, são carissimos e de resultados duvidosos.

NG naval? Ainda qro ver o NG de terra mesmo rsss




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Re: A-12

#12987 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 11:52 am

Túlio escreveu:Não vejo toda essa vantagem para o Orion nas nossas condições. Como armamento, nunca vai levar mais do que um par de Msl AN ou de torpedos mesmo, assim...
E que esquadra? Está caindo aos pedaços, trocar por um punhado de Corvetas (na verdade, Patrulhas armados com mísseis), começando lá pela metade da década que vem é pouco mais do que nada.
Também não vejo tantas vantagens assim Túlio, mas se comparamos hoje com o que tínhamos até outro dia (Bandeirulha) ele é muito bem vindo e um salto enorme em termos de operacionalidade e capacidade tecnológica. Passamos mais de 30 anos sem ter uma patrulha naval com capacidade efetiva ASW.

Mal ou bem, ele nos ajudará a reaver uma capacidade que não tínhamos mais. E aprender tudo de novo, saindo praticamente do zero, é uma tarefa bastante árdua, e a contribuição do Orion será justamente nesta seara.

Quanto a esquadra, bem, vamos ter que aguardar para ver se isso de substituir as fragatas pelas CV-3 vingará mesmo. Se tudo der certo, e espero sinceramente que dê, será uma boa solução de consenso. Mesmo que elas não sejam lá tudo isso em termos de navios de combate.

Mas é como eu disse, primeiro tem-se de convencer o almirantado a baixar a bola e começar a conversar novamente sobre se queremos ser uma boa marinha de águas marrons e operacional, ou se vamos insistir na tal marinha de águas azuis que nunca existiu. Talvez a CV-3 seja a nossa resposta a isso.

A ver.

abs.




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Re: A-12

#12988 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 11:58 am

joao fernando escreveu:Não creio que teremos cacife para operar algo mais que o A11, quem dirá do A12. Triste, mas PA hj só nuclear ou que opere o F35, ou seja, são carissimos e de resultados duvidosos.

NG naval? Ainda qro ver o NG de terra mesmo rsss

Pode parecer estranho, mas sou capaz de apostar que duvido O DOBRO que tu sobre o Gripen N. Duvido o mesmo que tu (do N) sobre o F mas o E considero garantido, creio que nem a Lavajato para o Programa. Já o F pode parar por falta de verba e o N por falta de usuário.




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Re: A-12

#12989 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 11:59 am

joao fernando escreveu:Não creio que teremos cacife para operar algo mais que o A11, quem dirá do A12. Triste, mas PA hj só nuclear ou que opere o F35, ou seja, são carissimos e de resultados duvidosos.
NG naval? Ainda qro ver o NG de terra mesmo rsss
A MB continua com a ideia fixa de ser uma marinha de águas azuis. Isto posto, é duvidoso que ela abra mão de operar seus próprios Nae's, sejam eles quais forem.

Por agora não há as mínimas condições de se pensar em um Nae operacional. Então, eu creio que a melhor maneira de se lidar com isso é tentar manter aviação de asa fixa em dia, seja na patrulha naval, ou por meio do AF-1.

Eu dei acima uma sugestão para cobrir este gap. Se será possível de executar, eu acho que sim, em havendo concordância de todas as partes. Se não, bom, já vimos este filme antes. Não será nenhuma novidade portanto.

abs.




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Re: A-12

#12990 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 12:09 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:Não creio que teremos cacife para operar algo mais que o A11, quem dirá do A12. Triste, mas PA hj só nuclear ou que opere o F35, ou seja, são carissimos e de resultados duvidosos.
NG naval? Ainda qro ver o NG de terra mesmo rsss
Pode parecer estranho, mas sou capaz de apostar que duvido O DOBRO que tu sobre o Gripen N. Duvido o mesmo que tu (do N) sobre o F mas o E considero garantido, creio que nem a Lavajato para o Programa. Já o F pode parar por falta de verba e o N por falta de usuário.
Salvo engano, o desenvolvimento do F está coberto pelos valores que foram contratados no FX-2. Não sei se em forma de off set ou tot. Mas que ele vai sair, vai. Fazia parte dos requisitos da FAB com a SAAB desde o início.

Quanto ao Gripen N, esse vai continuar em panos mornos a esperar melhores dias. Ainda penso que se a India fechar com o Gripen E para a força aérea, a versão naval do Gripen NG terá uma via de saída para a realidade. Talvez seja isso que precisamos para tirar este caça do mundo dos sonhos para o convés de algum Nae.

Volto a insistir, um Nae como o INS Vycrant para nós + Gripen naval estaria mais do que de bom tamanho. Faltaria apenas convencer a MB disso. Parcerias nesta área seria uma solução mais lógica e oportuna.

abs.




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