Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12796 Mensagem por Clermont » Seg Jun 16, 2014 3:03 pm

marcusv escreveu:To curioso e com o papel do 7.62 no exercito.....
Eu também.

Só posso supor que qualquer eventual papel seria reservado, apenas, à unidades especializadas em missões de garantia da lei e da ordem, combate urbano, ação antiterrorista e coisas do gênero.

Por isso, eu fico imaginando: o que a Imbel teria mais possibilidades de produzir para o Exército? Esse IA2 cal. 7,62 de cano 39 cm (15 pol), para combate aproximado, ou um fuzil 7,62 de cano longo, otimizado para atirador selecionado? Se o Exército, em algum momento, decidir que precisa de um atirador selecionado com um fuzil 7,62 dentro do GC - este equipado com fuzil 5,56 mm - para servir de apoio a médias distâncias, então, a Imbel já teria o que fornecer.

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#12797 Mensagem por henriquejr » Seg Jun 16, 2014 5:14 pm

A função não sei, mas esta versão carabina do IA2 7.62 é muito lindo!

.
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#12798 Mensagem por dalton romao » Seg Jun 16, 2014 8:32 pm

engraçado mesmo. na penúltima LAAD, que foi a última que estive, os engenheiros da IMBEL com quem conversei, falavam que o 7.62 ficaria na maioria da tropa. o 5.56 pras forças de pronto emprego, de ação rápida.
agora parece que não é mais assim e aí realmente onde entra o 7.62?

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#12799 Mensagem por gabriel219 » Seg Jun 16, 2014 11:32 pm

Se fosse uma matéria metendo o pau no IA2, tenho certeza que diriam que foi a melhor matéria já escrita.

UALAH
Novato
Novato
Agradeceram: 8 vezes

#12800 Mensagem por UALAH » Seg Jun 16, 2014 11:51 pm

Boa noite boa matéria bastante explicativa, notei o uso do termo bom varias vezes e para mim o bom é inimigo do ótimo. Não sou contra a adoção do IA2 mas acho que a IMBEL é capaz de corrigir os pequenos detalhes que faltam para atingir a execelencia
E só para citar o FAL (arma que emprestou o desenho do conjunto da culatra e sua tampa) depois de alguns anos de uso apresentava varias partes com folga a unica parte que não apresentava folga era justamente a citada.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#12801 Mensagem por Túlio » Seg Jun 16, 2014 11:53 pm

Nem tanto a Deus, nem tanto ao diabo. Botem um PRO a testar. :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#12802 Mensagem por prp » Ter Jun 17, 2014 8:36 am

Esse FAL curtinho deve ser o bixo no CQB :twisted: O estrago que ele deve fazer...

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 798 vezes

#12803 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jun 17, 2014 11:33 am

Esse FAL maquiado ficou sem duvida a versão mais bonita desse fuzil até hoje. Eu já posso imaginar o BOPE da PMERJ salivando ao ver esse modelo novo. Tomara que seja verdade a anedota do modelo do IA2 556 que disparou 18k tiros sem falhas, mas não acredito nisso, é perfeição demais pra ser verdadr, nem um AKM seria capaz de sair incólume de um bateria de testes de 18 mil tiros.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
gabriel219
Sênior
Sênior

#12804 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 17, 2014 12:06 pm

Seria 18 mil tiros de UM IA2, ou de alguns IA2? Isso dá margem para interpretação de todo o tipo.

Se dizem que modificaram o sistema do IA2 7.62, mudando seu pistão para curso longo, então não é um FAL maquiado. Se não o HK 416 é um AR-15 maquiado, um Galil ACE é um Galil maquiado e por assim diante.

Que eu lembre, o pistão do FAL é de curso curto, mas posso estar errado. Então se muda para curso longo, então não é um FAL maquiado, só possui seu ferrolho basculante modificado e entre outras coisas que existiam no FAL, isso é mais que normal.

Quanto sai alguma coisa que meta o pau no IA2, mesmo que seja do LOTE PILOTO, que é justamente para apresentar todas as falhas e modificar os IA2 de série para sanar seus problemas, é muito confiável e mostra a realidade, quando sai alguma matéria elogiando o IA2, é ufanismo, é publicitária é isso e aquilo.

Meu Deus, parece que torce contra nosso próprio produto!

dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#12805 Mensagem por dalton romao » Ter Jun 17, 2014 1:25 pm

E para finalizar, o IA2 7.62X51 NATO não é uma simples recauchutagem do M964(FAL) e sim uma nova arma tendo como base o conceito de trancamento original, nova caixa de culatra, novo cano, sistema de fixação do mesmo, novo sistema de recuperação de gases, novo sistema de limpeza, novos conceitos ergonômicos e muito mais. Para simplificar ele está para o FAL o que o HK 415 está para o AR-15/M-16.

Isso foi dito por quem escreveu a tal matéria no site Forte.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#12806 Mensagem por prp » Ter Jun 17, 2014 1:47 pm

gabriel219 escreveu:Seria 18 mil tiros de UM IA2, ou de alguns IA2? Isso dá margem para interpretação de todo o tipo.

Se dizem que modificaram o sistema do IA2 7.62, mudando seu pistão para curso longo, então não é um FAL maquiado. Se não o HK 416 é um AR-15 maquiado, um Galil ACE é um Galil maquiado e por assim diante.

Que eu lembre, o pistão do FAL é de curso curto, mas posso estar errado. Então se muda para curso longo, então não é um FAL maquiado, só possui seu ferrolho basculante modificado e entre outras coisas que existiam no FAL, isso é mais que normal.

Quanto sai alguma coisa que meta o pau no IA2, mesmo que seja do LOTE PILOTO, que é justamente para apresentar todas as falhas e modificar os IA2 de série para sanar seus problemas, é muito confiável e mostra a realidade, quando sai alguma matéria elogiando o IA2, é ufanismo, é publicitária é isso e aquilo.

Eu acho que você inverteu as bolas.

O FAL tem pistão de curso longo, ele empurra o ferrolho até o limite.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#12807 Mensagem por Túlio » Ter Jun 17, 2014 2:45 pm

dalton romao escreveu:E para finalizar, o IA2 7.62X51 NATO não é uma simples recauchutagem do M964(FAL) e sim uma nova arma tendo como base o conceito de trancamento original, nova caixa de culatra, novo cano, sistema de fixação do mesmo, novo sistema de recuperação de gases, novo sistema de limpeza, novos conceitos ergonômicos e muito mais. Para simplificar ele está para o FAL o que o HK 415 está para o AR-15/M-16.

Gabriel véio, nunca estive sequer perto de um IA-2 7,62 mas, por simples lógica, deduzo que não passe de uma nova interface usando os mesmíssimos componentes internos do FAL, afinal, o EB tem de monte mesmo, para que fazer novos ferrolhos basculantes e deixar centenas de milhares de outros, novos em folha, nos depósitos? Quanto ao cano, os que estiverem em bom estado basta cortar, usinar nova coroa na boca e inserir o novo compensador.

Relendo a matéria do Galante, fiquei convencido de que o que ele testou eram PROTÓTIPOS! São armas feitas artesanalmente pelos melhores técnicos e engenheiros. Basta ver que o IA-2 5,56 assim feito não falha (e até acredito agora nos tales de 18 mil disparos) mas os do lote-piloto, já feitos em linha industrial, bueno, foi o que se viu, tiveram que interromper a Instrução de Tiro de tanto que falhavam. Da mesma maneira, os PROTÓTIPOS do MD-97 foram aprovados na Marambaia mas os do lote-piloto entregue à FNSP viviam dando Acidente de Tiro (estouravam na cara do Operador). O que quero dizer? Artesanal é uma coisa, de linha seriada é outra. Por coisas assim é que nunca pedi nada à Imbel, quando eu testar vai ser arma de uso normal, como todas as que testei até hoje...

Claro, o Fz - nos lotes seguintes, já corrigidos os problemas do lote-piloto - tem tudo para dar certo, é robusto pra burro e o Operador vai ter que atirar pra caramba até arranjar um "cook-off". Já o 7,62 eu DUVIDO que não seja mais do que um upgrade dos FAL originais, e repito: neste último caso é pua lógica, o EB não é conhecido por jogar dinheiro fora. Se fosse arma nova faria mais sentido um ferrolho rotativo, não? Ademais, o IA-2 não está no PAC, ou seja, a verba é curta...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
marcusv
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#12808 Mensagem por marcusv » Ter Jun 17, 2014 3:11 pm

O md 97 nunca foi aprovado pelo ctex, pelo contrario foi reprovado!

gabriel219
Sênior
Sênior

#12809 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 17, 2014 4:47 pm

Túlio escreveu:
dalton romao escreveu:E para finalizar, o IA2 7.62X51 NATO não é uma simples recauchutagem do M964(FAL) e sim uma nova arma tendo como base o conceito de trancamento original, nova caixa de culatra, novo cano, sistema de fixação do mesmo, novo sistema de recuperação de gases, novo sistema de limpeza, novos conceitos ergonômicos e muito mais. Para simplificar ele está para o FAL o que o HK 415 está para o AR-15/M-16.

Gabriel véio, nunca estive sequer perto de um IA-2 7,62 mas, por simples lógica, deduzo que não passe de uma nova interface usando os mesmíssimos componentes internos do FAL, afinal, o EB tem de monte mesmo, para que fazer novos ferrolhos basculantes e deixar centenas de milhares de outros, novos em folha, nos depósitos? Quanto ao cano, os que estiverem em bom estado basta cortar, usinar nova coroa na boca e inserir o novo compensador.
Túlio Índio véio, o que pode haver é um IA2 7.62 e uma proposta para modernizar os FAL's atuais. Na miha opinião, o que deve ser feito é isso mesmo ou talvez até converter o sistema do 5.56, mais precisamente o Ferrolho Rotativo, para ser O Fuzil IA2 7.62.
Relendo a matéria do Galante, fiquei convencido de que o que ele testou eram PROTÓTIPOS! São armas feitas artesanalmente pelos melhores técnicos e engenheiros. Basta ver que o IA-2 5,56 assim feito não falha (e até acredito agora nos tales de 18 mil disparos) mas os do lote-piloto, já feitos em linha industrial, bueno, foi o que se viu, tiveram que interromper a Instrução de Tiro de tanto que falhavam. Da mesma maneira, os PROTÓTIPOS do MD-97 foram aprovados na Marambaia mas os do lote-piloto entregue à FNSP viviam dando Acidente de Tiro (estouravam na cara do Operador). O que quero dizer? Artesanal é uma coisa, de linha seriada é outra. Por coisas assim é que nunca pedi nada à Imbel, quando eu testar vai ser arma de uso normal, como todas as que testei até hoje...
Túlio, o Lote Piloto serve para isso, falhar. Não tenho a menor dúvida que o IA2 5.56 de série terá os problemas solucionados, senão não encomendariam 2000 mil unidades uma semana antes das 20 mil. Essas 2 mil deverão render os fuzis do Lote Piloto, que devem receber recall para ter tais modificações.

Sim, o IA2 7.62 é ainda um protótipo e ainda pode até mudar seu ferrolho, como uma informação que recebi que a intenção da Imbel era converter o sistema do IA2 5.56 no para 7.62.

Claro, o Fz - nos lotes seguintes, já corrigidos os problemas do lote-piloto - tem tudo para dar certo, é robusto pra burro e o Operador vai ter que atirar pra caramba até arranjar um "cook-off". Já o 7,62 eu DUVIDO que não seja mais do que um upgrade dos FAL originais, e repito: neste último caso é pua lógica, o EB não é conhecido por jogar dinheiro fora. Se fosse arma nova faria mais sentido um ferrolho rotativo, não? Ademais, o IA-2 não está no PAC, ou seja, a verba é curta...
Exatamente o que disse acima.

ATUALMENTE, o IA2 7.62 é uma proposta de modernização dos FAL's, sendo que mais aperfeiçoado, segundo as informações ditas atualmente. Mas a Imbel deve ter a intenção, sem sombra de dúvidas, de desenvolver o IA2 7.62, um fuzil novo, talvez até com o sistema do IA2 5.56, é claro, modificado.

Abs.

gabriel219
Sênior
Sênior

#12810 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 17, 2014 4:51 pm

prp escreveu:
gabriel219 escreveu:Seria 18 mil tiros de UM IA2, ou de alguns IA2? Isso dá margem para interpretação de todo o tipo.

Eu acho que você inverteu as bolas.

O FAL tem pistão de curso longo, ele empurra o ferrolho até o limite.
http://world.guns.ru/assault/be/fn-fal-e.html

Responder