PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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gabriel219
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1291 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 18, 2019 6:50 pm

Diupa escreveu: Seg Mar 18, 2019 4:05 pm Só pra entender. Isso não é um demonstrador de uma EMPRESA? O importante não é a torre e a empresa resolveu instalar em um Cascavel para DEMONSTRAR a torre num evento? Protótipo da ARES Aeroespacial?
Duvido muito, pois o Exército emprestou um Guarani para testarem a torre. Estão mesmo é tentando empurrar essa modernização ai.
Marcelo Ponciano escreveu: Seg Mar 18, 2019 4:01 pm Uma dúvida que me ocorreu na época (não conhecia o fórum e só frequentava sites de defesa):

Esse pescoço aí não é um ponto de fraqueza estrutural na blindagem? Por mais que ela seja feito de aço próprio para blindar o veículo a junção disso ao resto da estrutura talvez seja algo problemático do ponto de vista da engenharia do veículo, não???

Outra coisa, quando foi que desistiram de colocar TORC nos Guaranis???

Dúvida de leigo mesmo, que está passando aqui pelas forças terrestres apenas de curiosidade e pegando o bonde andando.
Sem dúvidas, mesmo que haja blindagem ali, continua sendo um ponto fraco grave, mas o ponto fraco dessa coisa é a viatura inteira em si.
Vinícius Almeida escreveu: Seg Mar 18, 2019 4:39 pm Creio que o lançamento do EBRC Jaguar fez o Exército Brasileiro achar que o conceito do Cascavel ainda tem potencial, só pode ser isso.

Alias, o Exército ainda não superou o fim da Engesa.
Então, mas há uma diferença gigante. O EE-9 tem deficiências para servir como um VCI, principalmente a blindagem. Eu gosto do conceito do Jaguar e acho que daria para fazer algo aqui, sendo uma viatura de reconhecimento mas sem abandonar a versão 8x8 com canhão, pois pela doutrina ainda precisaremos de um VBC SR/MGS, tanto para Infantaria Mecanizada quanto para Cavalaria Mecanizada.




Crisaman
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1292 Mensagem por Crisaman » Seg Mar 18, 2019 10:13 pm

O Exército Brasileiro se não me engano se comprometeu a comprar 216 torres UT-30BR. Se a proporção de UT-30BR X REMAX for de 1 para 3 e o EB recebeu pouco mais de 300 Guaranis então cerca de 90 UT-30BR foram usadas restando mais de 120 guardadas esperando Guaranis disponíveis.

A parte mais cara dessa atualização é a torre e como a torre não foi modificada para caber no Cascavel e sim o Cascavel que foi modificado para sustentar a torre nada impede esse carros sejam adaptados com essa torre e no futuro quando acabarem as UT-30BR as TORC-30 sejam retiradas do Cascavel e colocadas no Guarani.

Se essa atualização se tornar realidade teremos pessoal treinado no uso da TORC-30 na manutenção e logística para essa torre. Sendo que esse dinheiro não é desperdiçado porque pode no futuro pode ser repassado para quando o Guarani estiver disponível.

Por isso não acho essa proposta tão absurda. Não é ideal mas não é absurda.

PS: Só não gostei da REMAX em cima da TORC-30.




Editado pela última vez por Crisaman em Ter Mar 19, 2019 1:15 pm, em um total de 1 vez.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1293 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 19, 2019 9:59 am

Não lembro de contrato de compra dessa quantidade de UT30, ate porque o EB nem dinheiro tinha para comprar esse número de torres.
Se estiver certo, pode haver espaço de manobra para a inserção da TORC em bldos posteriormente como VBR. A Ares tem uma proposta dessa torre para tal função.
De momento o que se sabe é que o EB esta raspando o fundo do cofrinho para poder receber uma quantidade mínima de Guarani por ano e deixar a linha aberta sem muito prejuízo a Iveco.
Ai cabe perguntar se dentro dos bldos a receber anualmente seria possível adequar a TORC em alguns para a função do Cascavel. Nem que fosse apenas o suficiente para equipar um esc cav mec por ano.
Penso que seria um investimento bem melhor do que fazer essa gambiarra aí no Cascavel e evitar gastar dinheiro dusd vezes, para colocar e depois tirar a torre nele.
Aliás, a primeira versão com a torre original modificada me parece muito mais sensata do que tentar dar um ar de modernidade pra lá de questionável a um bldo que por si só já deveria estar em um museu há muito tempo.

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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1294 Mensagem por dalton romao » Ter Mar 19, 2019 11:47 am

não tem mesmo essa quantidade de torres e com certeza, o mais sensato, seria acoplar no Guarani




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1295 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 19, 2019 2:23 pm

Por enquanto apenas 4 bgdas serão transformadas em inf mecanizada.
Como solução paliativa e oportuna para testes e avaliação doutrinária seria interessante dotar os Esq Cav Mec dessas OM com a versão da TORC30 para reconhecimento.
Seriam, se muito, entre 50 a 70 bldos que poderiam ser recebidos ao longo dos próximos 4 anos ou de acordo com o cronograma de mecanização das bgdas.
Se der certo, são a solução para o apoio a infantaria mecanizada. E podem ser adotado como padrão delas.
Quanto aos RCM podem esperar mais um pouco até que haja um consenso sobre qual melhor conceito de VBR se aplica a eles.

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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1296 Mensagem por eligioep » Ter Mar 19, 2019 4:35 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mar 19, 2019 9:59 am Não lembro de contrato de compra dessa quantidade de UT30, ate porque o EB nem dinheiro tinha para comprar esse número de torres.
Se estiver certo, pode haver espaço de manobra para a inserção da TORC em bldos posteriormente como VBR. A Ares tem uma proposta dessa torre para tal função.
De momento o que se sabe é que o EB esta raspando o fundo do cofrinho para poder receber uma quantidade mínima de Guarani por ano e deixar a linha aberta sem muito prejuízo a Iveco.
Ai cabe perguntar se dentro dos bldos a receber anualmente seria possível adequar a TORC em alguns para a função do Cascavel. Nem que fosse apenas o suficiente para equipar um esc cav mec por ano.
Penso que seria um investimento bem melhor do que fazer essa gambiarra aí no Cascavel e evitar gastar dinheiro dusd vezes, para colocar e depois tirar a torre nele.
Aliás, a primeira versão com a torre original modificada me parece muito mais sensata do que tentar dar um ar de modernidade pra lá de questionável a um bldo que por si só já deveria estar em um museu há muito tempo.

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A UT 30 está morta e enterrada..... Projeto errado, escolha mais errada, dinheiro gasto à toa.....
Aliás, foram adquiridas 50 unidades, mas nem todas pagas.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1297 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 20, 2019 11:43 pm

O EB possui apenas 14 UT-30. Não há nada de 90 torres em posse.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1298 Mensagem por Crisaman » Qui Mar 21, 2019 2:30 am

eligioep escreveu: Ter Mar 19, 2019 4:35 pm
FCarvalho escreveu: Ter Mar 19, 2019 9:59 am Não lembro de contrato de compra dessa quantidade de UT30, ate porque o EB nem dinheiro tinha para comprar esse número de torres.
Se estiver certo, pode haver espaço de manobra para a inserção da TORC em bldos posteriormente como VBR. A Ares tem uma proposta dessa torre para tal função.
De momento o que se sabe é que o EB esta raspando o fundo do cofrinho para poder receber uma quantidade mínima de Guarani por ano e deixar a linha aberta sem muito prejuízo a Iveco.
Ai cabe perguntar se dentro dos bldos a receber anualmente seria possível adequar a TORC em alguns para a função do Cascavel. Nem que fosse apenas o suficiente para equipar um esc cav mec por ano.
Penso que seria um investimento bem melhor do que fazer essa gambiarra aí no Cascavel e evitar gastar dinheiro dusd vezes, para colocar e depois tirar a torre nele.
Aliás, a primeira versão com a torre original modificada me parece muito mais sensata do que tentar dar um ar de modernidade pra lá de questionável a um bldo que por si só já deveria estar em um museu há muito tempo.

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A UT 30 está morta e enterrada..... Projeto errado, escolha mais errada, dinheiro gasto à toa.....
Aliás, foram adquiridas 50 unidades, mas nem todas pagas.
Caro Eligio

Tem como você elaborar quais os problemas encontrados com a torre. Quantas foram instaladas e se a partir de agora nos Guaranis vão ser instaladas TORC30 ou o exército busca outra alternativa.

Grato




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1299 Mensagem por artenobre » Qui Mar 21, 2019 10:50 am

UT 30 MK2




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1300 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 21, 2019 6:56 pm

A UT30 MK II é uma das alternativas viáveis, se, e somente se oferecer os mesmos bônus industriais, comerciais e financeiros da primeira versão.
A ver se a AEL tem cacife para brigar com a Ares (IAI) pelo minúsculo e irrisório mercado militar nacional de bldos.

ps: seria racional e prudente nesta hora deixar o pseudo nacional desenvolvimentismo de lado e abrir oportunidade, e os olhos, para outras possíveis parcerias além dos israelenses. Sul-africanos e belgas tem bons produtos e já são conhecidos por aqui. Há outros também,como os próprios italianos, com a Leonardo. Cautela e caldo de galinha nunca é demais.

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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1301 Mensagem por Fábio Machado » Qui Mar 21, 2019 7:16 pm

A questão é: qual a lógica de de nos adotarmos a UT30 se o EB pagou pelo desenvolvimento da TORC 30?




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1302 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 21, 2019 7:32 pm

A TORC30 é um projeto que visa bem mais do que ser uma torre para supostas VBCI nacionais como a UT30.
Todas as tecnologias e o desenvolvimento nela vão ajudar na proposição e aprimoramento de outros produtos ligados aos bldos nacionais que por ventura aparecerem no futuro.
O canhão tem aplicação dual, e isso é um requisito específico do EB salvo engano já pensando em um componente AAe para a cav mec, e quiçã blda.
Pelo que a Ares diz, ela pode ser adaptada para vários tipos de missão, no estilo plug and play.
Cabe ao EB agora decidir se investir em outro tipo de torre é algo necessário ou se o dinheiro gasto na multi-função TORC30 é mais que suficiente para dar conta de tudo que ele acha que precisa para seus bldos.

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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1303 Mensagem por Zelhos » Qui Mar 21, 2019 8:40 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mar 21, 2019 7:32 pm A TORC30 é um projeto que visa bem mais do que ser uma torre para supostas VBCI nacionais como a UT30.
Todas as tecnologias e o desenvolvimento nela vão ajudar na proposição e aprimoramento de outros produtos ligados aos bldos nacionais que por ventura aparecerem no futuro.
O canhão tem aplicação dual, e isso é um requisito específico do EB salvo engano já pensando em um componente AAe para a cav mec, e quiçã blda.
Pelo que a Ares diz, ela pode ser adaptada para vários tipos de missão, no estilo plug and play.
Cabe ao EB agora decidir se investir em outro tipo de torre é algo necessário ou se o dinheiro gasto na multi-função TORC30 é mais que suficiente para dar conta de tudo que ele acha que precisa para seus bldos.

abs
Não sabia dessa capacidade AAe da Torc30, ela não poderia equipar também os navios da marinha? Agora que vi ela me veio na cabeça o 35mm millennium.




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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1304 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 22, 2019 9:36 am

É uma ideia a ser considerada. Fazendo as adaptações necessárias, claro.

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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1305 Mensagem por Fábio Machado » Ter Abr 02, 2019 4:36 pm

Em nova fase, Programa Estratégico Guarani contempla aquisição de outros modelos de viaturas blindadas

Com o surgimento de novos blindados no cenário internacional, como o Centauro II, o Pátria AMV, o Boxer, o Piranha V, o Pandur II, o Mobile Combat Vehicle e o Stryker, bem como com a desejada transformação da Infantaria e modernização da Cavalaria, tornou-se necessário dotar a Força Terrestre com material de emprego militar à altura dessas modernas viaturas que passaram a equipar exércitos ao redor do mundo. Como exemplo, a tropa, até então tendo como viatura blindada de reconhecimento o Cascavel 6×6 equipado com torre manual e canhão 90 mm, passará a dispor de viatura 8×8, com desejável maior mobilidade tática e estratégica, e também com maior poder de fogo, tanto pela torre estabilizada que possuirá, quanto pelo canhão 105 mm expansível para 120 mm, além de moderna eletrônica embarcada, que permite novas capacidades no campo de batalha.



Para tanto, durante a LAAD 2011 (Feira Internacional de Defesa e Segurança), Defence & Security, o Exército Brasileiro divulgou a Nova Família de Viaturas Blindadas, cujo desenvolvimento está em curso. O primeiro protótipo finalizado e apresentado ao público foi chamado de “Guarani”, e assim foi nominada toda a família de blindados que foi criada. Trata-se de viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) destinada a equipar a recém-criada Infantaria Mecanizada e a modernizar a Cavalaria Mecanizada, capaz de levar até 11 militares, oferecendo vantagens operacionais, como maior proteção blindada e antiminas.

O Exército Brasileiro estabeleceu parceria com a sólida empresa multinacional Fiat-Iveco que, em sua fábrica em Sete Lagoas, Minas Gerais, está incumbida dessa nobre missão, contando sempre com o suporte técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, que mantém, permanentemente, engenheiros militares seus acompanhando o trabalho da empresa. A presença militar vem a ser importantíssima e mais do que necessária para que se adquira, com a Iveco, o know-how de produção, que “ao longo do caminho” tem sido desenvolvido. Oportuno aqui frisar que o chamado know-how é abrangente, completo, suficiente para produção, muito além de mero pacote de dados técnicos que, sem o respectivo know-how, de nada serve.


VBR-MR 8×8
A primeira viatura nascida dessa parceria de sucesso foi a VBTP, cujo protótipo se encontra avaliado pelo Centro de Avaliações do Exército. O lote-piloto dessa viatura foi produzido em série, com pouco mais de 300 viaturas, que já foi, inclusive, entregue, para a satisfação da tropa pelo Brasil afora.

No final de 2018, foi concluído, pela Diretoria de Fabricação do DCT, um estudo preliminar de viabilidade, com vistas à obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento, Média sobre Rodas, VBR-MR 8×8 105 mm, expansível para 120 mm, estudo esse já submetido à apreciação do DCT e do Estado-Maior do Exército para a definição dos próximos passos, no sentido de dotar a Força com esse imprescindível material de emprego militar. Nesse contexto de novos desenvolvimentos, esforços estão sendo envidados no sentido de obter a Viatura Blindada Especial de Engenharia – Média sobre Rodas e a Viatura Blindada de Combate Morteiro – Média sobre Rodas.

A Família Guarani possui, também, uma subfamília leve. São veículos 4×4, como a Viatura Blindada Multitarefa – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada de Combate Anticarro – Leve sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Observador Avançado – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Guerra Eletrônica – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Radar – Leve Sobre Rodas. O primeiro veículo será a Viatura Blindada Multitarefa – Leve sobre Rodas. Trata-se de uma viatura 4×4, dotada de elevada proteção blindada e antiminas, elevada mobilidade tática e estratégica, apta a desempenhar grande diversidade de missões. A viatura será obtida por nacionalização, a ser conduzida pelo DCT.

O programa da Nova Família de Blindados do Exército Brasileiro prevê a fabricação de viaturas nas seguintes versões: Viatura Blindada de Reconhecimento – Média sobre Rodas, conforme estudo preliminar de viabilidade citado; Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas; Viatura Blindada de Combate Morteiro – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Posto de Comando – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Comunicações – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Central de Direção de Tiro – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Ambulância – Média Sobre Rodas, que possui dois tipos (Resgate e Tratamento Intensivo); Viatura Blindada Especial de Engenharia – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Desminagem – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Lança-Ponte – Média sobre Rodas; Viatura Blindada de Combate Antiaérea; Viatura Blindada Especial Escola – Média Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Oficina – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Defesa QBRN – Média Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Socorro – Média sobre Rodas.

O contrato entre o Exército Brasileiro e a Iveco prevê a fabricação de cerca de 1.580 viaturas blindadas nos próximos 20 anos.

Fonte: DF

Fonte: https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... start=1290




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