JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#12361 Mensagem por Penguin » Ter Out 27, 2015 1:33 pm

Carlos Lima escreveu:
bcorreia escreveu: Salvo engano, todos eles não foram desenvolvidos com esse recurso no projeto original, procede?
Exato.

[]s
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O Gripen não foi originalmente projetado com sonda.
Ela foi incorporada ao projeto na versão C/D.




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Re: JAS-39 Gripen

#12362 Mensagem por Penguin » Ter Out 27, 2015 2:14 pm

Bolovo escreveu:Os unicos aviões que tem probe nesse lugar bizonho além do Gripen são o Phantom e o Harrier.
Siim, mas todos testados em situação de combate.




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Re: JAS-39 Gripen

#12363 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 27, 2015 2:49 pm

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu:Os unicos aviões que tem probe nesse lugar bizonho além do Gripen são o Phantom e o Harrier.
Siim, mas todos testados em situação de combate.
Sim, é verdade, mas foram projetos que da mesma forma que o Gripen tiveram que adaptar a sonda nessa posição por ser a única viável e em ambos os casos ninguém era lá muito fan da posição.

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Re: JAS-39 Gripen

#12364 Mensagem por Mathias » Ter Out 27, 2015 3:49 pm

Spock, você tá querendo dizer que nos caças americanos os pilotos nem precisam de sonda, conseguem acertar aquele buraquinho na fuselagem facilmente, é isso?




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Re: JAS-39 Gripen

#12365 Mensagem por cehsarus » Ter Out 27, 2015 8:14 pm

Alguém sabe quantos pilotos de Phantom e de Harrier tiveram problemas nos REVO devido a esse "problema"? e em relação ao tão falado torcicolo como será que ficaram? alguém sabe? só curiosidade mesmo....




"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
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Re: JAS-39 Gripen

#12366 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 27, 2015 9:01 pm

cehsarus escreveu:Alguém sabe quantos pilotos de Phantom e de Harrier tiveram problemas nos REVO devido a esse "problema"? e em relação ao tão falado torcicolo como será que ficaram? alguém sabe? só curiosidade mesmo....
Eu bati um papo com vários pilotos de Harrier que estão passando para o F-35 e todos eles falaram que comparado com outras aeronaves, a sonda deles não está em uma posição ideal.

Não é um "problema", e não invalida a solução encontrada de maneira alguma, mas não está na posição ideal.

No caso do Harrier dos Marines, em particular, porque muitas vezes eles tem que fazer REVO a baixas altitudes e com uma certa turbulência eles não acham a posição ideal.

Nunca ouvi papo algum de alguém ter ficado com torcicolo... isso é o mais puro exagero sem o menor sentido.

[]s
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Re: JAS-39 Gripen

#12367 Mensagem por Mathias » Qua Out 28, 2015 12:07 am

:mrgreen: :lol: :lol: :lol:

Ah, vai dizer que ficar torcendo o pescoço daquele jeito não vai dar um torcicolo nos caras?
Vai ter fisioterapeuta de plantão nas bases aperes da FAB. :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#12368 Mensagem por Penguin » Qua Out 28, 2015 5:52 pm

Sonda Fixa:
1. Vantagens: posicionamento (facilidade de uso operacional), menor peso, maior confiabilidade (panes e reparos), menor custo, menor espaço útil ocupado;
2.Desvantagens: arrasto aerodinâmico, reflexão radar, redução da visibilidade do piloto.
By Justin no Base Militar

Inverte-se e se obtêm as vantagens e desvantagens da sonda retrátil.




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Re: JAS-39 Gripen

#12369 Mensagem por Mathias » Qua Out 28, 2015 5:59 pm

A "posição favorável" independe do fato de ser retrátil ou não, como se vê nas fotos do MIG-29.
Se não me engano, a do F-18 é muito bem posicionada e é retrátil.




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Re: JAS-39 Gripen

#12370 Mensagem por Mathias » Qua Out 28, 2015 6:01 pm

Aí está, retrátil e numa posição muito boa.

http://www.aiirsource.com/wp/wp-content/uploads/2015/08/usaf-kc-10-air-refueling-with-f.jpg




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Re: JAS-39 Gripen

#12371 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 02, 2015 4:06 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:Eu vou repetir para você entender: a AKAER não projetou nada. Quem projetou foi a SAAB.
A AKAER executa sob parâmetros enviados pela SAAB.
De modo algum. Desde 2.010 há várias notícias de que a Akaer também está projetando partes do Gripen NG.
AKAER - Entrega primeiro desenho de produção do Gripen NG feito no Brasil

A AKAER enviou à SAAB o primeiro modelo em 3D e desenho de produção 'do Gripen NG, feito em São José dos Campos. Há um ano, foi assinado um contrato entre a AKAER e a SAAB prevendo a participação da empresa brasileira no programa de desenvolvimento do Gripen NG. O objetivo do contrato foi definir as bases de cooperação entre as duas empresas e o apoio a ser dado à Saab no desenvolvimento e na produção da fuselagem traseira e central, das asas e das portas do trem de aterrissagem do Gripen NG.

Imediatamente após a assinatura do contrato, uma equipe de engenheiros brasileiros da AKAER foi à Suécia, onde puderam se inteirar do projeto NG, bem como participar no desenvolvimento e se informar sobre as especificações e os métodos da SAAB, na forma de transferência de tecnologia, por meio de treinamento feito "com as mãos na massa".

Ao mesmo tempo, as instalações da Akaer relacionadas com o desenvolvimento do Gripen NG foram preparadas e certificadas para as atividades' de trabalho, incluindo segurança especial nas áreas controladas, que foram equipadas com sistemas avançados de rede, em conexão direta com a SAAB, na Suécia.

Em 2010, a equipe da Akaer participou da fase de concepção, o que inclui projeto, estresse, ferramental e industrialização. Após isso, a atividade foi migrando, ao longo do ano, para as instalações da AKAER, no Brasil.

O pacote técnico, incluindo o modelo 3D e os desenhos de produção liberados hoje, foi enviado ao banco de dados da Saab, situado na cidade de Linkoping, na Suécia, por meio de um Iink seguro de dados.

A Akaer comanda a equipe brasileira T1, formada pela Inbra Aerospace, Friuli, Minoica e Winstall, todas envolvidas no desenvolvimento da fuselagem traseira e central do Gripen NG, assim como das asas e das portas principais do trem de aterrissagem.

Se selecionado para o Programa F-X2 brasileiro, a produção em série destes segmentos do Gripen NG, tanto para o Brasil como para exportação, será efetuada de forma exclusiva em uma nova instalação, localizada em São Bernardo do Campo.

De acordo com Lennart Sindahl, Vice-Presidente Executivo da Saab e Presidente do Grupo Aeronáutico: "Este primeiro desenho comprova o sucesso da cooperação existente entre as duas empresas, demonstrando ainda o compromisso da Saab e seu investimento na indústria brasileira, como futura parceira. Vemos com otimismo nosso trabalho conjunto no processo de desenvolvimento".

O Presidente da AKAER, Cesar Augusto da Silva, disse: "Este é o primeiro desenho de uma aeronave de combate supersônica desenvolvido no Brasil, assim como uma demonstração do bem-sucedido processo de transferência de tecnologia conduzido pela SAAB. A AKAER tem orgulho de seu envolvimento no projeto e da capacidade demonstrada por sua equipe nesta tarefa plena de desafios".

A Akaer é uma empresa brasileira de engenharia e uma das principais fornecedoras de serviços de desenvolvimento para o setor de defesa e aeroespacial do Brasil, tanto em âmbito nacional como internacional.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... o-Brasil-/




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Re: JAS-39 Gripen

#12372 Mensagem por Mathias » Ter Nov 03, 2015 10:58 am

Cumé que eles "desenvolveram" asas, por exemplo, sem coisas como tunel aerodinâmico e com o protótipo sendo completamente feito na Suécia pelos suecos?




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Re: JAS-39 Gripen

#12373 Mensagem por Mathias » Ter Nov 03, 2015 11:03 am

Já que o tópico específico está trancado, vai nesse aqui mesmo:
Brasil retrasa la construcción de la fábrica de montaje de Gripen NG a 2018
Brasil ha retrasado el inicio de la construcción de la planta de montaje de Gripen NG situada en la ciudad de São Bernardo do Campo hasta 2018. En principio, el comienzo de las obras de la planta, denominada Saab Aeroestructuras, estaba previsto para 2017. Finalmente las instalaciones estarán ubicada en nueva zona, ya que la anterior presentaba problemas ambientales en su documentación.

Mientras tanto, la fabricación de las diferentes partes de la aeronave deberá realizarse de forma provisional en la unidad de Inbra Aerospace en Mauá. El primer caza Gripen fabricado en Brasil será entregado en 2019 y el último en 2024.

La preparación de la cadena de suministro que producirá partes estructurales de los aviones de combate Gripen NG en Brasil, como alas y partes del fuselaje delantero y trasero, está en pleno apogeo en São Bernardo Tecnologías Aeronáuticos (SBTA), una alianza entre la empresa sueca Saab, fabricante del Gripen, y el Grupo Inbra Filtro, de Mauá (SP).

La compañias involucradas en el proyecto contrataron 1.300 profesionales para trabajar en el proceso de producción, con oportunidades para ingenieros, maestros y operadores. Además, se estima la creación de 2.300 puestos de trabajo directos en el proyecto Gripen en todo el país. Incluyendo otros segmentos de la cadena de producción, se espera que el número total de empleados alcance los 14.650, con alrededor de 5.000 en Grande ABC, región industrial donde está São Bernardo do Campo.

El contrato también prevé la transferencia de tecnología y la fabricación de 15 de las 36 unidades en el Brasil, incluyendo ocho unidades en dos instalaciones creadas especialmente para la Fuerza Aérea de Brasil (FAB).

Inbra enviará a 43 ingenieros a las instalaciones de Saab en Suecia donde permanecerán entre 18 y 24 recibiendo entrenamiento. En total, 357 familias brasileñas pasarán una temporada en el país escandinavo. Las 50 primeras, integradas por ingenieros y técnicos de Embraer y AEL Sistemas comenzaron a llegar la semana pasada. Ambas empresas desarrollarán sistemas electrónicos militares y espaciales y cuidarán de la aviónica y el mantenimiento. En enero, otras 50 familias se unirán a este grupo. El periodo de formación se llevará a cabo desde 2015 hasta 2021.




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Re: JAS-39 Gripen

#12374 Mensagem por NovaTO » Ter Nov 03, 2015 11:27 am

fonte?

No mais, se os componentes não atrasarem está de boas.

[]'s




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Re: JAS-39 Gripen

#12375 Mensagem por Sabre » Ter Nov 03, 2015 1:13 pm

knigh7 escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Eu vou repetir para você entender: a AKAER não projetou nada. Quem projetou foi a SAAB.
A AKAER executa sob parâmetros enviados pela SAAB.
De modo algum. Desde 2.010 há várias notícias de que a Akaer também está projetando partes do Gripen NG.
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A AKAER enviou à SAAB o primeiro modelo em 3D e desenho de produção 'do Gripen NG, feito em São José dos Campos. Há um ano, foi assinado um contrato entre a AKAER e a SAAB prevendo a participação da empresa brasileira no programa de desenvolvimento do Gripen NG. O objetivo do contrato foi definir as bases de cooperação entre as duas empresas e o apoio a ser dado à Saab no desenvolvimento e na produção da fuselagem traseira e central, das asas e das portas do trem de aterrissagem do Gripen NG.

Imediatamente após a assinatura do contrato, uma equipe de engenheiros brasileiros da AKAER foi à Suécia, onde puderam se inteirar do projeto NG, bem como participar no desenvolvimento e se informar sobre as especificações e os métodos da SAAB, na forma de transferência de tecnologia, por meio de treinamento feito "com as mãos na massa".

Ao mesmo tempo, as instalações da Akaer relacionadas com o desenvolvimento do Gripen NG foram preparadas e certificadas para as atividades' de trabalho, incluindo segurança especial nas áreas controladas, que foram equipadas com sistemas avançados de rede, em conexão direta com a SAAB, na Suécia.

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http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... o-Brasil-/
Veja também:

http://www.sinosistema.net/sgc/sgc/inde ... r_detalhes

Abs




Editado pela última vez por Sabre em Ter Nov 03, 2015 3:50 pm, em um total de 1 vez.
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