Apresentação dos AH-2 da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1291 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 14, 2022 9:14 pm

Túlio escreveu: Seg Fev 14, 2022 6:53 pm
Aí é que está, cupincha véio, o que menos tenho são CERTEZAS: SNME havia algum tipo de concorrência na qual figuravam o Hind e algum daqueles trambolhos - tipo Mangusta - da Itália.

Naturalmente, admito que eu possa estar totalmente ERRADO.
Sim, o nome do programa era AH-X e o Mangusta figurava como concorrente.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1292 Mensagem por Túlio » Seg Fev 14, 2022 9:20 pm

gabriel219 escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:14 pm
Túlio escreveu: Seg Fev 14, 2022 6:53 pm
Aí é que está, cupincha véio, o que menos tenho são CERTEZAS: SNME havia algum tipo de concorrência na qual figuravam o Hind e algum daqueles trambolhos - tipo Mangusta - da Itália.

Naturalmente, admito que eu possa estar totalmente ERRADO.
Sim, o nome do programa era AH-X e o Mangusta figurava como concorrente.
...o que manda meio que pro lado essa charla de "empurraram". Claro, havia um FLANKER e um monte de commodities na reta, dae vai saber, nada é tão simples...




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1293 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 14, 2022 9:24 pm

Túlio escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:20 pm
gabriel219 escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:14 pm
Sim, o nome do programa era AH-X e o Mangusta figurava como concorrente.
...o que manda meio que pro lado essa charla de "empurraram". Claro, havia um FLANKER e um monte de commodities na reta, dae vai saber, nada é tão simples...
MESMO que tenham empurrado, a FAB conduziu um programa para aquisição de Helicópteros de Ataque, logo não faz sentido nenhum falarem "ah, mas a FAB nunca quis operar helicópteros de ataque, faz mais sentido no EB", sim, faz total sentido no EB, mas que a FAB queria um AH, isso queria.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1294 Mensagem por Matheus » Seg Fev 14, 2022 9:39 pm

knigh7 escreveu: Seg Fev 14, 2022 4:22 pm A portaria nem entrou em vigor. Vai reclamar por causa 20 dias? 30 dias? Por causa de 2 meses?

Isso é apenas um pretexto para atacar a Força pelo ato que desagradou.

Antes existia as viúvas dos caças do FX2. Agora se juntarão as viúvas do Mil Mi-35M.
Nem é isso...a questão é, a portaria vai entrar em vigor e eles vão ser desativados. A FAB deve explicações por dois motivos:

- primeiro, pq desativar o esquadrão de F5 e o Mi 35 num momento em que a Rússia fala em fortalecer militarmente a Venezuela?
- segundo, pq da aposentadoria bastante precoce, visto que é dinheiro público sendo jogado pelo ralo?

Mas como somos "meia dúzia de gato pingado" que acompanha o assunto, ninguém vai falar é nada.

Obs: acho a FAB a mais sensata das forças




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1295 Mensagem por Cassio » Seg Fev 14, 2022 9:44 pm

FCarvalho escreveu: Seg Fev 14, 2022 6:31 pm
Cassio escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:30 pm Custo da revisão proibitivo, muito acima do aceitável.
Oi Cássio.

Tem que saber o que seria acima do aceitável para a FAB.
O EB está/estava pagando o check D dos 8 Cougar para a Helibrás e com certeza não foi nada barato, e é um trabalho de quase 18 meses. Assim, me parece meio estranho se dizer que os custos foram proibitivos.
Se repararmos, o orçamento para investimento e/ou manutenção na FAB está muito apertado já faz tempo. Qualquer coisa assim pode ser assumido, por analogia, como tendo um custo altíssimo. E já que não temos tantos recursos assim, porque não cortaram então os H225M com suas reconhecidas caras horas de voo e manutenção? Por quê não tentaram vendê-los ou repassar as demais forças já que os custos destes helos devem ser tão ou mais caros de operar que os próprios AH-2. Nãos seria tão mais fácil usá-los como moeda de troca pelos tão desejados BH?
Será que quando chegar a vez do check D dos H225M eles também vão fazer o mesmo a título de diminuição do custeio da força?
Que eu saiba o H225M não precisarão ter seus motores substituídos por novos... Já no caso do AH-2 este é um dos principais motivos do alto custo. Pelo menos foi o que me disseram.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1296 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 14, 2022 10:07 pm

Matheus escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:39 pm
knigh7 escreveu: Seg Fev 14, 2022 4:22 pm A portaria nem entrou em vigor. Vai reclamar por causa 20 dias? 30 dias? Por causa de 2 meses?

Isso é apenas um pretexto para atacar a Força pelo ato que desagradou.

Antes existia as viúvas dos caças do FX2. Agora se juntarão as viúvas do Mil Mi-35M.
Nem é isso...a questão é, a portaria vai entrar em vigor e eles vão ser desativados. A FAB deve explicações por dois motivos:

- primeiro, pq desativar o esquadrão de F5 e o Mi 35 num momento em que a Rússia fala em fortalecer militarmente a Venezuela?
- segundo, pq da aposentadoria bastante precoce, visto que é dinheiro público sendo jogado pelo ralo?

Mas como somos "meia dúzia de gato pingado" que acompanha o assunto, ninguém vai falar é nada.

Obs: acho a FAB a mais sensata das forças
knigh7 escreveu: Seg Fev 14, 2022 3:35 pm
J.Ricardo escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:36 am

Eu me acho nesse direito, emitiram um comunicado que vão desativar os M-35.
Você quer que espere mais o quê para indagar os motivos e apresentarem de forma clara essa decisão?

Não é melhor esperar um pouco antes de criticar a FAB por não dar uma resposta? Foi esse meu ponto.
viewtopic.php?p=5600023#p5600023




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1297 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 15, 2022 11:27 am

Cassio escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:44 pm Que eu saiba o H225M não precisarão ter seus motores substituídos por novos... Já no caso do AH-2 este é um dos principais motivos do alto custo. Pelo menos foi o que me disseram.
O que soa mais estranho ainda já que a Klimov afirma que as VK2500 tem uma vida útil de até 9 mil horas.

https://www.klimov.ru/en/production/helicopter/VK-2500/

Os helos da FAB não completaram sequer 700 horas de voo em média.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1298 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 15, 2022 11:32 am

Uma aposta muito doida seria a Avex aproveitar que a FAB está se desfazendo dos seus Mi-35, e já que se quer um helo de ataque puro, negociar com o MD (que é gal exército) que estes helos fossem usados como moeda de troca para conseguir isto aqui:

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Tenho certeza os russos fariam qualquer negócio para colocar ele aqui nas cores verde oliva. :twisted: :mrgreen:




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1299 Mensagem por Cassio » Ter Fev 15, 2022 11:41 am

FCarvalho escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:27 am
Cassio escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:44 pm Que eu saiba o H225M não precisarão ter seus motores substituídos por novos... Já no caso do AH-2 este é um dos principais motivos do alto custo. Pelo menos foi o que me disseram.
O que soa mais estranho ainda já que a Klimov afirma que as VK2500 tem uma vida útil de até 9 mil horas.

https://www.klimov.ru/en/production/helicopter/VK-2500/

Os helos da FAB não completaram sequer 700 horas de voo em média.
Eu não disse que os motores chegaram no final de vida. Apenas disse que teriam de ser trocados. Provavelmente porque deve ser isso que está no contrato de manutenção. Sei lá.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1300 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 15, 2022 11:49 am

Cassio escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:41 am
FCarvalho escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:27 am O que soa mais estranho ainda já que a Klimov afirma que as VK2500 tem uma vida útil de até 9 mil horas.
https://www.klimov.ru/en/production/helicopter/VK-2500/
Os helos da FAB não completaram sequer 700 horas de voo em média.
Eu não disse que os motores chegaram no final de vida. Apenas disse que teriam de ser trocados. Provavelmente porque deve ser isso que está no contrato de manutenção. Sei lá.
Sim, eu entendi. E até por isso soa estranho que se peça a troca dos motores já que a vida útil deles ainda está muito longe de terminar. Ou sequer de precisar de um houveround completo pelo tempo de vida operacional dos helos no país.
Quanto mais nos aprofundamos nos detalhes desta questão, mais complicada ela fica.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1301 Mensagem por Poti » Ter Fev 15, 2022 3:44 pm

FCarvalho escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:32 am Uma aposta muito doida seria a Avex aproveitar que a FAB está se desfazendo dos seus Mi-35, e já que se quer um helo de ataque puro, negociar com o MD (que é gal exército) que estes helos fossem usados como moeda de troca para conseguir isto aqui:

Imagem

Tenho certeza os russos fariam qualquer negócio para colocar ele aqui nas cores verde oliva. :twisted: :mrgreen:
Mas Fcarvalho, pelo que circula por aqui a FAB ficou insatisfeita com algumas questões (Cássio citou a questão da troca dos motores).
Logo, como iria sair do Hind pro Mil Mi-28? Sei là não faria sentido.
Agora, como os colegas comentaram, precisamos de explicações. Não dá para retirar helos relativamente novos, de uma zona onde há escassez de meios de combate, que possui uma capacidade única com os Ataka e não dizer mais nada.
Sem informações acaba que entramos em elucubrações e isso é péssimo para a discussão acerca de defesa no Brasil.

Fora isso, também acho que devemos modernizar nossos A29, eles têm potencial demais. Precisam de bombas guiadas, de foguetes 70mm guiados e mísseis. Também precisa de "bola" flir mais moderna que permita apontar alvos assim como uma modernização de cockpit e outros detalhes mais (linkbr...)




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1302 Mensagem por Duka » Ter Fev 15, 2022 6:22 pm

FCarvalho escreveu: Seg Fev 14, 2022 6:31 pm
Cassio escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:30 pm Custo da revisão proibitivo, muito acima do aceitável.
Oi Cássio.

Tem que saber o que seria acima do aceitável para a FAB.
O EB está/estava pagando o check D dos 8 Cougar para a Helibrás e com certeza não foi nada barato, e é um trabalho de quase 18 meses. Assim, me parece meio estranho se dizer que os custos foram proibitivos.
Se repararmos, o orçamento para investimento e/ou manutenção na FAB está muito apertado já faz tempo. Qualquer coisa assim pode ser assumido, por analogia, como tendo um custo altíssimo. E já que não temos tantos recursos assim, porque não cortaram então os H225M com suas reconhecidas caras horas de voo e manutenção? Por quê não tentaram vendê-los ou repassar as demais forças já que os custos destes helos devem ser tão ou mais caros de operar que os próprios AH-2. Nãos seria tão mais fácil usá-los como moeda de troca pelos tão desejados BH?
Será que quando chegar a vez do check D dos H225M eles também vão fazer o mesmo a título de diminuição do custeio da força?
Os H225 são os helos mais úteis das forças armadas. São figurinha carimbada em qualquer desastre...

Dúvido muito que parem de operar eles pra pegar BH.




Abraços
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1303 Mensagem por Matheus » Ter Fev 15, 2022 10:08 pm

FCarvalho escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:27 am
Cassio escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:44 pm Que eu saiba o H225M não precisarão ter seus motores substituídos por novos... Já no caso do AH-2 este é um dos principais motivos do alto custo. Pelo menos foi o que me disseram.
O que soa mais estranho ainda já que a Klimov afirma que as VK2500 tem uma vida útil de até 9 mil horas.

https://www.klimov.ru/en/production/helicopter/VK-2500/

Os helos da FAB não completaram sequer 700 horas de voo em média.
Isso que me soa estranho, revisão pesada para 700hs? Troca de motores? Enfim...aguardemos os detalhes da novela.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1304 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 15, 2022 10:24 pm

Poti escreveu: Ter Fev 15, 2022 3:44 pm Mas Fcarvalho, pelo que circula por aqui a FAB ficou insatisfeita com algumas questões (Cássio citou a questão da troca dos motores).
Logo, como iria sair do Hind pro Mil Mi-28? Sei là não faria sentido.
Agora, como os colegas comentaram, precisamos de explicações. Não dá para retirar helos relativamente novos, de uma zona onde há escassez de meios de combate, que possui uma capacidade única com os Ataka e não dizer mais nada.
Sem informações acaba que entramos em elucubrações e isso é péssimo para a discussão acerca de defesa no Brasil.
Fora isso, também acho que devemos modernizar nossos A29, eles têm potencial demais. Precisam de bombas guiadas, de foguetes 70mm guiados e mísseis. Também precisa de "bola" flir mais moderna que permita apontar alvos assim como uma modernização de cockpit e outros detalhes mais (linkbr...)
Olá Poti,

Isso de MI-28 foi apenas mero exercício de devaneio meu, só para descontrair. O EB só aceitaria aqueles helos russos da mesma forma que foi na FAB, à revelia de qualquer decisão institucional. Mas, como diz o cito popular, cavalo dado não se olha os dentes. E no que diz respeito as capacidades operacionais do vetor, tanto um como outro são inquestionáveis. O que está pegando, como bem dissestes, são os reais motivos desta ação.

Mas até que uma explicação surja oficialmente, o que temos são apenas meras especulações. Conquanto, as perguntas feitas até agora no tópico mostram que existem muitas explicações a serem dadas pela FAB a fim de justificar o ato. De minha parte ao menos já ficou bem claro que os motivos que levaram a esta aposentadoria precoce não tem nada a ver com as capacidades operacionais e funcionais dos Mi-35, mas com a capacidade (diria interesse e vontade, a falta de) orçamentária da FAB em prover a manutenção/operação pertinente.

Como mostrei acima, os VK2500 tem até 9 mil horas de vida útil. A vida das células deve beirar as 4 mil horas. Sistemas eletrônicos, mecânicos e de armas podem ser trocados de forma mais rápida, mas não induzem por si, afirmar que os custos destes helos são impeditivos ao orçamento da força aérea. Afinal, operam eles há quase 10 anos, e nem sequer são exigidos como por dezenas de clientes, onde os recursos materiais e humanos, além do TO em si, estão com certeza anos luz abaixo da realidade que eles encontram em Porto Velho e arredores. E volta e meia pelas demais bases aéreas sempre que convém.

Aliás, os Mi-28 foram testados pela Avex na versão NE, e eles conhecem bem a máquina. Com certeza devem ter tido acesso também a dados sobre manutenção, operação e custos de aquisição e manutenção, horas de voo, etc. Assim, não se pode dizer que o exército seja neófito em termos de helos russos. A FAB na verdade fez com a AIS exatamente o que o EB faria se por acaso tivesse recebido Mi-17 no lugar dos H225M. Mas por algum motivo nebuloso, e sem maiores explicações, eles simplesmente serão defenestrados da FAB junto com o esquadrão que lhe serviu de ninho nestes últimos 10 anos.

Daqui a alguns anos vai haver com certeza muitas histórias e causos para contar sobre este assunto.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1305 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 15, 2022 10:34 pm

Duka escreveu: Ter Fev 15, 2022 6:22 pm Os H225 são os helos mais úteis das forças armadas. São figurinha carimbada em qualquer desastre...
Dúvido muito que parem de operar eles pra pegar BH.
Concordo.
Mas se nós perguntarmos aos comandos das forças se eles pudessem escolher entre continuar recebendo H225M além dos 50 comprados e montados na Helibrás e poder comprar via FMS ou outro sistema qualquer americano Black Hawk zero bala, advinha qual eles deixaram claro com todas as letras irão escolher?
A FAB queria, e ainda quer, os BH, e está se desfazendo dos Mi-35, penso eu, para arrumar recursos a fim de comprá-los. Isto é reconhecido e público há tempos.
O cmte atual da Avex e também os anteriores todos deram indicação de que os substitutos dos HM-2 e HM-3 serão os BH.
A MB idem sobre novos lotes de Sea Hawk. Enfim.
Acreditas mesmos que com o atual comando da FAB focando estritamente em ter, e manter, uma força pequena, mas totalmente operacional, eles não abririam mão dos Caracal, e seus altos custos, se puderem obter mais BH ainda que com recursos próprios repassando os seus ao EB e/ou MB sem pestanejar? Eu acredito.
E não só acredito como penso eles irão fazer isso no médio prazo quando a oportunidade surgir.
A FAB não tomaria uma decisão como esta sem pensar no resultado no curto, médio e longo prazo. Absolutamente não.
Aliás, como tenho dito aqui, quantos BH será que a FAB consegue pelo preço de 12 Mi-35 semi-novos e todo o ferramental e equipamentos juntos?
Baseado nos números disponíveis em Manaus e Santa Maria, 24 helos resolvem o problema. E era uma vez H225M na força aérea brasileira.
Só não tenho certeza se as demais forças topariam o negócio com tanta satisfação assim.




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