Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12856 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 22, 2014 8:40 pm

ABULDOG74 escreveu:
gabriel219 escreveu:Meu Deus, sinceramente, posso ser uma porcaria no assunto, mas há pessoas aqui sem noção.

Vocês estão falando que o fuzil é ruim porque o Lote Piloto não passou nos testes? Sendo este um Lote Piloto feito sob especificações do EB para sua Infantaria sendo testado por uma das Forças Especiais mais exigentes? É isso mesmo?
Olá camarada, pelo que eu saiba deveria ser um fuzil com o propósito de atender as três forças? Ou eu estou equivocado?
ADSUMUS
Tecnicamente sim, pois não será O fuzil que atenderá as 3 Forças, mas sim OS Fuzis da família IA2 que deverá atender as 3 forças.

Será que um Fuzil projetado para o EB seria para o CFN? E se fosse um fuzil projetado para o CFN, serviria para o EB? E quanto a FAB? Forças Especiais?

O que entendo é que haverá versões do IA2 para cada a Força e não o mesmo fuzil, que foi projetado segundo especificações do EB, para todas as forças.

Abs.

gabriel219
Sênior
Sênior

#12857 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 22, 2014 8:50 pm

Eu, particularmente, sempre fui a favor de um IA2 FAP do que a FN MINIMI. Prefiro muito mais um médio volume de fogo com mais precisão do que um enorme volume de fogo com precisão a desejar. É como jogar vários projéteis no inimigo e torcer para que algum acerte-lo.

Se fossem fazer um IA2 FAP, além das mudanças no sistema de resfriamento/desvio do calor, que segundo Túlio véio, não seriam grandes mudanças, uma mudança para troca de canos seria ótima, com opções de canos entre 16,5, 18,5 e 20 polegadas.

Esticaria um pouco o guarda-mão, para que haja espaço para uma empunhadura frontal e um bipé.

Prefiro um IA2 FAP do que uma FN MINIMI, sempre preferi, mas se o EB irá adotar, devem ter suas razões.

Abs.

ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#12858 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jun 22, 2014 9:03 pm

cehsarus escreveu:Não sei como tem gente com imaginação tão fértil, não sei de onde tiram tanta besteira... todos esses ai que falam que sabem que na MB disseram isso, pq os comanf falaram aquilo, o EB pensa aquilo, que o lote piloto teve não sei o quê... não sabem de nada, ficam dando palpites a esmo ou imaginam uma situação só pra ter o que escrever aqui.

Não vou escrever para estes que vem aqui escrever mas para aqueles que vem aqui ler, só para dar o exemplo vou falar do fuzil que o Parque Regional 5 está montando: O PqRMnt/5 faz a manutenção dos fuzis da 5ª RM, aproximadamente 1000 por ano, e um Maj do Pq, resolveu montar uns fuzis melhores para os PELOPES, dos quarteis (da 5ª RM), uns 40 por quartel, com cano menor, lanterna, bandoleira de 3 pontas, e mira holográfica, fez um fuzil, e claro, mandou o projeto para para aprovação da Região e da a DMat.

PRONTO! Apareceram os analistas afirmando que o projeto do IA2 não vingou, que o EB mudou de opnião e vai usar só o 7,62 e tudo mais que a imaginação pode criar.
Olá camarada, talvez por ser novo aqui tenha uma impressão errada do que falei; jamais deu uma informação aqui que não seja oficial o com possibilidade de divulgação, então o que compete ao que falei sobre MB/CFN no tópico não é " teoria da conspiração" ; é somente uma informação que eu posso dar para um debate saudável

ADSUMUS

gabriel219
Sênior
Sênior

#12859 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 22, 2014 9:12 pm

É o que o amigo Túlio disse, dizer que o fuzil é uma bosta porque o Lote Piloto dele falhou é a mesma coisa que dizer que é o melhor fuzil do mundo porque o protótipo dele se saiu muito bem.

Mas, contra bisonhice, nem os melhores fuzis do mundo resistem. Bisonho sempre arranja um jeito de fazer bisonhices inimagináveis. Tem que se investir em treinamento também, saber como usam a arma para não cometer as bisonhices e acabar com o fuzil.

Abs.

Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Jun 22, 2014 10:13 pm, em um total de 1 vez.
ABULDOG74
Sênior
Sênior

#12860 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jun 22, 2014 9:26 pm

gabriel219 escreveu:
ABULDOG74 escreveu: Olá camarada, pelo que eu saiba deveria ser um fuzil com o propósito de atender as três forças? Ou eu estou equivocado?
ADSUMUS
Tecnicamente sim, pois não será O fuzil que atenderá as 3 Forças, mas sim OS Fuzis da família IA2 que deverá atender as 3 forças.

Será que um Fuzil projetado para o EB seria para o CFN? E se fosse um fuzil projetado para o CFN, serviria para o EB? E quanto a FAB? Forças Especiais?

O que entendo é que haverá versões do IA2 para cada a Força e não o mesmo fuzil, que foi projetado segundo especificações do EB, para todas as forças.

Abs.
Olá camarada e amigo, essa foi a explicação mais elucidativa de todo o tópico, e era essa a afirmação que queria para minhas dúvidas sobre o projeto!
Obrigado como sempre!

Adsumus

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#12861 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jun 22, 2014 9:34 pm

É ótimo ter pessoas como você, Tulio, Fcarvalho, Marino, Cabeça de Martelo e tantos outros que enriquecem nosso fórum com debates técnicos e de alto nível!
PS: DESCULPEM SE ESQUECI ALGUÉM DE TANTOS COMO EXISTEM NO FÓRUM!

ADSUMUS A TODOS!

gabriel219
Sênior
Sênior

#12862 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 22, 2014 10:07 pm

Amigo Abuldog,

Eu sou um nubão mesmo e digo informações que recebi e uma delas foi esta, uma versão do Fuzil para cada Força.

Exemplo: Hoje a doutrina do EB e de vários exércitos é adotar Fuzis de Assalto menores e com canos curtos, afim de propiciar ao Combatente maior movimento em combates de curta e média distância (se muito), deixando engajes há maiores distâncias para determinados tipos de Combatentes com outros tipos de armamentos (isso ainda precisa vingar no EB, na forma de um atirador designado, apesar de Combatentes que se saem melhor em tiros de precisão ganharem um reforço na instrução e receber uma luneta, pode ser um ótimo começo. Então um Fuzil desenvolvido para esta tropa será um Fuzil com cano curto e de menor tamanho.

E para o CFN? O que pensa sobre esses fuzis? O US Army adotou o M4A1, mas o USMC preferiu continuar com o M16 por sua precisão a boas distâncias. Sendo assim, um Fuzil do CFN não atenderia as exigências do EB e muito menos um Fuzil do EB atenderia as exigências do CFN. Sendo assim, uma versão do fuzil para cara tropa, com suas exigências e pronto.

Pelo que tenho lido e o que tem nos dito, ACHO que uma versão para o CFN, externamente deveria se parecer bem com a versão fuzil antiga, que era mais longa e do tamanho quase de um M16. Possa ser que eu esteja enganado, mas creio que seja algo do tipo.

Se a Imbel está interessada em desenvolver? Bem, há um bom mercado para isso e com o Fuzil para o CFN, o FAP pode derivar do mesmo ou vice e versa. Mesmo com a dotação do FN MINIMI nas fileiras do EB, ainda vejo espaço para um IA2 FAP no CFN, FAB, Polícias (disparos a partir de helicópteros e substituir as metralhadoras por um armamento mais preciso e com bom volume de fogo) e até mesmo no próprio EB.

O negócio mesmo é esperar, mas o IA2 ainda pode dar mais caldo do que é hoje.

Abs e obrigado pelo elogio, mesmo sabendo que não mereço tanto assim.

UALAH
Novato
Novato
Agradeceram: 8 vezes

#12863 Mensagem por UALAH » Dom Jun 22, 2014 11:02 pm

Boa noite! li nos posts acima sobre a possibilidade de um IA2 FAP para fogo sustentado com mais precisão e bom volume de fogo? Só falo sobre o que já experimentei ou presenciei não sou muito bom de teorias nem de internet para ficar pesquisando, e na minha opinião a MINIMI é a metralhadora leve mais precisa com a qual atirei possibilitando até o tiro em pé, um pequeno solavanco no inicio da rajada e depois controle total, bem melhor do que o velho FAP.
Um fuzil com um cano pesado e com carregador com mais capacidade é sempre bem vindo, mas acho que só seria bom para pequenas unidades de reconhecimento e olhe lá, quando é preciso retrair todo mundo quer o maior volume de fogo possível cobrindo o retraimento.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#12864 Mensagem por Túlio » Dom Jun 22, 2014 11:22 pm

CONCORDO! Desde que pra AMADOR! Para um PRO, até uma Pst 9 mm basta pra segurar a tigrada até o time retrair. Já um BISONHO/MANOLO não segura nem com Browning .50...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#12865 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jun 22, 2014 11:49 pm

Túlio escreveu:Para um PRO, até uma Pst 9 mm basta pra segurar a tigrada até o time retrair.
Desde que o inimigo seja amador...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12866 Mensagem por Túlio » Seg Jun 23, 2014 12:00 am

Não. Bem feito, PRO fica de canto até acalmar. Pois se é PRO, valoriza mais sua integridade e dos companheiros do que uns metros de terreno, que serão tomados mesmo, afinal, os caras estão RETRAINDO mesmo... :wink: 8-]

SUGESTÃO - Ler Sun Tzu.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#12867 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jun 23, 2014 12:28 am

gabriel219 escreveu:Amigo Abuldog,

Eu sou um nubão mesmo e digo informações que recebi e uma delas foi esta, uma versão do Fuzil para cada Força.

Exemplo: Hoje a doutrina do EB e de vários exércitos é adotar Fuzis de Assalto menores e com canos curtos, afim de propiciar ao Combatente maior movimento em combates de curta e média distância (se muito), deixando engajes há maiores distâncias para determinados tipos de Combatentes com outros tipos de armamentos (isso ainda precisa vingar no EB, na forma de um atirador designado, apesar de Combatentes que se saem melhor em tiros de precisão ganharem um reforço na instrução e receber uma luneta, pode ser um ótimo começo. Então um Fuzil desenvolvido para esta tropa será um Fuzil com cano curto e de menor tamanho.

E para o CFN? O que pensa sobre esses fuzis? O US Army adotou o M4A1, mas o USMC preferiu continuar com o M16 por sua precisão a boas distâncias. Sendo assim, um Fuzil do CFN não atenderia as exigências do EB e muito menos um Fuzil do EB atenderia as exigências do CFN. Sendo assim, uma versão do fuzil para cara tropa, com suas exigências e pronto.

Pelo que tenho lido e o que tem nos dito, ACHO que uma versão para o CFN, externamente deveria se parecer bem com a versão fuzil antiga, que era mais longa e do tamanho quase de um M16. Possa ser que eu esteja enganado, mas creio que seja algo do tipo.

Se a Imbel está interessada em desenvolver? Bem, há um bom mercado para isso e com o Fuzil para o CFN, o FAP pode derivar do mesmo ou vice e versa. Mesmo com a dotação do FN MINIMI nas fileiras do EB, ainda vejo espaço para um IA2 FAP no CFN, FAB, Polícias (disparos a partir de helicópteros e substituir as metralhadoras por um armamento mais preciso e com bom volume de fogo) e até mesmo no próprio EB.

O negócio mesmo é esperar, mas o IA2 ainda pode dar mais caldo do que é hoje.

Abs e obrigado pelo elogio, mesmo sabendo que não mereço tanto assim.
Olá camarada, quanto ao tamanho acho que nao chegaria a isso ; porém (opinião de operador) uma coronha somente retrátil , ao invés da rebativel já supriria essa lacuna e quanto a versão FAP do IA2 compartilho da opinião do camarada UALAH.

E vocês merecem os elogios sim , pois em outros fórum presenciei até agressões verbais e desde entrei nesse aqui existem debates acalorados mas sempre existiu o respeito com a opinião do outro, mesmo que não concorde.

ADSUMUS

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12868 Mensagem por Túlio » Seg Jun 23, 2014 12:33 am

É que aqui tem MODERAÇÃO e asseguro que ela FUNCIONA, mesmo eu não fazendo mais parte! Aqui a gente pode dar paulada em argumento, não em COLEGA!

THIS IS DB! :wink: 8-]

UALAH
Novato
Novato
Agradeceram: 8 vezes

#12869 Mensagem por UALAH » Seg Jun 23, 2014 8:10 am

Ola bom dia! creio que não me fiz entender bem, o cenario que vizualizo para emprego do IA2 é amplo dentro das diversas operaçoes militares, apesar do amplo emprego de tropas em operações GLO a nossa missão é a guerra, e nesse contexto uma pistola é a segunda arma, e uma patrulha de RECON vai estar bem longe da linha amiga para se safar com uma pistola.
Concordo com o Abuldog uma coronha retratil melhoraria em muito a hergonomia, podendo ajustar para o uso com diverssos equipamentos sem perder a empunhadura ideal.

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#12870 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jun 23, 2014 11:43 am

Olá camaradas, acredito que existe uma diferença entre a doutrina tática policial e a doutrina tática militar no quesito apoio de fogo(que engloba o fogo de retraimento); na doutrina militar existe o chamado FOGO DE SUPRESSÃO, e pra esse tipo de fogo a arma de fita é a ideal pois propicia fogo ininterrupto ; até porque um possível fogo de retraimento para uma unidade tipo PELOTÃO(efetivo de um pelotão pode variar de 45 a 47), uma possível pausa para troca de carregador pode custar algumas baixas; diferente de uma unidade de OPESP, RECON e OP POLICIAIS(efetivos bem menores) onde uma arma tipo FAP é mais que suficiente.

Por isso concordo com o camarada UALAH

ADSUMUS

Responder