caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: caminhões em uso pelo EB

#1261 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 23, 2017 12:24 pm

eligioep escreveu:O pessoal viaja muito aqui nas opiniões e sugestões.
Fatos:
- A ONU não banca nenhuma viatura e/ou equipamento. Apenas reembolsa semestralmente valor parcial referente ao equipamento, desde que esteja 100% disponível e operacional, após inspeção. E este valor não é pago ao país, mas descontado do valor que ele teria que pagar para a ONU por ser membro.
- Não há necessidade de termos caminhões blindados na RCA. Apenas blindados para fazer a escolta.
- ARV será bem vindo, mas não necessário para a RCA, mas para um cenário de emprego intenso de blindados.
- Certamente será mais complexa e difícil que o Haiti, à semelhança de Angola, em 1996, de onde temos muitas lições aprendidas.
Mas não custa sonhar!
A questão da proteção dos caminhões, e demais meios mecanizados e/ou bldos, penso eu aqui Eligio, será ditada pela realidade do pós-planejamento no TO. Uma coisa é o que vemos daqui, outra vai ser a realidade lá.

Pelo que estou acompanhando da situação, se formos mesmo para a região leste do país, onde há falta de tropas da ONU, e o ambiente é praticamente semi-desértico, e a presença do Estado é nula ou inexistente, com diversos grupos rebeldes se enfrentando e, não raro, às tropas da ONU, tanto da RCA quando vindos do Sudão e Sudão do Sul. Enfim, é um ambiente bem mais inóspito com o que estamos acostumados.

Quanto aos ARV, creio que cedo ou tarde eles serão necessários, tendo em vista que o ambiente do TO praticamente exige operações mecanizadas a todo o tempo. Não creio que levar apenas um Pel Cav Mec seja suficiente. Não ao menos até prova em contrário.

O que vejo acontecendo na RCA é bem mais complexo do que qualquer plano que tenhamos feito, ou estamos fazendo, aqui pode prever.

Dizem que macaco velho não bota a mão em cumbuca. Tomara que os seus cmtes lembrem muito bem disso. Não vai ser fácil arrumar desculpas para sacos pretos voltando de lá porque alguém aqui achou que economia era mais importante do que operacionalidade e vidas.

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Re: caminhões em uso pelo EB

#1262 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 23, 2017 12:43 pm

Outros dois modelos da Scania militarizados que foram apresentados aqui mas que até o momento não renderam dividendos à empresa.

Uma pena. :roll:

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2016/06/scania10.jpg https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/31/Scania_R_730_CA8x8EHZ_CR31_CrewCab_-_Transport_2011_-_Norges_Varemesse.jpg




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1263 Mensagem por Zelhos » Qui Nov 23, 2017 1:41 pm

Eu achei o assunto muito interessante mas não manjo nada, então tenho algumas perguntas. Existe esforço para a padronização dos caminhões? Pelo que parece são varias marcas com varias mecânicas diferentes, não seria melhor escolher uma fabricante com um portfólio amplo e tentar padronizar encima dele?
Não seria interessante desenvolver caminhões especificamente para a nossas realidades, talvez aproveitando projetos já existentes?
Por que não usar mecânica nacional como os motores MWM por exemplo?




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1264 Mensagem por Wingate » Qui Nov 23, 2017 2:34 pm

Memória: Caminhão EE-25 ENGESA.


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Re: caminhões em uso pelo EB

#1265 Mensagem por Centauro » Qui Nov 23, 2017 7:31 pm

Alguém sabe informar sobre o desempenho dos VW 31.320 no off-road?

Depois de tanto tempo sem operar um 6x6 novo, será que o pessoal ainda sente falta dos REO e Engesa?

Att.

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Re: caminhões em uso pelo EB

#1266 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 24, 2017 7:22 pm

Zelhos escreveu:Eu achei o assunto muito interessante mas não manjo nada, então tenho algumas perguntas. Existe esforço para a padronização dos caminhões? Pelo que parece são varias marcas com varias mecânicas diferentes, não seria melhor escolher uma fabricante com um portfólio amplo e tentar padronizar encima dele?
Não seria interessante desenvolver caminhões especificamente para a nossas realidades, talvez aproveitando projetos já existentes?
Por que não usar mecânica nacional como os motores MWM por exemplo?
Tentando ajudar. :)
Existe esforço para a padronização dos caminhões?
Não há padronização de materiais militares no EB a não ser em projetos que tenham este objetivo, como por exemplo o projeto do VBTP Guarani e/ou o fuzil IA-2 da Imbel. No caso dos caminhões, na prática, o que há são compras feitas por oportunidade a partir de um ROB estabelecido e emitido junto as industrias nacionais. Quando tem verba compra-se através das melhore(s) oferta(s), que podem ser de apenas um fornecedor, ou de mais de um, dependendo das disponibilidade de recursos, do planejamento e dos objetivos. Sempre que possível é buscada a homogenidade da frota, mas isso é muito difícil tendo em vista a imprevisibilidade do orçamento anual das ffaa's.
não seria melhor escolher uma fabricante com um portfólio amplo e tentar padronizar encima dele?
Depende da missão que se dá a cada tipo de veículo. No caso por exemplo da Agrale, ela tem um portfólio bem extenso em termos de oferta de jipes a caminhões pesados, mas ela praticamente só vende os Marrua AM-11 e AM-21 para as ffaa's. Questão de oportunidade e perspectiva de mercado. Entre os veículos leves de 1/2 ton até 3/4 ton ela praticamente domina o mercado militar no Brasil, só perdendo, ainda, para as diversas versões da Land Rover, e veículos mais antigos que estão em uso. Ela oferece também veículos militares até 2,5 ton, e poderia mesmo oferecer opções acima disso, mas ela não tem como concorrer em igualdade de condições com as multinacionais acostumadas a vender caminhões civis militarizados para as ffaa's. É, infelizmente, uma briga de cachorro grande onde ela somente pode meter o rabo entre as pernas e esperar ver o que sobra depois.
Não seria interessante desenvolver caminhões especificamente para a nossas realidades, talvez aproveitando projetos já existentes?
Os requisitos emitidos pelas ffaa's para caminhões e outros veículos militares sempre são feitos tendo em vista atender a nossa realidade operacional e logística. A partir disso, as industrias fazem as suas propostas, que dependendo do que se esteja pedindo no ROB, pode ser uma versão de um caminhão aqui produzido e militarizado, ou um veículo militar de origem. Como este último costuma ser muito mais caro que aquele, e normalmente não se verba para comprar tais veículos nas quantidades necessárias, via de regra acabamos comprando modelos nacionais adaptados aos requisitos exigidos. As vezes funciona, as vezes não tão bem assim... :roll:
Por que não usar mecânica nacional como os motores MWM por exemplo?
Como a imensa maioria dos caminhões usados pelo EB e demais forças são versões militarizadas de caminhões civis existentes no mercado nacional a dua mecânica com apoio irrestrito aqui no país acaba sendo um requisito impositivo para qualquer modelo a ser empregado. São raros os casos de veículos utilizados que não tenham solução nacional de mecânica.

Espero ter ajudado.

abs.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1267 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 24, 2017 7:23 pm

Centauro escreveu:Alguém sabe informar sobre o desempenho dos VW 31.320 no off-road?
Depois de tanto tempo sem operar um 6x6 novo, será que o pessoal ainda sente falta dos REO e Engesa?
Att.
Centauro
Deve estar sendo bom. Até agora ninguém aqui veio falar mal dele. :mrgreen: :twisted:

abs




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1268 Mensagem por Juniorbombeiro » Sáb Nov 25, 2017 12:40 am

FCarvalho escreveu:
Centauro escreveu:Alguém sabe informar sobre o desempenho dos VW 31.320 no off-road?
Depois de tanto tempo sem operar um 6x6 novo, será que o pessoal ainda sente falta dos REO e Engesa?
Att.
Centauro
Deve estar sendo bom. Até agora ninguém aqui veio falar mal dele. :mrgreen: :twisted:

abs
Já veio sim, mas não vai vir mais por um tempo.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1269 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 2:04 pm

Fiquei curioso agora. Queria realmente saber quais são os prós e contras do caminhão da Wolks.

Até porque, tenho certeza que se o EB está comprando caminhões da Scania do mesmo nível, deve ser porque ou o caminhão alemão não é lá tudo isso que disseram, ou então, alguém deu uma empurradinha de leve para ajudar os suecos.

Para não falar do Iveco sendo hora testado e dos chineses que sequer foram testados.

Espaço ainda tem, e muito, para caminhões na faixa das 10 tons no EB e demais forças. E não somente os básicos, mas para várias outras plataformas.

O que nós não temos mesmo como sempre, é grana para comprar.

abs




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1270 Mensagem por Zelhos » Sáb Nov 25, 2017 9:33 pm

FCarvalho escreveu:
Zelhos escreveu:Eu achei o assunto muito interessante mas não manjo nada, então tenho algumas perguntas. Existe esforço para a padronização dos caminhões? Pelo que parece são varias marcas com varias mecânicas diferentes, não seria melhor escolher uma fabricante com um portfólio amplo e tentar padronizar encima dele?
Não seria interessante desenvolver caminhões especificamente para a nossas realidades, talvez aproveitando projetos já existentes?
Por que não usar mecânica nacional como os motores MWM por exemplo?
Tentando ajudar. :)
Existe esforço para a padronização dos caminhões?
Não há padronização de materiais militares no EB a não ser em projetos que tenham este objetivo, como por exemplo o projeto do VBTP Guarani e/ou o fuzil IA-2 da Imbel. No caso dos caminhões, na prática, o que há são compras feitas por oportunidade a partir de um ROB estabelecido e emitido junto as industrias nacionais. Quando tem verba compra-se através das melhore(s) oferta(s), que podem ser de apenas um fornecedor, ou de mais de um, dependendo das disponibilidade de recursos, do planejamento e dos objetivos. Sempre que possível é buscada a homogenidade da frota, mas isso é muito difícil tendo em vista a imprevisibilidade do orçamento anual das ffaa's.
não seria melhor escolher uma fabricante com um portfólio amplo e tentar padronizar encima dele?
Depende da missão que se dá a cada tipo de veículo. No caso por exemplo da Agrale, ela tem um portfólio bem extenso em termos de oferta de jipes a caminhões pesados, mas ela praticamente só vende os Marrua AM-11 e AM-21 para as ffaa's. Questão de oportunidade e perspectiva de mercado. Entre os veículos leves de 1/2 ton até 3/4 ton ela praticamente domina o mercado militar no Brasil, só perdendo, ainda, para as diversas versões da Land Rover, e veículos mais antigos que estão em uso. Ela oferece também veículos militares até 2,5 ton, e poderia mesmo oferecer opções acima disso, mas ela não tem como concorrer em igualdade de condições com as multinacionais acostumadas a vender caminhões civis militarizados para as ffaa's. É, infelizmente, uma briga de cachorro grande onde ela somente pode meter o rabo entre as pernas e esperar ver o que sobra depois.
Não seria interessante desenvolver caminhões especificamente para a nossas realidades, talvez aproveitando projetos já existentes?
Os requisitos emitidos pelas ffaa's para caminhões e outros veículos militares sempre são feitos tendo em vista atender a nossa realidade operacional e logística. A partir disso, as industrias fazem as suas propostas, que dependendo do que se esteja pedindo no ROB, pode ser uma versão de um caminhão aqui produzido e militarizado, ou um veículo militar de origem. Como este último costuma ser muito mais caro que aquele, e normalmente não se verba para comprar tais veículos nas quantidades necessárias, via de regra acabamos comprando modelos nacionais adaptados aos requisitos exigidos. As vezes funciona, as vezes não tão bem assim... :roll:
Por que não usar mecânica nacional como os motores MWM por exemplo?
Como a imensa maioria dos caminhões usados pelo EB e demais forças são versões militarizadas de caminhões civis existentes no mercado nacional a dua mecânica com apoio irrestrito aqui no país acaba sendo um requisito impositivo para qualquer modelo a ser empregado. São raros os casos de veículos utilizados que não tenham solução nacional de mecânica.

Espero ter ajudado.

abs.
Ajudou sim, eu ando bem interessado nos meios militares que o pessoal não dá tanta atenção. Sua explicação me ajudou a entender como o EB entende. Me parece um raciocínio bem inteligente, se tratando de caminhões civis militarizados, o que, devido ao volume da produção civil, acaba facilitando a logística. Bem legal.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1271 Mensagem por Juniorbombeiro » Sáb Nov 25, 2017 10:33 pm

FCarvalho escreveu:Fiquei curioso agora. Queria realmente saber quais são os prós e contras do caminhão da Wolks.

Até porque, tenho certeza que se o EB está comprando caminhões da Scania do mesmo nível, deve ser porque ou o caminhão alemão não é lá tudo isso que disseram, ou então, alguém deu uma empurradinha de leve para ajudar os suecos.

Para não falar do Iveco sendo hora testado e dos chineses que sequer foram testados.

Espaço ainda tem, e muito, para caminhões na faixa das 10 tons no EB e demais forças. E não somente os básicos, mas para várias outras plataformas.

O que nós não temos mesmo como sempre, é grana para comprar.

abs
Não tem nada de errado com os caminhões VW, a Scania por exemplo, é uma empresa que hoje pertence a VW, assim como a MAN, na prática não faz diferença nenhuma, isso era birra de alguns, são caminhões que atendem aos padrões da indústria automobilistica nacional como quaisquer outros. Obviamente são caminhões militarizados, não são equipamentos militares puros, mas cumprem as funções que se propõem pelo preço adequado.
O importante é ter vários fornecedores, de preferência o mais nacionalizados possível.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1272 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 26, 2017 7:19 pm

Juniorbombeiro escreveu:Não tem nada de errado com os caminhões VW, a Scania por exemplo, é uma empresa que hoje pertence a VW, assim como a MAN, na prática não faz diferença nenhuma, isso era birra de alguns, são caminhões que atendem aos padrões da indústria automobilistica nacional como quaisquer outros. Obviamente são caminhões militarizados, não são equipamentos militares puros, mas cumprem as funções que se propõem pelo preço adequado.
O importante é ter vários fornecedores, de preferência o mais nacionalizados possível.
Nisso eu concordo consigo e reforço o pensamento. Infelizmente ainda estamos longe de conseguir renovar a maior parte da frota, já que ainda se constitui em veículos antigos.
Seria importante que o EB, e demais forças, tivesses um planejamento comum aonde fosse possível em relação a esse material motorizado. Isso com certeza ajudaria muito na diminuição dos custos.
Vamos ver. Iveco e Shacman estão aí também disputando um lugar ao sol nesta seara.
Só a Agrale, que levou uma puta rasteira no caso dos AM-41, não se deu bem ainda apesar de ter produtos e assistência para projetar boas plataforma não não lhes faltar.
Anotar também que a imensa maioria dos caminhões são 4x4 ao invés do tradicional 6x6. Outro pequeno detalhe revelador da nossa condição, ou a falta dela, financeira.

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Re: caminhões em uso pelo EB

#1273 Mensagem por gogogas » Seg Nov 27, 2017 2:14 pm

Acredito que 90 % da frota de caminhões já foram substituídos ,os poucos que estão rodando creio que só para funções administrativas e alguns Unimog no DF ! Creio que deveriam comprar alguns 6x6 e 8x8 para engenharia e artilharia !




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1274 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 28, 2017 12:13 am

gogogas escreveu:Acredito que 90 % da frota de caminhões já foram substituídos ,os poucos que estão rodando creio que só para funções administrativas e alguns Unimog no DF ! Creio que deveriam comprar alguns 6x6 e 8x8 para engenharia e artilharia !
Caminhões 6x6 no EB só os VW 31.320, e alguns modelos antigos utilizados também nestas armas. Unidades logísticas também usam caminhões 6x6 mas de modelos civis, mas salvo engano, também ainda com muitos veículos antigos.
8X8 no exército seria algo para lá de inovador. Mas seria muito bem vindo.
Uma pena que por aqui só se vende o mínimo básico necessário. O que vier, se vier, depois disse, é lucro.

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Re: caminhões em uso pelo EB

#1275 Mensagem por gogogas » Ter Nov 28, 2017 10:35 pm

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Estes viaturas foram leiloadas , no resto do país seguem com leilões !
tenho alguns amigos mecânicos no EB , segundo eles 90 % das viaturas em suas OM foram substituídos e as mais velhas são ambulâncias Toyota Bandeirantes e alguns poucos MB Lak 1418 ja em ponto de serem substituídos.
Alguns amigos falam que a maioria das viaturas operacionais são de 2010 em diante , apesar de não serem 100 % militar ,estão cumprindo suas missões e os mais velhos sendo substituídos ou reparados gradualmente,,,,como não a grana ,creio que o EB está fazendo seu papel ...




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