Sim, o nome do programa era AH-X e o Mangusta figurava como concorrente.Túlio escreveu: Seg Fev 14, 2022 6:53 pmAí é que está, cupincha véio, o que menos tenho são CERTEZAS: SNME havia algum tipo de concorrência na qual figuravam o Hind e algum daqueles trambolhos - tipo Mangusta - da Itália.
Naturalmente, admito que eu possa estar totalmente ERRADO.
Apresentação dos AH-2 da FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 780 vezes
- Agradeceram: 2451 vezes
Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6509 vezes
- Agradeceram: 6877 vezes
- Contato:
gabriel219 escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:14 pmSim, o nome do programa era AH-X e o Mangusta figurava como concorrente.Túlio escreveu: Seg Fev 14, 2022 6:53 pmAí é que está, cupincha véio, o que menos tenho são CERTEZAS: SNME havia algum tipo de concorrência na qual figuravam o Hind e algum daqueles trambolhos - tipo Mangusta - da Itália.
Naturalmente, admito que eu possa estar totalmente ERRADO.
...o que manda meio que pro lado essa charla de "empurraram". Claro, havia um FLANKER e um monte de commodities na reta, dae vai saber, nada é tão simples...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 780 vezes
- Agradeceram: 2451 vezes
MESMO que tenham empurrado, a FAB conduziu um programa para aquisição de Helicópteros de Ataque, logo não faz sentido nenhum falarem "ah, mas a FAB nunca quis operar helicópteros de ataque, faz mais sentido no EB", sim, faz total sentido no EB, mas que a FAB queria um AH, isso queria.Túlio escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:20 pmgabriel219 escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:14 pm
Sim, o nome do programa era AH-X e o Mangusta figurava como concorrente....o que manda meio que pro lado essa charla de "empurraram". Claro, havia um FLANKER e um monte de commodities na reta, dae vai saber, nada é tão simples...
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Nem é isso...a questão é, a portaria vai entrar em vigor e eles vão ser desativados. A FAB deve explicações por dois motivos:knigh7 escreveu: Seg Fev 14, 2022 4:22 pm A portaria nem entrou em vigor. Vai reclamar por causa 20 dias? 30 dias? Por causa de 2 meses?
Isso é apenas um pretexto para atacar a Força pelo ato que desagradou.
Antes existia as viúvas dos caças do FX2. Agora se juntarão as viúvas do Mil Mi-35M.
- primeiro, pq desativar o esquadrão de F5 e o Mi 35 num momento em que a Rússia fala em fortalecer militarmente a Venezuela?
- segundo, pq da aposentadoria bastante precoce, visto que é dinheiro público sendo jogado pelo ralo?
Mas como somos "meia dúzia de gato pingado" que acompanha o assunto, ninguém vai falar é nada.
Obs: acho a FAB a mais sensata das forças
- Cassio
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 489 vezes
Que eu saiba o H225M não precisarão ter seus motores substituídos por novos... Já no caso do AH-2 este é um dos principais motivos do alto custo. Pelo menos foi o que me disseram.FCarvalho escreveu: Seg Fev 14, 2022 6:31 pmOi Cássio.
Tem que saber o que seria acima do aceitável para a FAB.
O EB está/estava pagando o check D dos 8 Cougar para a Helibrás e com certeza não foi nada barato, e é um trabalho de quase 18 meses. Assim, me parece meio estranho se dizer que os custos foram proibitivos.
Se repararmos, o orçamento para investimento e/ou manutenção na FAB está muito apertado já faz tempo. Qualquer coisa assim pode ser assumido, por analogia, como tendo um custo altíssimo. E já que não temos tantos recursos assim, porque não cortaram então os H225M com suas reconhecidas caras horas de voo e manutenção? Por quê não tentaram vendê-los ou repassar as demais forças já que os custos destes helos devem ser tão ou mais caros de operar que os próprios AH-2. Nãos seria tão mais fácil usá-los como moeda de troca pelos tão desejados BH?
Será que quando chegar a vez do check D dos H225M eles também vão fazer o mesmo a título de diminuição do custeio da força?
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2060 vezes
- Agradeceram: 2614 vezes
Matheus escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:39 pmNem é isso...a questão é, a portaria vai entrar em vigor e eles vão ser desativados. A FAB deve explicações por dois motivos:knigh7 escreveu: Seg Fev 14, 2022 4:22 pm A portaria nem entrou em vigor. Vai reclamar por causa 20 dias? 30 dias? Por causa de 2 meses?
Isso é apenas um pretexto para atacar a Força pelo ato que desagradou.
Antes existia as viúvas dos caças do FX2. Agora se juntarão as viúvas do Mil Mi-35M.
- primeiro, pq desativar o esquadrão de F5 e o Mi 35 num momento em que a Rússia fala em fortalecer militarmente a Venezuela?
- segundo, pq da aposentadoria bastante precoce, visto que é dinheiro público sendo jogado pelo ralo?
Mas como somos "meia dúzia de gato pingado" que acompanha o assunto, ninguém vai falar é nada.
Obs: acho a FAB a mais sensata das forças
viewtopic.php?p=5600023#p5600023knigh7 escreveu: Seg Fev 14, 2022 3:35 pmJ.Ricardo escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:36 am
Eu me acho nesse direito, emitiram um comunicado que vão desativar os M-35.
Você quer que espere mais o quê para indagar os motivos e apresentarem de forma clara essa decisão?
Não é melhor esperar um pouco antes de criticar a FAB por não dar uma resposta? Foi esse meu ponto.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5989 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
O que soa mais estranho ainda já que a Klimov afirma que as VK2500 tem uma vida útil de até 9 mil horas.Cassio escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:44 pm Que eu saiba o H225M não precisarão ter seus motores substituídos por novos... Já no caso do AH-2 este é um dos principais motivos do alto custo. Pelo menos foi o que me disseram.
https://www.klimov.ru/en/production/helicopter/VK-2500/
Os helos da FAB não completaram sequer 700 horas de voo em média.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Uma aposta muito doida seria a Avex aproveitar que a FAB está se desfazendo dos seus Mi-35, e já que se quer um helo de ataque puro, negociar com o MD (que é gal exército) que estes helos fossem usados como moeda de troca para conseguir isto aqui:
![Imagem](https://forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2021/05/mi28nm.jpg)
Tenho certeza os russos fariam qualquer negócio para colocar ele aqui nas cores verde oliva.
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
![Imagem](https://forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2021/05/mi28nm.jpg)
Tenho certeza os russos fariam qualquer negócio para colocar ele aqui nas cores verde oliva.
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 489 vezes
Eu não disse que os motores chegaram no final de vida. Apenas disse que teriam de ser trocados. Provavelmente porque deve ser isso que está no contrato de manutenção. Sei lá.FCarvalho escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:27 amO que soa mais estranho ainda já que a Klimov afirma que as VK2500 tem uma vida útil de até 9 mil horas.Cassio escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:44 pm Que eu saiba o H225M não precisarão ter seus motores substituídos por novos... Já no caso do AH-2 este é um dos principais motivos do alto custo. Pelo menos foi o que me disseram.
- FCarvalho
- Sênior
Sim, eu entendi. E até por isso soa estranho que se peça a troca dos motores já que a vida útil deles ainda está muito longe de terminar. Ou sequer de precisar de um houveround completo pelo tempo de vida operacional dos helos no país.Cassio escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:41 amEu não disse que os motores chegaram no final de vida. Apenas disse que teriam de ser trocados. Provavelmente porque deve ser isso que está no contrato de manutenção. Sei lá.FCarvalho escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:27 am O que soa mais estranho ainda já que a Klimov afirma que as VK2500 tem uma vida útil de até 9 mil horas.
Quanto mais nos aprofundamos nos detalhes desta questão, mais complicada ela fica.
Carpe Diem
- Poti
- Avançado
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 128 vezes
Mas Fcarvalho, pelo que circula por aqui a FAB ficou insatisfeita com algumas questões (Cássio citou a questão da troca dos motores).FCarvalho escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:32 am Uma aposta muito doida seria a Avex aproveitar que a FAB está se desfazendo dos seus Mi-35, e já que se quer um helo de ataque puro, negociar com o MD (que é gal exército) que estes helos fossem usados como moeda de troca para conseguir isto aqui:
Tenho certeza os russos fariam qualquer negócio para colocar ele aqui nas cores verde oliva.![]()
![]()
Logo, como iria sair do Hind pro Mil Mi-28? Sei là não faria sentido.
Agora, como os colegas comentaram, precisamos de explicações. Não dá para retirar helos relativamente novos, de uma zona onde há escassez de meios de combate, que possui uma capacidade única com os Ataka e não dizer mais nada.
Sem informações acaba que entramos em elucubrações e isso é péssimo para a discussão acerca de defesa no Brasil.
Fora isso, também acho que devemos modernizar nossos A29, eles têm potencial demais. Precisam de bombas guiadas, de foguetes 70mm guiados e mísseis. Também precisa de "bola" flir mais moderna que permita apontar alvos assim como uma modernização de cockpit e outros detalhes mais (linkbr...)
- Duka
- Avançado
- Agradeceu: 361 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Os H225 são os helos mais úteis das forças armadas. São figurinha carimbada em qualquer desastre...FCarvalho escreveu: Seg Fev 14, 2022 6:31 pmOi Cássio.
Tem que saber o que seria acima do aceitável para a FAB.
O EB está/estava pagando o check D dos 8 Cougar para a Helibrás e com certeza não foi nada barato, e é um trabalho de quase 18 meses. Assim, me parece meio estranho se dizer que os custos foram proibitivos.
Se repararmos, o orçamento para investimento e/ou manutenção na FAB está muito apertado já faz tempo. Qualquer coisa assim pode ser assumido, por analogia, como tendo um custo altíssimo. E já que não temos tantos recursos assim, porque não cortaram então os H225M com suas reconhecidas caras horas de voo e manutenção? Por quê não tentaram vendê-los ou repassar as demais forças já que os custos destes helos devem ser tão ou mais caros de operar que os próprios AH-2. Nãos seria tão mais fácil usá-los como moeda de troca pelos tão desejados BH?
Será que quando chegar a vez do check D dos H225M eles também vão fazer o mesmo a título de diminuição do custeio da força?
Dúvido muito que parem de operar eles pra pegar BH.
Abraços
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Isso que me soa estranho, revisão pesada para 700hs? Troca de motores? Enfim...aguardemos os detalhes da novela.FCarvalho escreveu: Ter Fev 15, 2022 11:27 amO que soa mais estranho ainda já que a Klimov afirma que as VK2500 tem uma vida útil de até 9 mil horas.Cassio escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:44 pm Que eu saiba o H225M não precisarão ter seus motores substituídos por novos... Já no caso do AH-2 este é um dos principais motivos do alto custo. Pelo menos foi o que me disseram.
- FCarvalho
- Sênior
Olá Poti,Poti escreveu: Ter Fev 15, 2022 3:44 pm Mas Fcarvalho, pelo que circula por aqui a FAB ficou insatisfeita com algumas questões (Cássio citou a questão da troca dos motores).
Logo, como iria sair do Hind pro Mil Mi-28? Sei là não faria sentido.
Agora, como os colegas comentaram, precisamos de explicações. Não dá para retirar helos relativamente novos, de uma zona onde há escassez de meios de combate, que possui uma capacidade única com os Ataka e não dizer mais nada.
Sem informações acaba que entramos em elucubrações e isso é péssimo para a discussão acerca de defesa no Brasil.
Fora isso, também acho que devemos modernizar nossos A29, eles têm potencial demais. Precisam de bombas guiadas, de foguetes 70mm guiados e mísseis. Também precisa de "bola" flir mais moderna que permita apontar alvos assim como uma modernização de cockpit e outros detalhes mais (linkbr...)
Isso de MI-28 foi apenas mero exercício de devaneio meu, só para descontrair. O EB só aceitaria aqueles helos russos da mesma forma que foi na FAB, à revelia de qualquer decisão institucional. Mas, como diz o cito popular, cavalo dado não se olha os dentes. E no que diz respeito as capacidades operacionais do vetor, tanto um como outro são inquestionáveis. O que está pegando, como bem dissestes, são os reais motivos desta ação.
Mas até que uma explicação surja oficialmente, o que temos são apenas meras especulações. Conquanto, as perguntas feitas até agora no tópico mostram que existem muitas explicações a serem dadas pela FAB a fim de justificar o ato. De minha parte ao menos já ficou bem claro que os motivos que levaram a esta aposentadoria precoce não tem nada a ver com as capacidades operacionais e funcionais dos Mi-35, mas com a capacidade (diria interesse e vontade, a falta de) orçamentária da FAB em prover a manutenção/operação pertinente.
Como mostrei acima, os VK2500 tem até 9 mil horas de vida útil. A vida das células deve beirar as 4 mil horas. Sistemas eletrônicos, mecânicos e de armas podem ser trocados de forma mais rápida, mas não induzem por si, afirmar que os custos destes helos são impeditivos ao orçamento da força aérea. Afinal, operam eles há quase 10 anos, e nem sequer são exigidos como por dezenas de clientes, onde os recursos materiais e humanos, além do TO em si, estão com certeza anos luz abaixo da realidade que eles encontram em Porto Velho e arredores. E volta e meia pelas demais bases aéreas sempre que convém.
Aliás, os Mi-28 foram testados pela Avex na versão NE, e eles conhecem bem a máquina. Com certeza devem ter tido acesso também a dados sobre manutenção, operação e custos de aquisição e manutenção, horas de voo, etc. Assim, não se pode dizer que o exército seja neófito em termos de helos russos. A FAB na verdade fez com a AIS exatamente o que o EB faria se por acaso tivesse recebido Mi-17 no lugar dos H225M. Mas por algum motivo nebuloso, e sem maiores explicações, eles simplesmente serão defenestrados da FAB junto com o esquadrão que lhe serviu de ninho nestes últimos 10 anos.
Daqui a alguns anos vai haver com certeza muitas histórias e causos para contar sobre este assunto.
Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Fev 15, 2022 11:03 pm, em um total de 2 vezes.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Concordo.Duka escreveu: Ter Fev 15, 2022 6:22 pm Os H225 são os helos mais úteis das forças armadas. São figurinha carimbada em qualquer desastre...
Dúvido muito que parem de operar eles pra pegar BH.
Mas se nós perguntarmos aos comandos das forças se eles pudessem escolher entre continuar recebendo H225M além dos 50 comprados e montados na Helibrás e poder comprar via FMS ou outro sistema qualquer americano Black Hawk zero bala, advinha qual eles deixaram claro com todas as letras irão escolher?
A FAB queria, e ainda quer, os BH, e está se desfazendo dos Mi-35, penso eu, para arrumar recursos a fim de comprá-los. Isto é reconhecido e público há tempos.
O cmte atual da Avex e também os anteriores todos deram indicação de que os substitutos dos HM-2 e HM-3 serão os BH.
A MB idem sobre novos lotes de Sea Hawk. Enfim.
Acreditas mesmos que com o atual comando da FAB focando estritamente em ter, e manter, uma força pequena, mas totalmente operacional, eles não abririam mão dos Caracal, e seus altos custos, se puderem obter mais BH ainda que com recursos próprios repassando os seus ao EB e/ou MB sem pestanejar? Eu acredito.
E não só acredito como penso eles irão fazer isso no médio prazo quando a oportunidade surgir.
A FAB não tomaria uma decisão como esta sem pensar no resultado no curto, médio e longo prazo. Absolutamente não.
Aliás, como tenho dito aqui, quantos BH será que a FAB consegue pelo preço de 12 Mi-35 semi-novos e todo o ferramental e equipamentos juntos?
Baseado nos números disponíveis em Manaus e Santa Maria, 24 helos resolvem o problema. E era uma vez H225M na força aérea brasileira.
Só não tenho certeza se as demais forças topariam o negócio com tanta satisfação assim.
Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Fev 15, 2022 11:13 pm, em um total de 2 vezes.
Carpe Diem