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Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 8:14 pm
por kirk
Mathias escreveu:Eu não sei porque ou o que levaria algumas pessoas a desdenhar da capacidade dos brasileiros, preferem sempre enaltecer o equipamento estrangeiro em detrimento do nacional, isso as vezes pode até parecer traição à Pátria, trairagem.
Eu acredito que o LINK-BR será muito bom, o melhor.
Além de desinformado é um demagogo !
Quem vive defendendo tudo que é russo aqui ??? ... por favor né CM, menos !

Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 8:25 pm
por Bolovo
kirk escreveu:
Te deixa feliz a possibilidade de não termos o melhor equipamento do mundo ?
No mais acho que os Senhores estão fazendo festa de forma precipitada "outra vez" !
Esperar o que da torcida contra ?
A questão não é essa, kirk. Menas, miga.
O que levou a FAB rejeitar "o melhor datalink do mundo"? Cai por terra mais uma das vantagens do Gripen, afinal, o que é o Gripen sem "o melhor datalink do mundo"? Um caça normal, como qualquer outro. O Link BR2 seria integrado em qualquer caça que fosse escolhido pela FAB, do Sopwith Camel ao F-22. E agora, José?
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 8:52 pm
por kirk
kirk escreveu:
Te deixa feliz a possibilidade de não termos o melhor equipamento do mundo ?
No mais acho que os Senhores estão fazendo festa de forma precipitada "outra vez" !
Esperar o que da torcida contra ?
Bolovo escreveu:A questão não é essa, kirk. Menas, miga.
O que levou a FAB rejeitar "o melhor datalink do mundo"? Cai por terra mais uma das vantagens do Gripen, afinal, o que é o Gripen sem "o melhor datalink do mundo"? Um caça normal, como qualquer outro. O Link BR2 seria integrado em qualquer caça que fosse escolhido pela FAB, do Sopwith Camel ao F-22. E agora, José?
Bolovo em não li em nenhum lugar que o Brasil tenha aberto mão do TIDLS, que de fato é o diferencial do Gripen, o datalink suéco TDL que também opera concomitantemente com o "infralink" TIDLS é de conhecimento geral que não seria adotado pela FAB que desenolve juntamente com a Embraer o Link-Br2 ... assim o Link-Br2 substitui o TDL suéco, não o TIDLS.
Continuo achando a informação postada pelo knight incompleta.
Site da FAB :
O site da FAB afirma que será adotado o Link-Br2 e descreve suas atribuições :
Os aviões-radar E-99 também têm um papel fundamental nos cenários mais modernos de combate aéreo e estão em fase de revitalização dos seus sistemas. Uma das novidades será o Link BR2, sistema que vai permitir aos aviões trocarem dados sem o uso de comunicação por voz. Será possível, por exemplo, transmitir uma imagem, o que permitirá confirmar a identificação de um alvo.
Em outro parágrafo aborda outras capacidade de NCW, estas proporcionadas pelo TIDLS :
A própria lógica do combate aéreo pode ser modificada. Um caça pode ir em direção aos alvos hostis com seu radar desligado e, dessa forma, manter-se fora dos sistemas de alerta inimigos e, ainda assim, conhecer toda a situação tática à sua frente, Tudo isso graças a outra aeronave, mais recuada, que estará transmitindo todos os dados dos seus próprios sistemas. Há a possibilidade até de um avião disparar seus mísseis a partir de dados enviados por outro.
O Brigadeiro Riomar ressalta que essas novas tecnologias significarão também mudanças no treinamento e no emprego da FAB. "A aquisição desses novos equipamentos configura um salto importante para aqueles que integram a Aviação de Caça atualmente. Além disso, permitirá o desenvolvimento de novas doutrinas", finaliza.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... o%20futuro
[EDIT] Provocação desnecessária.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 9:35 pm
por Carlos Lima
Na verdade ir com o radar desligado e ligado por datalink é característica de qualquer datalink (até aí o Chile faz isso desde 1998/9).
O diferencial do TIDLS é que ele usa infravermelho transmitindo 1-1 a informação... isso considerando que você está a uma distância que isso possa acontecer e como qualquer meio de transmissão direta, dentro das CNTPs.
A informação de que o TIDLS não seria usado pelo Brasil e não dispertou interesse na FAB foi passada pelo Knight7, então Kirk, por favor pergunte para ele...
Vou editar a parte da provocação desnecessária, porque senão o debate novamente vai para o ralo.
Bolovo... pega leve também, porque senão não existe debate.
[]s
CB_Lima
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 9:39 pm
por kirk
Site da FAB :
O Gripen NG integra um conjunto completo de sensores, com total flexibilidade de integração de armamento, podendo ser equipado com armas adquiridas de outros fornecedores no mundo. A capacidade de sobrevivência é garantida pelo equilíbrio existente entre as baixas assinaturas no espectro visível, infravermelho e radar, assim como por um avançadíssimo sistema modular de Guerra Eletrônica e de Autoproteção.
Como caça multiemprego de última geração para desempenhar todas as missões designadas pela Força Aérea Brasileira, incorpora elevado alcance operacional, capacidade de carga útil e o recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW). O recurso NCW da aeronave brasileira será significativamente aprimorado, pois será operado em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer.
Dotado de um avançado sistema de armas, o Gripen NG, versão aprimorada do já consagrado caça multiemprego Gripen C/D, foi concebido para combater no ambiente de Guerra Centrada em Rede (NCW).
http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php/a-aeronave
INFORMAÇÕES ATUAIS :
Programa Gripen NG - site Orgulho de Ser Brasileiro :

NOSSOS COLEGAS BRASILEIROS CHGARAM
A Saab tem o prazer de apresentar o Gripen NG ao Brasil. O Gripen NG é de fato um caça multiemprego, com alcance operacional, capacidade de carga e recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW) atendendo a todos os empregos definidos. A capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer.
AESA Selex-Galileo ES-05 Raven
Entre os principais sistemas de missão que fazem do Gripen NG uma máquina do futuro tão formidável, está seu totalmente novo radar AESA Selex-Galileo ES-05 Raven, desenvolvido pela Selex Galileo em cooperação com a Saab Microwave. A antena integrará uma solução swash-plate, atribuindo ao radar uma área de cobertura maior de 200°. Esse projeto de desenvolvimento está totalmente dentro do cronograma estabelecido.
A aeronave está equipada com o sistema de guerra eletrônica Saab Avitronics, atribuindo ao Gripen NG uma diferenciada capacidade ativa e passiva de ataque eletrônico , o que, somado ao radar AESA, é fundamental para missões de ataque eletrônico.
O Gripen NG também está equipado com um sistema de autodefesa e de alerta de aproximação de míssil. Estes sistemas lhe conferem um sistema de autodefesa extremamente difícil de derrotar, em qualquer situação de combate.
O avançado projeto de seu cockpit
O avançado projeto de seu cockpit e seu conjunto de sensores proporcionam ao piloto total controle da batalha aérea. Com sua incomparável gama de armas de precisão para ataques ar-ar e ar-superfície, o Gripen NG domina o combate contra todos os alvos terrestres, marítimos e aéreos.
Um datalink munido de vídeo, especificamente projetado para missões de espaço Apoio Aéreo Aproximado (CAS), conecta o Gripen NG diretamente com as forças terrestres, enquanto seus datalinks ar-ar integram a força aérea no ar e os meios de controle terrestre em um conjunto imbatível.

Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 9:49 pm
por Carlos Lima
Bom... essa referência na propaganda não impede nenhum pouco de ser para o Link BR 2.
Nada diz que é outro Sistema.
[]s
CB_Lima
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 10:18 pm
por Penguin
Bolovo escreveu:[ quote="kirk"]
Te deixa feliz a possibilidade de não termos o melhor equipamento do mundo ?
No mais acho que os Senhores estão fazendo festa de forma precipitada "outra vez" !
Esperar o que da torcida contra ?
A questão não é essa, kirk. Menas, miga.
O que levou a FAB rejeitar "o melhor datalink do mundo"? Cai por terra mais uma das vantagens do Gripen, afinal, o que é o Gripen sem "o melhor datalink do mundo"? Um caça normal, como qualquer outro. O Link BR2 seria integrado em qualquer caça que fosse escolhido pela FAB, do Sopwith Camel ao F-22. E agora, José?[/quote]
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Qual link a FAB rejeitou?!
O NDL ou o TAU-Link (ou TILDS)?
O Link BR2 seria equivalente ao NDL. Ou ao Link-16.
O TAU-link (ou TILDS) é um infralink.
O que faz muito sentido é que os Gripen do Brasil sejam equipados com o Link BR2 e o TAU-link.
Os da Suécia são equipados com o NDL e o TAU-link. Estão substituindo o NDL pelo Link-16 para poder operar com a OTAN.
Já a função do TAU-link (ou TILDS) é um pouco diferente.
Resumo da opera: os suecos continuam usando o TAU-link (TILDS) que é bem diferente do Link-16...
Texto interessante sobre um comparativo entre os dois:
TIDLS (datalink)
One Gripen can provide radar sensing for four of its colleagues, allowing a single fighter to track a target, while the others use the data for a stealthy attack. TIDLS also permits multiple fighters to quickly and accurately lock onto a target's track through triangulation from several radars; or allows one fighter to jam a target while another tracks it; or allows multiple fighters to use different radar frequencies collaboratively to "burn through" jamming transmissions. TIDLS also gives the Gripen transparent access to the SAAB-Ericsson 340B Erieye "mini-AWACs" aircraft, as well as the overall ground command and control system. This system provides Sweden with an impressive defensive capability at a cost that, though still high, is less than that of comparable systems elsewhere.
TIDLS can connect up to four aircraft in a full-time two-way link. It has a range of 500 km and is highly resistant to jamming; almost the only way to jam the system is to position a jammer aircraft directly between the two communicating Gripens. Its basic modes include the ability to display the position, bearing, and speed of all four aircraft in a formation, including basic status information such as fuel and weapons state. The TIDLS is fundamentally different from broadcast-style links like Link 16. It serves fewer users but links them more closely together, exchanging much more data, and operating much closer to real time.
TIDLS information, along with radar, EW, and mapping data, appears on the central MFD. The display reflects complete sensor fusion: a target that is being tracked by multiple sources is one target on the screen. Detailed symbols distinguish between friendlies, hostiles, and unidentified targets and show who has targeted whom.
Today, Sweden is the only country that is flying with a link of this kind.
The Flygvapnet has already proven some of the tactical advantages of the link, including the ability to spread the formation over a much wider area. Visual contact between the fighters is no longer necessary, because the datalink shows the position of each aircraft. Leader and wingman roles are different: the pilot in the best position makes the attack, and the fact that he has targeted the enemy is immediately communicated to the three other aircraft.
A basic use of the datalink is "silent attack." An adversary may be aware that he is being tracked by a fighter radar that is outside missile range. He may not be aware that another, closer fighter is receiving that tracking data and is preparing for a missile launch without using its own radar. After launch, the shooter can break and escape, while the other fighter continues to pass tracking data to the missile. In tests, Gripen pilots have learned that this makes it possible to delay using the AMRAAM's active seeker until it is too late for the target to respond.
But the use of the link goes beyond this, towards what the Swedish Air Force calls "samverkan," or close-cooperation. One example is the use of the Ericsson PS-05/A radar with TIDLS. An Ericsson paper compares its application, with identical sensors and precise knowledge of the location of both platforms, to human twins: "Communication is possible without explaining everything."
"Radar-samverkan," the Ericsson paper suggests, equips the formation with a super-radar of extraordinary capabilities. The PS-05/A can operate in passive mode, as a sensitive receiver with high directional accuracy (due to its large antenna). Two PS-05/As can exchange information by datalink and locate the target by triangulation. The target's signals will often identify it as well.
The datalink results in better tracking. Usually, three plots (echoes) are needed to track a target in track-while-scan mode. The datalink allows the radars to share plots, not just tracks, so even if none of the aircraft in a formation gets enough plots on its own to track the target, they may do so collectively.
Each radar plot includes Doppler velocity, which provides the individual aircraft with range-rate data. However, this data on its own does not yield the velocity of the target. Using the TIDLS, two fighters can take simultaneous range-rate readings and thereby determine the target's track instantly, reducing the need for radar transmission.
In ECM applications, one fighter can search, while the wingman simultaneously focuses jamming on the same target, using the radar. This makes it very difficult for the target to intercept or jam the radar that is tracking him. Another anti-jamming technique is for all four radars to illuminate the same target simultaneously at different frequencies.
Our Swedish Data-link updates every second (or faster), as compared to Link16 (every twelfth second) .
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 10:26 pm
por FABIO
Pessoal sobre a vinda de 12 caças gripen C/D eles serão comprados a Suecia ou será o F-16 que ficara em Anápolis até a chegada dos gripen novos?
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 10:27 pm
por Carlos Lima
FABIO escreveu:Pessoal sobre a vinda de 12 caças gripen C/D eles serão comprados a Suecia ou será o F-16 que ficara em Anápolis até a chegada dos gripen novos?
F-5 até o dia em que o Gripen chegar e olhe lá...
[]s
CB_Lima
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 11:04 pm
por Ilya Ehrenburg
Knight7, nem vou perder tempo com isso...
MMRCA foi encerrado. A Índia resolveu comprar Rafales de prateleira.
Repetir, corar e colar fonte indiana é para nos fazer rir. Só pode.
Principalmente quando tal fonte aponta, como dizes, o "GripenNG como o mais ágil da competição".
Como meu caro...
Se até hoje o primeiro protótipo do Gripen ainda não saiu do hangar.
Gripen DEMO? Aquele que caso faça uma manobra acima de 3G se despedaça no ar?
Ah! Ele trabalha, melhor, especula de maneira teórica. Com o quê? Com os valores cambiáveis do projeto Gripen NG, que começou com 7 tons, e está em 8???
Por favor, poupe-nos.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 11:20 pm
por knigh7
kirk escreveu:Matéria é de junho desse ano, aborda a questão do datalink e NCW e não diz nada sobre abrir mão do TDILS !
Mesmo na lâmina postada pelo knight não dis nada sobre abrir mão do TDILS
GRIPEN NG
Avião poderá realizar supercruzeiro
Futuro caça da FAB terá capacidade única no Hemisfério Sul
Publicado: 13/06/2015 08:00h
Fonte: Agência Força Aérea
Quando o primeiro Gripen NG for entregue ao Brasil, em 2019, o país será o único do Hemisfério Sul a ter aeronaves com capacidade de realizar o chamado "voo supercruzeiro". Isso significa poder manter a velocidade supersônica não apenas durante curtos combates aéreos, mas durante voos de longa duração.
Uma maquete em tamanho real do Gripen NG está em exposição até o próximo domingo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Na prática, aviões de caça só voam acima da velocidade do som quando estão em combate. Com o Gripen NG será diferente. A partir da Base Aérea de Anápolis (BAAN), no interior de Goiás, as aeronaves poderão viajar para qualquer região do País a velocidades supersônicas. O alcance será de quatro mil quilômetros, podendo ainda ser reabastecido em voo (REVO).
Sargento Johnson Barros / Agência Força AéreaEssa nova versão, ainda em desenvolvimento, levará 40% a mais de combustível que os Gripen atualmente em uso na Suécia. “Embora possam ser similares ao olhar, podem ser consideradas aeronaves completamente diferentes”, explica o Capitão Gustavo Pascoto, piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) que acaba de voltar de treinamento com a Força Aérea na Suécia.
A fuselagem é semelhante, mas nem ela é igual: o Gripen NG é maior, tem uma asa aprimorada, e possui um novo design de trem de pouso para suportar duas toneladas a mais de peso máximo de decolagem e ter mais dois cabides para armamentos. O motor também é novo. O F414G é mais potente, com potência de até 22 mil libras.
Para o Capitão Gustavo, o Gripen NG representa um salto em relação as aeronaves atualmente usadas na defesa aérea. “É a conjugação de uma performance elevada, de uma característica de aceleração de capacidade de voo supersônico, de voo em altas altitudes”, afirma.
Considerado leve se comparado a outras aeronaves, o Gripen foi criado também para operar a partir de estradas ou pistas de pouso pequenas: bastam 500 metros para o pouso. Com a proposta de conseguir levar seus caças para longe das suas bases, algo que o Brasil também faz na região amazônica, o projeto sueco tentou facilitar ao máximo o trabalho de manutenção. A ideia foi reduzir o chamado turnaround, que é o tempo necessário para a aeronave ser rearmada e reabastecida para voltar ao combate.
De acordo com a Saab, é possível que em menos de 10 minutos um Gripen NG pouse, faça seu turnaround, e decole para outra missão. Uma das soluções de engenharia adotadas, por exemplo, foi bastante simples: para preparar o caça para o voo não é necessária sequer uma escada. Todos os painéis de acesso aos componentes ficam em uma altura adequada para o trabalho de uma pessoa em pé. Mesmo procedimentos mais complexos, como a troca da turbina, podem acontecer em menos de 60 minutos.
Com a dispersão das aeronaves, um esquadrão pode pousar em vários locais diferentes, mas, no céu, os pilotos estarão totalmente integrados. Desde a sua concepção inicial, o Gripen foi pensado para atuar na chamada Guerra Centrada em Redes, quando esquadrilhas inteiras voam conectadas digitalmente por datalink. Um Gripen que voa em uma posição estratégia, por exemplo, pode compartilhar os dados dos seus sensores com todas as demais aeronaves. É possível até um avião lançar um míssil com base nas informações repassadas por outro. Não foram divulgados até agora quais armamentos devem integrar o pacote de aquisição, mas é certa a operação dos mísseis ar-ar A-Darter e antirradiação MAR-1, ambos de desenvolvimento nacional. Estão acertadas as compras de radares AESA, capazes de monitorar alvos no ar, no solo e no mar ao mesmo tempo, e do IRST, um sistema de busca de alvos pelo espectro infravermelho.
Parte dessas tecnologias, como o radar, ainda estão em desenvolvimento. Sargento Johnson Barros / Agência Força Aérea A Saab planeja para 2016 a apresentação do protótipo, enquanto uma aeronave de ensaio realizou até agora mais de 300 voos, inclusive para confirmar a capacidade de supercruzeiro. De acordo com o cronograma, engenheiros brasileiros já participam do desenvolvimento e vão integrar as equipes de avaliação e certificação. Em 2018 e 2019, respectivamente, a Suécia e o Brasil poderão receber seus caças.
Essa será a primeira vez em que a FAB receberá uma aeronave de defesa aérea que também será novidade em seu país de origem. Por exemplo, quando os Mirage foram recebidos, em 1973, a França já operava o modelo havia nove anos. Dessa vez, nem a Suécia tem ainda algo semelhante ao que o Brasil terá.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... ercruzeiro
Kirk essa capacidade que vc assinalou pode ser feita por outro data-link.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 11:23 pm
por kirk
knigh7 escreveu:kirk escreveu:Matéria é de junho desse ano, aborda a questão do datalink e NCW e não diz nada sobre abrir mão do TDILS !
Mesmo na lâmina postada pelo knight não dis nada sobre abrir mão do TDILS
Kirk essa capacidade que vc assinalou pode ser feita por outro data-link.
É possível, mas insisto em que não li nada a respeito da FAB abrir mão do infralink TIDLS ... que permite a fusão total dos sensores dos Gripens em formação até 500 km de distância e o principal componente do NCW tão falado do Gripen NG.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 11:30 pm
por Mathias
Onde eu consegui saber de fonte oficial que
o peso vazio do SU-35S é 15 ton?
No site da Sukhoi!!!!!
Lá temos o peso máximo, a carga máxima e o combustível interno máximo. É só ir subtraindo que se chega ao número correto, assim:
34500 - 11500 - 8000 = 15000.
http://www.knaapo.com/products/su-35/
Cálculo feito com os
ÚNICOS dados oficiais do fabricante.
Se fizermos a mesma conta com os dados do Gripen-NG dá o peso vazio, exatamente.
Agora estou esperando as contas que mostram o Gripen-NG decolando com oito toneladas
de armas se máximo combustível interno.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 11:32 pm
por Mathias
Esse D-Link do Gripen é bom mesmo, hein!
Ligar dois aviões a 500Km de distância é uma capacidade interessante!
Somente o Gripen consegue isso, né?
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Nov 04, 2015 11:42 pm
por Thor
Carlos Lima escreveu:Bom... essa referência na propaganda não impede nenhum pouco de ser para o Link BR 2.
Nada diz que é outro Sistema.
[]s
CB_Lima
Até onde eu sei o Link BR2 não tem essa capacidade toda que o datalink mais tático dos Gripen tem. São coisas complementares, com funções quase que distintas. Para que o Gripen converse com nossos COPM, com os A-29, os KC-390, os C-130, A-1M, etc, o protocolo deverá ser o mesmo, e de conhecimento restrito ao Brasil, e isso só é permitido por meio do Link BR2. São outras funcionalidades mais amplas. O link orgânico dos Gripen é um dos maiores trunfos desse sistema, e desconheço isso da FAB ter rejeitado essa funcionalidade. Muito pelo contrário. Mesmo na versão C, as funcionalidades são impressionantes, em voos realizados por nossos pilotos, os aviões em formação, ao detectarem um emissor qualquer, já trocavam entre si essas marcações, e o sistema automaticamente criava o emissor e classificava como amigo ou inimigo. E isso, entre outras coisas, certamente não será jogado fora...
O grande gol que eu vejo é que a Suécia se propõe a ajudar no desenvolvimento e integração do Link BR2, coisa que poucos países do mundo fariam, haja vista ser algo bem restrito.
Abraços